NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


FAB mostra em vídeo como foi a cerimônia que celebrou os 149 anos de Alberto Santos-Dumont


Agência Força Aérea | Publicada em 24/07/2022

A Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, na sexta-feira, 22 de julho, na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia militar alusiva aos 149 anos de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica brasileira, que é comemorado no dia 20 de julho.

O evento foi marcado pela imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont a 158 personalidades e pelo desfile das aeronaves F-5 M, A-1M, KC-390 Millenium, E-99, R-99 e C-99:

A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e contou com a presença de

– Ministros de Estado;

– Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior;

– Ex-Comandantes da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez;

– Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos;

– Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, representando o Comandante da Marinha do Brasil;

– Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Valério Stumpf Trindade, representando o Comandante do Exército Brasileiro;

– Oficiais-Generais membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e do Alto-Comando da Aeronáutica de ontem e de hoje; dentre outras autoridades civis e militares. 

Na ocasião, o Ministro Paulo Sérgio Nogueira ressaltou o significado da data para o Brasil e para o mundo:

“Devido a sua capacidade visionária, Santos-Dumont contribuiu para que a nossa aviação fosse reconhecida e respeitada internacionalmente dando ao Brasil elevado destaque. É imprescindível rememorar os feitos como os de Santos-Dumont, o qual foi imortalizado por antever o primordial papel do avião como meio de transporte que permite a integração, a união e a amizade entre os povos”, pontuou.

Por sua vez, o Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, destacou os feitos de Santos-Dumont e sua contribuição para o desenvolvimento da humanidade:

“Por meio do lendário 14-BIS, Santos-Dumont mostrou para a humanidade o portal de um novo mundo. Se o homem, hoje, desfruta da possibilidade de cruzar oceanos em poucas horas; se os continentes se entrelaçam em uma diversidade de culturas, grande parcela de tal proeza deve-se ao espírito inventivo desse gênio brasileiro”, salientou.

Homenagens

Durante o evento, foi realizada a entrega da medalha Mérito Santos-Dumont, condecoração criada para homenagear civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, por destacados serviços prestados à FAB.

Para o jornalista João Paulo Moralez, que já tem 17 anos de experiência no segmento de aviação e na cobertura de eventos e operações militares, receber a comenda que carrega o nome do Pai da Aviação é motivo de orgulho.

“Um brasileiro inventor, que transformou a humanidade e criou uma das mais importantes invenções do século XX, é algo muito especial. É uma medalha que, com certeza, carrega um significado para todos nós brasileiros”, declarou.

A Sargento Danielle Cristina de Souza, que completou 19 anos de serviço na FAB, disse que ganhar a medalha foi um dos melhores presentes que já recebeu. “São 19 anos na Força Aérea Brasileira. Então, para mim, foi uma satisfação receber essa medalha”, comemorou. 

O Coronel Anderson Soares do Carmo, do Exército Brasileiro, que também foi um dos agraciados, parabenizou a FAB e agradeceu pelo reconhecimento. ”Eu me sinto muito orgulhoso de estar sendo homenageado com essa medalha, principalmente pela memória do Pai da Aviação, Santos-Dumont, que nos orgulha. Um brasileiro que levou a aviação e criou o avião para o mundo”, afirmou. 

Conforme o empresário Renato Souza Borges de Oliveira, Santos-Dumont foi um grande inventor e idealizador brasileiro. “Ele representa isso tudo: Uma pessoa de grandes capacidades e acima de tudo visão, coração e apoio ao próximo”, descreveu.

De acordo com o Adido de Defesa e Aeronáutica da Argentina, Coronel Aviador Enzo Claudio Bressano, a cerimônia simboliza uma herança deixada por Santos-Dumont. “Me sinto muito honrado por ter recebido a comenda e fazer parte de um grupo tão seleto que é a Força Aérea do Brasil. Fico feliz por ter sido escolhido para ser homenageado nessa cerimônia tão significativa”, disse.

Honrado, o Capitão de Mar e Guerra Ricardo Augusto Correa Netto, enalteceu o trabalho desempenhado pela FAB. “É uma honra imensa colocar no peito uma medalha tão importante. Parabéns à Força Aérea Brasileira pelo trabalho brilhante e parabéns ao Alberto Santos Dumont”, finalizou.

