NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Esquadrilha da Fumaça celebra Bicentenário da Independência com sobrevoo especial em Salvador

Apresentações serão no domingo (2), em pontos históricos da cidade.

Redação | Publicada em 30/06/2023 20:13

Quatro aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) vão fazer um sobrevoo especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, no dia 2 de julho.

O Esquadrão, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, vai se apresentar em dois momentos: às 8h30, nos céus do Largo da Lapinha, e à tarde, às 16h15, na Praça do Campo Grande.

O grupo, formado por oficiais e graduados, vai utilizar aeronaves A-29 Super Tucano no espetáculo, um modelo de caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país.

AGÊNCIA CÂMARA


Exposição comemora os 150 anos de nascimento de Santos Dumont


Redação | Publicada em 30/06/2023 08:00

Objetos pessoais, fotos, vídeos e uma réplica do avião Demoiselle fazem parte de uma exposição que fica até 30 de julho no Salão Negro do Congresso Nacional para comemorar o sesquicentenário de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O acervo é do Museu Aeroespacial, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O historiador Maurício Inácio da Silva destaca a importância de Santos Dumont para a aviação e defende o ineditismo de sua invenção, mesmo diante da polêmica com os norte-americanos irmãos Wright. Ele conta que o Demoiselle era um avião mais leve do que o 14 Bis, a obra mais famosa de Santos Dumont, alcançava a velocidade de 90 km/hora e era usado pelo aviador para fazer visitas a membros da alta sociedade parisiense. Segundo o historiador, atividades em outras cidades brasileiras vão fazer parte das comemorações dos 150 anos de Santos Dumont e dos 50 anos do Museu Aeroespacial.

Apresentação – Cláudio Ferreira

DEFESA AÉREA & NAVAL


Paris Air Show 2023: KC-390 Millennium brilha nos céus de Paris


Guilherme Wiltgen | Publicada em 30/06/2023 10:14

Participando pela terceira vez do Paris Air Show, o KC-390 Millennium foi apresentado pela Embraer em seu stand, buscando ampliar a possibilidade de exportação para outros países europeus.

A aeronave de transporte multimissão brasileira permaneceu aberta a visitação, na exposição estática, e participou do Flight Display do primeiro dia.

A aeronave ostentava o esquema de pintura da Força Aérea Brasileira (FAB).

REVISTA AERO MAGAZINE


Dois instrutores da AFA são os novos pilotos da Esquadrilha da Fumaça

Conforme tradição, as aeronaves dos instrutores foram interceptadas pelos A-29 da Fumaça

André Magalhães | Publicada em 30/06/2023 09:00

Na última terça-feira (27), um capitão e um tenente da Força Aérea Brasileira foram anunciados como os dois novos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea, popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

As aeronaves com os instrutores de voo, o Capitão Everson Lacerda e o Tenente Giovanni Loures, foi interceptada pelos A-29 Super Tucano da Esquadrilha e o anúncio da nomeação foi feita pelos fumaceiros, conforme a tradição da equipe.

Durante seu voo como instrutor, em um T-25 Universal, o avião do Tenente Loures foi escoltado pelos A-29 da fumaça, pilotados pelos Major Natalício e pelo Capitão Pereira.

"Me lembro de quando ainda eu era um Cadete, e tinha a Fumaça como um Esquadrão de excelência da Força Aérea. Hoje, me sinto privilegiado por ser escolhido para fazer parte desta equipe e por todos que acreditaram no meu trabalho e na minha capacidade de pertencer a este grupo", disse o tenente Loures.

A segunda interceptação foi da aeronave T-27M, com o instrutor Everson Lacerda. Após a aproximação dos Super Tucano, foi anunciado via rádio a aprovação do nome do aviador.

"Quando eu vi o A-29 enorme do meu lado, tive noção do que estava acontecendo. Meus familiares que estão aqui sabem o quanto eu esperava por este momento e estão comemorando aqui comigo essa emoção”, disse o Capitão Lacerda.

Familiares de ambos os pilotos participaram do momento especial nas comemorações feitas na Acadmeia da Força Aérea (AFA), sede da esquadrilha, localizada em Pirassununga, interior do estado de São Paulo.

Os novos fumaceiros só irão compor efetivamente a equipe em 2024, pois passarão por um intenso curso de acrobacias em formação e outros aprendizados.

