NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


Esquadrão Grifo completa 26 anos


Redação Forças De Defesa | Publicada em 28/09/2021 17:57

Hoje (28/9), o 2º/3º GAV, Esquadrão Grifo, completa 26 anos. Sediado em Porto Velho/RO, o Esquadrão emprega a aeronave A-29 Super Tucano.A Unidade Aérea realiza ações de Defesa Aérea, Reconhecimento Armado, Apoio Aéreo Aproximado, Controle Aéreo Avançado, e além disso, o Esquadrão forma líderes de esquadrilha de caça.

PORTAL AEROFLAP


Confira este belo vídeo do KC-390 pousando no Campo dos Afonsos


Redação | Publicada em 28/09/2021 20:08

Circulam nas redes sociais um vídeo de um Embraer KC-390 Millennium pousando no Campo dos Afonsos (SBAF), localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Confira as imagens abaixo.

O Campo dos Afonsos é sede do Parque de Manutenção Aeronáutica dos Afonsos (PAMA-AF) e do Museu Aeroespacial (MUSAL), que hoje se encontra fechado para visitações por conta da pandemia de Covid-19. SBAF também é considerado o berço da Força Aérea Brasileira. 

Já o KC-390 da Embraer é um cargueiro tático multimissão, operado pela FAB através do Esquadrão Zeus (1º GTT), com sede na Base Aérea de Anápolis (Ala 2). Atualmente são quatro aeronaves em operação. Os deslocamentos para o Campo dos Afonsos às vezes tem relação com o lançamento de militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro.

Quer conhecer mais sobre o KC-390? Assista o primeiro de quatro vídeos produzidos pelo Portal Aeroflap, que esteve em Anápolis para ver de perto a maior aeronave militar desenvolvida e produzida na América do Sul.

MINISTÉRIO DA DEFESA


8º Fórum de Assistência Social destaca atuação das Forças Armadas no combate à pandemia


Rayane Bueno | Publicada em 28/09/2021 17:18

Os impactos sociais causados pela pandemia da Covid-19, bem como as ações das Forças Armadas no enfrentamento à doença nortearam o primeiro dia de debates do 8º Fórum de Assistência Social do Ministério da Defesa (MD). Promovido no período de 28 a 29 de setembro, no Comando Militar do Planalto, o evento conta com diversas atividades, entre elas, importantes explanações de personalidades civis e militares.

Nesta terça-feira (28), ao presidir a abertura do evento, o titular da Pasta da Defesa, Walter Souza Braga Netto, destacou a relevância dos debates sobre a atuação da assistência social das Forças Armadas frente à pandemia. “Teremos a oportunidade de compartilhar as ações desenvolvidas pelas estruturas de assistência social da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, concluindo sobre os efeitos da pandemia em diferentes dimensões da vida social, o que orientará as futuras iniciativas da atividade no meio militar”.

O primeiro dia contou com a participação do Dr. Humberto Corrêa da Silva Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que discorreu a respeito do tema “A Saúde Mental na Pandemia da Covid-19”. Na oportunidade, representantes das três Forças Armadas, também, estiveram à frente de outras análises, que aprofundaram conhecimentos sobre o combate à doença.

Na quarta-feira (29), "O Efeito da Pandemia sobre Diferentes Dimensões da Vida Social” e “Serviço Social e Instituição Militar” serão alguns dos temas analisados.

Prestigiaram o evento o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda; entre outras autoridades.

Fotos: Alexandre Manfrim

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


PMDF homenageia militares da FAB com a Medalha Tiradentes


Agência Força Aérea | Publicada em 28/09/2021 10:39

Aconteceu nesta segunda-feira (27), na Academia de Polícia Militar de Brasília (APMB), a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, a Medalha Tiradentes. Ao todo 291 militares e civis foram homenageados devido ao serviço prestado à PMDF e à sociedade do Distrito Federal (DF). O Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, e mais três agraciados da Força Aérea Brasileira (FAB) foram homenageados no pátio da APMB.

Parte dos homenageados recebeu a honraria das mãos do Governador Ibaneis Rocha , junto com o Comandante da PMDF, Coronel QOPM Márcio Cavalcante de Vasconcelos.

