NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REVISTA ASAS


Saiba como ajudar na restauração das aeronaves históricas da Base Aérea de São Paulo


Da Redação | Publicada em 28/04/2024 13:46

Começaram neste fim de semana os trabalhos para restauração das aeronaves históricas da Base Aérea de São Paulo. O projeto é realizado pela Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB), com apoio da Organização Militar, e recebe apoio por meio de doações de pessoas físicas ou jurídicas. Entre os apoiadores, já estão empresas que fornecem tintas e outros materiais, além de voluntários. A ideia do projeto é garantir uma melhor apresentação de duas aeronaves já expostas na base: um North American AT-6 Texan e um Embraer AT-26 Xavante. Ambas as aeronaves têm valor histórico para a Força Aérea Brasileira e para a Base Aérea de São Paulo, tendo feito parte de unidades aéreas que operaram ali.

O North American T-6 Texan tem a matrícula FAB 1478. A aeronave pertenceu à Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque 41, unidade criada na Base Aérea de São Paulo em 1965 com o objetivo de se contrapor aos movimentos guerrilheiros da época, para isso, utilizava aeronaves que antes eram destinadas às esquadrilhas de adestramento. A unidade foi desativada em 1970, dando origem ao 2º Esquadrão de Reconhecimento e Ataque.

Já o Embraer AT-26 Xavante, com matrícula FAB 4585, fez parte do Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (4º EMRA) e, posteriormente, ao Esquadrão Poker (1º/10º GAV), unidades que tiveram a Base Aérea de São Paulo como sede. O Xavante era utilizado para missões de reconhecimento e ataque.

A ideia é deixar ambas as aeronaves com aspecto restaurado, incluindo as marcações militares da época em que estiveram em serviço. Para realizar o projeto, a Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira disponibiliza contato por meio do WhatsApp +55 (11) 9 4235-1984.

OUTRAS MÍDIAS


VERTENTES DAS GERAIS - EPCAR forma novos Aspirantes a Oficial, em Barbacena


Da Redação | Publicada em 28/04/2024

A cerimônia militar marca o fim da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), tem por missão a preparação do futuro Cadete Aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). E, nesta sexta-feira (26/04), concluiu a primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço (EAT/EAS) do ano de 2024.

A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, e contou com a presença dos militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), dos familiares e convidados dos estagiários recém-promovidos a Aspirantes a Oficial.

Durante a solenidade militar, os 17 novos aspirantes a oficial prestaram o juramento e realizaram o desfile em continência à Bandeira Nacional. O estágio inicia-se na data de incorporação e é dividido em três fases. Nessa primeira, os Aspirantes a Oficial foram submetidos à instrução militar e a treinamentos específicos concernentes ao uso de armamento e de emprego de tropa, sem os quais não haveria possibilidade de participação nas demais fases do estágio. Para o Aspirante a Oficial de Segurança e Defesa Yann Victor Souza e Silva, primeiro colocado, o sentimento é de dever cumprido. “No início tivemos receio do que iríamos encontrar, mas nos adaptamos. Hoje, agradecemos aos nossos instrutores pelos ensinamentos. Estamos prontos para enfrentar os novos desafios”, afirmou.

Em suas palavras, o Brigadeiro André Luiz destacou a importância dos novos aspirantes a oficial para o cumprimento da missão da Nascente do Poder Aéreo. “Cada guerreiro Hórus irá construir a sua própria história na Força Aérea, trabalhando nos diversos setores da Guarnição e contribuindo ativamente na missão de preparar os futuros cadetes do ar. Parabéns a todos pela conquista”, resumiu. No encerramento, os presentes assistiram ao desfile militar e se emocionaram com o “fora de forma” da Turma Hórus, nome escolhido por seus integrantes.

Entrega de certificados

No dia anterior (25/04), no auditório da EPCAR, foi realizada a cerimônia militar de entrega de certificados de conclusão da primeira fase do estágio. Também presidido pelo Comandante da EPCAR, no evento ocorreram as premiações ao primeiro colocado do Curso, Aspirante a Oficial Yann Victor Souza e Silva, ao destaque de Teste de Aptidão do Condicionamento Físico (TACF), Aspirante a Oficial João Vitor Madureira Nunes de Oliveira, e a militar padrão, Aspirante a Oficial Simone de Souza Genehr Bernini, a qual foi eleita pela turma e pelos instrutores. Todos os presentes cantaram o Hino Nacional Brasileiro, presenciaram o discurso da oradora da turma e assistiram a exibição de um vídeo em homenagem aos Aspirantes a Oficial.

Estágio de adaptação técnico e serviço (EAT/EAS)

O Estágio de Adaptação Técnico e Serviço destina-se a adaptar os incorporados às condições peculiares do serviço militar temporário e às áreas profissionais em que atuarão no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), bem como ao aprimoramento profissional dos integrantes do quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe convocados.