Como ser piloto da Fumaça...?

Pra ser um fumaceiro, como são chamados os pilotos do esquadrão, é necessário ser instrutor de voo com experiência e ter voado ou estar voando em alguma unidade operacional, como caça, transporte, patrulha ou asas rotativas.

Tendo tais requisitos, o candidato formalmente comunica sua intenção de entrar na Esquadrilha da Fumaça e uma avaliação é feita pelos demais pilotos. 

KC-390 realizou inédito reabastecimento em voo noturno

KC-390 transferiu combustível em voo noturno para caças F-5M

Redação | Publicada em 30/06/2023 10:14

Pela primeira vez, um KC-390 do 1º GTT - Esquadrão Zeus realizou um reabastecimento em voo noturno. A operação de treinamento foi realizada na noite de segunda-feira (26), no Rio de Janeiro.

A aeronave transferiu 3.000 libras de combustível para os caças F-5M do 1°GAVCA, unidade sediada na base aérea de Santa Cruz.

"A missão representou um salto doutrinário e operacional importante para a Força Aérea Brasileira, pois ampliará ainda mais as possibilidades de emprego desse vetor", disse Bruno Américo Pereira, tenente-coronel aviador e comandante de KC-390.

O Esquadrão Zeus é sediado na base aérea de Anápolis, em Goiás, local que também abriga os primeiros caças F-39E Gripen e os aviões de alerta aéreo e controle E-99 e R-99.

"A incorporação e a consolidação dessa capacidade representam um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar, efetivamente, em qualquer hora do dia ou da noite, em missões de reabastecimento em voo", declarou  Renato Leal Leite, comandante da base de Anápolis.

Saiba Mais...

Recentemente, o KC-390 obteve a Capacidade Operacional Plena (FOC na sigla em inglês), que comprova que o avião pode realizar todos os tipos de missão planejadas durante seu desenvolvimento.

A FAB também recebeu o sexto avião cargueiro multimissão, justamente a primeira aeronave que obteve o FOC e foi entregue ao esquadrão Zeus.

PORTAL DEFESANET


Força Aérea Brasileira participa de maior feira de aviação mundial


Ricardo Fan | Publicada em 30/06/2023

A feira de negócios da indústria aeroespacial, conhecida internacionalmente como Paris Air Show, que aconteceu na capital da França, é um evento considerado o maior do mundo no ramo da aviação. A Força Aérea Brasileira (FAB) marcou presença com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e comitiva. O tradicional “Salão de Le Bourget” foi realizado de 19 a 26 de junho.

A comitiva do Comando da Aeronáutica (COMAER) visitou o estande da EMBRAER, onde se fez uma homenagem ao Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, que voou no 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906.

O Comandante da Aeronáutica também teve a oportunidade de visitar o estande Chalet Brasil, onde se encontram expositores de 16 importantes empresas da indústria de Defesa Brasileira. Com integrantes da comitiva, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno ainda participou da Reunião de Operadores da aeronave H-225 (H-36 Caracal na FAB), com membros das Forças Aéreas da França, Hungria, Tailândia, Malásia e Singapura.

A comitiva cumpriu uma agenda de visitações em outros estandes de empresas de Defesa e acompanhou a demonstração operacional de diversas aeronaves, com destaque especial ao KC-390 Millennium.

Fotos: Sargento Ronaldo / GABAER

Relatório mostra os resultados positivos da atuação das Forças Armadas

A FAB contribuiu ao disponibilizar aeronaves de transporte, de reconhecimento, de caça e de asas rotativas, auxiliando na prevenção e repressão realizados em cooperação interagências

Agência Força Aérea | Publicada em 30/06/2023 13:36

Na última terça-feira (27/06), as Forças Armadas divulgaram um relatório com os resultados das ações na Terra Indígena Yanomami (TIY). Durante uma coletiva de imprensa realizada em Boa Vista (RR), foram apresentados números positivos que apontam uma enorme redução das atividades ilegais de garimpo na região, além de um grande esforço de ajuda humanitária aos indígenas. Nesse contexto, a Força Aérea Brasileira (FAB) contribuiu com grande peso ao disponibilizar aeronaves de transporte, de reconhecimento, de caça e de asas rotativas (helicópteros), auxiliando em todos os escopos de prevenção e repressão realizados em total cooperação interagências. De igual forma, a Marinha do Brasil (MB) e o Exército Brasileiro (EB) vêm realizando ações preventivas e repressivas com foco nos delitos transfronteiriços e ambientais, na faixa de fronteira terrestre e nas águas interiores, tendo também atuado com aeronaves de asas rotativas.