No evento também foram disponibilizadas para exposição uma réplica da aeronave Demoiselle (criado em 1907 e considerado, na época, o melhor e o menor avião já desenvolvido pelo Pai da Aviação, além de ser o mais barato), e uma réplica do F-39 Gripen (incorporado recentemente à aviação de caça brasileira como principal vetor da defesa aérea do país), representando o passado e o presente.

E, durante a cerimônia, houve o desfile de militares e das aeronaves F-5 M, A-1 M, KC 390 Millenium, E-99, R-99 e C-99.

PORTAL AEROFLAP


Está voando para o Brasil o primeiro KC-30 da Força Aérea Brasileira


Da Redação | Publicada em 24/07/2022

O Airbus A330, futuro KC-30 FAB 2901 foi registrado nas instalações da International Aerospace Coatings em Dublin, Irlanda. Foto via Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O primeiro Airbus KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) está neste momento voando para o Brasil, onde pousará no início da manhã desta segunda-feira (25) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

O primeiro KC-30, que ainda pode ser rastreado pela sua matrícula comercial PR-AIS, decolou de Victorville, nos Estados Unidos, onde passou por um processo de avaliação  através da Comissão de Recebimento as condições do futuro FAB2901. Como o processo envolve autorizações internacionais para o A330 ser um equipamento militar, o voo da Europa para Victorville foi necessário.

No dia 13 de julho, a aeronave realizou sua primeira aparição com as cores da FAB no Aeroporto de Dublin na Irlanda. No mesmo local foram feitas as revisões e manutenções necessárias para tornar o futuro KC-30 em boas condições de operacionais.

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizará, nesta terça-feira (26/07), na Base Aérea do Galeão (BAGL), a cerimônia que marca o recebimento da primeira aeronave KC-30, modelo A330-200, que será batizado como FAB 2901.

O avião é o primeiro do processo licitatório vencido pela empresa Azul Linhas Aéreas, que prevê a entrega de mais uma unidade, com o objetivo de aumentar a capacidade da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo (REVO), Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária.

O KC-30 será operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário. Este será o maior vetor já operado pela FAB e permitirá a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo conduzir 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas. Com as possibilidades de emprego estratégico do KC-30, a FAB adquire um significativo incremento em sua operacionalidade.

Da Jordânia para a Irlanda

Antes de chegar a Irlanda, o A330 saiu do Brasil para a Jordânia. A aeronave decolou do Aeroporto de Viracopos (SP) para Amã, na Jordânia, onde passou pelo Check C (revisão) nas instalações da Joramco. 

Como a empresa jordaniana não tinha vagas nas suas instalações de pintura, o KC-30 seguiu para a IAC em Dublin, onde foi fotografado na pintura cinza militar brasileira. Na imagem compartilhada pelo comandante da FAB, o jato ainda ostenta a matrícula civil PR-AIS. 

O Avião-tanque KC-30

O A330 da FAB que decolou de Dublin nesta tarde é parte do Projeto KC-X3, que buscava adquirir novos aviões de transporte e reabastecimento em voo de caráter estratégico. A aeronave é fruto do contrato 220004/CABW/2022, da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington, cuja vencedora foi a Azul S.A. 

A Azul apresentou as aeronaves MSN 1492 (Número de Série do Fabricante), que já operava, e a MSN 1508 (futuro FAB 2902), adquirida no mercado internacional e ofertada para a licitação. Conforme previsto no edital, a primeira aeronave deverá ser entregue em até 90 dias e a segunda em até 150 dias, contados a partir da assinatura do contrato.

Futuramente os KC-30 2901 e 02 serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) nas instalações da Airbus em Getafe, na Espanha. Este serviço, no entanto, será coberto por outro contrato. Baptista Jr. revelou em maio que uma equipe da FAB já estava negociando o acordo com a Airbus.

Segundo a companhia, a conversão leva cerca de 18 meses.

