NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Neste Dia da Engenharia Aeronáutica, Força Aérea comenta seus trabalhos na área


Murilo Basseto | Publicada em 28/10/2021 15:19

Na Força Aérea Brasileira (FAB), o profissional de Engenharia tem atuação nos mais distintos segmentos, como Engenharia Civil, Aeronáutica, Aeroespacial, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Cartográfica, de Infraestrutura, de Agrimensura, Cartografia, de Computação e de Telecomunicações, entre outras.

O ingresso na Instituição ocorre por meio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por concurso para o Quadro de Oficiais Engenheiros (QOENG) e Quadro de Oficiais de Apoio (QOAP) e, por processo seletivo, para o Quadro de Oficiais Convocados (QOCON).

O Dia da Engenharia da Aeronáutica é comemorado em 28 de Outubro e tem como Patrono o Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. A implantação da Diretoria de Obras ocorreu em 1942 com a missão pioneira de realizar a gestão das atividades de engenharia voltadas para a construção das instalações do recém-criado Ministério e da Infraestrutura Aeroportuária.

Referência nacional e internacional

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, ressalta que a história da Engenharia confunde-se com a da própria Força Aérea e destaca os avanços.

“A Engenharia da FAB destaca-se como referência internacional, atestada pelas conquistas de nossos engenheiros nas mais diversas áreas do Comando da Aeronáutica: Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Emprego do Poder Aéreo, Controle do Espaço Aéreo, além da necessária Infraestrutura Aeronáutica. Nossos profissionais da engenharia têm contribuído significativamente para um futuro promissor”, destaca o Oficial-General.

Para o Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA), Major-Brigadeiro Engenheiro Jorge Luiz Cerqueira Fernandes, Oficial-General mais antigo do quadro na FAB, o momento é de comemoração.

“É com orgulho que no dia 28 de outubro comemoramos 79 anos de atividades realizadas pelos Engenheiros do Comando da Aeronáutica (COMAER), que contribuíram sobremaneira para a atual capacidade operacional da FAB e terão papel fundamental para atingirmos o patamar operacional estabelecido na concepção da Força Aérea 100. São profissionais dos ramos da engenharia, civis e militares, comprometidos com a missão da FAB, atuando em todas as áreas de interesse do COMAER e participando das várias fases do ciclo de vida dos materiais, desde a concepção, projeto, certificação e obtenção, até o suporte ao emprego dos nossos sistemas de armas”, ressalta.

O Capitão Aviador João de Barro Monteiro Cavalcanti obteve a nota 9,81 – considerada a melhor média de todos os tempos – no curso de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para o Oficial, “os projetos estratégicos da FAB, tais quais o projeto de propulsão hipersônica e outros da área espacial, serão os definidores de um cenário futuro num contexto que extrapola as próprias atividades da Força Aérea, englobando conquistas sólidas para o desenvolvimento industrial, acadêmico e social do nosso País”.

PORTAL AEROFLAP


Vídeo: veja o primeiro Gripen de série da FAB saindo da linha de produção da Saab


Redação | Publicada em 28/10/2021 15:41

Ontem (27), a Saab informou que dará início à fase de entregas do Gripen E em novembro, reforçando que quatro caças serão entregues para a Força Aérea Brasileira e outros dois para a Força Aérea Sueca. Hoje, a fabricante publicou um vídeo mostrando o primeiro Gripen de produção para a FAB deixando suas instalações em Linköping, na Suécia. Nas imagens, o caça de matrícula 4101 está sendo rebocado para fora do prédio após a conclusão da montagem. 

A aeronave deve ser enviada junto com mais um caça (o FAB 4102) para o Brasil no final do próximo mês a bordo de um navio, de forma similar ao que ocorreu com o Gripen 4100, o primeiro recebido pela FAB. No vídeo é possível ver designação F-39E pintada na deriva do Gripen, com a matrícula logo abaixo.

Por ser uma aeronave operacional, ela não carrega a bandeira do Brasil na cauda como no 4100, que está sendo usado no programa conjunto de testes e verificação do Gripen Eno Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC), localizado na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 

Outros dois caças serão enviados posteriormente, totalizando as quatro primeiras aeronaves operacionais da FAB. Estas serão operadas pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Esquadrão Jaguar, que tem como sede a Base Aérea de Anápolis – Ala 2 (GO). 

