NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

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KC-390 Transporte multimissão Embraer KC-390 Millennium completa testes bem-sucedidos de lançamento de cargas em voo

Lançadas com sucesso cargas de 19 e até 24 toneladas.

Da Redação | Publicada em 26/12/2019 14:50

São José dos Campos, 26 de dezembro de 2019 – A aeronave de transporte multimissão de nova geração KC-390 Millennium concluiu com sucesso a campanha de testes de lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com emprego dos métodos CDS (do inglês Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Air Drop), respectivamente.

O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo no compartimento de carga totalmente automatizado, em que um único mestre de carga (loadmaster) pode executar todas as atividades, reduzindo a carga de trabalho e incrementando a consciência situacional.

Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento de carga para melhor precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela Embraer.

Os testes, conduzidos pela Embraer em cooperação com a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro, foram realizados nas instalações do Exército dos Estados Unidos, em Yuma Proving Ground, no Arizona (EUA). As principais realizações da campanha de testes foram o lançamento em voo de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas (42.000 libras), bem como o lançamento sequencial em voo de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o KC-390 Millennium torna-se o único avião de transporte de médio porte capaz de realizar tal operação.

Durante a campanha de lançamento de cargas em voo em 2019, o KC-390 Millennium lançou diversos contêineres por gravidade, com até 24 contêineres em uma única passagem, assim como diversas plataformas Tipo V utilizando paraquedas de extração, totalizando 330 toneladas de cargas lançadas.

Destaques adicionais da campanha de testes:

- Lançamento aéreo sequencial por extração com até quatro plataformas em uma única passagem;

- Lançamento por extração utilizando dois paraquedas de extração de 28 pés (8,5 metros) de diâmetro com o piloto automático acoplado;

- Sistema CCDP (Continuously Computed Drop Point) testado com sucesso para lançamentos por gravidade e extração em voo, demonstrando excelente precisão.

O manuseio da aeronave foi excelente em todas as condições de lançamento em voo, com os comandos de voo fly-by-wire extremamente eficazes no controle das mudanças de atitude de inclinação da aeronave durante e após cada liberação de carga. As situações mais exigentes de lançamento foram realizadas sem intervenção do piloto (sidesticks fly-by-wire na posição neutra).

Os comentários extremamente positivos dos pilotos da Embraer e da Força Aérea Brasileira confirmam o desempenho superior desta aeronave durante as operações de lançamento de cargas em voo.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Desporto Militar incentiva práticas esportivas e destaca atletas


Maristella Marszalek | Publicada em 26/12/2019 13:05

O ano de 2019 foi recheado de conquistas para o Departamento de Desporto Militar (DDM) do Ministério da Defesa. Marcado pela realização dos Jogos Mundiais Militares, organizados, a cada quatro anos, pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), antecedendo o ano olímpico, foi um ano de vitórias não somente para o desporto de alto rendimento, mas também para o esporte de base, na sua missão de inclusão social e de fortalecimento da soberania nacional. E isso ocorre por meio do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e de sua vertente, o Projeto João do Pulo (PJP).

Na 7ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que reuniu 109 nações em Wuhan, na China, no mês de outubro, o TIME MILITAR BRASIL conquistou 88 medalhas e o 3º lugar geral da competição, atrás dos anfitriões chineses, com 239 no total, e dos russos, com 161. Foram 21 ouros, 31 pratas e 36 bronzes e a certeza da missão cumprida, ao conquistar o objetivo de manter o Brasil entre as três maiores potências esportivas militares do mundo.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, realizados alguns meses antes, os militares atletas também mostraram toda a sua força. O Brasil fechou a edição de 2019 na segunda posição do quadro geral de medalhas, com 171 conquistas, atrás somente dos Estados Unidos, que obteve 293. Desse total, 54,39% foram conquistadas por integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas, que competiram pelo Time Brasil.

O Time Brasil levou 485 atletas para Lima, sendo que desses, 138 eram militares. Atletas de ponta que envergam não só a farda, mas a determinação, a garra e a superação, características da profissão militar, e que contribuíram para o engrandecimento do esporte de alto rendimento no Brasil, destacando o nome do País no cenário internacional e, ainda, garantindo diversas vagas para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

Os resultados alcançados pelos atletas do PAAR, neste ano, foram tão expressivos que, no Prêmio Brasil Olímpico, considerado o oscar do esporte brasileiro, organizado, desde 1999, pelo Comitê Olímpico do Brasil, quem recebeu o prêmio de melhor atleta de 2019, na categoria feminina, foi a Sargento da Marinha do Brasil Beatriz Ferreira (boxe) e, na categoria masculina, o Sargento da Força Aérea Brasileira Arthur Nory (ginástica artística), ambos integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas.

