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PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Novo voo da Operação Raízes do Cedro decola do Líbano com 221 passageiros e um pet

Previsão é de que a aeronave chegue ao Brasil na madrugada desta terça-feira (29/10), em Guarulhos (SP)

Redação | Publicada em 28/10/2024 17:53

O nono voo de repatriação de brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano decolou de Beirute às 15h10 (horário de Brasília) desta segunda-feira, 28 de outubro. A bordo da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), estão 221 passageiros — incluindo nove crianças de colo — e um pet. A previsão é de que a aeronave pouse em Guarulhos (SP) na madrugada desta terça-feira (29), às 4h.

Desde 5 de outubro, quando teve início a Operação Raízes do Cedro, uma ação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, já foram retirados do Líbano 1.859 pessoas e 20 animais de estimação. Quando deixam a aeronave, os brasileiros e familiares contam com o acolhimento de profissionais a serviço do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Força Nacional do SUS (Saúde), da Polícia Federal e da Receita Federal (confira detalhamento a seguir). Nas escalas técnicas em Lisboa, a operação tem suporte da Embaixada, via Consulado-Geral e Adidância de Defesa na capital portuguesa.

Novos voos

O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com brasileiros e seus familiares próximos para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novo voo de repatriação, a depender das condições de segurança no terreno.

O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, com voos da companhia libanesa Middle East Airlines.

Histórico

A primeira escala da operação pousou no Brasil no dia 6 de outubro. O grupo com 229 passageiros e três pets foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou que o país seguirá com os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem.

Na terça-feira (8), uma nova escala da operação trouxe até São Paulo 227 passageiros e mais quatro animais domésticos. Dois dias depois, uma terceira escala chegou com 218 passageiros e cinco pets. A quarta desembarcou no sábado (12), com 211 passageiros. O quinto voo pousou com 220 passageiros e dois pets no dia 14/10. No sábado (19), o sexto voo chegou ao Brasil com 212 passageiros e um pet. O sétimo voo de repatriação pousou no dia 22 (terça-feira), com 82 passageiros, incluindo 11 crianças de colo, e um pet. Já o oitavo voo, com 239 passageiros, incluindo 19 crianças de colo, e três pets, pousou em Guarulhos na última sexta-feira (25).

Insumos

Além de resgatar os brasileiros e familiares, o deslocamento das aeronaves até o Líbano é usado para o Brasil enviar insumos estratégicos em saúde para o Líbano. No sábado (26/10), o KC-30 partiu com uma carga de 16,8 toneladas de produtos, sendo, aproximadamente, 9,5 toneladas de medicamentos, incluindo 400 mil ampolas do midazolam, utilizado para sedação pré-cirúrgica e para intubação orotraqueal, doados pelo Ministério da Saúde. No mesmo voo também foram encaminhadas cestas básicas e medicamentos, arrecadados pela Embaixada do Líbano, em Brasília — em conjunto com o Consulado-Geral do Líbano, em São Paulo, por meio da Associação Unidos pelo Líbano (UpL) — e pelo Consulado-Geral do Líbano, no Rio de Janeiro.

A Operação Raízes do Cedro, do Governo Federal, já possibilitou doações ao Líbano de sete cargas de medicamentos, seringas descartáveis e envelopes para reidratação oriundos dos estoques públicos do SUS administrados pelo Ministério da Saúde, além de medicamentos e cestas básicas arrecadados pelas representações diplomáticas e consulares do Líbano no Brasil e doadas por empresas farmacêuticas brasileiras.

ASSISTÊNCIA — Ao chegarem ao Brasil, as famílias são recebidas por equipes especializadas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Agência da ONU para as Migrações (OIM), que acolhem as demandas imediatas e avaliam se as pessoas têm redes de proteção familiar ou social no Brasil, além de determinar a necessidade de acolhimento em abrigos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de hospedagem temporária e, nos casos de famílias em condição de vulnerabilidade, a possibilidade de passarem a integrar programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

SAÚDE — Outro grupo que atua na chegada dos resgatados do Líbano é o da Força Nacional do SUS, composta por médicos, enfermeiros e psicólogos que oferecem cuidados quanto à saúde física e mental dos repatriados. A equipe recebe uma espécie de manual de costumes do país, envolvendo cultura, comportamento, vestimenta, linguagem, religião e alimentação para prestar um atendimento mais humanizado e acolhedor.