Pela manhã, um sobrevoo nas áreas dos garimpos, com aeronaves C-98 Caravan, mostrou a efetividade das ações de combate à mineração ilegal. Tais áreas já se encontram em processo de recuperação natural. Após 4 meses sem a degradação ambiental causada pelo garimpo, as áreas afetadas possuem vegetação em crescimento. Além disso, a cor da água mudou completamente. 

Esse registro está em paralelo com um levantamento efetuado pela Polícia Federal nas últimas semanas, que revelou que a interrupção do avanço do garimpo de fato aconteceu. Entre o período observado, de 6 de maio a 8 de junho, não foi registrado nenhuma ocorrência de novos garimpos e desmatamentos. Isso aconteceu, principalmente, pelo estrangulamento do apoio logístico nas estradas, que contou com ações coordenadas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos rios e no espaço aéreo, o que limita a ação dos garimpeiros e inviabiliza as operações ilegais. Essa foi a primeira vez, desde o início desse tipo de monitoramento, em agosto de 2020, que se observa a ausência de alertas de garimpos por um período tão longo de tempo.

Ajuda Humanitária

Em 30 de janeiro de 2023, por meio do Decreto nº 11.405, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) e de combate ao garimpo ilegal na TIY, a serem adotadas por órgãos da administração federal, as Forças Armadas passaram a prestar ajuda humanitária aos indígenas no Estado de Roraima com maior intensidade, além de apoiar outras Instituições, como a Polícia Federal e o IBAMA. A Força Aérea Brasileira ficou responsável, além de prover inteligência, pelo Transporte Aéreo Logístico (TAL) nas operações, oferecendo como principais meios as aeronaves C-105 Amazonas e KC-390 Millennium, que dispõem de rampas para a execução de lançamento de cestas básicas com paraquedas. Além delas, também estão envolvidas as aeronaves C-98 Caravan e os helicópteros H-36 Caracal para os demais desdobramentos de transporte até os locais mais remotos. A Marinha do Brasil também disponibilizou os helicópteros UH-15 e UH-12, e o Exército Brasileiro os helicópteros HM-1 e HM-2, além de também prover inteligência.

Com todos esses meios aéreos, foram distribuídas 23.438 cestas básicas em ação humanitária aos indígenas da TIY, com mais de 600 toneladas de material transportado. O esforço logístico alcançou números históricos, com mais de 1.000 lançamentos de cargas efetuados desde o início das operações. Também foram transportados mais de 270 indígenas, além de 96 que foram socorridos em missões de Evacuação Aeromédica (EVAM). No total, mais de 1.800 pessoas foram transportadas, também levando em consideração os militares e todo o efetivo envolvido, em mais de 5.200 horas de voo. Todo esse esforço pode mostrar o comprometimento da Forças Armadas e de todas as Instituições no atendimento aos indígenas da TIY.

Ações Repressivas

No mês de maio, os conflitos entre os garimpeiros e os indígenas passaram a ser evidentes, ocasionando mortes e violência dos dois lados. Com a escalada da crise, uma nova ação de governo instituiu o Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023, que versa sobre a ampliação do escopo da atuação do Ministério da Defesa, tornando as ações mais repressivas e incluindo novos poderes aos militares no combate às ações ilegais. Nesse contexto, a partir da semana passada, além do apoio de TAL e de inteligência aos demais órgãos e agências envolvidas, as Forças Armadas passaram a realizar ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, na faixa de fronteira terrestre e nas águas interiores, por meio da promoção de ações de patrulhamento, de revista de pessoas, veículos terrestres, embarcações e aeronaves, e de prisões em flagrante delito, entre outras.

Dessa forma, a Força Aérea Brasileira mantém a vigilância do espaço aéreo com aeronaves de Alarme Aéreo Antecipado ou AEW (do inglês Airborne Early Warning), ou seja, pelas aeronaves radar E-99, e de caça A-29 Super Tucano, executando ações de inteligência e de interceptação de aeronaves ilícitas, promovendo um controle do espaço aéreo de maneira eficaz. A Marinha do Brasil ficou responsável pela fiscalização dos rios, com seus navios de patrulha, e ações repressivas frente aos garimpos ilegais, e o Exército Brasileiro, de igual forma, atua frente às atividades de mineração e crimes ambientais, além de proporcionar proteção em solo às operações, tudo isso em um ambiente interagências.