FAB encerra participação no Farnborough Airshow 2022, uma feira de aviação na Inglaterra


Da Redação | Publicada em 25/07/2022 05:52

A Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriu sua missão na Inglaterra ao integrar, com o KC-390 Millennium, outra feira de aviação, desta vez a Farnborough International Airshow (FIA 2022), que aconteceu de 18 a 22 de julho, no Aeroporto de Farnborough.

O evento é conhecido como uma plataforma global para a indústria aeroespacial, de aviação e de defesa, sendo tratado como uma oportunidade de crescimento para os negócios, proporcionando aos milhares de visitantes atualização a respeito das inovações tecnológicas apresentadas pelos mais de 1,5 mil expositores de todos os setores e níveis da indústria, representados por 96 países do mundo.

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, visitou a feira, acompanhado por uma comitiva de Oficiais da FAB, como intuito de obter novas visões sobre o ambiente de aviação e de defesa.

“Estamos com uma equipe multidisciplinar, como estivemos na RIAT 2022, com a presença de Comandantes de Unidades de treinamento de helicóptero e de transporte, além da Academia para ver as áreas de plataformas, sistemas, armamento. O que fazemos aqui é nos atualizarmos para casar com nossos aspectos operacionais, o que facilita na hora de especificarmos requisitos técnicos e logísticos para o nosso futuro. Em todos os níveis, a Farnborough 2022 retoma essa dinâmica do mundo aeronáutico e espacial”, destaca o Oficial-General.

O Tenente-Brigadeiro Baptista Junior participou de uma reunião com representantes da Airbus, empresa aeroespacial e bélica. O Diretor Executivo da Airbus Helicopters, Bruno Even, destacou a satisfação de encontrar com o Comandante da FAB.

“Estou feliz de ter tido a oportunidade de reencontrar o Comandante durante o Salão da Farnborough. Existe uma relação de confiança e parceria entre a Airbus Helicopters, a Força Aérea Brasileira e as Forças Armadas do Brasil há muito tempo”, disse o Executivo.

Voltada para a aviação comercial e de linhas aéreas, a FIA 2022 também contou com a presença de militares e representantes de Forças Aéreas de diferentes países, que desejavam incrementar sua frota, buscando inovação, tecnologia e constante desenvolvimento. 

Conforme a organização da FIA 2022, a feira apresenta uma oportunidade de reunir, discutir e questionar os principais problemas que afetam o mundo por meio de uma lente aeroespacial, bem como promover mudanças positivas no setor.

Assim como ocorreu na Royal International Air Tattoo (RIAT 2022), em que a FAB também participou, o evento em Farnborough contou com shows aéreos e sobrevoos de diversas aeronaves.

Exposição do KC-390 da FAB

A FAB participou da feira expondo o vetor KC-390 Millennium, aeronave fabricada e desenvolvida pela empresa brasileira Embraer, que teve um estande, no qual foram expostos outros vetores.

 

OUTRAS MÍDIAS


ACIDADEON - Esquadrilha da Fumaça: Show aéreo em Ribeirão terá piloto da cidade

Piloto militar Vinícius Moreno, estará em solo na locução da apresentação que acontece no próximo domingo (31), no Parque das Oliveiras, zona Oeste da cidade

Marcius Ariel | Publicada em 24/07/2022 17:26

O piloto militar Vinícius Moreno confirmou presença na apresentação da Esquadrilha da Fumaça que acontece no dia 31 de julho, às 13h30, em Ribeirão Preto. O show aéreo será realizado no Parque das Oliveiras, zona Oeste, conhecido popularmente como Cristo Redentor. 

Natural do Alto do Ipiranga, na região Oeste de Ribeirão Preto, Moreno estará desta vez em solo, no comando da locução do espetáculo que terá duração de 35 minutos e cerca de 50 acrobacias. O piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) integra desde 2019, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.  

A entrada do evento será totalmente gratuita. Aqueles que quiserem, poderão fazer a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, que repassará as doações a entidades assistenciais da cidade. 

A apresentação contará com sete aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha, sendo utilizada desde 2015, após um período de dois anos de implantação e adaptação. Cada posição de voo tem uma função específica. 

A Esquadrilha da Fumaça nasceu no Rio de Janeiro, através da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar.