NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 149/2024 - 28/05/2024
Começa a operação de voos comerciais na base da FAB em Canoas (RS)
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ainda está alagado. Desde o fim de semana, duas bombas de drenagem retiram a água. Os equipamentos foram cedidos por produtores de arroz do sul do estado.
Da Redação | Publicada em 27/05/2024 20:50
Começou nesta segunda-feira (27) a operação de aviões comerciais na base da Força Aérea em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O primeiro voo partiu de São Paulo. É uma viagem diferente. A corrida apressada para que nem um segundo seja perdido. A saudade já está extrapolando. Guilhermo está indo para Porto Alegre visitar o pai. O voo saiu ao meio-dia do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Mais cedo, outro voo tinha saído de Congonhas, na capital paulista. A Simone Anacleto, procuradora da Fazenda Nacional, estava ansiosa para chegar ao Rio Grande do Sul. “Tenho duas filhas, queria revê-las. E aí quando vi o primeiro voo, consegui comprar e estou voltando”, comemora.
Um abraço para matar a saudade. A estudante Isabela Duarte conta que a mãe estava a um mês e 19 dias longe de casa. Partindo de Canoas para São Paulo, também tinha gente ansiosa para rever a família. O Benjamin nasceu há três dias. Avó de primeira viagem, a passadeira Roberta Kelvia chegou cedo para fazer o check-in, que agora é em um shopping. No local foi montada uma estrutura temporária com raio-X e despacho de malas. Os passageiros pegam um ônibus em um trecho de 3 km até a base aérea. A Roberta vai para São Paulo e depois para Fortaleza. “Não vejo a hora de chegar em Fortaleza, poder abraçar todo mundo e saber que estou bem. A sensação muito triste, porque quem está aqui, quem viu, quem está presenciando isso, o coração fica muito, muito mal, com tudo isso”, diz.
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ainda está alagado. Desde o fim de semana, duas bombas de drenagem retiram a água. Os equipamentos foram cedidos por produtores de arroz do sul do estado. Nesta segunda-feira (27) foi o primeiro dia que a Base Aérea de Canoas recebeu voos comerciais. As rotas anunciadas, até agora, vão conectar Canoas a três aeroportos de São Paulo: Congonhas, Viracopos e Guarulhos. Nessa primeira semana, a previsão é que o movimento seja de até 500 passageiros por dia. “Toda essa demanda ficou 25 dias represada. São 35 voos semanais. É o que está previsto: cinco por dia”, afirma Fabrício Cardoso, diretor de operações da Fraport.
A Gabriela Martins e o Luís Henrique Lumertz completam nesta terça-feira (28) um ano de namoro à distância. Nesta segunda (27), ela embarcou de volta para casa depois de ter ficado um mês em Porto Alegre. “Acho que fortaleceu. A gente viu muita coisa triste. Acho que serviu para a gente se aproximar um pouco mais”, diz a auxiliar administrativo Gabriela Martins. “O que importa são as pessoas”, afirma o operador de máquina Luís Henrique Lumertz. O último voo deste primeiro dia de operação está saindo da base aérea de Canoas às 15h42 de baixo de chuva, simbolizando força e retomada. Enquanto isso, em Canoas, o Guilhermo conseguiu abraçar o pai.
Base Aérea de Canoas recebe 1º voo comercial após enchentes
Voo da Latam decolou por volta das 6h20 do Aeroporto de Congonhas, em SP, e pousou às 8h04 na Base Aérea de Canoas, no RS
Mariana Andrade | Publicada em 27/05/2024 10:20
O primeiro pouso de um avião comercial na Base Aérea de Canoas (Baco) ocorreu na manhã desta segunda-feira (27/5), de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB). O espaço é usado como alternativa após o Aeroporto Internacional Salgado Filho ter a estrutura comprometida devido às enchentes no estado gaúcho. A aeronave da companhia aérea Latam Airlines decolou por volta das 6h20 do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e pousou às 8h04 na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Ao todo, o voo LA9210 tinha 173 passageiros, de acordo com nota da Latam Airlines. A companhia aérea também decidiu programar 282 voos extras para atender o estado durante junho. A Baco é um dos nove aeródromos escolhidos pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para receber parte dos voos que operavam no principal aeroporto da capital gaúcha, que segue fechado desde 6 de maio. Não há previsão para a reabertura.
Segundo a FAB, embarque e desembarque são realizados exclusivamente no Terminal ParkShopping Canoas, que fica a cerca de 3,4 km da Base Aérea de Canoas. O local será administrado pela Fraport, responsável pelo Aeroporto Salgado Filho.
Trailer com drones para mapeamento de áreas afetadas no RS é transportado pela FAB
Ricardo Fan | Publicada em 27/05/2024 12:51
Ajudar a suprir os desafios na saúde pública gaúcha, que foi duramente impactada após sofrer com a maior enchente já registrada em sua história. Foi com esse objetivo que a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), transportou, nesta sexta-feira (24/05), mais de 17 toneladas de medicamentos e suprimentos hospitalares da Base Aérea de São Paulo (BASP) à Base Aérea de Canoas (BACO).
A missão ficou sob responsabilidade do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, que empregou duas aeronaves KC-390 Millennium. “Estamos operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, em Brasília e em Guarulhos, tentando trazer o máximo de material disponível para poder ajudar o povo gaúcho”, destacou o Comandante da Aeronave, Capitão Aviador Vinicius do Monte Saldanha.
A doação do material foi realizada por empresas privadas farmacêuticas, como a Eurofarma, o Albert Einstein e a Sandoz. Os insumos têm a principal função de auxiliar no tratamento de doenças infecciosas respiratórias, gastrointestinais e cutâneas (leptospirose) e doenças cardiovasculares crônicas (como hipertensão), atendendo às necessidades urgentes de saúde dos municípios afetados pela enchente. Quanto aos insumos hospitalares, foram transportadas, por exemplo, bolsas de soro fisiológico, seringas, compressa de gaze, luvas, avental, touca e máscaras.
Próximos passos
Na BACO, os medicamentos e insumos hospitalares passarão por uma minuciosa triagem. Posteriormente, uma parte será enviada à Secretaria do Estado, que distribuirá para os Hospitais da cidade e os Hospitais de Campanha (HCAMP). A outra parte segue para outras regiões afetadas. “Os medicamentos são enviados para um Centro de distribuição em Porto Alegre e lá eles dão destino para as pessoas que fazem uso de medicamentos contínuos e perderam tudo. Então, elas procuram lá para retirar o medicamento de forma gratuita. Além disso, alguns insumos ainda são enviados para alguns abrigos”, explicou a representante de logística do Comando Conjunto Taquari 2, Tenente Farmacêutica Patrícia Donini Rodrigues.
Todos Unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.
EDIÇÕES ANTERIORES
075 de 16/03/2025
074 de 15/03/2025
073 de 14/03/2025
072 de 13/03/2025
071 de 12/03/2025
070 de 11/03/2025
069 de 10/03/2025
068 de 09/03/2025
067 de 08/03/2025
066 de 07/03/2025
065 de 06/03/2025
064 de 05/03/2025
063 de 04/03/2025
062 de 03/03/2025