Com isso, desde o início das operações, em fevereiro, foram destruídos 19 garimpos ilegais, reduzindo em 90% o número de voos clandestinos na Terra Indígena Yanomami. Nesse contexto, as Forças Armadas, em ação conjunta com agências do Governo Federal, causaram prejuízo de R$ 30,9 milhões em ações contra o garimpo ilegal na TIY, incluindo a destruição/apreensão de 112 balsas, 41 embarcações e aeronaves, 415 motores e máquinas de minério, 42 toneladas de cassiterita, 90 geradores e 39 armas de fogo, dentre outros itens.

O Chefe do Estado-Maior Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, comentou sobre o êxito das operações. “Em um ambiente de enormes desafios, como o clima e a dificuldade de acesso por rios ou estradas, as Forças Armadas realizaram um trabalho árduo para atender a todos os objetivos propostos, como o transporte de cestas básicas, as evacuações aeromédicas e o combate aos garimpos ilegais. Para isso, as aeronaves de inteligência, de transporte e de caça, bem como os helicópteros, tiveram fundamental importância para o sucesso e o alcance dos resultados aqui apresentados”, ressaltou o Oficial-General.

Como conclusão final, todos os dados apresentados mostram uma drástica redução das atividades ilegais, comprovando a efetividade na sinergia entre as Forças Armadas e os demais órgãos e agências envolvidos nas operações.

CCA-SJ destaca-se no desenvolvimento de simuladores


Agência Força Aérea – Cca-sj, Por Capitão Aviador | Publicada em 30/06/2023 14:53

Os simuladores de voo da aeronave T-27M, batizados de T-4000, desenvolvidos pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), ultrapassaram a significativa marca de 1.000 horas de voo, em menos de 6 meses, desde a sua entrada em operação, em janeiro de 2023, na Academia da Força Aérea (AFA).

O Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Josemir Ribeiro Lima, expressou a satisfação com a utilização do simulador. “A marca atesta a qualidade do equipamento, reconhecendo a segurança operacional e a economia de recursos para a Força Aérea, melhorando a formação dos pilotos para enfrentar os desafios reais”, pontuou. 

Com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação, o CCA-SJ vem se especializando no desenvolvimento de simuladores. Em 2019, o primeiro Flight Training Device (FTD), desenvolvido pelo CCA-SJ, foi entregue ao Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba, na Base Aérea de Natal (BANT), simulando a aeronave C-95M Bandeirante. Em seguida, foram desenvolvidos simuladores de baixo custo para a AFA, denominados de T-3000, que utilizam óculos de realidade virtual (RV), proporcionando grande imersão nos treinamentos com a aeronave T-27 Tucano e com a aeronave T-25 Universal.

Com a experiência adquirida na criação desses simuladores, o CCA-SJ foi capaz de desenvolver um simulador de realidade virtual da aeronave A-29 Super Tucano para o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV)- Esquadrão Joker, na BANT, voltado para treinamento de missões operacionais, realizadas no curso de especialização da aviação de caça, além de estarem em andamento os processos de instalação dos simuladores A-29 RV nos Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV) – Esquadrão Escorpião, Segundo Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (2º/3º GAV)- Esquadrão Grifo e Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (3°/3° GAV) – Esquadrão Flecha

Concomitantemente à elaboração dos simuladores A-29 RV, foram desenvolvidos os dois FTD da aeronave T-27M (T-4000), com a cabine de comando idêntica ao equipamento modernizado, utilizado no voo pelos Cadetes, contemplando o treinamento dos procedimentos normais e de emergência da aeronave, bem como de missões de pré-solo, manobras e acrobacias, formatura, navegação e instrumento. 

Esses simuladores proporcionam um treinamento de alta qualidade, além de desempenharem um papel crucial na redução de custos em comparação aos voos reais, pois permitem economizar em combustível, manutenção de aeronaves, redução do desgaste dos equipamentos, ao mesmo tempo que oferecem um ambiente adequado e controlado para o desenvolvimento das habilidades dos cadetes, diminuindo a taxa de atrito na formação dos aviadores e a segurança de voo. 

