NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 085/2025 - 26/03/2025
FAB conclui o EXOP IVR 2025 com avanços na interoperabilidade e uso de aeronaves remotamente pilotadas
Juliano Gianotto | Publicada em 25/03/2025 13:35
Após duas semanas de intenso treinamento conjunto entre as Forças Armadas, o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025) chegou ao fim nesta segunda-feira (24/03), na Base Aérea de Santa Maria (BASM). O encerramento contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, que acompanhou os resultados e analisou as lições aprendidas ao longo das atividades.
“O Exercício IVR é um dos mais complexos para o Comando de Preparo (COMPREP) planejar e executar. Primeiro, porque as plataformas IVR são muito heterogêneas, então adaptar o cenário para o uso de todas elas é um grande desafio. Outro desafio é alinhar a resolução dos problemas às soluções tecnológicas disponíveis, garantindo que todos se sintam envolvidos no objetivo“, destacou o Comandante de Preparo ao comentar os desafios do exercício.
Considerado um dos mais importantes treinamentos do COMPREP, o EXOP IVR 2025 reuniu cerca de 350 militares das três Forças Armadas, consolidando avanços na interoperabilidade e na aplicação do conceito C4ISTAR (Comando, Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento).
Pela primeira vez na história, Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) atuaram de forma integrada, ampliando a capacidade de coleta e análise de dados em tempo real.
Além do emprego de aeronaves como o A-1M, R-99, E-99M, P-95 e P-3AM, o exercício contou com veículos blindados do Exército, meios navais da Marinha e sistemas de defesa antiaérea, promovendo uma atuação multidomínio coordenada nos âmbitos terrestre, marítimo, aéreo, espacial e cibernético.
“Temos grandes desafios tecnológicos a superar, mas as evoluções estão ocorrendo em nível exponencial, especialmente porque, neste ano, a Marinha e o Exército passaram a integrar o exercício. Isso é fundamental para que possamos operar de forma cada vez mais integrada entre as Forças Armadas“, concluiu o Oficial-General.
Durante a visita, também estiveram presentes o Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e o Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Aéreas, Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto.
DECEA promove curso de Controlador de Tráfego Aéreo Militar
Da Redação | Publicada em 25/03/2025 13:59
DECEA promove curso de Controlador de Tráfego Aéreo Militar. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realiza até 28 de março, o curso de Controle de Tráfego Aéreo Militar no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).
“Os simuladores do ICEA permitem capacitar os profissionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro em situações complexas e não convencionais, possibilitando ao aluno a vivência em situações de difícil implementação com recursos reais, mas para as quais deve estar preparado”, destacou o Chefe da Seção de Simulação de Operações Militares (ESOM) do ICEA, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Rossi Anderson Nogueira.
Dividido em dois módulos, a primeira parte foi realizada nas Organizações Regionais do DECEA. Dentre os assuntos abordados durante a parte teórica, foram tratados dos temas referentes à legislação aplicada ao tráfego aéreo militar e autorização de sobrevoo, meteorologia, normas operacionais do sistema de defesa aeroespacial e performance de aeronaves militares.
O segundo módulo foi iniciado nesta segunda-feira (10/03) nas instalações do ICEA, reunindo alunos e instrutores dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) para simulação de alto nível na prática de controle de tráfego aéreo militar e vigilância do espaço aéreo.
Durante a fase prática simulada, serão contemplados os cenários de vigilância do espaço aéreo, controle de missões de reabastecimento em voo, ataque, escolta e traslado, simulando os diversos vetores da Força Aérea Brasileira (FAB).
A Sargento Luana Correa Galvão destacou a importância da instrução teórica e prática simulada para capacitá-los para atuar como controlador de operações aéreas militares. “O treinamento é fundamental para aprimorar a minha capacidade profissional e ter todos os conhecimentos necessários, visando a soberania do espaço aéreo brasileiro que é a atividade-fim da Instituição”, pontuou a militar.
JORNAL GUARÁ - FAB celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica e homenageia profissionais
Da Redação | Publicada em 25/03/2025 08:34
No dia 25 de março, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica, uma data dedicada aos profissionais que atuam em diversas áreas, como manutenção de aeronaves, saúde, controle de tráfego aéreo, segurança, comunicações e muitas outras funções essenciais para a FAB, garantindo o perfeito funcionamento dessa engrenagem chamada Força Aérea.
