NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Confira os horários previstos para as demonstrações do Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA)


Murilo Basseto | Publicada em 29/08/2024

A organização do tradicional Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), divulgou a previsão de horários das demonstrações aéreas do evento.

Vale ressaltar que, como tem sido feito nos últimos anos, mais uma vez a entrada será gratuita, mas condicionada à obtenção de um número limitado de ingressos, para controle da quantidade de pessoas presentas na área do evento. Três lotes de ingressos já se esgotaram, e a página do evento indica que ainda haverá abertura do quarto lote.

Entre as atrações aéreas, estão previstas as presenças de três aeronaves de caça (F-5EM, F-39 Gripen e A-4 Skyhawk), além de outros aviões, helicópteros, paraquedismo e aeromodelismo, como o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, também conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, os aviões T-27M Tucano e T-25 Universal da AFA, a Esquadrilha CEU, a ACRO Brasil, entre outros.

Além das atrações aéreas, há exposição de aeronaves e diversas atrações no solo, além de ampla praça de alimentação. É recomendado chegar com grande antecedência em relação ao horário de início, pois sempre há bastante congestionamento de veículos na estrada de acesso à Academia da Força Aérea.

O Domingo Aéreo 2024 da AFA acontecerá no dia 1º de setembro de 2024, a partir das 09h00 e até as 17h00. O evento é uma oportunidade para estreitar os laços entre a Organização Militar e os cidadãos da região.

A organização salienta que o evento não tem fins lucrativos e que serão arrecadados alimentos não perecíveis e/ou brinquedos para entidades assistenciais apoiadas pela AFA. Então, leve a sua doação e aproveite o domingo para conhecer mais sobre a Força Aérea, sobre a aviação brasileira e ajudar instituições beneficentes da região.

Para poder fazer parte desse momento, a organização chama atenção para alguns detalhes e regras importantes. Visando desfrutar de um momento agradável, em família, na AFA, preste bem atenção nos tópicos a seguir:

– Menores de 14 anos não necessitam obter ingresso/ticket. Entretanto, sua presença deverá ser informada no momento do cadastro dos seus pais ou responsáveis para efeito estatístico;

– Menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus pais ou responsáveis;

– Após obter o seu ingresso/ticket é fundamental fazer a impressão para adentrar no local do evento;

– Atente-se ao preenchimento das informações cadastrais no site no momento da obtenção do seu ingresso/ticket, pois este será enviado via e-mail. Caso não o tenha encontrado em seu e-mail, você poderá acessá-lo através do site da Sympla, no menu “Meus ingressos”, utilizando o mesmo e-mail do credenciamento;

– Importante! O ingresso/ticket é individual e intransferível. Portanto, no dia do evento é imprescindível levar o seu ingresso/ticket impresso e um documento com foto para a liberação de sua entrada no evento;

– Os ingressos serão limitados e liberados por lotes, que serão informados em momento oportuno no site do evento. Esta limitação se deve ao dimensionamento do espaço para a segurança da realização do evento;

– Estrangeiros que não possuem CPF devem solicitar o ingresso/ticket através do e-mail: eventos.afa.fab@gmail.com, enviando a fotocópia do passaporte ou documento de identificação válido para permanência no Brasil (sujeito à disponibilidade de ingressos). Estrangeiros com CPF realizam cadastro normalmente no site;

– A única via de acesso ao evento será pela Estrada de Aguaí, s/nº – Jardim Bandeirantes – Pirassununga/SP – CEP: 13631-750;

– Devido a restrição de acesso, a organização sugere que se dê preferência aos meios de transportes coletivos (ônibus e vans) e compartilhamento de veículos;

– O estacionamento será gratuito para veículos motorizados, não havendo estacionamento para bicicletas. É importante salientar que o evento não se responsabilizará por quaisquer danos e/ou extravios de objetos materiais provocados por terceiros, como bolsas, capacetes e demais objetos pessoais deixados nos veículos;

– Todos os visitantes passarão por revista com detector de metais;

– Devido ao alto tráfego de visitantes durante o evento, é comum cair a rede de internet e telefonia móvel. Portanto, é aconselhável levar dinheiro em espécie caso deseje adquirir alguns produtos e alimentos nas barracas disponíveis no local do evento;

– A organização sugere que seja redobrada a atenção aos riscos de uma possível insolação. Portanto, utilize protetor solar, camisa de manga comprida, bonés, gorros e afins. Não serão permitidos: guarda-sóis, sombrites, sombrinhas e/ou montagem de barracas que prejudiquem a visualização das demonstrações no local do evento.