A operação é dividida em três eixos: equipe de acolhimento que dá boas-vindas aos repatriados, em sua língua mãe; equipe com experiência em urgência e emergência que fica em espaço estratégico, de prontidão para prestar assistência aos passageiros que precisam de atendimento imediato; e a equipe na tenda montada com equipamentos e dispositivos necessários para prestar atendimento médico e psicossocial. Entre os atendimentos, as maiores ocorrências são de acolhimento, leve desidratação, primeiros cuidados psicológicos e crise hipertensiva.

IDENTIFICAÇÃO — A força-tarefa de acolhimento de brasileiros repatriados do Líbano também conta com a presença do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxilia no controle e identificação dos recém-chegados. O trabalho é feito com apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

PETS — O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) manteve a flexibilização de regras para entrada de cães e gatos. As unidades da Vigilância Agropecuária Internacional, em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, adotam protocolo especial para animais de estimação provenientes do Oriente Médio. O procedimento permite que tutores ingressem sem a apresentação imediata de documentos exigidos em condições normais.

VOLTANDO EM PAZ — As ações de repatriação e recepção são similares às realizadas pelo Governo Federal entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, na Operação Voltando em Paz, que repatriou mais de 1.500 brasileiros e cerca de 50 pets das zonas de conflito na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Israel.

O QUE É — A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty.

PORTAL AEROIN


Está chegando a inauguração do “Hangar 2º EIA”, que buscará aproximar os jovens ao mundo da aviação


Murilo Basseto | Publicada em 28/10/2024 09:09

Daqui a 1 mês, nos dias 27 e 28 de novembro, será realizado o evento de inauguração do projeto “Hangar 2º EIA”, oferecendo aos convidados uma oportunidade especial para conhecer as atividades e os valores que guiam o projeto.

Fundado na cidade de Itajubá–MG, o projeto Hangar 2º EIA é uma iniciativa promovida em consonância com o 2º Esquadrão de Instrução Aérea da Academia da Força Aérea (AFA), visando a interação dos jovens com o fascinante mundo da aviação.

Esta proposta engajadora está estruturada para proporcionar experiências enriquecedoras, e propõe atividades diversificadas que conectam a juventude à compreensão dos desafios e das belezas que envolvem o setor aeronáutico.

Segundo reporta o portal Aerojota, estarão presentes no evento de inauguração o Comandante do 2º EIA, oficiais instrutores do 2º EIA, aviadores e cadetes da Academia da Força Aérea, coordenadores de instituições de ensino, autoridades convidadas, além de membros e colaboradores do próprio Hangar 2º EIA, representando a dedicação e o profissionalismo por esse projeto.

Ao longo do dia da inauguração do Hangar 2º EIA, aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), durante instruções de voo provenientes da Academia da Força Aérea (AFA), farão passagens a baixa altura na cidade de Itajubá, como forma de ampliar a participação da população do município e de cidades vizinhas.

A missão do projeto é facilitar o acesso a informações e vivências relacionadas à aviação, alinhando-se aos objetivos de popularizar o conhecimento nesta área, que é frequentemente almejada por muitos jovens. O projeto não possui fins lucrativos ou qualquer intenção de acúmulo de capital.

As visitações monitoradas serão planejadas para serem informativas e interativas, despertando não apenas o interesse, mas também a paixão por profissões ligadas à aviação e à Força Aérea Brasileira.

Em tour guiado pelo hangar, os jovens terão a oportunidade de ver e interagir com uma aeronave NEIVA T-25 Universal, que operou na Força Aérea sob a matrícula FAB 1904. Seguindo esse caminho, podem aprender sobre as diversas partes de um avião, bem como o seu funcionamento.

O contato direto com essa máquina proporciona uma experiência visual e palpável que solidifica os conceitos discutidos nas palestras e simuladores. O envolvimento com os profissionais da aviação durante estas atividades garante um aprendizado prático e aplicado, promovendo uma base sólida para futuros interesses acadêmicos e profissionais na área.

