NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


ITA divulga lista de aprovados no vestibular 2020

Aprovados ainda serão submetidos a exames médicos. Notas finais podem ser conferidas a partir do dia 3 de janeiro.

Publicada em 24/12/2019 11:04

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos (SP), divulgou nesta terça-feira (24) a lista dos aprovados no vestibular da instituição, um dos mais concorridos do país.

O ITA oferece seis cursos de graduação: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica. Foram oferecidas 120 vagas - 25 voltadas a quem opta pela carreira militar e as 95 restantes para civis.

Neste ano, o vestibular do ITA reuniu mais de 11,4 mil inscritos, sendo que 665 foram classificados para a segunda fase.

Na primeira etapa, a prova tinha 70 questões de múltipla escolha das disciplinas de matemática, química, física, português e inglês. Já na segunda fase do vestibular, os estudantes fizeram provas dissertativas de matemática, química e física, além da redação. As atividades são divididas em dois dias.

Os aprovados na segunda fase ainda passarão por inspeção de saúde. As notas finais dos candidatos serão disponibilizadas no site da instituição a partir do dia 3 de janeiro.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA - Doutorado Profissional da Universidade da Força Aérea é aprovado

DESDE 2012, O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AEROESPACIAIS JÁ FORMOU 70 MESTRES

Agência Força Aérea | Publicada em 24/12/2019 17:30

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), obteve a aprovação, nessa quinta-feira (19), do Curso de Doutorado Profissional em Ciências Aeroespaciais do seu Programa de Pós-Graduação (PPGCA). A proposta do novo curso foi avaliada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação (MEC).

“Esse resultado ratifica o trabalho que vem sendo realizado desde 2004, com a criação do Programa que, em 2011, passou a funcionar sob a égide da Lei de Ensino da Aeronáutica e, a partir de 2012, obteve o reconhecimento e a aprovação pela CAPES, primeiramente do curso nível mestrado na modalidade profissional”, destacou o Vice-Reitor Acadêmico da UNIFA, Brigadeiro da Reserva Luiz Tirre Freire.

O PPGCA objetiva capacitar pessoal, fomentar pesquisas e contribuir com a difusão dos assuntos de interesse da Segurança e Defesa Nacional relacionados ao Poder Aeroespacial Brasileiro. As pesquisas desenvolvidas envolvem temas sobre política contemporânea, estudos estratégicos, estudos de poder local, políticas públicas e de cooperação internacional, entre situações de paz e de conflitos armados.

Desde 2012, o Curso de Mestrado Profissional em Ciências Aeroespaciais já formou 70 mestres e conta com outros 56 mestrandos em formação, militares e civis que, juntamente com os professores orientadores, registraram a marca de 1466 produções técnico-científicas, distribuídas entre artigos, livros e capítulos de livros, além de revisão e edição de documentos normativos da Força Aérea Brasileira (FAB). A última turma foi formada no dia 05 de dezembro.