NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


OPERAÇÃO YANOMAMI – Governo antecipa término dos corredores no interior da ZIDA para 6 de abril


Luiz Padilha | Publicada em 28/02/2023 14:18

Os Ministros da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa, anteciparam o término dos corredores no interior da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo em terra indígena Yanomami. Agora, pessoas não indígenas só poderão voar para fora da região até o dia 6 de abril de 2023. Anteriormente, o prazo estava previsto para o dia 6 de maio.

Em reunião, o Ministro da Defesa afirmou que a medida “é importante para desincentivar e desestimular” o garimpo ilegal no território Yanomami, em Roraima.

Para o cumprimento das medidas, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) determina que as aeronaves terão autorização de voo desde que se mantenham dentro dos limites laterais e verticais estabelecidos. As medidas estarão em vigor até o dia 6 de abril de 2023, quando deixarão de existir e ocorrerá o bloqueio do espaço aéreo. O novo prazo foi normatizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de NOTAM (do inglês Notice to Air Missions), que informa à comunidade aeronáutica sobre a operação.

As aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

O COMAE é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial durante a Operação Escudo Yanomami 2023, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando na área de interesse.

 

 

 

 

 

 

 

DEFESA EM FOCO


Cerimônia militar marca passagem de Comando do IV COMAR


Marcelo Barros | Publicada em 27/02/2023 08:00

A cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) foi realizada nessa sexta-feira (24/02), em São Paulo (SP). O Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima passou o comando do IV COMAR ao Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que presidiu o ato de passagem de cargo.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, enalteceu os feitos do Comandante substituído, além de desejar boas-vindas ao Comandante substituto. “O Major-Brigadeiro Elvis deixa, agora, o serviço ativo. Ele foi piloto de ensaio, reconhecidamente um dos mais famosos pilotos de Asas Rotativas. O Brigadeiro Macedo vem da área operacional, sendo piloto de caça, com muito conhecimento nessa atividade. Passou pelo Ministério da Defesa e possui ampla capacidade para estar no comando do IV COMAR”, destacou.

Na ocasião, ao despedir-se da função e do serviço ativo, o Major-Brigadeiro do Ar Elvis agradeceu a todos que o ajudaram a cumprir sua nobre missão na Força Aérea Brasileira (FAB). “A Força Aérea é mais que uma instituição, mais que uma profissão. As coisas que eu pude ajudar, construir, foi por oportunidades que a FAB me deu e que eu tentei retribuir com o melhor do meu trabalho. Nesses 36 anos de serviço, testemunhei o que esta instituição pode contribuir para a sociedade”, disse.

O novo comandante do IV COMAR, Brigadeiro do Ar Macedo, falou de suas expectativas para o desafio que está por vir.  “É uma honra, e um privilégio muito grande poder comandar o Quarto Comando Aéreo Regional em São Paulo, que é o coração econômico do nosso país, se estendendo também ao Mato Grosso do Sul. Nós esperamos muito trabalho, muita interação com a sociedade e cumprir a missão para qual fomos designados”, finalizou.

O evento contou também com a presença do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; do Diretor de Assuntos Estratégicos da Presidência da FIESP, Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, dentre outras autoridades militares e civis.

Novo Comandante
O Brigadeiro Macedo é natural do Rio de Janeiro (RJ), e ingressou na Força Aérea em 1º de fevereiro de 1985. Possui 3.500 horas de voo, sendo mais de 2.970 horas na aviação de caça, sete condecorações nacionais e uma internacional. O Oficial-General foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2020.