A relevância do ‘Hangar 2º EIA’ reside em seu papel educacional e formativo. Ao aproximar os alunos e jovens de diversas realidades sociais da temática da aviação, o projeto não apenas ilumina trajetórias profissionais potenciais, mas também promove valores como disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe, essenciais na formação de um cidadão consciente e preparado para os desafios da modernidade.

Assim, o Hangar 2º EIA se afirma como uma ponte para a juventude da cidade de Itajubá–MG e toda a região, possibilitando que os jovens sonhem alto e explorem as diversas possibilidades que o universo da aviação pode oferecer. A aproximação com a Força Aérea Brasileira, através deste projeto, reafirma o compromisso não só com a educação, mas com a formação de futuros cidadãos engajados e inspirados na busca por novos horizontes.

O projeto Hangar 2º EIA está estrategicamente localizada em um condomínio particular residencial no município de Itajubá, sul de Minas Gerais. O espaço foi projetado com uma construção de 300 m², distribuídos em dois andares, de maneira a acomodar de forma eficiente as diversas atividades do projeto.

O andar térreo é dedicado à área social e aos simuladores, enquanto o andar superior abriga a aeronave Neiva T-25 Universal, com a pintura original da Academia da Força Aérea, permitindo uma vivência prática das experiências aéreas.

A área social no térreo foi concebida para promover a interação entre os jovens e os profissionais da aviação, criando um ambiente colaborativo e estimulante. Os simuladores, que ocupam uma parte significativa deste piso, oferecem uma introdução prática ao mundo da aviação, permitindo que os usuários experimentem a sensação de voar em 3D. Essas instalações são cruciais para o aprendizado, pois facilitam a compreensão teórica por meio de experiências práticas.

No andar superior, a presença da aeronave agrega um valor inestimável ao aprendizado. A possibilidade de observar e interagir diretamente com uma aeronave real possibilita uma imersão completa na experiência de voo, incentivando a curiosidade e o entusiasmo dos jovens. Este acesso direto não só desvenda o funcionamento de uma aeronave, mas também fundamenta os conteúdos teóricos abordados nas atividades educacionais.

Teste piloto do projeto “Hangar 2º EIA”

Recentemente, foi realizado o primeiro teste piloto do projeto Hangar 2º EIA. Participaram seis crianças, com média de 6 anos, que tiveram a oportunidade de conhecer o hangar e as aeronaves por meio de uma série de atividades práticas e lúdicas. As dinâmicas foram as seguintes:

Dinâmica 1: Apresentação geral do hangar e entrega dos macacões de voo aos visitantes;

Dinâmica 2: Apresentação da história e da parte externa da aeronave;

Dinâmica 3: Apresentação da parte interna da aeronave com a explicação sobre a funcionalidade dos controles e paneis com instrumentos;

Dinâmica 4: Entrega do caderno de artes contendo diversas pinturas do T-25 ao longo dos anos nas unidades aéreas:

Dinâmica 5: Apresentação dos vídeos de demonstração aérea do 2º EIA;

Dinâmica 6: Simulação de voo no T-25 com a plataforma Flight Simulator X. Simulação de voo na Realidade Virtual – VR;

Dinâmica 7: Apresentação de generalidades da aviação.

Em suma, ao criar oportunidades de aprendizado e inspiração, o Projeto Hangar 2º EIA molda positivamente o futuro de muitos jovens em Itajubá e região, enquanto fortalece laços comunitários e promove a cidadania ativa.

Para saber mais sobre esse projeto, acesse as rede sociais no Instagram e Facebook, ou fale com o Coordenador do Projeto Hangar 2º EIA, Fabricio Salomão, pelo whatsapp +55 35 99140-5043 ou pelo e-mail: [email protected].

Com a participação de 19 alunos, CENIPA sediou o Curso de Introdução ao Sistema de Aviação Civil 2024


Murilo Basseto | Publicada em 28/10/2024 11:54

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informa que sediou, entre os dias 23 e 27 de setembro, o Curso de Introdução ao Sistema de Aviação Civil (CISAC) 2024, que contou com a participação de 19 alunos.

O evento teve como objetivo principal familiarizar os investigadores do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) com a estrutura, regulamentação e funcionamento do Sistema de Aviação Civil no Brasil.