“No total, nove Gripen E estão prontos e voando, com outros chegando no final deste ano. A parte crítica de ensaios em voo do programa está quase completa. Agora, nos concentramos na verificação e declaração para alcançar o Certificado de Tipo Militar, no desenvolvimento tático contínuo e atividades para permitir a entrega completa do sistema de armas”, disse Mikael Olsson, head de Teste e Verificação de Voo na Saab Aeronautics.

A velocidade aumenta nos ensaios em voo do Gripen E e também nas instalações de produção, que alcançará a taxa de produção plena em Linköping durante o próximo ano. Cerca de 30 Gripen E estão na linha de montagem, o que significa que a Saab fabrica perto de um terço dos caças da sua atual carteira de pedidos.

O Brasil adquiriu um total de 36 Gripens, sendo 28 F-39E de um assento e oito F-39F de dois assentos. Além do 1º GDA, o Esquadrão Adelphi (1º/16º GAv) também deverá operar os caças inicialmente.

A unidade foi ativada em 1988 na Base Aérea de Santa Cruz e fez a implantação do caça-bombardeiro AMX A-1, sendo desativada em 2016. Suas aeronaves foram transferidas aos esquadrões Poker e Centauro, concentrando os A-1 na Base Aérea de Santa Maria. 

O Adelphi, cujo nome é uma homenagem aos veteranos do 1º Grupo de Aviação de Caça que lutaram na Segunda Guerra Mundial, deve ser reativado nos próximos anos. Acredita-se que o esquadrão vai implantar as doutrinas de ataque ao solo e reconhecimento com o novo caça multimissão. 

MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças de Operações Especiais e Precursores Paraquedistas compartilham conhecimentos em exercício de Salto Livre Operacional


Lane Barreto | Publicada em 28/10/2021 16:47

O Exercício tem como finalidade treinar e integrar as tropas de Operações Especiais das Forças Armadas. O Adestramento Conjunto de Salto Livre Operacional ocorre entre 17 e 29 de outubro, na Base Aérea de Campo Grande, na capital sul-mato-grossense.

No treinamento, os militares realizam infiltração por meio de Salto Livre Operacional, caracterizado pelo uso de mochilas de grande capacidade (com mais de trinta quilos), fuzil e equipamento para a missão. Trata-se de um tipo de deslocamento utilizado em operações militares, quando a movimentação é realizada de forma furtiva, ou seja, com o máximo de cuidado para não ser percebido pelas tropas inimigas. 

Dividido em duas etapas, os primeiros dias destinaram-se à padronização das Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica). No período posterior, os militares realizaram os saltos diurnos e noturnos a medias e grandes altitudes.

Supervisionado pelo Ministério da Defesa (MD), com a coordenação do Comando de Preparo (COMPREP), a atividade conjunta contribui para maior integração dos efetivos das Forças de Operações Especiais e dos Precursores das Forças Singulares.

“O Ministério da Defesa possui um plano de trabalho anual. No ano anterior, são definidas as datas dos adestramentos conjuntos para que as Forças tenham condições de se preparar para as atividades”, sublinhou o Adjunto da Seção de Operações Conjuntas do MD, Coronel José Jacaúna de Souza Neto. 

Instrução

Após decolarem da Base Aérea de Campo Grande, os operadores especiais saltaram de aeronave multimissão KC-390 Millennium, maior avião militar fabricado na América Latina, e C-130 Hércules, ambos da FAB. Os saltos livres ocorrem de forma progressiva, inicialmente, até 12 mil pés e, posteriormente, até 23 mil pés, esta última sendo uma marca reconhecida como de grande altitude.

 “Voos de grande altitude exigem um certo cuidado da tripulação e dos militares que vão embarcar na aeronave, no que tange ao preparo em relação à oxigenação para a tripulação e para os paraquedistas”, ressaltou o piloto do KC-390, Capitão João Victor Gomes Montefusco. 

Há 12 anos no segmento de operações especiais, o Tenente-Coronel da Aeronáutica * C.P.A.S. esclarece que existe um treinamento prévio para habilitação em voos de grande altitude. “Especifico para este salto, no qual você precisa de suprimento de ar, há o treinamento em câmara hipobárica. Nesse teste, o operador é levado ao limite de ausência de oxigenação para voos em grandes altitudes”, explicou.

Medidas de segurança são adotadas antes do exercício, como a inspeção detalhada dos itens usados no paraquedismo. O tempo de queda no salto livre é de, aproximadamente, dois minutos, quando o paraquedas é acionado próximo ao solo. Por outro lado, quando aberto ao saltar do avião, o tempo para atingir o solo pode chegar até 20 minutos.   

O Suboficial da Marinha * N.C.A.R enfatiza que o método de infiltração praticado no treinamento é uma estratégia de se chegar de um ponto a outro com rapidez. “Com as técnicas treinadas aqui, é possível sair para um ponto distante, que seja de difícil acesso, e conseguir se infiltrar”, exemplificou o militar.

Comandante de Destacamento de Forças Especiais do Exército, o Capitão * T.R.S.G ressalta o intercâmbio proporcionado no período do treinamento. “É uma oportunidade de dividir experiências, trocar ideias de salto com as demais tropas. Aqui, visualizamos as melhores formas de uso dos equipamentos, o que permite nos aprimorarmos”, pontuou. 

O coordenador do Exercício Conjunto de Salto Livre Operacional, Tenente-Coronel da Aeronáutica * A.M.F, ressaltou que o exercício é de suma importância, permitindo o aperfeiçoamento do preparo operacional das Unidades Aéreas e paraquedistas, em diferentes situações táticas para infiltrar pessoal ou material, visando realizar reconhecimento especial, ação direta ou obtenção de dados de inteligência em áreas de acesso restrito ou sob controle do inimigo.

O treinamento conjunto teve a participação de militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) e do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero), ambos da Marinha do Brasil; do 1º Batalhão de Forças Especiais (1° BFE), do 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC) e da Companhia de Precursores Pará-quedista (Cia Prec Pqdt), estes do Exército Brasileiro; e do 1º Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT), do 1º Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS/PARA-SAR), estes da Força Aérea Brasileira.

PORTAL BAND


O Ita (Instituto Tecnológico de Aeronautica, inaugura sistema 5G experimental em São José dos Campos, nesta sexta-feira (29)

Durante o evento serão demonstradas soluções desenvolvidas pelo ITA utilizando a experiência com a nova tecnologia:

Redação | Publicada em 28/10/2021 21:48

O evento de lançamento da antena 5G, é realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Ministério das Comunicações (MCom). Essa será a  primeira antena de tecnologia 5G do Vale do Paraíba.

Instalada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), nas dependências do ITA, em São José dos Campos, por duas empresas de telefonia móvel, a nova antena faz parte do programa 5G do Governo Federal. Além do ITA, um segundo ponto será instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

A tecnologia 5G é considerada a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão atualmente utilizada (4G). Entre os avanços esperados estão a maior velocidade na transmissão de dados, a redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumento da quantidade de dispositivos conectados em uma determinada área, incremento da quantidade de dados transmitidos e redução do consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


ITA renova cooperação com a Universidade RWTH Aachen da Alemanha


Redação | Publicada em 28/10/2021 13:00

No último dia 19, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, e o Reitor da Universidade RWTH Aachen da Alemanha, Professor Ulrich Rüdiger, assinaram a renovação do acordo de cooperação entre as duas instituições de ensino por mais 5 anos.

A Universidade alemã possui 9 faculdades, 260 institutos e 9 centros de pesquisas colaborativas. A RWTH Aachen disponibiliza aos interessados mais de 100 programas de estudo nas áreas de Engenharia, Negócios e Economia, Ciência, Ciências Naturais, Geociências e Humanas.

A parceria, iniciada em 2016, já produziu iniciativas de internacionalização importantes, sob a coordenação da professora da Divisão de Engenharia Civil (IEI), Giovanna Miceli Ronzani Borille, como pode ser visto na linha do tempo:

2017 – realização da 1ª edição IATRF 2018 – INFRA-ITA Air Transport Research Forum;
2018 – o então doutorando do ITA, Daniel Alberto Pamplona, iniciou estágio no prestigioso instituto de pesquisa DeutschesZentrumfürLuft-undRaumfahrt (DLR / Agência Aeroespacial Alemã);
2018 – a então mestranda do ITA, Nathane Negri, realizou estágio no instituto DLR;
2018 – realização da 2ª edição IATRF 2018 – INFRA-ITA Air Transport Research Forum. Entre os convidados, contou-se com a presença de uma comitiva de alemães liderada pelo Diretor do Instituto de Transporte Aéreo e Aeroportos da DLR e Chefe do Departamento Transporte Aéreo e Aeroporto da RWTH, Professor Dr. Johannes Reichmuth);
2019 – o doutorando do ITA, McWillian de Oliveira, trabalhou em suas pesquisas no instituto DLR e sua temporada na Alemanha foi encerrada na RWTH Aachen University;
2019 – o referido acordo de cooperação foi incluído dentro do Programa Print_Capes;
2019 – um artigo apresentado/publicado no Simpósio de Transporte Aéreo 2019 (SITRAER) recebeu o prêmio de terceiro lugar, tendo como autores os pesquisadores alemães Max Shwienhorst e Professor Johannes Reichmuth (RWTH) e a Professora Giovanna Ronzani (ITA);
2020 – a Professora Giovanna Ronzani e o Professor Evandro José da Silva, juntamente com outros pesquisadores do ITA e da Universidade RWTH Aachen, discutiram sobre oportunidades e desafios em Simulação em Aeroportos;
2020 – a Professora Giovanna Ronzani participou (de forma virtual) da banca de defesa de doutorado do seu coorientado Max Georg Schulze Schwienhorst da RWTH Aachen;
2020 – o Professor Dr. Johannes Reichmuth foi oficializado como coorientador da aluna de doutorado Lenice Mirian da Silva.

