NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


SBT


Avião da FAB é mobilizado após múltipla captação de órgãos no HB de Rio Preto

Foram captadas as válvulas do coração, pulmão, fígado, rins e córneas; mais de 20 profissionais atuaram na ação

Redação (são José Do Rio Preto) | Publicada em 29/09/2022 18:50

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base, de São José do Rio Preto, realizou uma múltipla captação de órgãos nesta quinta-feira, dia 29. Pelo menos dez vidas serão salvas graças a decisão de uma família que, mesmo diante da dor do luto, ainda sim foi forte e teve a compaixão para dizer sim para doação de órgãos. Foram captadas as válvulas do coração, pulmão, fígado, rins e córneas.

Foram mais de 20 profissionais do HB envolvidos nos procedimentos. Uma equipe de São Paulo também participou da captação. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi mobilizado para transportar o pulmão para São Paulo e o fígado para Campinas. 
Já as válvulas do coração foram captadas e encaminhas para Curitiba. Os rins e as córneas ainda aguardam decisão da Central de Transplantes para serem destinadas a pacientes que aguardam na fila de transplante.
A Guarda Civil Municipal (GCM) fez a escolta das equipes médicas do Hospital de Base até o aeroporto de Rio Preto. 

“Com o passar dos anos as pessoas estão mais conscientes, mais solidárias. E as pessoas que irão receber os órgãos deste nosso paciente terão uma nova chance de vida. Serão novas histórias e novos momentos. A família doadora perde um ente muito querido, mas ao mesmo tempo salva tantas outras vidas, isso é imensurável”, diz a enfermeira da OPO (Organização de Procura de Órgãos) Regiane Sampaio.

Setembro está chegando ao fim e durante todo o mês conscientizamos a população sobre a importância da doação de órgãos.

Saiba como funciona a Captação de Órgãos
Segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), a Central de Transplantes é notificada e repassa a informação para a OPO da região. A partir daí, profissionais avaliam e examinam doador, revendo a história clínica, os antecedentes médicos e os exames laboratoriais. Constatada a viabilidade dos órgãos, bem como a sorologia, para afastar doenças infecciosas e a compatibilidade com prováveis receptores, a OPO informa a Central de Transplantes, que emite uma lista de receptores inscritos, compatíveis com o doador. Em seguida, a central, então, informa a equipe de transplante e o paciente receptor nomeado. Cabe à equipe médica decidir sobre a utilização ou não do órgão.

Seja um doador de órgãos
De acordo com Dr. João Fernando Picollo, coordenador da OPO do Hospital de Base, é importante que a pessoa manifeste à família seu desejo de ser um doador, pois somente os familiares podem dar essa autorização. “Muitos pacientes não têm outra opção de vida a não ser através do transplante. É fundamental a conscientização da população para que a gente possa dar vida para as pessoas”, destacou Dr. João.

PORTAL R7


Mais dois caças F-39 Gripen são entregues à FAB

Unidades chegaram ao porto de Navegantes (SC), no último domingo (25), e, após passarem por procedimentos específicos, seguiram para Gavião Peixoto (SP)

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 29/09/2022 16:30

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu mais um passo rumo ao objetivo de ampliar a capacidade de defesa e garantia da soberania do espaço aéreo do País e de suas fronteiras. No dia 25/09, desembarcaram no Brasil mais duas aeronaves F-39 Gripen. Elas se somam a outros dois caças de produção em série já recebidos no mês de abril.

O FAB 4103 e o FAB 4104 chegaram ao porto de Navegantes (SC) em um navio proveniente da Suécia. Durante a madrugada do dia 26/09 foram conduzidos ao aeroporto da cidade, em uma operação que envolveu dezenas de militares da FAB, além da Polícia Militar de Santa Catarina, Guarda Municipal de Navegantes e Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. A missão ainda contou com a participação da Polícia Civil de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Navegantes, Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito e Receita Federal.

Finalizado o deslocamento, as aeronaves passaram por uma série de procedimentos necessários para que pudessem decolar em direção ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre - GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Os trabalhos incluíram a instalação de assento ejetável e de kit sobrevivência, abastecimento e preparo de acionamento em solo.

Em Gavião Peixoto, pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executam ensaios em voo até que as aeronaves estejam prontas para receber o certificado militar. O documento é uma espécie de licença inicial de operação. Finalizada esta fase, os caças serão transferidos para a Base Aérea de Anápolis, onde passam pelas etapas finais de entrega e início da operação pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

De acordo com o coordenador da operação, Coronel Aviador Leandro Barbosa Ferreira Pinto, é motivo de orgulho poder acompanhar a chegada, em solo brasileiro, de mais duas aeronaves Gripen. "O vetor representa um marco tecnológico para o aumento da capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e para o desenvolvimento da indústria nacional de defesa", enfatizou.

O Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada. O caça é utilizado por diferentes Forças Aéreas em todo o mundo como vetor responsável pela soberania e proteção dessas nações.

No Brasil, a entrada em serviço significa um importante salto qualitativo e tecnológico, sendo alguns dos recursos embarcados inéditos para a FAB. A Força Aérea Brasileira é pioneira na operação da versão de dois assentos, o Gripen F, desenvolvido conjuntamente pelo Brasil e pela Suécia.

TV BRASIL


Sinfônica da Força Aérea Brasileira encerra especial do Partituras


Redação | Publicada em 29/09/2022 13:20

A TV Brasil apresenta a série especial “Partituras da Independência”, com três apresentações das Bandas e Orquestra das Forças Armadas Brasileiras em cenários que marcaram a história do país, gravadas e transmitidas exclusivamente pela TV Brasil e Rádio MEC.

Nesta semana, o terceiro episódio, com o tema “200 Anos de Brasil Independente”, apresenta o concerto da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, gravado no Teatro Pedro Calmon, em Brasília. No repertório, obras que representam os últimos 200 anos de nossa música, que vão de Dom Pedro I e José Maurício Nunes Garcia a Carlos Gomes, Villa-Lobos e Luiz Gonzaga.

A série conta ainda com os episódios “A Vinda da Família Real para o Brasil”, com a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo dos Fuzileiros Navais, gravada na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, e o episódio “Independência ou Morte”, com a Orquestra Sinfônica do Exército, gravado no Museu do Ipiranga, em São Paulo. O Partituras da Independência vai ao ar na TV Brasil, aos sábados, às 23h15, com reapresentação nas madrugadas de domingo para segunda, às 00h30.

Confira o repertório:

Abertura para a Independência do Brasil - Dom Pedro I
Abertura em Ré - José Maurício Nunes Garcia
Bachianas Brasileiras nº 4 – Prelúdio - Heitor Villa-lobos
O Guarani – Abertura - Carlos Gomes
Suíte Brasileira - Samba - Alexandre Levy
Série Brasileira - Batuque - Alberto Nepomuceno
Gonzaguiana - Luiz Gonzaga | Arranjo: Cyro Pereira
Suíte Nordestina (I. Lento e Baião | II. Serenata | III. Maracatu | IV. Frevo) - José Ursicino Da Silva (Mestre Duda)

 

 

 

 

REVISTA AERO MAGAZINE


FAB promove Portões Abertos em dois estados em outubro

São Paulo e Amazonas terão um dia de diversas atrações aeronáuticas no Portões Abertos nas capitais dos dois estados

André Magalhães | Publicada em 29/09/2022 12:10

A Força Aérea Brasileira (FAB) irá promover dois eventos de Portões Abertos nas capitais paulista e amazonense, São Paulo e Manaus, no dia 16 de outubro. O show aéreo faz parte das comemorações do mês da asa, em alusão ao Dia do Aviador e da FAB.

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo PAMA-SP, situado no aeroporto Campo de Marte (RTE), abre suas portas para receber o público para um dia de atrações aeronáuticas das 9h às 17h.

Assim como foi no domingo aéreo da AFA, é necessário de ingresso que pode ser adquirido gratuitamente. Para ter acesso, basta clicar neste link e imprimir. Entre as atrações do dia estão exposição de aeronaves civis e militares, demonstrações aéreas e diversas outras atrações.

A capital amazonense também receberá no dia 16 de outubro uma edição dos Portões Abertos, que será realizado na Base Aérea de Manaus. O evento ocorrerá das 9h às 17h, com entrada gratuita. Confira no site mais informações.

Entre as atrações está exposição de aeronaves militares que operam na capital, como os helicópteros H-60 Black Hawk, o avião de transporte C-105 Amazonas, o KC-390 (novidade), A-29 Super Tucano, C-97 Brasília e demais aviões da força aérea. Demonstrações aéreas e paraquedismo completam a programação.

Aeronaves do Exército e da Marinha, marcarão presença. A aviação civil e de forças auxiliares (polícias) também devem estar presentes.

Até o momento, a Esquadrilha da Fumaça não confirmou as apresentações em São Paulo e/ou em Manaus.

A FAB voltou a realizar os tradicionais portões abertos, atrações que aproximam o público do trabalho da instituição militar. Neste ano já houve edição na Base Aérea de Natal, na Academia da Força Aérea e na capital federal Brasília.