NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Engenheiro do ITA, joseense dirige mapeamento em 3D inédito da Terra

Alberto Moreira estudou na escola João Cursino, fez a graduação no ITA e depois conseguiu uma bolsa de mestrado na Europa. Lá, trabalho chamou atenção da Agência Espacial da Alemanha.

André Luís Rosa | Publicada em 19/10/2018 11:47

Durante um vôo solitário, em um planador, o joseense Alberto Moreira, de 56 anos, sonhou alto - fazer um mapa em três dimensões do planeta Terra. Mas na época, em 1986, o recém-formado engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, não tinha recursos para isso.

A saída foi estudar ainda mais e obter uma bolsa pra um curso de mestrado na Alemanha. Se mudou pra lá com a esposa e o sonho começou a se tornar real.

Alberto ingressou n Agência Espacial da Alemanha. Logo integrou a equipe do instituto e o conhecimento do brasileiro chamou a atenção dos alemães.

Em pouco tempo ele se tornou diretor do centro de radares da agência. Esse foi o primeiro passo do projeto TanDEM-X. Basicamente, dois radares fazem o mapeamento do planeta. Eles estão em órbita a 500 quilômetros de altura, um ao lado do outro.

"Esses satélites têm um radar em cada um deles. Os dois transmitem ondas de microondas e a gente recebe o eco. É igual ao morcego. O morcego dá um berro e recebe o eco e com as duas orelhas ele consegue localizar o inseto com precisão de milímetros. E os radares funcionam do mesmo jeito", explica o engenheiro.

Esse mapeamento revelou detalhes do desmatamento na Amazônia Boliviana e também a comprovação em três dimensões do derretimento das geleiras.

Trajetória

Antes de ingressar no ITA, Alberto estudou na escola estadual João Cursino, em São José dos Campos. E, sempre que pode, ele procura voltar pra cidade, durante as férias. "Eu amo o Brasil. É o meu lugar preferido pra visitar durante as férias", afirmou.

E o sonho do joseense é poder ver melhor a cidade que serviu de inspiração pra esse sonho de ver o planeta em três dimensões. "Ainda vou tirar uma imagem de três dimensões de São José dos Campos e ver se eu acho alguma coisa especial. E eu tenho certeza que quando eu ver essas imagens do TanDEM-X em 3d dimensões eu vou ficar apaixonado", concluiu.

 

Virou, virou, diz controlador de voo ao ver avião virar durante tempestade em aeroporto de Maringá; ouça

Ventos chegaram a 110 km/h no terminal aéreo, na quinta-feira (18). Piloto e passageiro não se feriram.

Rpc Maringá | Publicada em 19/10/2018 09:48

Virou, virou, virou, virou', disse um controlador de voo ao ver um avião virar durante uma tempestade no Aeroporto Silvio Name Junior, em Maringá, no norte do Paraná, por volta das 15h de quinta-feira (18). Ouça o áudio acima.

Na quinta-feira, os ventos chegaram a 110 km/h, de acordo com o responsável pelo terminal aéreo, Fernando Rezende. Segundo o Sistema Meterológico do Paraná (Simepar), essa velocidade é considerada como tempestade severa.

Um instrutor do aeroclube, que fica ao lado do aeroporto, foi até o local do acidente e se feriu. Ele foi encaminhado para a Santa Casa sem risco de vida. O piloto e um passageiro, que estavam dentro do avião, não se machucaram.

Fernando Rezende disse ainda que a aeronave pertence a um aeroclube da cidade e que estava taxiando para entrar no hangar quando ocorreu o acidente.

Outro avião que estava na pista do aeroporto também quase foi arrastado pelo vento. Um grupo precisou segurá-lo para evitar que ele fosse levado.

Por causa da chuva forte, os voos foram cancelados no aeroporto.

Base aérea de Porto Velho realiza ‘Portões abertos’ neste sábado, 20

A entrada é gratuita, o evento acontece das 10h às 17h. Dentre as atrações estão shows de bandas locais e exposições de aeronaves.

G1 Ro | Publicada em 19/10/2018 12:15

A Ala 6 da Base Aérea de Porto Velho, realiza neste sábado (20), a partir das 10h, mais uma edição dos ‘Portões Abertos’. Realizado anualmente, o evento faz alusão ao dia do aviador e ao aniversário da Ala 6, comemorado respectivamente nos dias 23 e 31 outubro. O evento é gratuito.

De acordo com a instituição, o objetivo do evento é estreitar laços e promover o contato da sociedade com a Base Aérea. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelo local.

Além das exposições das aeronaves, o evento contará com praça de alimentação, shows de bandas locais e paraquedismo. Espaço também para a solidariedade, os visitantes que levarem 1kg de alimento não perecível concorrerão a voos em um simulador de caça A-29.

De acordo com a corporação, os alimentos que forem arrecadados durante a ação serão destinados a entidades filantrópicas, casas de apoio e unidades de atendimento terapêutico. A programação segue até 17h.

Para facilitar a ida da população ao evento, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), readequou a frota do transporte público, que contará com a linha “Expresso Central”, se estendendo até a Base. Toda a frota funcionará com a mesma quantidade de veículos que são utilizados nos dias úteis.