Para a professora Giovanna, “essa renovação do acordo de cooperação com a RWTH Aachen é de grande importância. Vejo, principalmente, como um incentivo às pesquisas em parcerias, além de fortalecer a visibilidade internacional do ITA”.

DECEA promove capacitação em gerenciamento de informação aeronáutica para especialistas AIS


Jéssica Laine Ribeiro Alves | Publicada em 28/10/2021 13:18

Com a crescente evolução tecnológica, os serviços relacionados com a Informação Aeronáutica ao longo dos últimos anos vêm sofrendo uma radical transformação no seu processo de interação com os clientes. Essa mudança tem como finalidade o gerenciamento do fluxo das intenções de voo, para garantir informação rastreável, confiável e precisa em cada etapa do processo.

Em linha com as metas previstas para a adaptação à aviação futura, o Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) ganha destaque na apresentação de informações precisas e oportunas, que contribuirão, sobremaneira, para a garantia da eficiência do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do futuro e sua fluidez em um cenário com expressivo aumento da demanda pelo espaço aéreo e pelos recursos aeroportuários.

Em virtude desse cenário, foi confeccionado o PCA 53-3 para a Reestruturação do Serviço de Informação Aeronáutica e, como consequência, as Salas AIS perderam sua importância operacional, já que os Centros de Informação Aeronáutica (C-AIS) passaram a exercer as tarefas antes atribuídas à essas Salas.

Na sequência, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) elaborou o PCA 53-4 – Plano Específico para a Reestruturação dos Centros de Informação Aeronáutica (C-AIS).  Para a gestão das intenções de voo no Brasil, a partir do endereçamento único no Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), fez-se necessário reestruturar os C-AIS. Ao final do processo, o DECEA estará apto a operar com três Centros de Informação Aeronáutica. E, seguindo a estratégia do PCA 53-4, a Fase 1 do referido Plano tem como objetivo a desativação do C-AIS Brasília (BS) e da Sala AIS Automatizada de Confins (SAA-CF) em outubro de 2021, ficando o C-AIS CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea) responsável por absorver os setores que eram de responsabilidade dos Órgãos a serem desativados.

Em continuidade à reestruturação do Serviço de Informação Aeronáutica, o DECEA elaborou o PCA 53-5 – Plano Específico para a Estruturação das Subdivisões de Gestão da Informação Aeronáutica (DO-AIM), que descreve o planejamento e as ações para a estruturação das DO-AIM nas Organizações Regionais, além do redimensionamento do seu efetivo AIS.

Dessa forma, a Gestão da Informação Aeronáutica será fundamental para satisfazer as expectativas da comunidade ATM por meio de todos os serviços operacionais. Sua contribuição mais direta para a melhoria do sistema ATM será a qualidade da informação que, por sua vez, trará importantes benefícios adicionais. Em particular, haverá ampla disponibilidade de dados aeronáuticos relevantes e de alta qualidade, apresentados a todos os usuários do espaço aéreo em um formato que permita sua utilização, favorecendo efetivamente a segurança da aviação.

Tendo em vista esse processo, o DECEA está promovendo a capacitação AIM para especialistas AIS, militares que irão compor a Subdivisão de Gestão da Informação Aeronáutica (DO-AIM) do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I). Durante o evento será realizada a qualificação dos profissionais AIS, com o objetivo de auxiliá-los no desenvolvimento de habilidades específicas para o desempenho da função operacional.

Para a realização dessa capacitação, o Subdepartamento de Operações do DECEA selecionou militares do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), especialistas no conceito AIM, para lecionar as instruções teórica e prática, com carga horária mínima de 60 horas.