DAS PROIBIÇÕES:

– Não será permitido qualquer tipo de manifestação/propaganda político-partidária, como, por exemplo, camisas, bandeiras, santinhos, bonés de partido, entre outros;

– Não será permitida a entrada de veículos contendo qualquer tipo de adesivação de cunho político;

– Não será permitido aos visitantes portar armamento de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte ou que esteja uniformizado e/ou de serviço;

– Não será permitida a entrada de bebidas alcoólicas, coolers ou qualquer tipo de alimento (exceto para lactentes).

FAB fala sobre problema de GPS que afetou as decolagens do aeroporto Guarulhos na quinta-feira


Carlos Martins | Publicada em 29/08/2024 21:41

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou que a instabilidade de recepção do sinal de GPS pelas aeronaves que operavam no aeroporto de Guarulhos, nas decolagens da cabeceira 10L utilizando o procedimento RNAV, afetou a capacidade dos Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS, do inglês Global Navigation Satellite Systems) destas aeronaves.

As causas do problema estão sendo apuradas pela concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, com o apoio do DECEA. Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) foi acionada para realizar a inspeção de radiomonitoragem no entorno do aeródromo, com o intuito de investigar as causas do problema.

O DECEA informa, ainda, que dispõe de procedimentos alternativos ao sistema de navegação, permitindo a continuidade de pousos e decolagens sem interrupções.

Devido ao ocorrido, o fluxo de tráfego aéreo foi monitorado e coordenado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Organização subordinada ao DECEA, para diminuir os impactos causados às operações aéreas.

No painel de voos do Aeroporto de Guarulhos desta quinta-feira, dia 29, constavam 16 voos cancelados no dia de hoje, sendo a maioria deles da GOL Linhas Aéreas.

DEFESA EM FOCO


Exército, Marinha e FAB atuam em força-tarefa contra incêndios em SP


Marcelo Barros | Publicada em 29/08/2024 10:00

Em uma operação de pronta resposta, as Forças Armadas do Brasil mobilizaram suas tropas e equipamentos para combater os incêndios que ameaçavam a macrorregião de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, entre os dias 24 e 27 de agosto. Em ação coordenada, Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira atuaram de forma integrada, destacando a eficiência logística e o compromisso com a proteção do meio ambiente e da população local.

Coordenação e Mobilização das Forças Armadas

A operação foi marcada pela estreita coordenação entre o Exército, a Marinha e a Força Aérea Brasileira, em resposta às demandas do Governo do Estado de São Paulo ao Ministério da Defesa. Com o apoio do 8º Distrito Naval e do IV Comando Aéreo Regional, cerca de 430 militares foram mobilizados para a macrorregião de Ribeirão Preto, visando o controle dos focos de incêndio e a proteção da população e do meio ambiente. Essa atuação conjunta destacou a capacidade das Forças Armadas de operar de maneira integrada e eficiente em situações de emergência.

Aeronaves e Equipamentos Especializados no Combate aos Incêndios

Para combater os incêndios, as Forças Armadas utilizaram um total de seis aeronaves, incluindo um avião KC-390 da Força Aérea Brasileira e helicópteros do Exército e da Marinha. Essas aeronaves realizaram 40 horas de voo, com 46 lançamentos de água utilizando o helibalde, totalizando 23.000 litros de água despejados diretamente sobre os focos de incêndio. O KC-390, equipado com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS), foi responsável por cinco lançamentos que somaram 60.000 litros de água, sendo crucial para a contenção das chamas. Além das operações aéreas, a Engenharia do Exército desempenhou um papel fundamental em terra, construindo 12 km de aceiros – faixas de terreno livre de vegetação que impedem a propagação do fogo – nas áreas mais críticas, como a Estação Ecológica Jataí e a Estação Experimental de Cajuru.

