NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


Maior aeronave já operada pela Força Aérea Brasileira


Da Redação | Publicada em 26/07/2022 19:42

O novo avião vai fazer viagens de 15 mil quilômetros em um voo.

PORTAL G1


Aeronáutica abre inscrições para curso de formação de sargentos; provas também serão realizadas no MA

Inscrições podem ser feitas até 19 de agosto pela internet.

Da Redação | Publicada em 26/07/2022 16:37

O Comando da Aeronáutica abriu, nesta terça-feira (26), as inscrições para o curso de Formação de Sargentos, previsto para o segundo semestre de 2023. As inscrições podem ser feitas até 19 de agosto pela internet.

Podem participar candidatos brasileiros, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 24 anos, que sejam completados até 31 de dezembro de 2023. Veja o edital.

As provas serão realizadas em 6 de novembro de 2022. No Maranhão, o exame será realizado em São Luís e Alcântara. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80.

Estão sendo ofertadas vagas para as especialidades de Comunicações, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Eletromecânica, Controle de Tráfego Aéreo, Guarda e Segurança, Eletricidade e Instrumentos e Estrutura e Pintura.

PORTAL R7


Avião KC-90 passa a ser o maior jato usado pela Força Aérea Brasileira

A aeronave tem capacidade para 250 passageiros e autonomia para voar até 14.000 quilômetros

Da Redação | Publicada em 26/07/2022 21:14

A Força Aérea Brasileira recebeu o maior jato usado da história do ramo nesta terça-feira (26). O avião KC-90 foi incorporado hoje em uma cerimônia na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave tem capacidade para 250 passageiros e autonomia para voar até 14.000 quilômetros. O jato poderá ser usado em ações estratégias como ajuda humanitária, transporte logístico e reabastecimento em voo.

TV BRASIL


FAB ganha novo avião e retoma atividades de transporte estratégico


Da Redação | Publicada em 26/07/2022 12:15

A Força Aérea Brasileira (FAB) ganhou mais uma aeronave. A FAB apresentou hoje, no Rio de Janeiro, o novo avião de transporte e reabastecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BAND TV


Força Aérea Brasileira recebe a primeira aeronave KC-30 da frota

Modelo tem capacidade para 250 passageiros e poderia ir do Rio de Janeiro à Índia em um voo direto

Gabriela Morgado | Publicada em 26/07/2022 16:40

A Força Aérea Brasileira recebe a primeira aeronave KC-30 da frota, o maior avião já operado pela FAB. O modelo tem capacidade para 250 passageiros e uma grande quantidade de carga. Segundo a FAB, ele voa até 8 mil milhas náuticas, o equivalente a quase 15 mil quilômetros. Isso significa que ele poderia ir do Rio de Janeiro à Índia em um voo direto.

Por causa disso, o avião, que foi batizado como FAB 2901, vai poder ser usado em missões de emergência, como de combate a pandemias e a desastres naturais.

O avião também vai ser ajustado para poder reabastecer outras aeronaves durante os voos, quando vai se tornar, efetivamente, um avião KC. A aeronave chegou à Base Aérea do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira (26).

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, afirmou que o recebimento do avião era um sonho da Força Aérea. O novo avião passou por uma pintura para a cor cinza, da FAB, na Irlanda, e por inspeções nos Estados Unidos.

Essa é a primeira de duas aeronaves do tipo que vão ser entregues pela empresa de linhas aéreas Azul, que venceu a licitação. A segunda é esperada para outubro.

O avião vai ser operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte da FAB, o Esquadrão Corsário. Os militares começaram um curso de formação para a operação em junho.

 

 

PORTAL AEROIN


O novo avião da Força Aérea faz um rasante com dois caças F-5 ao chegar ao Galeão


Murilo Basseto | Publicada em 26/07/2022 10:00

Em cerimônia sendo realizada nesta terça-feira, 26 de julho, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para recebimento do primeiro avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), o novo vetor militar fez uma passagem baixa escoltado por dois caças F-5M ao aparecer pela primeira vez no local do evento.

Além da passagem baixa do maior avião da história da FAB, logo na sequência vieram outras aeronaves militares de transporte do Brasil, como o KC-390 Millennium escoltado pelos C-99, o C-105 Amazonas escoltado pelos C-130 Hércules e o C-97 Brasília escoltado pelos C-95M Bandeirante.

Depois do pouso, o novo vetor militar foi batizado por jatos de água dos bombeiros ao chegar ao pátio da Base Aérea do Galeão.

Um belo vídeo em homenagem ao aniversário do Pai da Aviação foi publicado pela FAB


Murilo Basseto | Publicada em 26/07/2022 13:00

Além de uma grande cerimônia realizada na sexta-feira, 22 de julho, na Base Aérea de Brasília (BABR), alusiva aos 149 anos de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, que é comemorado no dia 20 de julho, a Força Aérea Brasileira (FAB) também publicou um bonito vídeo feito especialmente para a data.

Além de contar a história e exaltar os feitos deste mundialmente conhecido brasileiro, a produção mostra interessantes cenas, desde os primeiros projetos de balões dirigíveis de Santos-Dumont até o voo do primeiro avião mais pesado que o ar a decolar por meios próprios, o 14-Bis.

Assista a seguir o belo vídeo de homenagem feito pela Força Aérea Brasileira:

PORTAL PODER AÉREO


Cerimônia de Recebimento da Aeronave KC-30 pela Força Aérea Brasileira


Da Redação | Publicada em 26/07/2022 12:30

Cerimônia de recebimento da aeronave KC-30 pela Força Aérea Brasileira e incorporação ao 2º/2º GT.

A Força Aérea Brasileira (FAB) assinou em 18/04, o contrato com empresa Azul S.A. referente à aquisição de duas aeronaves modelo A330-200, compatíveis com a versão militar A330 MRTT (do inglês Multi-Role Tanker Transport). O valor global do contrato é de cerca de US$ 80 milhões.

A aquisição tem como objetivo suprir as carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico (de cargas e passageiros) e Ajuda Humanitária.

Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


Força Aérea Brasileira incorpora seu primeiro KC-30


Paulo Roberto Bastos Jr. | Publicada em 26/07/2022 :00

No final da manha de hoje, dia 26 de julho, na ALA 11, Base Aérea do Galeão, foi realizada a cerimônia de incorporação da aeronave KC-30 FAB 2901 (Airbus A330-200) à Força Aérea Brasileira (FAB).

O vetor, o maior em operação na FAB, com capacidade conduzir 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas (cerca de 14.800 km),  será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o “Esquadrão Corsário”, garantindo um significativo incremento em sua operacionalidade com suas capacidades de reabastecimento em voo (REVO) e transporte estratégico, operacional e de ajuda humanitária, dentro e fora do país.

Esta aeronave é o primeiro exemplar adquirido do processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, dentro do projeto estratégico KC-X3, e prevê a entrega de mais uma unidade, preenchendo as lacunas da aviação de transporte estratégico surgidas após o descomissionamento dos KC-137 FAB 2401 (Boeing 707-345C-H), em 2013, e a devolução do arrendamento do KC-767 FAB 2900 (Boeing 767-300ER), em 2019.

REVISTA AERO MAGAZINE


Base Aérea do Galeão recebe o novo KC-30 da FAB

Uma cerimônia marcou o recebimento do KC-30 da FAB, na Base Aérea do Galeão

Marcel Cardoso | Publicada em 26/07/2022 14:28

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou hoje (26), na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, a cerimônia que marcou o recebimento da primeira aeronave KC-30, que será batizada como FAB2901.  Ele é o primeiro da licitação vencido pela Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de mais uma unidade, com o objetivo de suprir carências operacionais da instituição em ações estratégicas, como o reabastecimento em voo (Revo), o transporte aéreo logístico e a ajuda humanitária.

Antes de chegar ao Brasil, o KC-30 passou pelo processo de repintura para a cor cinza da FAB, na Irlanda. Em seguida, ele seguiu para os Estados Unidos para o recebimento contratual e uma série de inspeções e cheques funcionais para atestar a aeronavegabilidade e o atendimento aos requisitos necessários para a operação.

O avião será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2.º/2.º GT) - Esquadrão Corsário. Ele poderá transportar até 250 passageiros e voar até oito mil milhas náuticas (cerca de 14.810 km). Uma segunda aeronave está prevista para ser entregue em outubro.

PORTAL AEROFLAP


FAB recebe oficialmente sua nova aeronave KC-30; acompanhe a cerimônia ao vivo


Da Redação | Publicada em 26/07/2022 13:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebe hoje (26) de forma oficial o seu novo Airbus A330 que será designado na corporação como KC-30. A cerimônia de entrega acontece na Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro.

O novo Airbus A330 KC-30 será entregue para ao 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário. A incorporação do novo KC-30, que coincide com a Reunião da Aviação de Transporte (RAT), também marca o retorno das atividades operacionais do esquadrão.

Na FAB, o A330 já tem nome: KC-30. No entanto, o indicativo K é para aviões de reabastecimento em voo, o que o modelo ainda não é. Futuramente, o 2901 e 2902 serão convertidos em A330 MRTT. 

A conversão será realizada através de um contrato separado, que está sendo negociado pela FAB com a Airbus. Os trabalhos, que demoram cerca de 18 meses segundo a fabricante, ocorrem nas suas instalações em Getafe, na Espanha. 

Depois de convertidos, os A330 se tornarão aviões de transporte e reabastecimento em voo multimissão, podendo ser usados para abastecer outras aeronaves, transportar cargas, tropas, suprimentos e até mesmo se tornar uma UTI aérea. 

Este é o primeiro de dois Airbus A330 adquiridos pela FAB com dinheiro resgatado da Operação Lava Jato. Os dois aviões foram comprados da Azul, sendo este o ex-PR-AIS, atual FAB 2901.

A matrícula civil foi cancelada há quase uma semana, oficializando a “nova vida” do jato de passageiros.

Acompanhe a transmissão ao vivo da cerimônia de entrega do novo KC-30 para a FAB

O novo Airbus A330 que foi adquirido da Azul por meio de licitação, agora se tornará o maior avião militar em operação pelo país mas este não foi o único grande jato operado pela FAB. 

BARBACENA ONLINE


Epcar faz entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont


Da Redação | Publicada em 26/07/2022 14:00

Na sexta-feira (22) foi realizada, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, uma cerimônia festiva pelo 149° aniversário de nascimento de Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont, o patrono da Aeronáutica Brasileira. Durante a solenidade, presidida pelo comandante da escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, foi feita a imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont, distinção concedida à militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que se destacaram na função, para militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

Anderson Morais Diniz, Consultor Jurídico da União foi um dos que receberam a homenagem na solenidade. Já o Graduado-Master da Guarnição da Aeronáutica de Barbacena, Suboficial Sérgio Carvalho Silva, além de também ter recebido a medalha, teve a honra de realizar o hasteamento da insígnia de Marechal-do-Ar durante a cerimônia.

DEFESA EM FOCO


Ministro da Defesa é condecorado com a medalha Mérito Santos-Dumont

A medalha Mérito Santos-Dumont foi criada para homenagear civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira

Da Redação | Publicada em 26/07/2022 09:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 22/07, na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia militar alusiva aos 149 anos de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, que é comemorado no dia 20 de julho. No mesmo dia, o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi condecorado com a Medalha Mérito Santos-Dumont.

A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sergio José Pereira; de Oficiais-Generais membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e do Alto-Comando da Aeronáutica, dentre outras autoridades.

Na ocasião, o Ministro Paulo Sérgio Nogueira destacou a importância de receber uma medalha tão importante para a Aviação brasileira. “É uma honra ser condecorado com tão nobre honraria. Aprendemos nos bancos escolares desde cedo, ainda menino, quem foi Santos-Dumont e a importância dele para a Força Aérea Brasileira, o Brasil e o mundo. Como Ministro da Defesa, me sinto muito agradecido, muito honrado de receber no peito esquerdo, do lado do coração, essa medalha”, pontuou.

Por sua vez, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, parabenizou o Ministro. “A cerimônia traz o reconhecimento de todos atributos de Santos-Dumont, como o seu empreendedorismo, a sua amizade e a sua perseverança. Para nós é um motivo de grande júbilo. Seja bem-vindo, Ministro, à nossa ordem da medalha Mérito Santos-Dumont. Tenha certeza que ela faz jus aos seus atributos”, salientou.

Medalha Santos-Dumont

Personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, podem receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, desde que tenham prestado destacados serviços à aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou valores, em relação à Aeronáutica, sejam julgados merecedores. Nascido em 1873, Alberto Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.

