NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


Força Aérea Brasileira faz homenagem a Ayrton Senna


Publicada em 04/05/2019

Força Aérea Brasileira homenageia um dos maiores ídolos mundiais: Ayrton Senna. O piloto brasileiro morreu há 25 anos.

PORTAL G1


Investigadores do Seripa concluem ação inicial na área em que monomotor caiu na Zona da Mata

Segundo Aeronáutica, não há prazo para conclusão do processo, que pretende ajudar a evitar outros acidentes. Piloto e tripulante morreram na queda em Visconde do Rio Branco.

Por G1 Zona Da Mata | Publicada em 03/05/2019 12:48 | Atualizado em 03/05/2019 13:26

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) concluíram a ação inicial no local da queda do monomotor em Visconde do Rio Branco, na última quarta-feira (1º).

Os corpos do instrutor de voo do aeroclube, Jackson Alves Cruz, de 29 anos, e o tripulante, Diego Alves, de 31, foram enterrados nesta quinta-feira (2) em Ubá.

De acordo com a Aeronáutica, os servidores do órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) coletaram dados para o processo de investigação nesta quinta-feira Eles fotografaram cenas, retiraram partes da aeronave para análise, reuniram documentos e ouviram relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

Conforme a Aeronáutica, não há prazo para a conclusão do processo de apuração das causas do acidente porque depende dos desdobramentos necessários para cada caso.

Com a conclusão da fase de Ação Inicial, os destroços estão liberados para o operador responsável pela aeronave. O G1 solicitou informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aguarda retorno.

O objetivo é elaborar o relatório final que será disponibilizado na página da Força Aérea Brasileira (FAB) com orientações para prevenir outras ocorrências com as mesmas características.

Polícia Civil

O acidente também deve ser apurado na Polícia Civil. Em nota, a assessoria do 4º Departamento informou que o delegado de Visconde do Rio Branco, Aldrey Toledo Ribeiro, a princípio, instaurou um inquérito para levantar informações preliminares e realizar perícias.

Acidente

De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), frequentadores e testemunhas presentes no local relataram que uma aeronave realizava manobras no Clube de Aviação Floresta, conhecidas como "voos rasantes", quando, após uma manobra o piloto efetuou a "razão subida", mas sem êxito. Em seguida, a aeronave chocou-se com o solo arrastando nas pastagens da fazenda floresta.

Após o acidente, a perícia técnica da Polícia Civil compareceu no povoado e realizou os trabalhos de praxe. Os corpos das vítimas foram liberados posteriormente e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Ubá.

AGÊNCIA CÂMARA


Proposta aumenta pena para quem fabrica e solta balão


Luiz Gustavo Xavier | Publicada em 03/05/2019 11:40

O Projeto de Lei 1176/19 aumenta a pena para quem fabricar, vender, transportar ou soltar balões. Pela proposta, a penalidade prevista é reclusão de cinco a oito anos e multa.

Atualmente, a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) prevê detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

O autor da proposta, deputado Lincoln Portela (PR-MG), afirma que a pena prevista na legislação atual é bastante branda.

“A pena é assaz branda ante as consequências desastrosas que podem advir dessa conduta e a importância dos bens jurídicos tutelados pela norma [patrimônio natural e a própria incolumidade pública]”, disse Portela.

Tramitação

O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PORTAL DEFESANET


Marinha recebe primeira aeronave para o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte


Da Redação | Publicada em 03/05/2019 12:00

O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) recebeu a primeira aeronave que irá compor o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (1ºEsqdHU-41), criado pela Marinha, em Belém-PA.

A cerimônia foi realizada na Base Aérea de Belém (Ala 9), no dia 1º de maio, e contou com a presença do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante José Augusto da Cunha Menezes; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto; do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante André Novis Montenegro; do Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Cursino; e autoridades civis e militares.

A aeronave modelo H225M é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, desenvolvido a partir dos modelos da família Super Cougar, podendo ser utilizada para salvamentos, resgates, inspeções navais, em apoio a Capitanias dos Portos e aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, em adestramentos do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, entre outros.

Com motores potentes, o helicóptero pode carregar até 31 passageiros, incluindo a tripulação. Ele possui 19,5 metros de cumprimento, 4,97 metros de altura e 6.695 quilos.

O 1ºEsqdHU-41, subordinado ao Com4ºDN, será inaugurado oficialmente em 31 de janeiro de 2020, no entanto esta aeronave será empregada desde já nas atividades da jurisdição do Com4ºDN (Amapá, Maranhão, Pará e Piauí).

O Esquadrão funcionará em um Hangar da Ala 9, em Belém, cedido após Acordo de Cooperação assinado entre Marinha e Aeronáutica, em novembro de 2018. O Núcleo de Implementação do EsqdHU-41 contará com seis oficiais e 24 praças. O Comandando do 4º Distrito Naval aguarda ainda outras duas aeronaves previstas para chegarem a Belém nos próximos meses.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL O PRESENTE (PR) - Esquadrilha da Fumaça se apresenta nos céus de Toledo neste sábado


Toledo News | Publicada em 03/05/2019 07:00

A tarde deste sábado (04) está reservada para um grande evento nos céus de Toledo. Mais uma vez o município recebe a Esquadrilha da Fumaça, nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento está marcado para 16 horas, no alto da Avenida Maripá, no Jardim Europa.