Impacto e Resultados da Operação

A ação integrada das Forças Armadas teve um impacto significativo na contenção dos incêndios na região de Ribeirão Preto, garantindo a segurança da população e a preservação ambiental. As operações aéreas e terrestres foram fundamentais para controlar a propagação do fogo e proteger áreas sensíveis. No dia 27 de agosto, após a Defesa Civil do Estado de São Paulo informar que a situação estava sob controle, as Forças Armadas encerraram sua participação na operação, deixando um legado de prontidão e eficácia no combate a emergências ambientais.

OUTRAS MÍDIAS


AVIAÇÃO EM FLORIPA - 1º/1º GT realiza treinamento em Santa Catarina


Da Redação | Publicada em 29/08/2024 16:13

Até sexta-feira, 30 de agosto, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) está recebendo o Exercício Técnico de Busca e Salvamento (EXETEC SAR), com a presença do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT), Unidade Aérea da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira, que tem sua sede na Base Aérea do Galeão/RJ. Uma aeronave KC-390 Millennium e cerca de 40 militares participam da manobra. O objetivo principal do treinamento é a capacitação e requalificação anual das tripulações do Esquadrão, incluindo Pilotos, Mestres de Carga e Observadores Aéreos, em missões de Busca e Salvamento (SAR, do inglês Search And Rescue), uma das muitas atribuições da Aviação de Transporte da FAB. O exercício compreende as atividades de busca sobre áreas marítimas e terrestres, além do lançamento de botes e fardos. O adestramento é fundamental para atuar em situações reais. Recentemente, a Força Aérea Brasileira participou ativamente da chamada Operação Taquari 2, em apoio ao povo gaúcho, atingido pela catástrofe climática sem precedentes que se abateu sobre o Rio Grande do Sul. Entre as muitas ações de destaque, estava o ressuprimento aéreo, realizado em locais sem a possibilidade de pouso de aeronaves. Ali se fizeram presentes os aviões de transporte da FAB, lançando alimentos, medicamentos, água e outros insumos importantes para a sobrevivência das pessoas em terra. Nesse tipo de tarefa, em que o socorro que vem do céu representa a diferença entre vida ou morte, é a precisão no lançamento das cargas que garante o sucesso da missão e isso só é alcançado com muita dedicação e prática. Por este motivo, treinamentos como este que está acontecendo na capital catarinense são tão importantes.

Embora o 1º/1º GT esteja sediado na cidade do Rio de Janeiro, a escolha por Florianópolis para a realização do exercício, está relacionada ao conjunto de cenários encontrados no entorno da Ilha de Santa Catarina e em áreas próximas, distantes a poucos minutos de voo, reunindo as condições perfeitas para a prática das atividades de Busca e Salvamento. Isso propicia uma substancial economia de combustível e maior tempo útil e efetividade nos treinamentos. Além disso, o apoio logístico prestado pela Base Aérea de Florianópolis é de fundamental importância, tanto para as tripulações quanto para a aeronave. Soma-se ainda, o espaço aéreo da capital catarinense, pouco saturado de aeronaves, se comparado com outras regiões do país, garantido fluidez nas operações e aumentando a segurança de voo.

O treinamento consiste na realização de lançamentos de botes e fardos, além de buscas sobre mar e terra. As duas primeiras atividades acontecem, respectivamente, sobre as águas da Baía Sul e junto à pista auxiliar 03/21 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Por sua vez, os voos de busca sobre o mar, são realizados em um espaço previamente delimitado, ao largo da Ilha de Santa Catarina. Já as buscas em terra, acontecem no norte do Estado, próximo às cidades de Jaraguá do Sul e Barra Velha. As ações são executadas a baixa altura (em torno dos 1 mil pés ou menos, cerca de 300 metros), exigindo atenção contínua e destreza por parte da tripulação. Com o foco na Segurança de Voo, exercícios dessa natureza, contam com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), através da emissão de Notificações Aeronáuticas (NOTAM), informando aos usuários do espaço aéreo na região, sobre a presença da aeronave, além dos locais e altitudes em que a mesma estará operando, durante o período do treinamento. Da mesma forma, as áreas destinadas para as manobras são definidas com antecedência, sendo de conhecimento prévio de todos os aeronavegantes.

A Embraer desenvolveu um engenhoso sistema de troca das portas em pleno voo, no qual a porta padrão (pressurizada) desliza para cima e uma outra, própria para a Busca e Salvamento, é encaixada em seu lugar. Essa funcionalidade, permite que o KC-390 voe em altitude de cruzeiro e somente ao atingir a área de buscas, desça de nível, para então, trocar a porta. Isso resulta em significativa economia de combustível, que pode ser revertida em mais tempo para a missão.

Detalhe do assento do Observador SAR. São dois, localizados em cada uma das portas laterais traseiras. Eles são utilizados especificamente para missões de Busca e Salvamento, juntamente com a porta. Mais à frente na fuselagem, existem duas janelas, que também podem receber assentos, totalizando quatro postos de observação.

Esses são os simulacros de botes que estão sendo usados no treinamento, na foto, dispostos sobre a rampa traseira. O equipamento real é composto por estas cinco peças, sendo dois botes que se inflam em contato com a água, dispostos nas pontas. No meio, vão três kits de sobrevivência, contendo água, alimentos e outros itens, além de um rádio-localizador. No exercício, o interior é preenchido com madeira, simulando o peso real do conjunto. Após serem lançados na Baía Sul, uma equipe recolhe os materiais para uso posterior.

Em ocorrências que envolvem acidentes aeronáuticos, naufrágios, embarcações à deriva, situações de calamidade pública, populações isoladas ou qualquer eventualidade em que não seja possível o pouso de um helicóptero ou avião, a técnica mais utilizada, consiste no lançamento de botes ou fardos, contendo água, alimentos, materiais de primeiros socorros, entre outros, garantindo a sobrevivência das pessoas até a chegada das equipes de resgate. Essa operação pode ser feita de forma manual ou automatizada. Nesta última, os computadores a bordo calculam todos os parâmetros para que qualquer tipo de carga que esteja no interior da aeronave (incluindo volumosos pallets e até mesmo veículos de combate), atinja o solo com a máxima precisão no ponto determinado, independente da altitude. Para fins de capacitação dos novos integrantes do 1º/1º GT, durante o exercício, os lançamentos estão sendo feitos no modo manual, sem a ajuda da eletrônica.

O conjunto de fotos a seguir, mostra como funciona o procedimento. No treinamento  em Florianópolis, a operação é feita junto à pista auxiliar 03/21 do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. No solo, uma equipe demarca com um sinalizador de fumaça, o local onde a carga deve cair. A aeronave se aproxima, voando a baixa altura (cerca de 300 pés, ou 100 m), com a rampa traseira aberta e em atitude de voo cabrado (levemente inclinada para cima), de forma a facilitar a soltura da carga. O fardo é simulado por uma bombona plástica, presa a um paraquedas e com o tamanho e o peso aproximados do equipamento real. Elas são lançadas uma a uma, de forma a maximizar o treinamento. Em uma situação de salvamento, os fardos poderiam ser liberados em sequência, em uma única passagem. Junto à rampa traseira, existe um dispositivo luminoso que informa aos responsáveis pelo lançamento, o momento exato em que a carga deve deixar a aeronave, de acordo com a sua altitude e velocidade. Importante dizer que essas operações também pode ocorrer no período noturno, nesse caso, com o auxílio de granadas iluminativas presas a paraquedas. A prática constante, a expertise das tripulações da FAB nesse tipo de atividade, aliado à tecnologia, faz com que o índice de sucesso em "bingar o alvo" seja altíssimo.

