NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Saúde e FAB enviam nesta sexta-feira medicamentos para ribeirinhos no AM

Ação conjunta acontece nas comunidades ao longo do Rio Negro e terá, ainda, atendimento em um hospital de campanha da Força Aérea

Por ândrea Malcher | Publicada em 26/05/2023 12:17

Comunidades ribeirinhas das cidades de Barcelos e do distrito de Moura, ao longo do Rio Negro, no Amazonas, receberão medicamentos do Ministério da Saúde e da Força Aérea Brasileira (FAB) que começam a ser enviados nesta sexta-feira (26/5). A expectativa é que 14 mil remédios sejam entregues até o dia 4 de junho. A remessa contém anti-inflamatórios, antibióticos, anti-hipertensivos, contraceptivos e analgésicos.

Além dos medicamentos, um hospital da campanha da FAB será montado em uma das três balsas que a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) vai usar na operação. “Os trabalhos começam no distrito de Moura, onde a embarcação ficará de 26 a 28 de maio, seguindo para Barcelos, de 31 de maio a 4 de junho. Durante o período, aproximadamente 450 pessoas devem ser atendidas por dia”, informa a pasta em nota.

Serão oferecidos atendimentos em ortopedia, pediatria, ginecologia, clínica médica, dermatologia, proctologia, fisioterapia e odontologia. “Também estarão disponíveis serviços na área da psicologia e assistência social, além de exames preventivos de colo de útero, exames laboratoriais e de imagem (raio-x e ultrassonografia). Os agendamentos serão realizados por meio das Secretarias de Saúde da região”, finaliza o comunicado.

PORTAL AEROIN


Cidades em Minas e São Paulo verão as acrobacias da Fumaça nesse fim de semana; veja a programação


Murilo Basseto | Publicada em 26/05/2023 09:00

Mais duas cidades receberão a ilustre do admirado Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) neste final de semana, dando aos seus moradores e aos das cidades vizinhas a oportunidade de assistir às demonstrações acrobáticas.

A equipe acabou de retornar das apresentações que aconteceram em Juiz de Fora e Governador Valadares (MG), e também esteve em Vila Velha (ES).

E agora, a primeira das duas próximas cidades é Passos, em Minas Gerais, que receberá a Esquadrilha da Fumaça no sábado, 27 de maio, às 16h, no aeroporto da cidade, em alusão aos 165 anos do município. A última vez em que os sete aviões do EDA estiveram em Passos foi em 2008, ainda com os antigos T-27 Tucano. Agora, retornam com os atuais A-29 Super Tucano.

No dia seguinte, domingo, 28 de maio, os aviões da Força Aérea Brasileira estarão no interior de São Paulo, em Franca, para uma demonstração aérea às 16h, no aeroporto local, durante o 2º Aero Franca – Air Show. Na cidade paulista, o Esquadrão esteve presente pela última vez no ano passado, no 1º Aero Franca – Air Show.

O Esquadrão de Demonstração Aérea realizou, em 2022, mais de 60 apresentações, divulgando a FAB em território nacional e internacional. Este ano, a equipe completou 71 anos de história no dia 14 de maio e alcançou a marca de quatro mil apresentações ao longo de sua história, seguindo firme realizando demonstrações praticamente todos os finais de semana.

“Esses 71 anos de demonstrações aéreas sempre tiveram o mesmo objetivo, divulgar a imagem institucional da Força Aérea Brasileira em âmbito nacional e internacional. E seguimos firme nessa missão! Será um prazer estar em Passos comemorando o aniversário da cidade, assim como também estar em Franca fazendo parte de um evento aeronáutico juntamente com outros aviadores e entusiastas da aviação acrobática”, finaliza o Capitão Ícaro Bontempo Furtado, piloto de posição número #5 da Esquadrilha da Fumaça.

REVISTA ASAS


Exclusivo: Ten.-Brig. do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica


Da Redação | Publicada em 26/05/2023 17:00

Assista a primeira entrevista exclusiva dada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Uma conversa sem filtros sobre a Força Aérea Brasileira hoje, os programas KC-390 e Gripen E/F, o futuro caça 100% nacional, a realidade e os desafios, a nova dimensão espacial, e muito mais!