Projeto de eficiência energética é consolidado na Base Aérea de Campo Grande

Parceria com a empresa Energisa-MS irá garantir mais economia e segurança das instalações elétricas na corporação

Da Redação | Publicada em 26/07/2022 12:00

A Base Aérea de Campo Grande (BACG) firmou, no dia 20/07, parceria com a empresa Energisa-MS, uma concessionária de distribuição de energia elétrica no Mato Grosso do Sul. Esse acordo faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) do Comando da Aeronáutica (COMAER), que visa a redução do consumo e dos custos com energia elétrica, por meio da melhoria da eficiência dos equipamentos instalados, bem como da geração de energia renovável,

O Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, acompanhado do Aspirante Alisson Da Guarda, reuniu-se com o Gerente da Área Comercial da Energisa, Helier Fioravanti, e com o analista da área de eficiência energética, Valdemir Lima, para firmar o Termo de Adesão. Após os ajustes finais, o documento foi assinado pelo Brigadeiro Rossetto e pelo Diretor-Presidente da Energisa-MS, Marcelo Vinhaes.

O projeto-base abrange a aquisição e troca de 170 luminárias/refletores de LED, além da substituição dos aparelhos de ar-condicionado de baixo rendimento por equipamentos mais eficientes, dotados com o Selo Procel de Economia de Energia, que proporcionará uma economia de energia de aproximadamente 267 MWh por ano para a Força Aérea. Os recursos financeiros que serão aplicados no projeto são oriundos do PEE da concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), conforme prevê a Lei 9.991, de 24 de julho de 2000.

Não obstante os termos iniciais da parceria, a fim de manter o bom relacionamento e os laços estreitos, tanto os representantes da Energisa-MS colocaram-se à disposição da Base Aérea para juntos vencerem qualquer desafio relacionado ao tema, seja nas melhorias internas cotidianas seja em casos de aumentos de demandas energéticas, como durante a realização de Exercícios Operacionais, momento em que há relevante de consumo de energia na BACG.

Em sua análise, o Brigadeiro Rossetto entende o movimento atual de ambas as partes como oportuno e essencial para a sociedade regional e nacional. “Estamos cumprindo nosso dever constitucional e mostrando a importância do zelo com o dinheiro público, por meio de maior economia e eficiência energética”, disse.

O Diretor-Presidente Marcelo Vinhaes explicou que a elaboração de diagnóstico energético é fundamental para avaliar a viabilidade de execução do projeto de eficiência energética nas instituições. “A parceria garante mais economia e segurança das instalações elétricas na corporação; destarte, recursos financeiros podem ser realocados em outros departamentos da organização militar. Ficamos felizes em contribuir com a Base Aérea da Capital”, pontuou.

 

 

FAB recebeu hoje a primeira aeronave KC-30 no Rio de Janeiro


Da Redação | Publicada em 26/07/2022 16:05

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou hoje na Base Aérea do Galeão (BAGL), a cerimônia que marca o recebimento da primeira aeronave KC-30, modelo A330-200, que será batizado como FAB 2901. O avião é o primeiro do processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de mais uma unidade, com o objetivo de suprir carências operacionais da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.

Antes de chegar ao Brasil, a aeronave passou, na Irlanda, por um processo de substituição de pintura para a tradicional cor cinza da FAB. De lá, seguiu para os Estados Unidos, onde foi feito o recebimento contratual e realizada uma série de inspeções e cheques funcionais para atestar sua condição de aeronavegabilidade e atendimento aos requisitos.

O KC-30 será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário. Este será o maior vetor já operado pela FAB e permitirá a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo conduzir 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas.

Um vetor multimissão estratégico de transporte e REVO como o KC-30 se caracteriza por ser capaz de transportar passageiros, em uma cabina comercial convencional, e um grande volume de carga nos porões, em voos de longo curso. A mesma cabine pode ser reconfigurada rapidamente para cumprir outras missões. Em situações de calamidade pública, como desastres naturais, pandemias ou emergências médicas, por exemplo, o avião pode, também, realizar missões de Evacuação Aeromédica (EVAM) de grande número de pacientes.

Em julho, militares da FAB que irão operar a aeronave, iniciaram um curso de formação operacional na Universidade Azul (UniAzul), em Campinas (SP). A segunda aeronave tem previsão de entrega para outubro desse ano.