O comprometimento e a expertise tecnológica do CCA-SJ reforçam o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) em investir na excelência operacional, segurança das missões aéreas e na otimização de recursos. 

IFI promove II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial

Objetivo é unir a FAB, as organizações da Indústria Aeroespacial e as instituições acadêmicas na busca por mais alternativas para o fomento industrial

Agência Força Aérea – Ifi, Alexandre Toler | Publicada em 30/06/2023 13:50

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), promoveu, no dia 20/06, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de forma presencial e online, o II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial: Alternativas para o fomento e a coordenação da Indústria Aeroespacial. O seminário, parte integrante das atividades do Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (CIAC), realizado no IFI entre os dias 19 e 23/06, contou com a participação de mais de 200 pessoas e teve como objetivo unir a Força Aérea Brasileira (FAB), as organizações da Indústria Aeroespacial e as instituições acadêmicas na busca por mais alternativas para o fomento industrial.

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, fez a abertura do evento e destacou a relevância da indústria aeroespacial no país. “Aproximadamente 60% das Empresas Estratégicas de Defesa [EED] atuam no setor aeroespacial, sendo que 25% de todas as EEDs são empresas exclusivas do segmento aeroespacial”. Em seguida, aconteceu a Cerimônia de Lançamento do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer), um sistema de informações gerenciais totalmente desenvolvido pelo IFI em que estão cadastradas empresas aeroespaciais e de defesa com suas capacidades tecnológicas e industriais, possibilitando ao Instituto fornecer assessoria para diversas iniciativas de fomento ao setor aeroespacial brasileiro.

O Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta ministrou uma palestra sobre o Papel do Comando da Aeronáutica no Fomento da Indústria Aeroespacial Brasileira e, na sequência, foi apresentado o processo de Análise Empresarial realizado pelo IFI. Ainda, o Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), General de Divisão Aderico Visconte Pardi Mattioli, proferiu a palestra que teve como tema: “A Importância do Conhecimento das Capacidades e Necessidades Tecnológicas e Industriais da Base Industrial de Defesa”.

Na parte da tarde, os trabalhos foram reiniciados com a palestra “O Mapeamento das Capacidades da Indústria Aeroespacial Brasileira”, proferida pelo Coordenador do Grupo de Estudos Pró-Defesa IV do Ministério da Defesa (MD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Doutor Marcos José Barbieri Ferreira. Em seguida, o Adjunto da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do DCTA, Tenente-Coronel Aviador Breno Ricardo de Araújo Leite, fez uma breve apresentação sobre o processo de transferência de tecnologia para a Base Industrial de Defesa.

O organizador do II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial, Chefe da CDI do IFI, Capitão Aviador Daniel Jorge, lembrou da importância do Instituto na própria busca pela inovação tecnológica da indústria. “Por meio do IFI e do DCTA, buscamos estimular o desenvolvimento da Indústria Aeroespacial Brasileira, importante parceira na busca pela inovação tecnológica da Base Industrial de Defesa”, concluiu.

IFI e Indústria Aeroespacial

O IFI, representando o DCTA e a FAB, estabeleceu ao longo do tempo uma relação de parceria e fomento à Indústria Aeroespacial Brasileira. Estimulando o desenvolvimento desse setor, o Instituto tem prestado um serviço essencial ao país. “Dentro dos programas da FAB, a atuação do IFI garante a obtenção dos produtos tendo em vista os requisitos delineados pelo Comando da Aeronáutica. Com relação ao fomento à indústria, é o IFI que guia toda a parte de qualidade dos produtos apresentados pela indústria nacional, fortalecendo ainda mais a capacidade desse segmento”, comentou o Major-Brigadeiro Malta.

REVISTA FORÇA AÉREA


FAB desenvolve supercapacitores a partir de eletrodos de nanomateriais no IAE


Redação | Publicada em 30/06/2023

O projeto “Desenvolvimento de dispositivos supercapacitores, a partir de eletrodos de nanomateriais 2D e 3D – Grafeno, MXenos e Nano-óxidos Metálicos”, foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sendo o primeiro dentro do Comando da Aeronáutica (COMAER) a desenvolver este tipo de pesquisa na área de armazenamento de energia de alto desempenho.

