NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


CCOMSEX (Exército Brasileiro)


Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais visita à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica


Da Redação | Publicada em 31/03/2023 17:48

Rio de Janeiro (RJ) – Em 30 de março, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais participou de um Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) junto à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR). O Tenente-Coronel Schlup, Chefe da Seção de Coordenação Doutrinária, ministrou uma palestra versando sobre a Doutrina Militar Terrestre. Participaram da atividade 117 capitães alunos do curso de aperfeiçoamento de oficiais da aeronáutica. De forma análoga, como no Exército Brasileiro, todos os oficiais de carreira da Força Aérea Brasileira são, em algum momento de sua carreira, discentes da EAOAR.

Foram abordados aspectos sobre a conjuntura contemporânea, sobre o planejamento baseado em capacidades, constituição das Grandes Unidades e Grandes Comandos Operativos do Exército e sobre as formas de emprego da Força Terrestre nas operações básicas. Aspectos da Doutrina Conjunta e das possibilidades de emprego e apoio da Força Terrestre em proveito da Força Aérea foram abordados nas perguntas dos discentes. 

A atividade estreitou os laços com a escola co-irmã da Força Aérea, possibilitando uma maior interoperabilidade no contexto das operações conjuntas.

 

 

 

PORTAL AEROIN


Caça Gripen F, que será usado pela FAB, passa por testes nos sistemas de oxigênio e anti-g


Carlos Ferreira | Publicada em 31/03/2023 14:10

O desenvolvimento do Gripen F está em pleno andamento, tanto na Suécia quanto no Brasil. Na Saab, em Linköping, os sistemas da aeronave estão sendo testados até seus limites no Life Support rig, instalado em uma câmara de alta altitude. Nesta fase de desenvolvimento do caça de dois lugares, os sistemas de oxigênio e anti-g estão sendo testados.

O objetivo é identificar defeitos potenciais antes dos próximos testes de voo e verificar o funcionamento confiável e seguro do sistema, mesmo nas situações mais exigentes. Os testes asseguram que o sistema funcione em perfeitas condições para fornecer, entre outras coisas, ar respirável e proteção anti-gravidade para o piloto.

Os testes são realizados num sistema de testes denominado Life Support rig, no qual são utilizados manequins conectados a simuladores respiratórios e outros sistemas. O oxigênio e o sistema anti-g usados são os mesmos que na aeronave real.

O Life Support rig é similar a uma aeronave real e o mais próximo que se pode chegar sem integração total. Na prática, a Saab já está “voando” o Gripen F, mas ainda sem o caça.

“Mais uma vez estou impressionado com nossos talentosos engenheiros e a fantástica colaboração com nossos parceiros brasileiros, o Gripen F é muito importante para o programa e para nosso cliente”, diz Johan Segertoft, Head do Gripen Design.

O Life Support rig onde os testes são realizados foi inaugurado em 2018 para testar o Gripen E. Com o desenvolvimento do Gripen E em vias de ser concluído, este rig foi então modificado e desenvolvido para permitir também os testes atuais com o Gripen F.

Esta é a primeira vez que o Life Support rig é instalado na própria câmara de altitude da Saab, criando uma configuração única que permite aos engenheiros testar o sistema a uma altitude elevada simulada com pressão extremamente baixa.

“Em alguns casos, testamos situações que estão além do que é realmente possível fisicamente. Tudo para expor e levar o sistema até o limite. Forçamos o sistema com um envelope de voo simulado que, de outra forma, nunca encontraríamos na realidade, como por exemplo, uma perda total da pressão da cabine a uma altitude muito elevada”, conta Mattias Larsson, engenheiro de testes e responsável pelo rig.

Além dos testes do sistema de oxigênio e anti-g, o desenvolvimento do Gripen F está progredindo, de acordo com o planejado. O extenso trabalho de desenvolvimento da estrutura da aeronave conta com a participação da Embraer, Akaer e Saab. A entrega do Gripen F ao cliente brasileiro está prevista para 2025.

OUTRAS MÍDIAS


DIARIO DA AMAZONIA - Comando da Aeronáutica publica 5 PORTARIAS com vagas abertas

As principais informações como o período de inscrições, vagas, requisitos, entre outros, ainda não foram divulgados

Da Redação | Publicada em 31/03/2023 08:35

O Comando da Aeronáutica aprovou, em várias portarias publicadas na última quarta-feira, 29 de março, 5 avisos de convocação para o Processo Seletivo de Convocação e Cadastramento em Banco de Dados de Profissionais de Nível Superior nas áreas de Magistério, Farmacêutica, Odontológica, Veterinária, área Técnica, Segurança, Defesa e Médica.

As principais informações como o período de inscrições, vagas, requisitos, entre outros, ainda não foram divulgados pela Força Aérea. Confira a seguir as portarias:

PORTARIA DIRAP Nº 203/3SM1, DE 27 DE MARÇO DE 2023

Aprova o Aviso de Convocação do Processo Seletivo para o QOCon Med do ano de 2023/2024.

O DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO DO PESSOAL, por delegação de competência do Comandante da Aeronáutica, estabelecida pela Portaria nº 258/GC3, de 14 de março de 2022, no uso das atribuições que lhe confere o art. 10, inciso IV do Regulamento da Diretoria de Administração do Pessoal (ROCA 21-32/2021), aprovado pela Portaria nº 184/GC3, de 19 de novembro de 2021; o previsto no inciso IV e no § 2º do art. 20, do Decreto nº 10.986, de 8 de março de 2022, “Regulamento da Reserva da Aeronáutica”, resolve:

Art. 1º Aprovar o Aviso de Convocação do Processo Seletivo para Convocação e Cadastramento em Banco de Dados de Profissionais de Nível Superior, na área Médica, com vistas à Prestação do Serviço Militar Voluntário, em caráter temporário, para os anos de 2023/2024 (QOCon Med 2023/2024).

Art 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

DIARIOSM - -Base Aérea de Santa Maria coordena exercício de treinamento com participação do Exército


Lenon De Paula | Publicada em 31/03/2023 12:59

A Base Aérea de Santa Maria (Basm) coordena, desde o dia 20 de março até o dia 04 de abril, o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Exop IVR), cujo objetivo é preparar as equipes dos esquadrões aéreos que cumprem missões de reconhecimento aeroespacial, controle aéreo avançado, interferência eletrônica e ataque.

O treinamento envolve cerca de 160 militares, e diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), entre elas: o AMX A-1, o R-99 (EMB-145), o P-3AM, o P-95BM e as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) RQ-450 e RQ-900. A iniciativa também contou com os sistemas de defesa antiaérea com mísseis IGLA-S, da FAB, e blindados M-113 e Gepard, do Exército Brasileiro (EB).

Ao todo, 10 Unidades participam do Exercício, que envolve Esquadrões das Aviações de Caça, Reconhecimento e Patrulha, o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo De Comunicações E Controle (4º/1º GCC), da Basm, Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAEE), de Canoas, e o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea, de Anápolis (SP). O Exército Brasileiro participa do treinamento com meios do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6º Bia AAAe Ap), ambos de Santa Maria.

– O Exercício Operacional IVR 2023 destaca-se por ser um dos mais importantes do Comando de Preparo (COMPREP), devido ao foco em capacitações e adestramentos relativamente novos na FAB que precisam ser desenvolvidos. O desafio de explorarmos os limites dos sensores que equipam nossas aeronaves depende do conhecimento e experiência dos nossos tripulantes e analistas, mas também dos cenários que oferecemos durante o EXOP IVR. Este Exercício é a melhor oportunidade para aprimorarmos e sedimentarmos táticas, técnicas e procedimentos essenciais para garantir a eficiência no cumprimento das ações de inteligência, vigilância e reconhecimento – explica o Comandante da Basm e diretor do exercício, coronel aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies.

Para viabilizar o controle e as comunicações durante o exercício, bem como propiciar emissões de sinais, o treinamento conta, ainda, com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1° GCC) — Esquadrão Mangrulho, que possibilita o Comando e Controle em regiões remotas.

– Outro aspecto importante deste exercício são os relatórios: Relatórios de Missão de Reconhecimento (REMIR) e de Vigilância (REVIG), que são também aprimorados ao final das análises de imagens, no intuito de tornar mais objetiva a relação entre o que se treina e o produto que se espera em missões de emprego – acrescentou o coronel Marchiorato.

Conforme a FAB, o exercício permitirá conhecer de forma mais profunda as capacidades dos sensores e analistas e, consequentemente, subsidiar a disseminação da doutrina e a programação de equipamentos de Guerra Eletrônica embarcados.