A Esquadrilha da Fumaça já esteve em Toledo em várias outras oportunidades, tendo se apresentado no Parque Ecológico Diva Paim Barth e no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. A mudança de local visa dar maior flexibilidade e segurança para os pilotos, além de proporcionar um espetáculo com maior visibilidade e beleza à população toledana.

Membros da Esquadrilha da Fumaça estiveram em Toledo no dia 27 de março para vistoriar o Aeroporto Luiz Dalcanale Filho e suas condições aeroportuárias, conferir as condições do local da apresentação e aspectos de segurança. Na oportunidade a equipe deu o aval para a apresentação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Tecnológico de Inovação e Turismo do município, Jozimar Polasso, menciona que os preparativos têm sido realizados para proporcionar um grande evento para a população de Toledo em alusão ao Dia do Trabalhador. “Nós estamos realizando os últimos ajustes para proporcionar um grande evento aos moradores de Toledo e região, que sempre prestigiaram as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, quando aqui estiveram. De modo geral a nossa intenção é oferecer à população um momento de lazer e diversão, como forma de homenagem pelo dia do trabalhador”, destacou.

Jozimar finaliza ressaltando que é uma honra para o município receber mais uma vez a Esquadrilha da Fumaça. “Para nós é motivo de orgulho ter uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Toledo. Esse é um grupo conhecido nacionalmente pelo seu excelente trabalho. Por isso esperamos um grande público no sábado”, concluiu.

AGÊNCIA DEFESA - Aeroporto de Guarujá, que terá área cedida pela FAB, recebe anuência para ser concedido

Comando da Aeronáutica cedeu uma área adicional de 55 mil metros quadrados para Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá

Agência Fab | Publicada em 03/05/2019 07:45

O Ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou a anuência à concessão da exploração do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá (SP) - empreendimento que se tornou viável devido à cessão de uma área adicional de 55 mil metros quadrados pertencentes à Base Aérea de Santos (BAST).

A assinatura, que aconteceu no último dia 16, marca o trabalho conjunto do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e da Prefeitura de Guarujá, segundo explica o Adjunto da Seção de Patrimônio e Meio Ambiente do EMAER, Coronel José Edson Sallum. O oficial afirma que a área foi cedida à SAC por meio de uma portaria de zoneamento civil-militar publicada em novembro de 2018. Agora, a secretaria - que é subordinada ao Ministério de Infraestrutura - autoriza a concessão da exploração, atendendo às necessidades da sociedade da Baixada Santista.

“Inúmeras reuniões foram realizadas até chegar-se ao consenso de que, nos primeiros cinco anos de operação do aeroporto, algumas áreas serão compartilhadas com o Comando da Aeronáutica", afirma o Coronel Sallum.

O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, esteve presente no ato de assinatura. Ele explica que se tratou de um momento importante para a concretização do aeroporto, pois é a partir deste documento que a prefeitura da cidade irá iniciar os processos licitatórios necessários.

O oficial-general também destacou que a criação de um aeroporto civil no local, que a FAB ajudou a viabilizar, era uma demanda antiga da comunidade. "A história do aeroporto do Guarujá no interior da Base Aérea de Santos remete aos anos 1990. Desde aquela época, já se falava no projeto e na necessidade de um aeródromo civil para o atendimento dos passageiros da Baixada Santista. Afinal, são mais de 2,15 milhões de pessoas que podem se beneficiar direta ou indiretamente desta infraestrutura de mobilidade. Portanto é uma demanda de quase três décadas, que está próxima a se concretizar", afirma o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

AGÊNCIA DEFESA - Comandante da Aeronáutica recebe a visita do Advogado-Geral da União

Secretário Executivo da Casa Civil também participou da reunião

Da Redação | Publicada em 04/05/2019 21:32

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quinta-feira (02/05), em Brasília (DF), o Advogado-Geral da União, Ministro André Luiz de Almeida Mendonça, e o Secretário Executivo da Casa Civil, José Vicente Santini. O objetivo foi estreitar os laços entre as instituições.

“É muito importante essa visita para que haja um fortalecimento das relações institucionais e possamos tratar de assuntos de interesses comuns”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez.

O Ministro conheceu também a Consultoria Jurídica-Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER), órgão de execução setorial da Advocacia-Geral da União (AGU) que possui diversas atribuições, entre elas, assessorar o Comandante da Aeronáutica em assuntos de natureza jurídica e exercer a coordenação e supervisão dos órgãos jurídicos das organizações do Comando da Aeronáutica (COMAER) e suas entidades vinculadas.

“Nós estamos à disposição da Força Aérea Brasileira, no sentido de auxiliar na construção dos projetos relevantes que a Instituição tem para o país. É uma honra trabalhar com a FAB, que tem um grupo de profissionais entre os mais capacitados do país. Os processos que recebemos da Força Aérea já vêm muito bem instruídos com toda a preparação técnica, o que facilita o assessoramento jurídico que nós temos que prestar”, destacou o Ministro.

AGU

A Advocacia-Geral da União (AGU) é uma instituição pública que tem como objetivo a representação da União no campo judicial e extrajudicial, sendo-lhe, ainda, reservadas as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo, nos termos do Artigo 131 da Constituição Federal.