A concepção do projeto é voltada para as atividades que tem em vista à pesquisa e o desenvolvimento de materiais na fronteira do conhecimento e que possa oferecer ao IAE, à Base Industrial de Defesa (BID) e à Força Aérea Brasileira (FAB) materiais separados para comporem conjuntos acoplados de armazenamento de energia: supercapacitores e baterias.

Para o Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, a produção inédita de MXeno de Nióbio no Brasil provocará um rompimento nos sistemas de armazenamento de energia, estabelecendo inúmeras vantagens nos setores Espaciais, de Aeronáutica e de Defesa. “O aumento exponencial da capacidade de carga das baterias e a aceleração do tempo necessário para carga, através dos supercapacitores irão prover com novos e avançados horizontes a almejada autonomia para a mobilidade aérea do futuro, bem como alimentar com profusão subsistemas de veículos espaciais e sistemas de defesa e a propulsão de satélites”, disse.

O pesquisador do projeto, Professor Emerson Sarmento Gonçalves, após alguns anos de pesquisa avançada na busca de materiais para armazenamento de energia, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mediante o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais, abriu caminho para o desenvolvimento de baterias de lítio, fazendo uso de tecnologias modernas à base de grafeno e materiais de nióbio para atender à FAB, Indústria Aeronáutica e BID.

“As novas demandas do mercado tecnológico ocasionaram uma corrida contra o tempo para o desenvolvimento dos sistemas de armazenamento de energia da mais alta performance. Os supercapacitores são dispositivos de alta potência e podem trabalhar de maneira híbrida com baterias, que suprem altos níveis de armazenamento de energia e oferecer-lhes longos ciclos de vida útil, carga e descarga em segundos, atendimento de requisitos de equipamentos de alta demanda de potência como veículos elétricos, sistemas aeroespaciais, sistemas de internet das coisas, dentre outras tecnologias avançadas”, disse o Professor Emerson, que desenvolve estas pesquisas com a equipe de pesquisadores bolsistas e orientandos: Milena Arruda, Bianca Palley, Meriene Gandara, André Borges e Gustavo Souza.

Segundo o Brigadeiro do Ar Casarino, “o feito realizado pelo Professor Doutor Emerson, na companhia de seus orientados, reafirmou a excepcional expertise dos pesquisadores de nosso conceituado Instituto pertencente ao DCTA, que durante décadas contribuem para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”.

Para o IAE, os resultados do projeto são importantes para a formação de recursos humanos de alto nível, voltados à resolução das questões energéticas que, além de aplicáveis no setor aeroespacial e automobilístico de maneira disruptiva, proporcionam radicais incrementos na próxima geração de pesquisadores, nas áreas de apoio a Tecnologia da Informação, Cidades Inteligentes e Meio Ambiente.

DEFESA EM FOCO


Forças Armadas Brasileiras e Meio Ambiente: Enfrentando o Desafio da Sustentabilidade

Na 1ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, especialistas e autoridades discutem o papel das Forças Armadas na proteção do meio ambiente e na defesa nacional

Marcelo Barros, Via Marinha Do Brasil | Publicada em 30/06/2023 07:00

A relação entre as Forças Armadas e o meio ambiente é uma conexão complexa e historicamente enraizada. A missão fundamental dessas instituições é a proteção do território nacional, mas conforme a tecnologia militar avança, os riscos ambientais associados às suas operações podem se tornar cada vez mais prejudiciais. O desafio que a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam atualmente é equilibrar a necessidade de defender a nação com a obrigação de minimizar os danos ao meio ambiente.

1ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima

Essa questão foi o tema central da 1ª Conferência Internacional sobre Soberania e Clima, realizada em Brasília. O evento, promovido pela Escola Superior de Defesa e o Centro Soberania e Clima, contou com a presença de 30 especialistas, incluindo acadêmicos, militares e representantes do governo e da sociedade civil. Durante dois dias, esses profissionais debateram os desafios impostos pelas mudanças climáticas e suas implicações para a segurança, para o desenvolvimento sustentável e para a defesa nacional.

O Papel dos Recursos Hídricos na Soberania Nacional

Durante a conferência, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, proferiu a palestra de abertura, onde destacou a importância dos recursos hídricos brasileiros para a soberania nacional. O Brasil é um país que possui cerca de 12% das reservas de água doce do mundo e 53% dos recursos hídricos da América do Sul. Segundo o ministro, a escassez de água no mundo tem potencial para gerar riscos e conflitos à soberania brasileira.

