NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB opera com o KC-390 pela primeira vez no Comando de Aviação do Exército


Guilherme Wiltgen | Publicada em 26/11/2024 15:40

Por ocasião da Operação Perseu, maior exercício do Exército Brasileiro em 2024, a Força Aérea Brasileira (FAB) está apoiando com uma aeronave de transporte tático multimissão KC-390 Millennium.

O FAB2858, que pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), foi o sexto KC-390 entregue para a FAB e o primeiro entregue pela Embraer na configuração de Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês). O certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.

O primeiro pouso no Comando de Aviação do Exército (CAvEx) marca o início de uma nova fase em apoio às tropas Aeromóveis do Exército Brasileiro.

Sediada na cidade de Caçapava, a 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (Brigada Fornovo di Taro), possui dois Batalhões de Infantaria Leve na região, 5° BIL (Lorena) e 6° BIL (Caçapava) e a única  Companhia de Engenharia de Combate Leve Aeromóvel do EB, a 12ª Cia E Cmb L (Pindamonhangaba).

A possibilidade do KC-390 em operar a partir do CAvEx, amplia consideravelmente a capacidade estratégica de deslocamento das tropas aeromóveis do Exército, unidades componentes da Força de Prontidão Operacional (FORPRON), podendo desta forma estar rapidamente em qualquer região do Brasil.

 

 

 

 

 

PORTAL AEROIN


Pela 1ª vez fora dos EUA, FAB sedia etapa do Global Sentinel 2025 e destaca protagonismo do Brasil no setor espacial


Juliano Gianotto | Publicada em 26/11/2024 12:09

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) sediou, entre os dias 20 e 22 de novembro, a Mid-Planning Conference (MPC), reunião destinada ao planejamento intermediário do Exercício Global Sentinel 2025 (GS25). O evento, realizado no Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF), reuniu representantes de 30 países, presencial e virtualmente, para discutir ações estratégicas no domínio espacial.

Essa foi a primeira vez que uma etapa do exercício ocorreu fora dos Estados Unidos, reforçando o protagonismo do Brasil no setor espacial global e destacando a importância da colaboração internacional.

“É um dos mais importantes exercícios focados no domínio espacial. Os cenários treinados são voltados para esse domínio e envolvem países de todo o mundo. Nesse contexto, o Brasil reforça sua posição estratégica, enviando uma mensagem clara de que a colaboração multilateral é fundamental para as operações no domínio espacial”, destacou o Vice-Chefe do COPE, Coronel Aviador Alessandro Sorgini D’Amato.

Durante os três dias de evento, a programação incluiu ações de planejamento detalhado, apresentações técnicas e debates para o alinhamento dos objetivos do GS25. Entre os temas abordados estavam os eventos a serem treinados no exercício, a interoperabilidade operacional e o fortalecimento de parcerias internacionais.

Os debates consolidaram a base necessária para a execução bem-sucedida do GS25, que busca criar um espaço de cooperação eficaz entre as nações participantes.

As Forças Aéreas do Japão, França e Alemanha realizaram apresentações detalhadas sobre suas capacidades espaciais e ações voltadas à consolidação de operações seguras e eficientes. Esse intercâmbio técnico reforçou o compromisso coletivo com a construção de um ambiente espacial mais seguro e colaborativo.

As próximas etapas do GS25

O planejamento do exercício terá continuidade em 2025, com a Final Planning Conference (Conferência Final de Planejamento), prevista para ocorrer em Colorado Springs (EUA). Essa etapa será crucial para definir os detalhes finais do evento, abrangendo aspectos operacionais, logísticos e estratégicos.

O evento principal do GS25 está programado para ocorrer entre abril e maio de 2025, na Vandenberg Space Force Base, na Califórnia (EUA).

Sobre o Global Sentinel

O Global Sentinel, coordenado pelos EUA, é um dos maiores exercícios multinacionais voltados à consciência situacional espacial, promovendo a segurança e a sustentabilidade no setor. Ele inclui simulações de rastreamento de objetos espaciais, gerenciamento de dados críticos e coordenação de prioridades em um ambiente de cooperação internacional.

Para o Brasil, a participação no GS25 reforça a proteção de infraestruturas críticas, amplia sua capacidade tecnológica e consolida sua posição como um parceiro estratégico no cenário global.

Pousa na Antártica pela primeira vez um C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira


Juliano Gianotto | Publicada em 26/11/2024 08:15

A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou os voos antárticos e, de maneira inédita, com a aeronave C-105 Amazonas. Pela primeira vez, uma tripulação desta aeronave foi homologada para pouso no gelo.

Os militares do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça – realizaram a primeira travessia de Punta Arenas, no Chile, e pousaram no continente antártico por volta das 11h (horário de Brasília) desta segunda-feira (25).

“Essa missão é resultado de um ano de planejamento, em que o Esquadrão resolveu várias questões. Entre elas, demandas logísticas, com toda a preparação da aeronave para operar em condições de clima frio, além das questões operacionais, em que tivemos a oportunidade de operar no simulador em Manaus, simulando a pista que encontramos no continente antártico“, relatou o Comandante do 1º/15º GAV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Brugiolo Gonçalves.

O planejamento da missão envolveu o preparo teórico, técnico e operacional da tripulação e teve apoio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) para análise de desempenho do envelope operacional da aeronave.

“Para o Esquadrão é uma honra muito grande retomar essa capacidade da Força Aérea Brasileira de pouso no continente antártico“, completou o Comandante do Esquadrão.

O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita pesquisas científicas na região. A Força Aérea Brasileira (FAB) tem contribuído há 41 anos, por meio do apoio aéreo, para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente antártico e a entrega de suprimentos para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

KC-30 da Força Aérea Brasileira decola do Líbano no 13º voo de resgate de brasileiros e familiares


Murilo Basseto | Publicada em 26/11/2024 19:19

O 13º voo da Operação Raízes do Cedro decolou de Beirute, no Líbano, às 13h07 (de Brasília) desta terça-feira, 26 de novembro. A bordo da aeronave KC-30 (Airbus A330-200) de matrícula FAB 2902, da Força Aérea Brasileira (FAB), estão 150 passageiros e um animal de estimação resgatados do Oriente Médio.

O pouso está previsto para a madrugada da quarta-feira, 27 de novembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), para desembarque na Base Aérea de São Paulo (BASP).

Desde o início da operação, em 5 de outubro, já chegaram ao Brasil em segurança 2.513 pessoas e 33 pets. É a maior operação de repatriação e resgate de brasileiros e familiares de uma zona de conflito da história do país. Com a chegada deste 13º voo, serão 2.663 passageiros e 34 animais domésticos.

Na chegada a Guarulhos, a operação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, segue em contato com brasileiros e familiares para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novos voos de repatriação, a depender da demanda e das condições de segurança no terreno.

O aeroporto de Beirute continua em operação, com a realização de voos diários da companhia libanesa Middle East Airlines. A empresa, após negociações com a Embaixada do Brasil em Beirute, está priorizando passageiros portadores de passaportes brasileiros em seus voos com destino a Madri, Frankfurt, Londres e Roma.

A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty.

 

 

 

 

 

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Esquadrões de AMX celebram aniversário na Base Aérea de Santa Maria


João Paulo Moralez | Publicada em 26/11/2024 10:03

Na sexta-feira passada (22), a Força Aérea Brasileira celebrou os aniversários do 1º/10º GAV “Esquadrão Poker” e do 3º/10º GAV “Esquadrão Centauro”, que comemoraram, respectivamente, 77 anos e 46 anos de existência.

Sediados na Base Aérea de Santa Maria (BASM), os esquadrões são os únicos operadores dos caças-bombardeiros Embraer AMX A-1AM/BM. Após 35 anos de operação, essas aeronaves continuam sendo vetores indispensáveis no contexto da guerra moderna.

As unidades têm como missão garantir a manutenção do espaço aéreo brasileiro em uma região estratégica, composta por terrenos de planície e marcada pela presença de diversas unidades do Exército Brasileiro (EB). Simultaneamente, operam em todo o território nacional, cumprindo diversas missões em benefício da Nação.

Essa atuação nacional é sustentada tanto pela missão atribuída aos esquadrões quanto pelas características únicas do AMX. Desenvolvido a partir de um programa binacional entre Brasil e Itália nos anos 1980, o caça é atualmente o único vetor da FAB que utiliza as bombas guiadas por laser Elbit Lizard II e os pods de reconhecimento tático Rafael Reccelite e de designação de alvos por laser Rafael Litening III. Além disso, é o único caça da FAB especializado em missões de reconhecimento tático. No futuro, essas funções serão absorvidas pelo Saab F-39 Gripen, a aeronave mais avançada atualmente em operação na América Latina.