O início do treinamento foi oficializado no dia 4 de outubro, nas dependências do ICA, pelo Major Aviador Douglas da Silva Pinto Alves, chefe da Seção de Planejamento de Informação Aeronáutica do Subdepartamento de Operações do DECEA, juntamente com o Primeiro Tenente SAI Márcio Gomes de Lima e o Suboficial SAI Márcio Abel Marinho.

Durante a abertura do evento, o Major Douglas explicou aos alunos todo o processo da Reestruturação dos Centros de Informação Aeronáutica (PCA 53-4) e a Estruturação das Subdivisões de Gestão da Informação Aeronáutica (PCA 53-5), projetos complementares um ao outro.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL FATO: Operação Dragão começa neste sábado (30) no litoral Sul do ES

As atividades acontecerão em Marataízes e Itapemirim, até o dia 5 de novembro.

Redação | Publicada em 28/10/2021 15:13

Em sua 40ª Edição, a Marinha do Brasil inicia  neste sábado (30) a Operação Dragão, no litoral Sul do Espírito Santo. As atividades acontecerão em Marataízes e Itapemirim, até o dia 5 de novembro.  

A Marinha destaca que a Operação Dragão é o exercício de operações anfíbias mais importante da América Latina. Realizado desde 1964, a missão integra diversas atividades militares, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, a fim de manter o grau de prontidão das unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), além de proporcionar à sociedade diversas ações sociais.

Este ano, a operação  estará inserida no exercício conjunto Meridiano, coordenado pelo Ministério da Defesa, com a participação das três Forças Armadas. A Marinha do Brasil (MB) contará com a participação de mais de 1.000 militares. Entre os meios navais, estão o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia e três Fragatas da Classe Niterói. 

Cerca de 200 militares do Exército Brasileiro (EB) realizarão operações ofensivas, defensivas e complementares e aproximadamente 55 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participarão do exercício com o emprego de aeronaves em prol das ações navais e terrestres. 

Ações Cívico-Sociais 

Para comemorar os 40 anos da Operação Dragão, a Marinha desenvolverá este ano uma série de Ações Cívico-Sociais (ACISO). Serão oferecidos serviços de saúde e corte de cabelo gratuito para a população, atividades culturais, conscientização para a preservação do meio ambiente, divulgação sobre as atividades e exposição de equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), entre outros.

Programação

1) 30/10 (sábado), 13h30 às 17h30 - "Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro para pessoas com deficiência", em parceria com a APAE-Marataízes e com a Sociedade Pestalozzi de Itapemirim. Serão realizadas atividades voltadas para pessoas com deficiência. Haverá atividades lúdicas, apresentações dos cães da Companhia de Polícia e contato com equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Marcelino. 

2) 31/10 (domingo) e 01/11 (segunda-feira), às 10h30- Exposição de meios e materiais dos Fuzileiros Navais, demonstração de motocicletas do CFN e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa na Praça da Praia Central de Marataízes, próximo à Igreja de Nossa Sra. da Penha; 

3) 31/10 (domingo), 16h30 às 17h30 - Concerto da Banda da Força de Fuzileiros da Esquadra na Praça da Praia Central, próximo à Igreja de Nossa Sra. da Penha; 

4) 03/11 (quarta-feira), a partir das 10h30 - Demonstração Operativa de um Assalto Anfíbio, com participação de navios, embarcações de desembarque e aeronaves da Esquadra, carros lagarta anfíbios (CLAnf), viaturas blindadas e outros equipamentos dos Fuzileiros Navais. O desembarque ocorrerá nas proximidades da Área de Apoio Administrativo de Fuzileiros Navais Almirante José Carlos Ribeiro da Silva, nº 1744 da Rodovia do Sol, 2, Itapemirim, a partir das 10h. 

5) 03 a 05/11, 09h às 16h30 - Ação Cívico-Social (ACISO), com a realização de atendimentos médico-odontológicos e corte de cabelo. Atividades de conscientização de pescadores para a preservação do meio ambiente. Aulas sobre o Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA), com a participação da Capitania dos Portos do Espírito Santo, na Praça do Pontal; 

6) 03 a 05/11 - Palestras sobre a Marinha do Brasil, seus valores organizacionais ("Rosa das Virtudes") e seu Patrono, o Marquês de Tamandaré. Além de informações sobre como ingressar na Marinha. As palestras serão realizadas em escolas da região que desejem participar; e 

7) 03/11 (quarta-feira), período da manhã - Cerimônia cívica, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Pontal, com a participação dos alunos e de hasteamento da Bandeira Nacional.