Especialistas discutem os Desafios das Mudanças Climáticas

O evento também contou com a presença de especialistas de renome internacional, que participaram de painéis sobre temas como democracia, soberania e clima, mudanças climáticas, segurança e defesa. Entre eles estavam a Professora Rut Diamint, da Universidade Torcuato Di Tella, o Embaixador André Aranha Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, e a Professora Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília. O General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante Militar da Amazônia, e Ana Toni, Secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, também palestraram durante o evento.

OUTRAS MÍDIAS


VERTENTES DAS GERAIS (MG) - EPCAR realiza exposição, `` 150 anos, 150 imagens ´´, sobre a história de Alberto Santos Dumont

Exposição promete uma viagem pela história, contando a vida, mostrando as obras e eternizando os valores deixados por Alberto Santos Dumont

Publicada em 30/06/2023

Entre os dias 03 e 14 de julho, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realiza em Barbacena uma exposição com centenas de imagens sobre a história Alberto Santos Dumont. A exposição, denominada “150 anos, 150 imagens”, é parte das comemorações alusivas ao sesquicentenário de Alberto Santos Dumont e permitirá ao visitante uma viagem pela história do Pai da Aviação, por meio de objetos pessoais do próprio Santos Dumont, e de trabalhos artísticos que foram criados por alunos das escolas de Barbacena.

Segundo a organização, a exposição trará um grande impacto aos visitantes logo no início do percurso, com a presença da réplica do Demoiselle, uma aeronave criada por Santos Dumont, e que é considerado o primeiro ultraleve da humanidade. Continuando a viagem, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras de Santos Dumont, contadas por meio de 75 objetos pessoais do herói nacional.

Durante o mês de junho, alunos das escolas de Barbacena participaram de um concurso artístico que finalizou com a apresentação e seleção de 75 trabalhos e que também comporão a exposição, apresentando, além da vida e obras, os valores e o legado deixado pelo Marechal do Ar Alberto Santos Dumont. Na oportunidade, os visitantes poderão votar nos trabalhos de sua preferência, por meio de QR Code, contribuindo na eleição dos vencedores, que serão premiados no encerramento da exposição, no dia 14 de julho.

A abertura da exposição acontecerá no dia 03 de julho, às 9h, no Ginásio Poliesportivo da EPCAR. A cerimônia é aberta ao público e a entrada é franca. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, convida toda a população de Barbacena e região para visitarem a exposição, afirmando que, quem estiver presente nas solenidades de abertura e encerramento da exposição, ficará emocionado com toda a estrutura que está sendo preparada para os eventos. “Estamos preparando uma grande comemoração para o nosso herói nacional, Alberto Santos Dumont. A exposição é apenas uma das celebrações, e é uma oportunidade de aprofundarmos na vida, nas obras e nos valores de que ele nos deixou, por meio de objetos e imagens. Na abertura e no encerramento, teremos momentos marcantes para homenagear o Patrono da Aeronáutica Brasileira, além de emocionar a todos que estiverem presentes. Venham comemorar conosco!”, finalizou o oficial-general.

A exposição acontecerá entre os dias 03 e 14 de julho, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h. As visitações poderão ocorrer de forma individual ou coletiva, e não há a necessidade de agendamento, assim como a entrada é franca.

MANAUSAM.GOV - Ponta Negra vai receber espetáculo de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça, no dia 8/7


Claudia Do Valle/implurb | Publicada em 30/06/2023 12:21

Somando mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a “Esquadrilha da Fumaça” vai rasgar os céus do complexo turístico Ponta Negra, no dia 8 de julho, a partir das 16h, na zona Oeste da capital. O evento marca as comemorações da Força Aérea Brasileira (FAB) para a homenagem aos 150 anos do nascimento do brasileiro Santos Dumont, contando com apoio da Prefeitura de Manaus.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da esquadrilha, representa para milhares de brasileiros a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a FAB. Em Manaus, a estimativa dos envolvidos na organização do evento é de receber um público de 3 mil pessoas para acompanhar as acrobacias aéreas.

As comemorações em torno do patrono da aviação e inventor do avião 14-Bis envolvem, ainda, em Manaus, cerimônias militares, palestras em escolas, exposições em shoppings e no aeroporto internacional Eduardo Gomes, apresentação da orquestra sinfônica da FAB no Teatro Amazonas, corrida, entre outros.

O comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (7º Comar), Major-Brigadeiro do Ar David Alcoforado, lembrou da importância da data e da visibilidade aos feitos de Santos Dumont, incluindo a apresentação no entorno da praia da Ponta Negra e do anfiteatro.

“Estamos dando o suporte e apoio necessários para essa comemoração em Manaus, para celebrar a grandiosidade e relevância histórica da existência de Dumont, um visionário e obstinado brasileiro”, comentou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.

Aproximadamente dez secretarias municipais dão apoio para a apresentação da esquadrilha, incluindo o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Implurb, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas),  Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), entre outras.

Demonstração Aérea

Toda apresentação da EAD conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com quase 50 acrobacias.

Em uma demonstração aérea, antes da decolagem, os sete pilotos são acompanhados pelos mecânicos da área de manutenção e se apresentam para o líder da esquadrilha, marchando até os aviões e iniciando as ações necessárias para a partida das aeronaves. Após todos os procedimentos de segurança, é dado início ao show aéreo.

A “Esquadrilha da Fumaça” já atingiu três recordes mundiais no “Guinness World Records”. O último recorde alcançado aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça para baixo) por 30 segundos, percorrendo 3.000 metros. O momento ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP) Anteriormente, no ano de 1996, a esquadrilha bateu seu primeiro recorde, quando dez aeronaves fizeram o voo invertido por 30 segundos, uma marca então inédita. No ano de seu cinquentenário, 2002, a Fumaça atingiu mais um recorde com o voo invertido de 11 aviões.

BARBACENATEM (MG) - Na próxima segunda (03) terá início a exposição sobre a vida de Santos Dumont em Barbacena


Redação | Publicada em 30/06/2023

Acontecerá, entre os dias 03 e 14 de julho, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a exposição “150 anos, 150 imagens”. O evento é parte das comemorações alusivas ao sesquicentenário de Alberto Santos Dumont e permitirá ao visitante uma viagem pela história do Pai da Aviação, por meio de objetos pessoais do próprio Santos Dumont, e de trabalhos artísticos que foram criados pelos alunos das escolas de Barbacena (MG).

Segundo a organização, a exposição trará um grande impacto aos visitantes logo no início do percurso, com a presença da réplica do Demoiselle, uma aeronave criada por Santos Dumont, e que é considerado o primeiro ultraleve da humanidade. Continuando a viagem, os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e as obras de Santos Dumont, contadas por meio de 75 objetos pessoais do herói nacional.

Durante o mês de junho, alunos das escolas de Barbacena participaram de um concurso artístico que finalizou com a apresentação e seleção de 75 trabalhos e que também comporão a exposição, apresentando, além da vida e obras, os valores e o legado deixado pelo Marechal do Ar Alberto Santos Dumont. Na oportunidade, os visitantes poderão votar nos trabalhos de sua preferência, por meio de QR Code, contribuindo na eleição dos vencedores, que serão premiados no encerramento da exposição, no dia 14 de julho.

A abertura da exposição acontecerá no dia 03 de julho, às 9h, no Ginásio Poliesportivo da EPCAR. A cerimônia é aberta ao público e a entrada é franca. A exposição acontecerá entre os dias 03 e 14 de julho, no horário de 9h às 12h e de 14h às 17h. As visitações poderão ocorrer de forma individual ou coletiva, e não há a necessidade de agendamento.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EPCAR

FATO REAL (MG) - Corrida abre comemorações dos 150 anos de Santos Dumont


Redação | Publicada em 30/06/2023 17:24

Neste sábado, 1º de julho, acontece em Barbacena a corrida “Santos Dumont: 150 anos”, que marca a abertura das comemorações alusivas ao s 150 anos do pai da aviação.

No dia 20 de julho, o Comando da Aeronáutica (COMAER) celebrará o 150° aniversário de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, o mineiro e Marechal do Ar Alberto Santos Dumont. Em toda a Força Aérea Brasileira (FAB) estão sendo preparados vários eventos alusivos a esta data tão significativa.

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena, abrirá as comemorações do “Mês de Dumont”, como está sendo chamado o mês de julho, promovendo a corrida.

O percurso total será de 5 km, com largada e chegada na EPCAR.

Os participantes são incentivados para que façam a doação de um quilo de alimento não perecível.