NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Esquadrilha da Fumaça faz apresentações em cidades do Centro-Oeste Paulista

Demonstrações estão previstas para este sábado (27), em Jaú, e no domingo (28), em Marília, durante o 1º Aerofest. Entrada nos dois eventos é gratuita.

Por G1 Bauru E Marília | Publicada em 27/04/2019 10:13

Os aviões Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) que integram a Esquadrilha da Fumaça farão duas apresentações em cidades do Centro-Oeste Paulista neste fim de semana.

No sábado (27), a tradicional equipe de acrobacias da FAB estará em Jaú (SP) para uma demonstração que começa 16h.

A equipe vai se concentrar na Rua Saul Galvão de Barros França, no Jardim Padre Augusto Sani, perto do Recinto da Expo Jaú.

No domingo (28), a apresentação será em Marília, onde a Esquadrilha participa do 1º Marília Aerofest, que acontece ao lado do aeroporto, na Rua Antônio Serapilha.

O evento começa às 13h com várias atrações, como bandas ao vivo, praça de alimentação com foodtrucks, área para as crianças. Às 16h, acontece a apresentação dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

A Esquadrilha

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), o nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, tem como base a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O grupo tem a missão de fazer demonstrações de manobras aéreas para difundir a imagem institucional da FAB.

Desde julho de 2015, a Esquadrilha utiliza as aeronaves A-29 Super Tucano, a quinta aeronave adotada na história da instituição.

Fabricado pela Embraer, o avião já era empregado pela FAB em missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça.

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

Voluntários viajam de Ribeirão Preto ao sertão da Bahia para levar atendimento humanitário

Grupo com 350 profissionais de saúde viajou em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) neste sábado (27). Mutirão de consultas e cirurgias será realizado em Poções (BA).

Por G1 Ribeirão Preto E Franca | Publicada em 27/04/2019 18:15 | Atualizado em 27/04/2019 18:24

Trezentos e cinquenta profissionais da área da saúde partiram de Ribeirão Preto (SP) neste sábado (27) em uma viagem para prestar ajuda humanitária à população de dez cidades do interior da Bahia. Segundo os organizadores do projeto Voluntários do Sertão, a previsão é que sejam realizados cerca de 35 mil atendimentos na região do município de Poções (BA) entre segunda-feira (29) e sexta-feira (3).

O grupo foi transportado em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Duas aeronaves foram disponibilizadas para levar equipamentos e voluntários até o sertão da Bahia.

"A Força Aérea está aqui para apoiar a população, ajudar na qualidade de vida das pessoas. Só de ter o sentimento que a gente está trabalhando em prol da população, levando os médicos e os profissionais da área de saúde para esse tipo de atendimento, a gente se sente muito orgulhoso", diz o capitão Marcelo Faria.

O mutirão oferecerá gratuitamente consultas médicas, odontológicas, exames, cirurgias de pequena e média complexidade e óculos de grau, de acordo com Doreedson Pereira, idealizador do projeto.

Os atendimentos serão feitos na cidade de Poções, mas haverá transporte gratuito para que moradores de cidades vizinhas possam ir até o local. Pereira prevê que sejam atendidos pacientes de Mirante, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Boa Nova, Planalto, Nova Canaã, Iguaí e Ibicui.

Três destas cidades - Caetanos, Mirante e Bom Jesus da Serra - já apresentaram índices em que a população esteve em situação de miséria, de acordo com a Voluntários do Sertão. Mirante chegou a registrar o menor Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2008.

De acordo com Pereira, cerca de 1,3 mil inscrições foram recebidas para a edição 2019 do projeto. Do total, foram selecionados 350 pessoas para trabalhar diretamente em suas áreas de formação e atuação de rotina.

Desde 2000, cerca de três mil profissionais já fizeram parte do programa e realizaram cerca de 350 mil atendimentos, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição.

JORNAL O VALE (S.J. DOS  CAMPOS -SP)


ITA terá livro e exposição para celebrar seus 70 anos

Iniciativa conta com participação do ITA e ainda da Aeita (Associação dos Engenheiros do ITA) e prevê atividades ao longo de 2020; meta é preservar passado e projetar futuro

Da Redação@jornalovale | Publicada em 27/04/2019 02:00

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) fará 70 anos em 2020 e ganhará uma extensa programação comemorativa que começa neste mês.

Na próxima terça-feira, ITA e a Aeita (Associação dos Engenheiros do ITA) lançarão o 'Projeto ITA 70 Anos', iniciativa de resgate da história da instituição e de perspectivas para o futuro. O evento será realizado às 19h30, no Auditório Lacaz Netto, no ITA.

Também estão previstas atividades ao longo do próximo ano para compartilhar as memórias e metas do ITA com a sociedade brasileira.

O projeto é calcado em dois produtos principais: livro e exposição, cujas pesquisas começaram no ano passado, com a catalogação de parte do acervo de fotografias, documentos, correspondências e objetos históricos do ITA.

Ao todo, segundo a Aeita, foram catalogadas cerca de 4.000 fotos, 2.000 plantas de projetos e 20 mil documentos.

Para viabilizar as próximas etapas, ITA e Aeita buscarão recursos em leis de incentivo fiscal e no patrocínio direto.

Com 65 anos de idade, a Aeita encabeça o projeto. "Nessas mais de seis décadas, temos atuado em diversas frentes de apoio ao ITA", disse o presidente Marcelo Dias Ferreira. O "ITA 70 Anos é a mais ousada dessas iniciativas, um legado às futuras gerações".