NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Aeroporto de Varginha recebe estação meteorológica de R$ 2,6 milhões

Novo equipamento depende de homologação para começar a operar. Estação traz informações como pressão atmosférica e umidade.

Publicada em 14/08/2019 13:21

O aeroporto de Varginha (MG) recebeu novos equipamentos, entre eles, uma estação meteorológica. O novo equipamento, que deve entrar em operação em breve, teve um investimento no valor de R$ 2,6 milhões.

Para começar a operar, o equipamento depende da homologação por parte do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A estação tem superfície automática, também conhecida como plataforma de coleta de dados.

A torre tem vários sensores automáticos de medidas ligadas à meteorologia, como pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa do ar, além de precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento.

"É um projeto que já estamos perseguindo há muito tempo de transformar o aeroporto em referência pra nossa região. Com o investimento, que veio o recurso com Governo Federal, nós modernizamos o aeroporto" explicou o vice-prefeito Verdi Lúcio Melo (PSDB).

Além da estação, o aeroporto recebeu um detector de metais e um aparelho de raio-x, avaliado em R$ 320 mil. Todos já estão em funcionamento.

"O turismo de negócios, nosso objetivo é fazer com que a economia seja aquecida e o transporte de cargas e passageiros possa ser fortalecido".

JORNAL A CRÍTICA (MS)


Diretor do Senai recebe militares da FAB para alinhar oferecimento de cursos profissionalizantes

Os militares conheceram um pouco mais sobre a infraestrutura e os trabalhos desenvolvidos pelo Senai em relação à qualificação profissional

Publicada em 14/08/2019 14:02

O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, recebeu, nesta quarta-feira (14), militares da FAB (Força Aérea Brasileira) para alinhar o oferecimento de cursos profissionalizantes para os jovens que prestam o serviço militar obrigatório. Na reunião, realizado no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, os militares conheceram um pouco mais sobre a infraestrutura e os trabalhos desenvolvidos pelo Senai em relação à qualificação profissional.

Segundo Rodolpho Mangialardo, o objetivo da visita foi estreitar os laços entre as duas instituições para realização de cursos para os jovens que estão no serviço militar obrigatório e precisam se capacitar para a execução de atividades dentro dos quarteis, mas também como forma de prepará-los para o mercado de trabalho quando derem baixa.

“No início do mês de agosto, o Senai entregou a certificação para 14 militares da BACG (Base Aérea de Campo Grande) no âmbito do Projeto Soldado Cidadão, uma parceria com o Ministério da Defesa para qualificar militares das Forças Armadas. Ali surgiu a possibilidade de fomentarmos ainda mais essa qualificação para os jovens que precisam se qualificar no atendimento nas áreas administrativas, de manutenção, de mecânica de elétrica, de hidráulica, etc”, afirmou o diretor-regional do Senai.

Para ele, o Senai tem condições de ampliar a oferta de cursos conforme a demanda da FAB. “Acredito que podemos intensificar essa parceria que já existe para preparar esses jovens para as atividades cotidianas dentro da Ala 5, antiga Base Aérea, mas também prepará-los para terem uma profissão, para que quando eles deixarem o serviço militar obrigatório, possam disputar de forma competitiva uma vaga no mercado de trabalho”, completou.

Na avaliação do comandante da BACG, brigadeiro do ar Augusto Cesar Abreu dos Santos, o Senai tem sido um ótimo parceiro das Forças Armadas, mas há possibilidade de estreitar ainda mais esses laços. “Queremos fortalecer essa parceria que já existe e ver de que forma o Senai pode nos auxiliar, conhecer os cursos, os laboratórios e também outros serviços que podem contribuir com a formação profissional desses jovens militares”, destacou.

 

PORTAL TERRA


Embraer reafirma previsão de distribuir dividendo após concluir acordo com Boeing


Letícia Fucuchima | Publicada em 14/08/2019 12:47

O vice presidente financeiro e de Relações com Investidores da Embraer, Nelson Salgado, reiterou que a companhia pretende distribuir a seus acionistas aproximadamente US$ 1,6 bilhão em dividendos extraordinários após a conclusão do negócio com a norte-americana Boeing, conforme divulgado em janeiro deste ano. Em teleconferência com investidores e analistas, o executivo explicou também que não haverá tratamento diferenciado para qualquer investidor, ao ser questionado sobre diferentes formas de taxação de dividendos em cada país.

Salgado afirmou ainda que a Embraer está trabalhando para atingir o cenário previsto no início deste ano.

Após o fechamento da operação com a Boeing, a Embraer mantém a perspectiva de robusto balanço, com US$ 1 bilhão em caixa líquido, além de uma estrutura de capital fortalecida para suportar novas oportunidades de crescimento.

Em relação ao processo de separação de seu braço de Aviação Comercial, o executivo explicou que os custos envolvem, por exemplo, a transferência de pessoal de São José dos Campos (SP) para Eugênio de Melo (SP) e a mudança da linha de montagem final dos Praetors para Gavião Peixoto (SP).

 

PORTAL AIRWAY


Embraer deve entregar primeiro KC-390 para a FAB no dia 4 de setembro


Ricardo Meier | Publicada em 14/08/2019 15:08

A estreia do KC-390 já tem data marcada, segundo apurou Airway nesta semana. O jato de transporte militar fabricado pela Embraer e maior aeronave já projetada no país será entregue para a Força Aérea Brasileira no dia 4 de setembro, de acordo com uma fonte ouvida pelo site – a data, no entanto, ainda pode ser alterada caso autoridades como o presidente Jair Bolsonaro tenham algum tipo de imprevisto.

Se tudo correr como planejado, a cerimônia será realizada na Base Aérea de Anápolis onde está a Ala 2, que terá a responsibilidade de operar o novo avião. Desde 2018, o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa tem trabalhado na preparação para receber o KC-390. Em julho, a FAB passou a treinar as primeiras turmas de tripulantes da aeronave e que durarão por todo o semestre.

O primeiro KC-390 da encomenda de 28 unidades feita pelo Brasil ficou pronto no final do ano passado e realizou o primeiro voo em outubro. A Embraer acabou o utilizando o jato nos testes finais de certificação. Número de série “004”, o cargueiro multimissão ainda cumpriu outra missão antes de ser preparado para a entrega, participar do Paris Air Show, na França, em junho.

Anunciado em 2007, o programa do KC-390 foi lançado oficialmente há 10 anos pela Embraer. Com o aval do governo brasileiro, que se comprometeu a ser cliente do jato para substituir os C-130 Hercules, a fabricante deu sequência ao desenvolvimento do projeto que levou cinco anos para ser concluído.

Em 21 de outubro de 2014, o primeiro protótipo do jato foi revelado, mas o voo inaugural só ocorreu em 3 de fevereiro de 2015. O segundo KC-390 só se juntou ao programa em abril do ano seguinte. Para viabilizar sua fabricação, a Embraer contou com a parceria de empresas na Argentina, Portugal e República Checa.

Incidente

Durante o programa de testes, o KC-390 acabou sofrendo dois acidentes. Em novembro de 2017, um dos aviões teve uma perda súbida de altitude que danificou componentes, mas voltou a voar em março de 2018. Dois meses depois, no entanto, o protótipo número 001 saiu da pista em Gavião Peixoto, sofrendo danos consideráveis mas sem ferir seus tripulantes.

Apesar disso, a Embraer manteve o cronograma, embora já atrasado, prevendo que a aeronave entraria em serviço em 2019. Neste ano, o primeiro cliente internacional foi confirmado, a Força Aérea de Portugal, que receberá cinco aviões.

Com capacidade sem igual entre os aviões de transporte atuais, o KC-390 utiliza motores turbofan V2500 fornecidos pela IAE e comuns em aviões comerciais. O jato também é equipado com um sistema de full fly-by-wire que o equipara ao desempenho de aviões turbo-hélices, segundo a Embraer. Com peso máximo de decolagem de 81 toneladas, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil.

A Força Aérea deverá receber seus 28 cargueiros até 2024. Até lá, o jato deverá contar com novos clientes, fruto da parceria entre a Embraer e a Boeing, que deve alavancar suas vendas.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Esquadrilha da Fumaça adota o aplicativo EWAC


André Magalhães | Publicada em 14/08/2019 15:16

No decorrer dos últimos anos, com a ascensão e evolução dos smartphones e tablets, cada vez mais as pessoas utilizam aplicativos para facilitar o seu dia-a-dia, desde pagar uma conta até estimar o tempo de viagem com base no trajeto e no trânsito. E na aviação não é diferente: com layouts cada vez mais intuitivos e de fácil uso, a cada ano surgem aplicativos no mercado com mais funcionalidades para a atividade aeronáutica, capazes de facilitar desde o planejamento de uma viagem até as próprias tarefas durante o voo em cruzeiro.

As aeronaves A-29 Super Tucano possuem um sistema avançado de navegação aérea, com equipamentos GPS e inercial integrados. Tal sistema é utilizado pelos pilotos como forma primária de navegação. Mas, como forma de auxiliar o planejamento e complementar as informações em voo, a Esquadrilha da Fumaça passou a adotar o aplicativo eWAC como EFIS (Electronic Flight Information System) por possuir várias funcionalidades consideradas essenciais para a atividade do Esquadrão.

Todas as demonstrações da Fumaça são puramente visuais, ou seja, não há auxílio de computadores ou instrumentos na realização das manobras. Mas, para chegar até a cidade onde ocorrerá a demonstração, acontece o deslocamento de toda a equipe até o local. É nesse momento que o aplicativo é utilizado: para auxiliar na navegação até o destino. Semelhante a um aplicativo Waze e Google Maps, por meio do eWAC os pilotos obtêm informações precisas como distâncias até pontos determinados no mapa e velocidade em relação ao solo. Têm, também, informações de aeródromos e coordenadas para voos por instrumento e visual.

O aplicativo baseia-se na cartografia aeronáutica (World Aeronautical Chart – WAC). Tais cartas são desenvolvidas, no Brasil, pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), que desenvolve dois importantes tipos de cartas: a para voos com referências visuais (VFR) e para voos com o auxílio de instrumentos (IFR). A VFR assemelha-se a um mapa topográfico, com especificidades para o chamado “voo visual”. A carta IFR, por sua vez, é reeditada periodicamente devido às atualizações constantes, contendo informações aeronáuticas como frequências para comunicações e navegação, obstáculos artificiais, aerovias, classificação dos espaços aéreos, etc.

De acordo com o Capitão Rafael Grothe, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, o uso do aplicativo se faz muito útil aos pilotos, pois aumenta a consciência situacional e auxilia a navegação aérea ao situá-lo dentro de um mapa. “Como a Esquadrilha da Fumaça realiza viagens constantemente e para locais diversos, por vezes ainda não conhecidos pelos pilotos, o eWAC ajuda complementando as informações fornecidas pelo sistema de navegação do A-29, graças ao layout intuitivo e pela facilidade com que conseguimos obter informações essenciais durante o voo”, afirma o Capitão, que voa na posição número 2 do Esquadrão.

DEFESA TV - Força Aérea Brasileira promove treinamento operacional com Esquadrão Arara em Surucucu (RR)


Publicada em 14/08/2019 16:00

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) participou, no período de 8 a 20 de julho, do treinamento das tripulações do Esquadrão Arara (1º/9º GAV), sediado na Ala 8, em Manaus (AM), que operam a aeronave C-105A.

O objetivo foi qualificar os militares para a execução dos procedimentos especiais na pista do aeródromo de Surucucu, em Roraima (RR).

Durante o treinamento, foram realizadas aulas teóricas, instrução em simulador abrangendo atividades normais e de emergência específicas para a localidade, treinamento dos procedimentos de cabine, das características de voo e da familiarização com atividades especiais.

Por fim, ocorreram treinamentos de aproximação, pousos e decolagens em Surucucu. No total, foram qualificados quatro pilotos, dois mecânicos de voo e três Load Masters (graduado responsável pela carga a bordo da aeronave).

Em atendimento a uma solicitação do Comando de Preparo (COMPREP), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio do IPEV e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), certificou, no final de 2018, procedimentos especiais de aproximação, arremetida, pouso e decolagem para aquela localidade.

Depois de realizadas as ações de infraestrutura necessárias ao cumprimento dos procedimentos especiais, como a instalação de um Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão Simplificado (APAPI), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); e a atualização do simulador da aeronave, pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), ocorreu o treinamento da tripulação do 1º/9ºGAV para execução de suas atividades no aeródromo, com a colaboração do IPEV.

Participaram da atividade o Major Engenheiro Leonardo Maurício de Faria Lopes e o Capitão Aviador Thiago Fontes Macedo, que foram os responsáveis pelos ensaios de certificação. “A operação foi um exemplo de interação eficiente da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os Grandes-Comandos COMPREP, DECEA, COMGAP [Comando-Geral de Apoio] e DCTA atuaram em conjunto para ampliar o nível de operacionalidade Força”, concluiu o Capitão Aviador Thiago Macedo.