Em seu discurso o Comandante da PMDF, Coronel QOPM Márcio Cavalcante de Vasconcelos saudou todas as autoridades militares e civis presentes, e homenageadas e fez em especial uma alusão especial a todos os policiais militares, guerreiros, cujo a homenagem principal é a outorga da Medalha Tiradentes. “É característica intrínseca, daqueles que no pátio das nossas escolas de formação são galgados e lapidados, dia após dia para servirem a linha de frente da defesa da sociedade brasiliense. É por isso que esta comenda a de mais alto grau da PMDF recebe o nome do nosso Patrono, medalha Tiradentes, uma homenagem a cada um dos nossos policiais militares, a vocês, que mesmo com o risco da própria vida, mantêm-se altaneiros na guarda e na sentinela dessa capital”, destacou.

Para o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Ary, a Medalha Tiradentes é de extrema importância para FAB. “Ela traduz toda essa parceria, as ações conjuntas que acontecem aqui no Distrito Federal entre a FAB e a PMDF, a sinergia das ações entre essas duas grandes corporações é importantíssima para que a gente tenha um ambiente sempre de tranquilidade e muita paz, e de cooperação mútua”, destacou o Oficial-General.

A Oficial mais moderna da Força Aérea a receber a medalha, Tenente  QOCON SJU Arieny Sales de Araújo Carneiro, fala da importância da condecoração. “A medalha é o reconhecimento da PMDF ao trabalho da FAB, onde estou sempre a disposição para apoiar as instituições”, disse.

A outorga

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, medalha Tiradentes, foi criada originalmente pelo decreto nº. 5.272 de 06 de junho de 1980 e foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº. 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF.

O objetivo da medalha é prestar o devido reconhecimento aos policiais militares do Distrito Federal que se destacaram no exercício de suas funções e motivá-los a continuar exercendo um bom trabalho para a comunidade do DF.

A medalha também é destinada a condecorar cidadãos que contribuíram de forma relevante com as atividades desempenhadas pela Polícia Militar e, consequentemente, para com a segurança pública do DF.

Fotos: Suboficial Nery e Sargento Figueira / CECOMASER

OUTRAS MÍDIAS


GOIAS.GOV - Captação múltipla de órgãos dá nova vida a 4 pessoas

Procedimento realizado às vésperas do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado na segunda-feira (27/9), viabiliza transplantes de rins, coração e fígado. O procedimento durou pouco mais de três horas e meia e teve o envolvimento de 14 profissionais do Herso, da Central Estadual de Transplantes e do Hugol

Redação | Publicada em 28/09/2021 09:29

Em meio à campanha de conscientização Setembro Verde, que incentiva a doação de órgãos, o Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou, no sábado (25/9), uma captação múltipla de órgãos que beneficiou quatro pessoas. Foram captados os rins, destinados a pacientes de Goiás; coração e fígado, que foram transportados para o Distrito Federal, com o apoio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). 

O procedimento durou pouco mais de três horas e meia e teve o envolvimento de 14 profissionais do Herso, da Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), todas unidades do Governo de Goiás parceiras na ação. O procedimento foi realizado após a confirmação de morte encefálica de um paciente de 21 anos e consentimento dos familiares. 

O presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Herso, Rafael Pereira, explica que a unidade de saúde do Governo de Goiás no sudoeste do Estado realiza um trabalho de acolhimento, acompanhamento e orientação aos familiares do paciente cuja morte encefálica é constatada. 

“Sabemos que essa família está passando por um momento difícil e vivenciando o luto pela perda do ente querido. Buscamos concretizar a doação, que é um ato de amor ao próximo, mas de modo bastante respeitoso e com o menor sofrimento possível. É também um momento de muita emoção ver famílias que, mesmo diante da perda, conseguem enxergar a necessidade do outro”, destacou. 

Rigoroso protocolo

O Herso é uma das unidades da rede pública estadual aptas a realizar a captação de órgãos em Goiás. As doações só são realizadas com anuência da família e após a observância de um rigoroso protocolo médico para confirmação de morte encefálica do paciente. 

No dia 27 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que busca conscientizar a população sobre a importância da iniciativa, além de incentivar que as pessoas conversem com seus familiares sobre o assunto, já que a recusa pelos parentes ainda é a principal causa de negativa para realização do procedimento.

No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), mais de 43 mil pessoas aguardavam a doação de um órgão na fila de espera, em dezembro de 2020, das quais 916 em Goiás. A maioria dos pacientes necessita de transplante renal (26.862), seguidos de transplante de córneas (14.984) e de fígado (1.031).