A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), conhecida como “Berço dos Especialistas”, há 84 anos supre a necessidade da FAB na formação de Sargentos. A instituição tem essa missão desde 1941, inicialmente na Ponta do Galeão, depois como a Escola Técnica de Aviação, em São Paulo, a partir de 1943, e, finalmente, com a unificação das duas instituições em 1950, na nova sede em Guaratinguetá. Desde sua criação, no mesmo ano que o Ministério da Aeronáutica, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) tem sido o centro de formação de Sargentos Especialistas da FAB, consolidando-se como a maior referência em ensino técnico-militar e responsável pela formação de quase 70 mil militares ao longo de sua história.
O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho, fala sobre a importância do Especialista para a FAB e a formação na Escola, contando uma parte da sua experiência com os Sargentos ao longo dos seus 36 anos na Força Aérea. “Desde o exame de saúde para admissão, com especialistas da FAB medindo pressão, coletando sangue e avaliando pulmões, até a formação na Escola Preparatória de Cadetes do Ar e na Academia da Força Aérea, cada etapa da jornada militar foi marcada pelo trabalho essencial dos Especialistas. Na aviação, desde a preparação das aeronaves, abastecimento e manutenção até a segurança dos voos, profissionais como Mecânico de Aeronaves, Suprimento, Controle de Tráfego Aéreo, Comunicações e Serviço de Elétrica garantiram a operacionalidade. No curso de emprego armado, o apoio técnico do Material Bélico, Serviço de Cartografia e Serviço de Desenho foi fundamental. Eventos solenes sempre contaram com o Serviço de Músico, enquanto o Serviço de Administração cuidava da administração. Em cada missão, o Sargento faz acontecer. Com disciplina, amor pela profissão e coragem para enfrentar os desafios, em cada missão, o Especialista provou ser indispensável. Seu papel é essencial ontem, hoje e sempre”, ressalta o Oficial-General.
Conheça mais sobre a rotina e a carreira dos Especialistas da Aeronáutica: Todos os anos, a EEAR abre oportunidades para jovens ingressarem em uma das 28 especialidades oferecidas, que abrangem áreas como Administração, Apoio Logístico, Proteção ao Voo, Música, Guarda e Segurança, Saúde, entre outras. A concorrência para ingressar na Escola é acirrada, com candidatos de todas as regiões do Brasil disputando cada vaga. Em 2013, por exemplo, o Curso de Formação de Sargentos (CFS) registrou uma concorrência de 45 candidatos por vaga.
Os alunos que ingressam na EEAR passam por uma formação rigorosa, que inclui instrução militar, cívica e intelectual. Após a conclusão do curso, eles são promovidos à Graduação de Terceiro Sargento e, a cada sete anos, podem ascender na carreira até alcançar o posto de Suboficial.
A Importância dos Especialistas na FAB: Os Especialistas representam mais de 31% do efetivo total da FAB. Esses militares desempenham funções essenciais para a operacionalidade e a eficiência da Força Aérea. Seja na manutenção de aeronaves, na segurança aérea ou de instalações, no cuidado com saúde ou em qualquer outra especialidade, cada profissional contribui para que a FAB possa cumprir sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria.
Graduado-Master: o elo forte do Comando: A função Graduado-Master foi implantada por meio da Portaria nº 1.389/GC3, de 10 de setembro de 2018, sendo um marco histórico, uma vez que graduados, de diversas especialidades, passaram a assessorar e auxiliar os Comandantes nos assuntos relacionados às praças, tornando-se elos vitais, como difusores e catalisadores das ordens emanadas da alta administração do COMAER. A função Graduado-Master tem como principais objetivos: a participação das praças auxiliando a alta administração, prestando assessoramento nas questões relativas à disciplina, à moral, à carreira, à motivação, ao bem-estar, à satisfação profissional e ao apoio à família militar, no círculo das praças; proporcionar o aperfeiçoamento contínuo da gestão das Guarnições de Aeronáutica (GUARNAE) e de sua operacionalidade; fortalecer a coesão entre os integrantes da GUARNAE, estimulando o espírito de corpo e os padrões de disciplina; reconhecer a praça que se destaca pelo seu desempenho profissional e conduta pessoal; incrementar capacidades cognitivas à carreira do graduado; e apresentar oportunidades, motivar e manter recursos humanos adequados às necessidades da FAB. A função Graduado-Master é exercida por Suboficial com destacada liderança, reconhecida competência profissional e ilibada conduta pessoal, critérios necessários ao militar que estiver no exercício dela e verificados por meio de rigoroso processo de seleção.
“Ser Especialista da Aeronáutica é muito mais do que exercer uma função; é carregar a responsabilidade de fazer a Força Aérea Brasileira acontecer todos os dias. Para mim, essa data é um momento de reconhecimento e orgulho, pois evidencia a importância do trabalho de cada Especialista, em cada área de atuação, na construção de uma Força Aérea moderna, eficiente e Sempre Presente. É uma honra fazer parte dessa história”, declarou o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR), Suboficial Especialista em Suprimento Técnico, Roberto Moraes Ramos.