AGÊNCIA BRASIL


Anac emite certificação para avião cargueiro de uso militar


Luciano Nascimento | Publicada em 19/10/2018 19:28

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje (19) que emitiu a certificação do avião K-C-390. A emissão do certificado, emitido pela ANAC, permite que a aeronave possa ser comercializada e operada em todo o território brasileiro.

O avião cargueiro de transporte tático militar é o maior já fabricado no país. A produção da aeronave está sendo feita em Gavião Peixoto (SP).

O KC-390 pode transportar até 23 toneladas e será usado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para substituir os veteranos Hércules C-130 no transporte de tropas e cargas.

No dia 10, a Embraer realizou o voo inaugural da aeronave. Além do transporte de cargas e tropas, o KC-390 pode ser usado para transporte de paraquedistas, para o abastecimento de outras aeronaves no ar, missões de busca e salvamento com equipamentos especiais, combate a incêndios florestais e até voos para a Antártida.

Cada unidade da aeronave é avaliada em U$ 85 milhões. A expectativa é que a FAB comece a receber os primeiros cargueiros até junho de 2019, seis meses depois do que havia sido planejado originalmente. A encomenda total é de 28 aeronaves. A Embraer também está negociando a venda do cargueiro para Portugal, Chile, Argentina, Colômbia e República Tcheca.

A certificação é emitida pela agência quando o projeto de aeronave demonstra ter cumprido todos os requisitos operacionais e de segurança e de proteção ambiental obrigatórios para a operação. "O programa de certificação deste modelo teve duração de sete anos de trabalho, com a verificação de mais 2,5 mil requisitos, e envolveu a participação de cerca de 200 profissionais credenciados pela Anac, além de engenheiros e técnicos da Agência", disse a agência.

OUTRAS MÍDIAS


RÁDIO JOTA FM - Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo

O Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo é comemorado em 20 de outubro.

Publicada em 20/10/2018

A data celebra o profissional responsável em gerir, organizar e monitorar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo, evitando que se choquem com outras aeronaves ou para dar suporte aos pilotos, caso haja algum problema no voo.

Também é de responsabilidade do controlador de tráfego aéreo emitir as autorizações de decolagem e aterrissagem das aeronaves pelos pilotos.

Os controladores de tráfego aéreo ficam em torres de controle, normalmente em cada um dos aeroportos. Essa profissão exige muita concentração e responsabilidade, pois a vida de centenas de pessoas estão dependendo de uma boa supervisão dos controladores aéreos.

Os controladores de tráfego aéreo, para estarem aptos a exercerem a atividade, devem fazer um curso especializado em controle de aeronaves.

Origem do Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, segundo algumas fontes, é comemorado em 20 de outubro devido ao primeiro encontro mundial entre os controladores de voo, que aconteceu neste mesmo dia em 1960.

O evento foi realizado na Grécia, onde também foi criado o IFATCA - Internacional Federation of Air Traffic Controllers Associations (Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo).

No Brasil, estes profissionais atuam sob comando do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – SISCEAB.

AEROIN - CRUZEX 2018 reunirá mais de cem aeronaves na sua 8ª edição

A oitava edição da operação Cruzeiro do Sul, conhecida como CRUZEX, acontecerá em Natal na ALA 10 entre os dias 18 a 30 de novembro. Neste ano, 14 países estarão presentes na operação com mais de cem aeronaves.

Icaro Roberto | Publicada em 19/10/2018

O exercício organizado pela Força Aérea Brasileira permite que os tripulantes treinem o combate aéreo em operações combinadas, ou seja, diferentes nações atuando em cenários de conflito de maneira integrada e cooperativa, promovendo a troca de experiências entre os integrantes das forças aéreas participantes.

Os cenários preparados para o treinamento envolvem guerra convencional e não convencional. No cenário de guerra convencional, serão realizados os chamados “COMAOs”, sigla em inglês para Composite Air Operations, que ocorre com um ‘pacote’ de cerca de 40 a 50 aeronaves de naturezas distintas. As aeronaves decolam em sequência para – em tempo e espaço limitados – realizar missões com objetivos comuns ou complementares.

Uma das novidades desta edição da CRUZEX é a adição do treinamento em cenários de guerra não convencional, no inglês UW scenario (Unconventional Warfare), onde o combate é contra forças insurgentes ou paramilitares e não entre dois Estados constituídos. Trata-se de situações encontradas em missões onde atua a Organização das Nações Unidas (ONU).

Os EUA participam com aproximadamente 130 militares, um reabastecedor KC-135 e seis caças F-16.

A Força Aérea Chilena participa com um esforço muito semelhante: são cinco caças F-16 e um reabastecedor KC-135. A delegação, entre pilotos e equipes de manutenção, terá em torno de 90 militares. Essa é a quarta vez que o Chile participa da CRUZEX.

O Peru trará quatro caças A-37 e quatro caças Mirage 2000, com uma comitiva em torno de cem militares. A França participa com um cargueiro C-235, o Canadá com dois cargueiros CC-130J e o Uruguai com quatro caças A-37.

A Força Aérea Brasileira desloca para a ALA 10 em torno de 70 aeronaves de múltiplas aviações. Participam também os caças AF-1 da Marinha do Brasil, pela primeira vez no exercício.

O AeroIN trará uma cobertura exclusiva dos bastidores do exercício durante o mês de novembro.