NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Defesa e Itamaraty executam um resgate impecável


Josias De Souza | Publicada em 09/02/2020 06:24

Num instante em que o ministro Paulo Guedes (Economia) chama servidores de "parasitas", as duas burocracias mais estáveis e hierarquizadas do Estado brasileiro —Forças Armadas e Itamaraty—.levam à vitrine uma operação de mostruário. Militares e diplomatas transformaram o resgate dos brasileiros assediados pelo coronavírus na China numa ação até aqui impecável.

Há apenas nove dias, Bolsonaro esgrimia alegações orçamentárias, legais e de saúde pública para não repatriar os patrícios em apuros. O chanceler Ernesto Araújo ecoava o chefe, mencionando hipotéticas barreiras impostas pelo governo chinês para a retirada dos nacionais reclusos em Wuhan. Negociar a saída "não é uma coisa óbvia e imediata", declarava..

Pois bem, o governo viu-se compelido a fazer por pressão o que não fizera por opção. Sobreveio, então, um desses episódios que, de raro em raro, fazem com que o contribuinte tenha orgulho do serviço público que sustenta. A verba apareceu. O Congresso aprovou em menos de 48 horas o ajuste legal reclamado pelo presidente. A alegada muralha da China era apenas um tritongo traiçoeiro, tão falso quanto qualquer outra men-ti-ra.

Liberada para trabalhar, a burocracia cuidou de desdizer Bolsonaro e Araújo. Os 34 brasileiros que esperavam pelo socorro do seu país receberam mais do que o necessário. Além da agilidade e do rigor técnico, foram brindados com atenção, zelo e apreço. Ao chegar à base militar de Anápolis (GO), território da quarentena, os resgatados encontraram mimos de hotelaria. Perfeccionista, a Aeronáutica providenciou desde uma faixa de boas-vidas até berços e brinquedoteca para as crianças.

O principal teste de um governo é o modo como ele cuida dos cidadãos, sobretudo nas situações de desconforto e perigo. A eficiência dos "parasitas" evitou que a gestão do chefe de Paulo Guedes fosse reprovada no teste.

PORTAL G1


Aviões com repatriados da China pousam na Base Aérea de Anápolis

Grupo com 34 brasileiros deve ficar em quarentena por 18 dias. Eles deixaram Wuhan - epicentro do coronavírus - na sexta-feira (7).

Por Sílvio Túlio, G1 Go — Anápolis | Publicada em 09/02/2020 06:08

Avião com repatriados da China chega a Anápolis, Goiás — Foto: Reprodução/TV Globo

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com um grupo de repatriados da China devido ao surto do novo coronavírus pousaram na Base Aérea de Anápolis às 6h05 e 6h11 deste domingo (9). A partir de agora, eles vão ficar em quarentena no local por 18 dias.

Ao todo, segundo a FAB, as aeronaves trouxeram 34 passageiros - entre brasileiros e conjugues chineses - que estavam em Wuhan, epicentro do surto do coronavírus. Além deles, também viajaram um equipe de apoio com 24 membros (veja detalhes abaixo). O Ministério da Saúde ainda vai avaliar o quadro de cada um para saber se o grupo de suporte vai precisar ficar isolado.

Antes de pousar em Anápolis, os aviões fizeram uma escala em Fortaleza. As aeronaves chegaram por volta de 1h50 e partiram às 3h25 após reabastecimento. Desde que o grupo saiu Wuhan na sexta-feira (7), fizeram paradas em Urumqi (China), Varsóvia (Polônia) e Las Palmas (Espanha). Cada uma das pernas da viagem tem percurso aproximando de 18,3 mil km.

Surto da doença

Desde o início do surto, no início do ano, a China registrou 812 mortes por coronavírus e 37.251 casos confirmados. No Brasil, são oito casos suspeitos do novo coronavírus e nenhuma confirmação, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são do balanço divulgado às 13h30 deste sábado. Segundo o governo federal, já foram descartadas 28 suspeitas desde o começo do monitoramento.

Quarentena

O período de quarentena será cumprindo na Base Aérea de Anápolis. Os hotéis de trânsito da unidade foram adaptaria para recebê-los. No local, eles serão obrigados a usar máscaras quando estiverem fora dos quartos. Além disso, serão terão a saúde monitorada três vezes ao dia.

O que será oferecido aos repatriados na quarentena em Anápolis:

  • 6 refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas)
  • Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares
  • Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos
  • Serviço religioso
  • Emergência odontológica
  • Apoio psicológico e pedagógico.

Os repatriados

Os grupo dos 34 repatriados da China é composto da seguinte forma:

  • 4 chineses casados com brasileiros;
  • 7 crianças com idades entre 2 e 12 anos;
  • 23 brasileiros adultos – casais e homens e mulheres solteiros (sendo três diplomatas).

A tripulação das aeronaves é formada por:

  • 14 médicos
  • 8 tripulantes
  • 2 jornalistas.

Seis estrangeiros que tiveram autorização do governo federal para embarcar desembarcaram na Polônia:

  • 4 poloneses;
  • 1 indiano;
  • 1 chinês.