Com uma carga horária total de 78 horas, o CISAC foi dividido em duas partes: cinco semanas de aulas na modalidade Ensino à Distância (EaD) e uma semana de aulas presenciais, que aconteceram nas instalações do CENIPA. Durante a imersão presencial, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com profissionais experientes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do DECEA.

Os alunos tiveram contato com tópicos fundamentais, como a legislação que rege a aviação civil, as diretrizes de segurança e os protocolos de investigação de acidentes aeronáuticos. O curso não apenas reforçou o conhecimento técnico dos participantes, mas também promoveu uma visão holística sobre a importância da prevenção de acidentes aeronáuticos e da segurança no setor aéreo.

Para os alunos, a experiência foi enriquecedora. “O curso me proporcionou uma visão abrangente sobre a regulamentação e os processos envolvidos na aviação civil, que servem de base para qualquer investigação de ocorrência envolvendo aeronaves civis, além de trazer uma visão mais clara do impacto da aviação civil no cenário global”, afirmou o Suboficial Mauro Nunes de Souza, Assessor de Investigação da Equipe de Ação Inicial do CENIPA.

A iniciativa do CISAC 2024 reflete o contínuo investimento em formação e capacitação dos investigadores, evidenciando a importância da qualificação profissional para a melhoria dos processos de investigação e prevenção de acidentes. O CENIPA se mantém como referência na formação de profissionais e na busca incessante pela segurança no espaço aéreo brasileiro.

PORTAL CAVOK


FAB: Antes da Cruzex, Exercício COMAO FLIGHT 2024 é realizado na Base Aérea de Natal

O exercício também serve como preparação para o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024), o maior exercício multinacional da FAB, previsto para iniciar no dia 03/11.

Fernando Valduga | Publicada em 28/10/2024 08:37

Desde o dia 09/10, a Base Aérea de Natal (BANT) recebe aeronaves e equipes envolvidas no COMAO Flight 2024. No dia 14/10, foram realizados os primeiros briefings e o apronto operacional, marcando oficialmente o início do exercício, que ocorre antes da Cruzex 2024.

O COMAO (do inglês Composite Air Operations), conhecido como Missão Aérea Composta na doutrina da Força Aérea Brasileira (FAB), visa integrar e aumentar a interoperabilidade entre as diversas aviações e unidades participantes. O exercício simula um cenário de conflito realista, onde aeronaves de diferentes tipos, velocidades e doutrinas precisam atuar de forma coordenada para garantir a superioridade aérea.

Entre os objetivos do COMAO 2024 estão a formação e manutenção de Mission Commanders (MC), Líderes Táticos (LT) e Air Defense Package Leaders (ADPL), além da consolidação de táticas e procedimentos operacionais em cenários complexos de combate aéreo. O exercício também serve como preparação para o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024), o maior treinamento multinacional da FAB, previsto para iniciar no dia 03/11.

O Chefe da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP) e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, destacou que um dos focos principais é a consolidação do uso da aeronave F-39 Gripen, peça-chave nas missões de Defesa Aérea. “O F-39 é fundamental para o Comando de Aeronáutica e é essencial garantir que ele esteja completamente operacional durante a CRUZEX”, afirmou.

Durante o briefing inicial, foram repassadas recomendações cruciais para garantir a eficiência e segurança das operações. O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, reforçou a importância de testar e ajustar os sistemas e estruturas nos próximos dias. “A ideia é que, além de se instalarem aqui na Base Aérea de Natal, possam testar todos os sistemas e atender às necessidades das unidades aéreas, para que possam operar com segurança e conforto”, ressaltou o Oficial-General.

Dinâmica

Durante o exercício, tripulações de caças, aeronaves de transporte, asas rotativas e unidades de inteligência, vigilância e reconhecimento participarão de missões coordenadas, simulando operações aéreas de grande escala. O planejamento detalhado e a coordenação dos voos são essenciais para garantir a segurança e o sucesso das operações.

O COMAO 2024 se estenderá até o final de outubro, preparando os militares para missões combinadas e aprimorando táticas, técnicas e procedimentos operacionais em um cenário complexo, envolvendo múltiplos perfis e doutrinas.