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO VALE - Esquadrilha da Fumaça vai colorir o céu de Resende

Depois de 25 anos, a Esquadrilha da Fumaça das Força Aerea Brasileira (FAB) se apresenta em Resende durante o Aero Festival que acontece no Aero Clube da cidade

Por Redação | Publicada em 26/05/2023 08:21

Agulhas Negras – A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) será a grande atração do Aeroclube de Resende, para o Aero Festival, que acontece entre os dias 23 a 25 de junho. O evento terá entrada franca. Serão 3 dias com diversas atividades sendo o ponto alto a apresentação de Esquadrilha da Fumaça que teve sua última apresentação em Resende no ano de 1998.

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – HAAF conquista Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar


Da Redação | Publicada em 26/05/2023 16:00

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), localizado no Rio de Janeiro (RJ), realizou no dia 18/05, a Cerimônia de entrega do Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), certificação concedida ao HAAF por órgãos reguladores e entidades especializadas, após rigorosa avaliação dos padrões de qualidade, segurança e eficiência dos serviços prestados.

A Cerimônia foi presidida pelo Diretor de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Major-Brigadeiro Médico Cloer Vescia Alves. Também participaram do evento o Diretor do HCA, Coronel Medico Alexandre de Araújo Melo, o Diretor do HAAF, Coronel Medico Júlio José Reis da Silva, o membro da governança do CQH, Doutor Jackson Fernando de Resende Vilela, além de integrantes do efetivo.

Em seu discurso, o Diretor do HAAF afirmou que “receber o Selo de Conformidade é o reconhecimento de um trabalho árduo, da dedicação e do comprometimento de toda a nossa equipe, que se esforça diariamente na busca da melhoria contínua e da excelência da gestão, em todas as áreas do hospital”, disse. Em seguida, manifestou sua gratidão ao CQH e agradeceu à Coronel Médica Luci Alcione Apocalypse da Cunha, “antecessora e germinadora desse processo”. Ao final do evento, o Diretor da DIRSA, Major-Brigadeiro Cloer, afirmou estar muito feliz, “pois já são três hospitais da Força Aérea que possuem o Selo do CQH”. Além disso, destacou o Programa Quali SISAU 100, cujo lema é “Construindo um Futuro de Excelência Em Saúde” e, ainda, compartilhou seu desejo de garantir atendimento de qualidade e eficiência em cada OSA, promovendo, assim, a satisfação dos seus beneficiários.

O Selo é um indicador confiável da capacidade de uma instituição de saúde de atender aos mais altos padrões de cuidados médicos. É concedido conforme o nível de maturidade da Organização de Saúde, podendo ser de Bronze (pontuação entre 75 a 92 pontos), Prata (pontuação entre 93 a 110 pontos) ou Ouro (pontuação entre 111 a 125 pontos).

Durante o processo de adesão, o HAAF foi submetido a uma avaliação criteriosa, que incluiu a análise de diversos pontos, como seus processos, metas, indicadores, infraestrutura hospitalar, competência da equipe de saúde, adoção de boas práticas clínicas, gestão de riscos, protocolos de segurança, entre outros. A obtenção do Selo de Conformidade nível prata evidencia que o hospital atende a todas as exigências e demonstra seu compromisso com a garantia um atendimento de qualidade aos seus pacientes.

A conquista desse selo não apenas fortalece a reputação do HAAF, mas também reforça a confiança dos beneficiários do SISAU nos serviços de saúde prestados pela instituição.

ÁREA MILITAR - BREVET realiza III Encontro de Veteranos


Da Redação | Publicada em 26/05/2023 18:00

A Base de Recepção de Veteranos (BREVET), localizada no Campo dos Afonsos (RJ), realizou, no dia 24/05, o III Encontro de Veteranos. O evento ocorreu no Salão Nobre da Organização Militar (OM) e teve por objetivo valorizar e integrar os veteranos, por meio da apresentação da Banda de Música da Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e da atividade “Contos da Caserna”.

Ao abrir o evento, a Diretora da BREVET, Coronel Intendente Elaine Plaza Montenegro, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “Fico muito feliz em recebê-los aqui na BREVET, espero que este encontro sirva para o resgate de nossas memórias e valores militares. Nossa intenção é cada vez proporcionar mais atividades como estas para os nossos veteranos e pensionistas”, ressaltou a Diretora.

