NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Piloto morre após avião agrícola cair durante pulverização de lavoura em MT

Vítima de 28 anos chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Politec esteve no local e isolou a área para apurar o caso.

Por G1 Mt | Publicada em 27/11/2019 18:11

Um piloto morreu após o avião que ele pilotava cair, durante a pulverização de uma lavoura de soja no município de Cláudia, a 608 km de Cuiabá. André Luiz Luckmann, de 28 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Regional de Sinop, a 503 km da capital, onde morreu.

De acordo com a Polícia Civil, o acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (27), entretanto, as causas ainda estão sendo apuradas. Uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local e isolou a área para apurar o ocorrido.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) irão se deslocar para apurar o acidente.

Eles vão coletar dados, fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

André era morador de Sinop e, segundo a polícia, estava prestando serviço em Cláudia.

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica recebe os Chefes substituto e substituído do CPOGI

A visita ocorreu nesta terça-feira (26), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF)

Agência Força Aérea | Publicada em 27/11/2019 10:40

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta terça-feira (26/11), no Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), o General de Brigada do Exército Brasileiro (EB) Alexandre Fernandes Lobo Nogueira, atual Chefe do Centro de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais (CPOGI) do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), juntamente com seu antecessor, o Contra-Almirante da Marinha do Brasil Paulo Renato Rohwer Santos. O encontro contou, ainda, com a presença de Oficiais-Generais do Alto Comando da Aeronáutica.

O General Lobo assumiu a chefia do CPOGI na última quinta-feira (21/11), em cerimônia militar realizada no COMAE, presidida pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo.

O CPOGI é um dos Centros do COMAE, no qual há um revezamento da chefia entre os Oficiais-Generais das três Forças Armadas. O novo Chefe da CPOGI, General Lobo, relatou suas expectativas para o novo cargo. “Poder estar em outra Força, conhecer seu trabalho e contribuir para uma maior integração, com esforços conjuntos nas ações, são os meus objetivos”, afirma o General.

O Contra-Almirante foi o primeiro Oficial-General a assumir o cargo. “Fui designado para atuar no CPOGI há dois anos, com uma tarefa objetiva e desafiadora. A outra missão que a Marinha me confiou, essa intangível e ainda mais motivadora, era identificar oportunidades e estreitar laços, para uma aproximação e interoperabilidade cada vez maiores entre nossas Forças”, disse o Contra-Almirante Rohwer, que exercerá suas novas funções na Força Aeronaval, em São Pedro da Aldeia (RJ).

CPOGI

O Centro de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais é responsável por coordenar os processos afetos ao planejamento e gestão institucionais, à gestão/capacitação de Recursos Humanos e à gestão do conhecimento no âmbito do COMAE, além de coordenar os projetos e as atividades desenvolvidos pelas Divisões de Planejamento Institucional, de Gestão Institucional, de Recursos Humanos e de Legislação e Doutrina.

OUTRAS MÍDIAS


NEWSRONDONIA - Projeto Rondon Contribui Com A Promoção Da Cidadania Em Comunidades Acompanhadas

O projeto visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população local, contando, também, com parceria das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Secom - Governo De Rondônia | Publicada em 27/11/2019 16:27

O Governo do Estado de Rondônia, através da Casa Militar, realizará no período de férias letivas, no mês de julho de 2020, o Projeto Rondon – Operação Teixeirão II. Trata-se de uma ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os governos estadual e municipal, com o objetivo de contribuir com a construção e promoção da cidadania. O projeto visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população local, contando, também, com parceria das Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27), na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal, estiveram presentes o coronel da Força Aérea, Marcelo Martins Soares, o coronel da Marinha, José Antônio Gomes da Silva e o major PM Clodomar José Rodrigues, que explicaram o projeto aos participantes. Eles foram recepcionados pelo comandante do 4º BPM, major PM França.

“O Projeto Rondon prioriza o desenvolvimento de ações que ofereçam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira”, explicou o coronel da Força Aérea, Marcelo Martins Soares.

Sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

Polícia Militar é parceira e auxilia a execução do Projeto em Rondônia

Em Rondônia, o Governo do Estado assume o papel de deslocamento dos universitários que são, prioritariamente, de instituições rondonienses de Ensino Superior. A ideia é que os acadêmicos possam visitar algumas cidades, apresentando uma realidade a eles muitas vezes desconhecidas. Os acadêmicos trocarão o período de férias pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria na qualidade de vida em municípios do estado de Rondônia

Essa troca de experiências e conhecimentos visa contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário; com o desenvolvimento sustentável,  o  bem-estar  social  e  a  qualidade  de  vida  nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias; proporcionar ao estudante universitário conhecimento de aspectos peculiares da realidade do estado; contribuir  com  o  fortalecimento  das  políticas  públicas,  atendendo  às  necessidades  específicas  das comunidades selecionadas; desenvolver  sentimentos  de  responsabilidade  social,  espírito  crítico  e patriotismo e ainda contribuir  para  o  intercâmbio  de  conhecimentos  entre  as  instituições  de  ensino  superior,  governos locais e lideranças comunitárias.