Entre as unidades participantes estão: Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa), Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião, Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker, Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro, Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV)- Esquadrão Falcão, Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal (DTCEA-NT).

REVISTA ASAS


Gripen é foco da FAB na preparação para a Cruzex


Humberto Leite | Publicada em 28/10/2024 06:57

A Força Aérea Brasileira avança para atingir a máxima operacionalidade dos seus caças F-39 Gripen durante o exercício operacional CRUZEX, marcado para começar no próximo dia 3 de novembro. Desde 14 de outubro, as aeronaves têm protagonismo no exercício COMAO Flight 2024, com o objetivo de consolidar táticas e procedimentos operacionais em cenários complexos de combate aéreo.

O Chefe da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP) e Diretor do Exercício, Coronel Ricardo Bevilaqua Mendes, destacou que um dos focos principais é a consolidação do uso da aeronave F-39 Gripen, peça-chave nas missões de defesa aérea. “O F-39 é fundamental para o Comando de Aeronáutica e é essencial garantir que ele esteja completamente operacional durante a CRUZEX”, afirmou.

O exercício simula um cenário de conflito realista, onde aeronaves de diferentes tipos, velocidades e doutrinas precisam atuar de forma coordenada para garantir a superioridade aérea. Também há a formação de Mission Commanders (MC), Líderes Táticos (LT) e Air Defense Package Leaders (ADPL).

Durante o exercício, tripulações de caças, aeronaves de transporte, asas rotativas e unidades de inteligência, vigilância e reconhecimento participarão de missões coordenadas, simulando operações aéreas de grande escala. O planejamento detalhado e a coordenação dos voos são essenciais para garantir a segurança e o sucesso das operações.

O COMAO 2024 se estenderá até o final de outubro, preparando os militares para missões combinadas e aprimorando táticas, técnicas e procedimentos operacionais em um cenário complexo, envolvendo múltiplos perfis e doutrinas.

Certificação

Em paralelo, em 8 de outubro, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) emitiu o Certificado de Aeronavegabilidade Inicial (CAI) para a aeronave F-39 Gripen de matrícula 4108. O cumprimento do prazo permitiu a participação da frota Gripen E na CRUZEX 2024. O FAB 4108 já chegou à Base Aérea de Natal (BANT).

Gripen será destaque na CRUZEX

Com a estreia do F-39E Gripen, é a primeira vez, desde a primeira edição da CRUZEX, em 2002, que a FAB terá as aeronaves de combate mais avançadas entre todos os participantes. Será, igualmente, a estreia dos F-39E brasileiros em um exercício internacional, sendo acompanhados pelos F-5EM, A-1AM AMX, A-29 Super Tucano e A-4 Skyhawk, estes últimos da Marinha do Brasil.

Outro destaque aguardado para a CRUZEX 2024 será a presença de caças F-15 Eagle da United States Air Force. Não são aeronaves novas, porém já representam um salto em relação aos F-16 norte-americanos enviados nas edições anteriores. Os EUA também contarão com um dos seus novos reabastecedores KC-46 Pegasus, substitutos dos KC-135. O Chile trará um desses reabastecedores clássicos, junto com caças F-16.

Também estreantes serão os IA-63 Pampa da Argentina, os AT-27 Tucano do Paraguai e os KT-1 do Peru. Enquanto os primeiros vão assegurar a participação dos argentinos mesmo antes do recebimento dos seus F-16, e em um contexto de baixa disponibilidade dos A-4AR, os segundos representarão a oportunidade de os paraguaios evoluírem no emprego operacional de sua força aérea antes da chegada dos A-29 Super Tucano. Por fim, os KT-1 peruanos, aeronaves de tecnologia sul-coreana, chegam para reforçar as missões na arena de baixo desempenho.

A CRUZEX 2024 também será a primeira oportunidade de jatos KC-390 Millenium de dois países, Brasil e Portugal, voarem juntos. Já a Colômbia retorna com seu KC-767 Jupiter, enquanto o Paraguai voará um CASA C-212 e a Argentina dará aos brasileiros a chance de rever um KC-130 Hercules em voo. A FAB terá, ainda, aviões-radar E-99M, helicópteros H-36 Caracal e cargueiros C-105 Amazonas e C-99.