Entre as inúmeras missões já realizadas pelos esquadrões, destacam-se as de ataque a pistas clandestinas utilizadas por criminosos na região norte do Brasil, em plena selva amazônica, conduzidas pelo 3º/10º GAV. Este esquadrão também detém o recorde de permanência em voo da Aviação de Caça da FAB, com 10 horas e 5 minutos.

O Esquadrão Poker, por sua vez, é frequentemente acionado para missões de reconhecimento em áreas de interesse para diversos órgãos federais, auxiliando no combate a crimes ambientais e na vigilância de áreas sensíveis. De forma inédita, em abril deste ano, a unidade realizou o reconhecimento de 19 barragens durante as enchentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul. As imagens obtidas permitiram à Defesa Civil avaliar, em poucas horas, eventuais danos estruturais ou riscos de ruptura nas barragens.

O AMX também demonstrou sua relevância no contexto da CRUZEX 2024, realizada em novembro na Base Aérea de Natal, que contou com a participação de países operando aeronaves modernas, como o F-15C dos EUA, o F-16 do Chile e o próprio F-39E Gripen da FAB. Mesmo em cenários de alta complexidade, o caça AMX se destacou pelo elevado nível de sobrevivência proporcionado por seus sistemas de guerra eletrônica. Além disso, nenhuma das missões planejadas foi abortada por problemas técnicos, evidenciando a maturidade operacional do projeto.

História dos esquadrões

O 1º/10º GAV “Esquadrão Poker” foi criado em 24 de março e ativado em 1º de abril de 1947 na Base Aérea de São Paulo. Incorporando aeronaves Douglas A-20K oriundas do 1º e 2º Grupo de Bombardeio Leve, o esquadrão inicialmente se dedicava a missões de bombardeio e ataque. Entretanto, em 10 de novembro de 1952, realizou sua primeira missão de reconhecimento foto-meteorológico utilizando câmeras K-17B, K-17C e K-20, data que passou a simbolizar a celebração de seu aniversário.

Em 1955, o esquadrão recebeu as aeronaves Beechcraft RT-11 e North American B-25 Mitchell, empregadas em missões de instrução, ataque leve e principalmente reconhecimento. A partir de 1962, passou a operar os Douglas B-26 Invader, deixando de realizar missões de reconhecimento para se concentrar em atividades de bombardeio, ataque e contra-insurgência.

Com a chegada dos Embraer RT-26 Xavante em 1976, o Poker retomou as missões de reconhecimento, especializando-se nessa tarefa a partir de uma instrução conduzida pela USAF na Base Aérea de Santa Cruz em 1977. Pioneiro e único na FAB a realizar reconhecimento tático, o Poker se tornou referência ao penetrar profundamente no território inimigo, fotografar alvos estratégicos e retornar com informações de inteligência. Em 1978, sua sede foi transferida para Santa Maria. A década de 1980 marcou o início de suas missões de ataque, e em 1988 o esquadrão foi reconhecido como uma unidade de caça. Atualmente, é comandado pelo Tenente-Coronel Aviador Edgar Barcellos Carneiro.

O 3º/10º GAV “Esquadrão Centauro” foi o primeiro esquadrão a se estabelecer em Santa Maria, em 1978. Operando com aeronaves AT-26 Xavante, a unidade desempenhava missões que iam desde escolta até ataque e apoio aéreo aproximado. Além disso, até o final dos anos 1990, foi responsável pela formação de líderes da Aviação de Caça, utilizando o Xavante como plataforma comum com o 2º/5º GAV em Natal. Com a chegada do AMX, essa missão foi transferida para o 1º/4º GAV “Esquadrão Pacau”.

A partir de 1998, o Centauro iniciou a transição para os Embraer A-1, consolidando-se como a principal força de resposta da FAB no extremo sul do Brasil. Hoje, o esquadrão é comandado pelo Tenente-Coronel Aviador Felipe de Faria Scheer.

A chegada do AMX trouxe grandes vantagens estratégicas ao Brasil, permitindo operações de longo alcance, penetração em baixa altitude e capacidade de ataque com uma carga útil de 3,8 toneladas de armamentos, além de seus dois canhões de 30 mm com 150 munições cada. O AMX pode atingir qualquer ponto da América do Sul a partir de Santa Maria ou de outras bases no Brasil.

Desde 2016, toda a frota de AMX da FAB está concentrada na BASM. Após as modernizações, essas aeronaves continuam sendo importantes vetores de defesa, especialmente na proteção das fronteiras no extremo sul do país.