NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R3 (SP)


EEAR arrecada toneladas de doações para o RS em Guaratinguetá

A campanha de arrecadação foi realizada no período de 13 a 22 de maio, na qual mais de 130 militares foram engajados, diariamente, no recebimento e organização das doações

Redação | Publicada em 24/05/2024 07:04

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada na cidade de Guaratinguetá (SP), arrecadou mais de 60 toneladas de doações para ajuda humanitária às vítimas das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa marca a adesão à campanha “Todos Unidos pelo Sul!!”, lançada pela Força Aérea Brasileira, em 30 de abril.

A campanha de arrecadação foi realizada no período de 13 a 22 de maio, na qual mais de 130 militares foram engajados, diariamente, no recebimento e organização das doações, no Aeroporto de Guaratinguetá.

No local, foram realizadas a triagem, pesagem e armazenagem dos itens, os quais, posteriormente, foram encaminhados até a Base Aérea de São Paulo (BASP), por meio terrestre e aéreo, para que, de lá, em coordenação com o Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari II, a Força Aérea Brasileira possa a realizar o transporte até o Rio Grande do Sul.

Além disso, a EEAR também contou com o valioso apoio de empresas da região do Vale do Paraíba, que se juntaram na mobilização de recursos logísticos, facilitando o processo de arrecadação e escoamento das doações, com foco único no objetivo de ajudar a população sul-rio-grandense.

PORTAL CAVOK


VÍDEO: FAB instala radar em Canoas (RS) em apoio à Operação Taquari 2

Equipamento irá ampliar o controle de voos da aviação civil afetados pelas fortes chuvas no estado

Fernando Valduga | Publicada em 24/05/2024 07:30

Na quinta-feira (23/05), entrou em operação, em Canoas (RS), o radar TPS-B34M do Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) – Esquadrão Aranha. Com o suporte do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho – e esforço conjunto de diversas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB), o radar foi transportado, montado e homologado, com o objetivo de ampliar o controle do tráfego aéreo do Rio Grande do Sul, afetado pelas fortes chuvas que comprometeram o funcionamento do Aeroporto de Porto Alegre.

O equipamento estava em operação na cidade de Chapecó, em apoio ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), e foi transportado para Canoas (RS) pela aeronave KC-390 Millennium e montado na Base Aérea de Canoas (BACO). Assim, emitirá o controle de tráfego de um maior número de aeronaves envolvidas no apoio à população gaúcha, além de aumentar a segurança de voo na região.

“A implantação desse radar em Canoas traz melhoria na capacidade de detecção e controle das aeronaves operando na região metropolitana de Porto Alegre, representando um incremento na eficiência e segurança das operações aéreas da aviação geral, como também das missões de resgate e transporte logístico, realizadas pelos helicópteros em apoio à população gaúcha afetada pelas enchentes”, afirma o Comandante do 2º/1º GCC, Major Aviador Vinicius Vilanova Vale.

A homologação do radar iniciou na segunda-feira (20/05), com a realização dos voos pela aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), sendo finalizada em 22/05. Em seguida, iniciou-se a integração da síntese com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), concluída no mesmo dia. Por fim, todo o processo foi revisado pelo Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica (PAME-RJ), que concedeu a autorização para o início da operação do radar.

As informações do tráfego aéreo são recebidas pelo equipamento e transmitidas para o CINDACTA II, localizado em Curitiba (PR), que realiza o controle dos voos militares e civis.

Sobre o TPS-B34M

O TPS-B34M é um radar de controle de tráfego aéreo amplamente utilizado pela FAB em missões de Defesa Aérea. O equipamento se destaca pela capacidade de aumentar a detecção de aeronaves em rota a partir do local onde é instalado. Uma de suas principais vantagens é ser transportável, permitindo sua implantação em qualquer região do território nacional, o que possibilita tanto o complemento das infraestruturas já existentes quanto o estabelecimento de serviços em áreas onde ainda não estão disponíveis.

OUTRAS MÍDIAS


O Antagônico - Belém e Salinas. O Gripen. A FAB. A Embraer e os Testes Climáticos


Redação | Publicada em 24/05/2024 15:00

A Força Aérea Brasileira realizou recentemente, em Belém e Salinópolis, testes climáticos com a aeronave SAAB JAS-39 Gripen. Durante o experimento, o Gripen foi submetido a condições quentes e úmidas, com temperaturas chegando a aproximadamente 35ºC e umidade de 85% ao nível do mar.

Por aproximadamente 20 dias, a aeronave SAAB JAS-39 Gripen E,  de matrícula FAB4100, utilizada nas campanhas de desenvolvimento e certificação no Brasil, foi novamente submetida a condições climáticas extremas.

Durante as avaliações, a aeronave voou aproximadamente 12 horas em 10 missões em condições quentes e úmidas, típicas da região Norte do Brasil.

“O Gripen ficou sediado na Base Aérea de Belém, onde estava o apoio de solo e as equipes da Saab e da Embraer. Após a decolagem, a aeronave seguia em direção a uma área de ensaios sobre o mar perto de Salinópolis, a cerca de 160 km de Belém. Nós montamos uma estação de telemetria naquele local para coletar todos os dados dos voos”, explicou Dalton Leite, engenheiro da Embraer responsável pela campanha.

Os testes foram realizados para avaliar o desempenho de todos os sistemas em condições extremamente quentes e úmidas, garantindo o resfriamento adequado dos equipamentos, o conforto do piloto e o comportamento geral da aeronave quando inserida naquele ambiente.

Ilha Notícias - A Força Aérea Brasileira tem se destacado no apoio às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul


Redação | Publicada em 24/05/2024 15:19

A Força Aérea Brasileira tem se destacado no apoio às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. As operações para enviar as doações para o Sul, contam com o apoio irrestrito de comandantes da FAB. Na foto o Cel Ar Fábio Silva, comandante da Base Aérea do Galeão; Maj Brig Ar Rodrigo, comandante do 3º Comar e do Mj Brig Ar Magarão, Diretor do Dirap e comandante da Guarnição de Aeronáutica do Galeão.