Histórias de Dedicação e Compromisso: Aos 20 anos, a Aluna Nicole Mel Santos Silva tornou-se a mais nova militar de sua família, onde pais, avós, tios e primos já seguiram a carreira nas Forças Armadas. Após dois anos de intensa dedicação e superação de diversas reprovações, ela conquistou sua farda e hoje é Aluna da primeira série da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). “O apoio da minha família foi essencial para enfrentar os desafios e tornar realidade o sonho de servir à Força Aérea Brasileira”, disse a futura Especialista em Controle de Tráfego Aéreo.
A Aluna Andressa Santos iniciou sua jornada no esporte como atleta de vôlei, mas, ao chegar ao Ensino Médio, viu que seu caminho profissional seria outro. Com a mesma disciplina do esporte, dedicou-se à gestão cultural e patrimonial, trabalhou com visitas técnicas em museus e estudou para ser tatuadora.
Durante a pandemia, começou a pesquisar novas carreiras e se inspirou pelo militarismo, influenciada pela trajetória de seu pai na FAB. Após quatro anos de esforços, ingressou na EEAR como Especialista em Estrutura, Pintura e Manipulação de Plásticos (BEP). Além dos estudos, voltou às quadras representando a FAB no Encontro Esportivo das Escolas de Formação de Sargentos (ESAER XIV). Agora, na quarta série, ela celebra sua trajetória na Aeronáutica, onde reencontrou sua paixão pelo esporte e consolidou sua vocação profissional. “Aqui na EEAR reconquistei meu amor pelo esporte e me reencontrei da melhor forma possível. Descobri, então, que eu realmente me identifico com a especialidade que escolhi e, sobretudo, com a carreira militar”, concluiu.
“Celebrado em 25 de março, o Dia do Especialista de Aeronáutica homenageia os Sargentos formados na Escola de Especialistas de Aeronáutica, que desempenham funções essenciais na manutenção e operação de equipamentos e sistemas. A EEAR se dedica à formação técnica e militar desses profissionais, combinando conhecimento teórico, atividades práticas e valores como disciplina, ética e liderança.
Clique aqui, assista o vídeo comemorativo.
A data simboliza o reconhecimento da excelência, do compromisso e da importância desses especialistas na defesa do espaço aéreo brasileiro e na segurança nacional”, resumiu o Subcomandante do Corpo de Alunos da EEAR, Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Carlos Rogerio de Sousa Brizon.
PCI CONCURSOS - Comando da Aeronáutica abre inscrições para Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais
Serão disponibilizadas 50 vagas, distribuídas entre aviadores, intendentes e infantaria; veja como participar
Da Redação | Publicada em 25/03/2025 16:30
O Comando da Aeronáutica anunciou a abertura do Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para o ano de 2026 (EA CFOAV/CFOINT/CFOINF 2026).
De acordo com o edital publicado pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica, serão disponibilizadas 50 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos:
- Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) - 5 vagas
- Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) - 25 vagas
- Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF) - 20 vagas
No quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos (AC e N) que se enquadrem nos itens especificados no edital de abertura.
Para participar, o candidato deve atender a requisitos como: ser brasileiro nato; ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio; possuir idade entre 17 e 22 anos, até o dia 31 de dezembro de 2026; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para candidatos do sexo masculino); não possuir filhos ou dependentes e não ser casado ou ter constituído união estável.
Inscrição e seleção
Os interessados podem se inscrever a partir das 10h do dia 7 de abril de 2025 até às 9h do dia 28 de abril de 2025 (horário de Brasília/DF), por meio do site da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); com taxa de R$ 120,00.
O exame será composto pelas seguintes etapas eliminatórias e classificatórias, incluindo:
- Provas Escritas: Avaliação de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação;
- Inspeção de Saúde (INSPSAU): Exames médicos para aferir a aptidão dos candidatos;
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP): Avaliação das características psicológicas exigidas para o desempenho das funções militares;
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF): Provas físicas como corrida, flexões e abdominais;
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC): Para candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas para negros.
As provas escritas e demais etapas do exame serão aplicadas em diversas capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Recife e Porto Alegre.
A FAB reforça a importância do acompanhamento de atualizações do processo seletivo pelo Diário Oficial da União e pelos canais oficiais da instituição.
EDIÇÕES ANTERIORES
131 de 11/05/2025
130 de 10/05/2025
129 de 09/05/2025
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025