Engrenagem de sucesso – O Prêmio Brasil Olímpico, ainda, agraciou os melhores atletas de 2019 por modalidade. Dentre eles, vários outros militares integrantes do PAAR, como Ana Marcela (maratona aquática), Darlan Romani (atletismo), Valéria Kumizaki (karatê), entre outros, que, ao longo do ano, graças a uma engrenagem de sucesso, que une o trabalho conjunto das Forças Armadas com o Comitê Olímpico do Brasil, com o Ministério da Cidadania, com os Clubes aos quais os atletas pertencem e com as Confederações e Federações Esportivas, alcançaram grandes vitórias e fazem parte do Projeto Olímpico Brasileiro.

As conquistas do DDM também foram grandiosas na área dos projetos sociais, que trabalham com a inclusão por meio de atividades esportivas. No dia 5 de novembro, data de comemoração dos 300 dias de governo, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou um decreto que ampliou e fortaleceu o Programa Forças no Esporte (PROFESP) e o Projeto João do Pulo. O ato proporcionará perenidade ao PROFESP, permitindo atender cerca de 40 mil jovens e crianças, em situação de vulnerabilidade social, por meio da ação integrada entre os Ministérios da Defesa, da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Paralelamente, graças às parcerias com instituições voltadas para a pessoa com deficiência, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Sociedade Pestallozzi e o Instituto Benjamin Constant (IBC), o Projeto João do Pulo, vertente do PROFESP, ganhou nova roupagem, sendo direcionado à sociedade em geral, atingindo a marca de 350 beneficiados nos seus núcleos do projeto piloto, com atividades sócio inclusivas de equoterapia e prática de modalidades de esporte adaptado.

Dessa forma, com a certeza do valor e da importância da sua contribuição para o desporto nacional, para o resgate de tantas vidas por meio do esporte, e, de forma mais abrangente, para o fortalecimento da soberania nacional, a missão dada foi cumprida com louvor. E, para 2020, ano em que se comemora o centenário da primeira medalha de ouro olímpica brasileira, conquistada pelo então Tenente do Exército Guilherme Paraense, as expectativas por novas conquistas são ainda maiores.

CAVOK - GRIPEN BR: Testes com primeiro protótipo do Projeto IFF nacional superam expectativas


Fernando Valduga | Publicada em 26/12/2019 18:59

O Instituto de Aeronátuica e Espaço enviou à SAAB AB, em Linköping (Suécia), entre 16 de 20 de dezembro de 2019, membros da equipe de desenvolvimento do Projeto IFFM4BR, o qual visa prover a capacidade de classificação segura amigo-inimigo às plataforma militares das Forças Armadas, incluindo embarcações da Marinha do Brasil e baterias Anti-Aéreas do Exército Brasileiro.

A primeira plataforma que será capaz de operar o Sistema IFF Nacional será, todavia, a aeronave Gripen E/F, em desenvolvimento pela sueca SAAB.

IFF, do inglês Identification Friend or Foe (Identificação Amigo ou Inimigo), é um sistema de comando e controle que utiliza os radares secundários (interrogadores) e os transponders das aeronaves para prover uma classificação segura dos aliados no Teatro Operacional. É um sistema essencial para reduzir as chances de fratricídio entre agentes das mesmas forças, especialmente no uso de armamentos do tipo BVR, do inglês Beyond Visual Range (Além do Alcance Visual).

Na SAAB, a equipe do IAE teve a oportunidade de testar o primeiro protótipo do projeto no RIG aviônico do Gripen, ou seja, nos mesmos equipamentos que integram a aeronave. O RIG Aviônico é uma ferramenta capaz de permitir aos engenheiros uma interação controlada com os sistemas reais embarcados na aeronave, possibilitando a análise do comportamento do protótipo brasileiro em ambiente idêntico ao de operação.

O protótipo testado na Suécia foi integralmente desenvolvido no IAE (São José dos Campos), utilizando-se de tecnologia de ponta em comunicação segura. Os resultados apresentados pelo equipamento brasileiro foram muito acima do esperado e impressionaram os engenheiros da SAAB pela maturidade tecnológica apresentada. O IAE estabelece-se como primeira instituição pública brasileira a desenvolver um equipamento aviônico, o qual deverá passar por uma rigorosa campanha ensaios para receber um certificado de produto aeronáutico pelo IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial).