NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


Alto-Comando da Aeronáutica se reúne em Brasília (DF)

Encontro, em sua 632º edição, tratou, dentre outros assuntos, da lista de escolha para promoção aos postos de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira

Publicada em 29/11/2019 11:30

O Alto-Comando da Aeronáutica se reuniu em Brasília (DF), entre os dias 26 e 28 de novembro, para a 632º edição do encontro. Dentre os assuntos tratados, os integrantes abordaram temas de interesse do Comando da Aeronáutica e elaboraram a lista de escolha para promoção aos postos de Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os militares escolhidos para promoção, a partir de 31 de março de 2020, foram definidos nos dois primeiros dias da reunião

.No dia 27, o Alto-Comando apresentou ao Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, assuntos de interesse da Força Aérea, relacionados à Pasta, e assistiu a uma palestra do Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider.

Alto-Comando


O Alto-Comando da Aeronáutica, previsto no Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, é o Órgão encarregado de assessorar o Comandante da Aeronáutica nas suas atribuições de Direção e Gestão da Força, cabendo, também, apreciar os assuntos de interesse do Comando da Aeronáutica, elaborar as listas de escolhas para promoção aos postos de Oficiais-Generais da Aeronáutica e nos assuntos relativos à Política Militar Aeronáutica.

KC-390 Millennium realiza ensaio inédito de lançamento de chaff e flare


Da Redação | Publicada em 29/11/2019 17:50

A Ala 3, em Canoas (RS), foi o local de um ensaio inédito da aeronave multimissão KC-390 Millennium. Os três lançamentos de chaff e flare, o primeiro parcial e os dois últimos com carga completa, foram realizados no final de outubro em dois voos com imagens registradas a partir da rampa do C-105 Amazonas.

“O objetivo do ensaio foi realizar todas as manobras nos limites do ‘envelope’ da aeronave para garantir que, em termos de segurança, o avião possa empregar todos os chaffs e flares da melhor maneira possível”, explica o Tenente Engenheiro Rafael Macedo Trindade, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), um dos militares que acompanha os ensaios do KC-390 Millennium pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O C-105 e o KC-390 Millennium foram nivelados a cerca de 10.000 pés de altitude e a uma distância de 25 milhas – aproximadamente 40 quilômetros – da costa gaúcha, permitindo a captação das imagens. Além disso, o próprio KC-390 Millennium foi equipado com câmeras que registraram o ensaio para análise. E, ainda, outra aeronave – um Phenom – foi utilizada para que houvesse captação de imagens da lateral do avião. 

Segundo o Gerente Operacional do Projeto KC-390 Millennium no Comando de Preparo (COMPREP), Major Aviador Reinaldo Alves da Silva, os dispositivos irradiadores de infravermelho chamados de chaff e flare são contramedidas defensivas essenciais a uma aeronave militar. “O KC-390 é uma aeronave multimissão e, em algum momento, podemos ter que entrar em território inimigo. Então, esse sistema autônomo de defesa é utilizado para despistar armamentos, radares e outras aeronaves”, ressalta o Major.

O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à FAB em setembro de 2019 e está sediado na Ala 2, em Anápolis (GO). Ao todo, 28 aeronaves vão compor o acervo da Força Aérea. Após cada certificação, as tripulações passam a operar as diversas funcionalidades do avião até atingir a capacidade final de operação (Final Operational Capability – FOC), que estará disponível em todos os KC-390 Millennium da FAB.