VINHEDO.SP - VOO ANTECIPADO: Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar às 14 horas


Da Redação | Publicada em 31/03/2023 14:32

Apresentação será neste domingo, 2 de abril, no encerramento da Festa da Uva em comemoração aos 74 anos da cidade

É só chegar um pouquinho mais cedo pra não perder essa festa no céu de Vinhedo. É que por questões técnicas, apontadas pela própria equipe da Academia da Força Aérea (AFA), a apresentação da Esquadrilha da Fumaça precisou ser antecipada em meia hora. E assim, terá início a partir das 14 horas, neste domingo, 2 de abril, comemorando os 74 anos de Vinhedo e encerrando a 59ª Festa da Uva e 11ª Festa do Vinho. 

A apresentação, que terá o Parque “Jayme Ferragut” como foco para concentração do público, teve custo mínimo para a Prefeitura, que apenas arca com o transporte da equipe terrestre que dá suporte para a apresentação, incluindo o piloto responsável pela locução, além de outros técnicos.

Com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça difunde a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB). O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial) fica sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, a 144 quilômetros de Vinhedo. 
  
Serviço
Esquadrilha da Fumaça em Vinhedo
Domingo, 2 de abril às 14h30 
Concentração: Parque “Jayme Ferragut” 
Gratuito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTAL6 - Relembre dia em que Ayrton Senna voou pelos céus de Anápolis em um jato da Força Aérea

Ídolo da Fórmula 1, piloto deve ser reconhecido em breve como patrono do esporte brasileiro

Augusto Araújo | Publicada em 31/03/2023 18:06

Um dos maiores nomes da história do automobilismo e ídolo até hoje pelos feitos em vida, Ayrton Senna pode ser nomeado como patrono do esporte no Brasil.

Isso porque o Senado aprovou, na última quarta-feira (29), um projeto de lei com esta medida e, agora, o texto segue para sanção presidencial.

Inspiração para inúmeras pessoas pelo que fez dentro de um carro de Fórmula 1, o piloto é também lembrado em Anápolis por um dia em que voou pelos céus da cidade.

A data em questão foi 29 de março de 1989. O esportista tinha acabado de ganhar o primeiro campeonato mundial, em 1988, e está iniciando uma nova temporada da categoria.

Naquela época, a competição ficou marcada pela feroz competição entre o brasileiro e o piloto francês Alain Prost, tanto dentro das pistas quanto fora delas.

No entanto, Ayrton tirou um dia para conhecer a Base Aérea de Anápolis. Lá, ele foi recebido por militares do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA) e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), que havia organizado a visita.

Na sede do Esquadrão Jaguar, Senna cedeu entrevistas à imprensa, recebeu equipamentos para o voo e instruções para embarcar no jato Mirage III.

Quem comandou aquele voo foi o tenente-coronel Alberto de Paiva Cortes, que havia recém-assumido o Comando do 1º GDA.

Ayrton já tinha alguma experiência de voo na época, tendo pilotado aviões pertencentes à família dele. No entanto, ele queria algo diferente: quebrar a barreira do som.

Como a altura ameniza a sensação de velocidade, a aeronave teria que voar o mais próximo possível ao solo. Atendendo ao pedido do automobilista, foi exatamente isso o que o piloto do Mirage fez.

Após sair do chão, o jato subiu até 36 mil pés (aproximadamente 11 km) e o Tenente-Coronel Cortes começou a fazer as manobras.

Ele acelerou até romper a barreira do som, atingindo a velocidade de Mach 1.4, correspondente a 1.728 km/h. Em um rasante, o Mirage III chegou a Mach 0.95 (1.173 km/h), surpreendendo fotógrafos e cinegrafistas que tentavam registrar o voo.

Ao contrário de muitos que não estão acostumados com a força G, Ayrton não demonstrava enjoo ou abatimento, conversando bastante e mostrando sinais de empolgação.

Ele chegou inclusive a receber o controle da aeronave, sob a orientação do Comandante do Esquadrão. Foram feitas duas passagens sobre a Base Aérea e algumas manobras com o caça.

Senna ainda ficou por mais algum tempo com o esquadrão após o voo. Nisso, ele trocou lembranças e recebeu um certificado do voo supersônico, e levou consigo a tarjeta do macacão personalizada com seu nome e o brevê da FAB.

Hoje, o Mirage III matrícula FAB 4904 utilizado em 1989 está exposto para visitação no Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro (RJ).

Na fuselagem do supersônico, estão registrados os nomes dos tripulantes e a data daquele voo, que entrou para a história.