A aeronave que está sendo empregada no treinamento em Florianópolis é o KC-390 Millennium com a matrícula FAB 2855, um dois dois aviões desse modelo que compõem atualmente a frota do 1ª/1º GT. A outra Unidade Aérea que opera com o Millennium é o 1ª Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), com sede em Anápolis/GO. Até o presente momento, a FAB conta com seis KC-390 em operação, de uma encomenda total de dezenove unidades (veja infográfico mais abaixo). Mesmo com poucos exemplares em serviço, graças à excelência do projeto do avião e ao trabalho zeloso das equipes de manutenção, o índice de disponibilidade é altíssimo. Todos os dias, a qualquer hora, com qualquer tempo, os KC-390 Millennium estão voando pelos quatro cantos do Brasil e até mesmo, mundo afora, cumprindo suas missões. Desde que entrou em serviço com a FAB em 2019, o avião vem se consolidando como uma ferramenta essencial tanto no transporte logístico militar, como em missões de caráter humanitário. Destaca-se a participação durante a pandemia, no transporte de usinas de oxigénio para a região Norte e no transporte de mantimentos, roupas, colchões, médicos e voluntários para o Rio Grande do Sul, em apoio à Operação Taquari 2. Somente nas asas do Esquadrão Gordo, foram aproximadamente duzentas de toneladas de donativos entregues. No exato momento em que você lê esta matéria, o KC-390 está empenhado no combate aos incêndios e queimadas que se alastram pelo país, especialmente na região do Pantanal e no interior paulista.

Os mais atentos irão observar na imagem acima, o Emblema do 1º GTT estampado na fuselagem do FAB 2855. Embora exista uma divisão dos aviões entre os dois Esquadrões, situações que afastem um KC-390 da linha de voo por um longo período, como manutenções programadas, por exemplo, podem resultar no uso compartilhado ou "empréstimo" das aeronaves, de forma a manter a operacionalidade de ambas as Unidades no cumprimento das suas missões.

Projetado e fabricado pela Embraer como um substituto do lendário quadrimotor C-130 Hércules, o KC-390 Millennium é o maior avião militar fabricado no Hemisfério Sul. Juntamente com o caça F-39 Gripen, forma os pilares estratégicos da Força Aérea Brasileira para as próximas décadas. Em comparação ao C-130, além de muito mais moderno, transporta mais carga a maiores distâncias, voando mais alto e mais rápido. É uma aeronave bimotora a jato, de asa alta e cauda em T, preparada para operação em qualquer tipo de pista e equipada com sistemas e aviônicos de última geração. A rampa traseira e as portas laterais, dão acesso a um amplo compartimento interno, capaz de ser configurado rapidamente para diversos tipos de tarefas e cargas, além da capacidade de reabastecer e ser reabastecida em voo. Todas essas funcionalidades vêm chamando a atenção de um crescente número de Forças Aéreas mundo afora, justamente como uma opção ao C-130. Além do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul, estão entre os países que já operam ou confirmaram a aquisição de exemplares do KC-390. Outros potenciais compradores vêm demonstrando interesse no avião ou encontram-se no momento, em negociação com a Embraer. Para quem quiser conhecer mais detalhes sobre a aeronave, o site Aviação em Floripa publicou no ano passado, uma extensa matéria sobre o KC-390, que pode ser acessada através do banner abaixo.

Desde o final do ano passado, o KC-390 Millennium assumiu integralmente todas as missões no 1º/1º GT. Até aquele momento, as atividades eram divididas com os três C-130M Hércules que ainda restavam em serviço. O Esquadrão Gordo, como o 1º/1º GT também é conhecido, operou com diferentes versões do Hércules durante quase seis décadas ininterruptas, aeronave que é considerada um verdadeiro ícone da aviação mundial e o cargueiro militar mais fabricado e utilizado em todos os tempos. O curioso nome da Unidade Aérea, remonta ao início do período de utilização do C-130 na FAB, em meados da década de 60 e tem sua origem associada ao tamanho avantajado e fuselagem larga do Hércules, características comuns às aeronaves de transporte. Com a passagem do bastão, o KC-390 Millennium herdou não apenas o código-rádio, mas principalmente, a responsabilidade de substituir uma lenda e vem cumprindo a tarefa com louvor. "No Gelo, no Revo, na Busca", o lema do 1º/1º GT sintetiza muito bem o leque de atividades executadas pela Unidade Aérea. Nascido com o caráter multimissão em seu DNA, não poderia haver substituto melhor para o venerável Hércules. Vida longa ao Esquadrão Gordo e ao KC-390 Millennium.