NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Exposição da FAB conta história da aviação com a exibição de aeronaves

Mostra traz biografia de Alberto Santos-Dumont e reúne modelos da origem da aviação até as mais recentes tecnologias. Entrada gratuita.

G1 Df | Publicada em 25/10/2019 16:14

Na semana em que se comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) – celebrado na quarta-feira (23) – o Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, recebe uma exposição que conta a história da aviação. A entrada é gratuita e a mostra vai até domingo (27).

O público vai encontrar, em um mesmo lugar, réplicas das primeiras aeronaves criadas por Santos-Dumont e também de modelos de última geração da aviação. Ao todo, são três espaços dedicados à "Semana da Asa", dentro e fora do Museu.

Na área interna do Museu Nacional da República, os visitantes podem conferir fotografias e documentários que registram a origem da aviação no Brasil. Este espaço é dedicado à biografia e obra do brasileiro Alberto Santos-Dumont, conhecido como "o pai da aviação".

Mostra no Museu Nacional conta com réplica do Demoiselle, avião de 1907, criado por Alberto Santos Dumont.

No local também está exposta a réplica do Demoiselle, avião criado por Santos Dumont em 1907 e considerado o primeiro com funcionamento prático. O aviador utilizava o modelo para visitar amigos em cidades perto de Paris, na França, onde morava.

No pátio externo do museu, a FAB exibe – em tamanho real – o novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen, que tem série brasileira produzida na Suécia. O modelo será lançado em 2021 e ainda está em fase de testes.

"A expectativa é de aprimorar a velocidade e desempenho", diz a FAB.

Exposição Semana da Asa

Local: Museu Nacional da República

Endereço: Lote 02, SCTS – próximo à Rodoviária do Plano Piloto

Período: 22 a 27 de outubro

Horário: das 9h às 18h30

Entrada gratuita

De internet das coisas a plantas carnívoras: veja programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento reúne exposições, palestras e oficinas nesta sexta-feira (25), no pavilhão de exposições do Parque da Cidade. Entrada é gratuita.

Por G1 Df | Publicada em 25/10/2019 11:08

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reúne visitantes no Distrito Federal

A programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta sexta-feira (25), em Brasília, explora a produção científica no Brasil e no mundo. O evento ocorre das 9h às 20h no pavilhão de exposições do Parque da Cidade. A entrada é gratuita.

Ao longo do dia, especialistas apresentam resultados de pesquisas, estudos e debates científicos. O espaço oferece ainda exposições interativas e oficinas para todas as idades (saiba mais abaixo).

A primeira apresentação ocorreu às 9h, sobre a "internet das coisas". A palestra abordou a tendência de ferramentas e objetos para o cotidiano que possuem funções conectadas com a web. O bate-papo foi com Guilherme Correa, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

À tarde, às 14h, o consultor Gino Terentim vai falar sobre a participação de plantas carnívoras na bioeconomia – sistema com foco na sustentabilidade. Estima-se que, no mundo, existam cerca de 600 espécies de plantas com essas habilidades.

16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Na entrada do evento, uma exposição reúne veículos do Exército Brasileiro. São tanques de guerra, jipes, botes e caminhões. O público pode tirar fotos e até entrar em alguns dos automóveis.

Uniformes de astronautas também estão à disposição do público. Uma área exibe miniaturas de satélites, entre eles, a reprodução em tamanho reduzido de estruturas que pesam mais de 2 toneladas e já estão em operação.

Os visitantes podem ainda experimentar um simulador antigravidade da Força Aérea Brasileira (FAB). A estrutura proporciona sensação de "estar no espaço". A demonstração dura 40 segundos.

Estudante visita 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. — Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

Um estande da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) mostra de forma dinâmica todas as etapas do saneamento no Distrito Federal. Uma equipe no local vai apresentar curiosidades sobre o sistema de abastecimento da região, que conta com oito bacias hidrográficas.

Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no DF

Data: 21 a 27 de outubro

Horário: das 9h às 20h de segunda a sábado; das 10h às 20h no domingo

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Entrada gratuita

PORTAL DEFESANET


Embraer USAF compra oficialmente A-29 e AT-6

A USAF comprará 2 a 3 aeronaves de cada modelo para continuar os experimentos

Da Redação | Publicada em 25/10/2019 12:26

WASHINGTON - A Força Aérea dos EUA investirá oficialmente recursos na compra de dois modelos diferentes de aeronaves de ataque leve.

A USAF comprará de duas a três aeronaves, de cada um dos modelos: Textron Aviation AT-6 e Sierra Nevada Corporation / Embraer Defense & Security A-29. Os aviões serão usados ??para apoiar "aliados e a capacidade de interoperabilidade  com aliados por meio de treinamento e experimentação", de acordo com o anúncio da Força Aérea.


O contrato do A-29 Super Tucano deve ser concedido antes do final do ano (2019), e  o contrato do AT-6 Wolverine será firmado no início de 2020.

O plano de compra de alguns aviões foi visualizado no início deste ano por oficiais da Força Aérea, mas as empresas provavelmente respirarão aliviadas agora que o acordo está fechado. A compra garante a demonstração necessária para dar confiabilidade no projeto. As duas empresas investiram fundos próprios no experimento de ataque leve da Força Aérea nos últimos dois anos e continuam esperançosos de que o serviço avance com uma compra maior de aeronaves de ataque leve no futuro.

As missões e bases para os aviões serão diferentes.

Os AT-6 irão para o Comando de Combate Aéreo da Base Aérea de Nellis, Nevada, para “testes e desenvolvimento contínuos de táticas e padrões operacionais para redes táticas e exportáveis ??que melhoram a interoperabilidade com parceiros internacionais”, de acordo com o anúncio da Força Aérea. Os A-29 irão para o Comando de Operações Especiais da Força Aérea, em Hurlburt Field, na Flórida, e serão usados ??para "desenvolver um programa piloto de instrutores para a missão de Combat Aviation Advisory, para atender a crescentes solicitações de assistência de aeronaves de ataques leves por nações parceiras".

"Nosso foco é como uma aeronave de ataque leve pode ajudar nossos aliados e parceiros quando enfrentam extremistas violentos que realizam operações dentro de suas fronteiras", afirmou o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, David Goldfein. “A continuação desse experimento, usando o poder fornecido pelo Congresso, nos dá a oportunidade de colocar um pequeno número de aeronaves condições operacionais e operar com as nações parceiras de maneiras pelas quais aeronaves menores e acessíveis como essas podem apoiar suas forças aéreas.”

As experiências continuarão com o foco na criação de uma arquitetura conjunta e compartilhamento de informações.

OUTRAS MÍDIAS


AEROFLAP - Esquadrão da FAB realiza campanha de tiro lateral em Santa Maria (RS)


André Magalhães | Publicada em 25/10/2019 18:15

O Exercício Técnico de tiro lateral terrestre do Esquadrão Pantera (5°/8° GAV) foi realizado entre os dias 30 de setembro e 11 de outubro, no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM), no Rio Grande do Sul. A bordo dos helicópteros H-60L Black Hawk, a Unidade Aérea realizou voos diurnos e noturnos, adaptação para os novos pilotos e tripulantes, além de formação para o uso dos óculos de visão noturna NVG (do inglês, Night Vision Goggles).

O Esquadrão realizou os tiros com as metralhadoras laterais Minigun M-134, calibre 7.62mm, com cadência de 3.600 tiros por minuto. Os militares fizeram o adestramento das táticas e técnicas de emprego armado em alvos terrestres.

De acordo com o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Ricardo Da Cas, alinhado com técnicas de navegação tática, o armamento lateral do H-60L é primordial para a autodefesa dos helicópteros.

“O Exercício permitiu treinar as equipagens do 5º/8º GAV para um possível emprego em Ações de Força Aérea que requeiram a utilização do armamento lateral, tanto de dia como à noite. É fundamental para as nossas operações, pois assegura a capacidade de autodefesa em território hostil”, destacou o Comandante do Esquadrão.

Fonte: FAB/ Fotos: Tenente Luiz Fernando