Na primeira atividade do dia, a Banda de Música da BASC, sob a regência do Suboficial Jediael Pereira da Silva, encantou a plateia. Ao tocar sucessos da música popular brasileira, que falam sobre família, amizade e sobre o Brasil, além de canções militares, como a Canção do Expedicionário e a recém-criada canção da BREVET, os músicos conseguiram emocionar o público. O segundo momento foi reservado para a Oficina “Contos da Caserna”, atividade que esteve presente nas duas edições anteriores do Encontro, voltada para o resgate das próprias histórias dos veteranos e para a troca de experiências.

Inicialmente, a história da origem do monumento localizado na UNIFA, denominado “Gênese do COMAER”, foi narrada pelo Brigadeiro Clóvis de Athayde Bohrer. A memória é formada pela junção de três artefatos: uma âncora doada pela Marinha do Brasil, um canhão doado pelo Exército Brasileiro e uma bomba incendiária, item de armamento das primeiras aeronaves da Força. O veterano, de 98 anos, impressionou a todos ao relembrar, detalhadamente, alguns de seus momentos na Escola de Aeronáutica e como se deu o processo de reconstrução daquele que foi, no ano de 1941, o primeiro monumento erigido em homenagem à criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo sido reeditado e reinaugurado em 2018.  

Contagiado pelo ambiente de lembranças dos primórdios da FAB, o Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico fez uso da palavra, contando aos presentes como surgiu a canção “Bandeirantes do Ar”, criada no fundo de um alojamento da Escola de Aeronáutica nos Afonsos, pelos aspirantes da Marinha e cadetes do Exército que se reuniram pela primeira vez debaixo de um mesmo teto, para dar consecução à Força Aérea Brasileira. 

“Se fecharmos os olhos e imaginarmos a cena, desconhecidos vindos das mais diferentes origens, com pensamentos os mais diversos possíveis, com desconfianças mútuas, de repente reunidos nos fundos de um alojamento e entoando ‘Nós somos da Força Aérea Brasileira, o nosso emblema é a águia altaneira, que há de ser grande, forte e varonil, lutaremos, morreremos, pela Bandeira do Brasil!’, podemos facilmente perceber a força que a canção passou a ter na formação do espírito de corpo que hoje orgulhosamente temos”, disse o Brigadeiro do Ar.

Abrilhantou também o Encontro o Capitão José Guardião Bezerra Neto, que, diante das lembranças dos seus 18 anos de serviço no PARASAR, compartilhou a emocionante história do complexo resgate do voo 447 Air France, ocorrido em 2009, bem como evidenciou sua vibração e orgulho de pertencer à Força Aérea e de ter contribuído com o lema “Ninguém fica para trás”, ao participar de tantas missões operacionais e salvar diversas vidas, motivando e inspirando os jovens militares da Guarnição de Aeronáutica de Afonsos que prestigiavam o evento.

Finalizando os “Contos”, o Suboficial Hamilton Vallis Boscarino relatou, com entusiasmo, fatos do início de sua carreira, quando serviu no antigo Serviço Regional de Proteção ao Voo de Recife (SRPV-RF) e de sua passagem pela cidade de Caravelas, onde teve a oportunidade de representar a FAB, trabalhando como professor no Colégio Normal Sul Baiano. O veterano aproveitou o relato dessas experiências para dar bons conselhos à jovialidade presente. Um momento muito significativo dessa edição do Encontro e carregado de forte emoção foi o reencontro do Capitão Guardião com o Suboficial Almeida (chamado carinhosamente pelo Capitão de “Tio Zé”). Segundo o Capitão Guardião, quando criança, o Tio Zé foi o seu grande incentivador, encorajando-o a ingressar na Força Aérea justamente através de suas histórias da caserna.

Ao término dessa manhã plena de história, trocas e inspirações, os veteranos deixaram a BREVET já ansiosos pela próxima oportunidade. “O evento foi muito bom, pois possibilitou encontrarmos amigos que há muito tempo não víamos. Voltei a ter emoções”, comentou a Suboficial Edna Pereira Guimarães, Veterana da Primeira Turma de Graduadas da FAB. A reunião contou ainda com a presença do Grupo Azul Barateia, representado pelo historiador aeronáutico Alberto Gomes Filho, Ex-Praça da FAB e pelos apoiadores voluntários do Grupo, o Coronel Farmacêutico Veterano Newton Eleutério de Azevedo e o Engenheiro Paulo Cezar Carvalho Cavadas, Ex-Praça do Exército, que ornaram as atividades trajando uniformes históricos da FAB.