NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Programa Atletas de Alto Rendimento contribui para o desenvolvimento do esporte olímpico


Júlia Campos | Publicada em 23/06/2023 16:13

Há 15 anos, incorporar atletas às Forças Armadas tem auxiliado centenas de sonhos olímpicos. Em 2008, o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) iniciou as atividades com a ideia de proporcionar melhores condições de tempo e espaço para dedicação total aos treinos e, assim, os atletas não precisarem aplicar esforços em outra fonte de renda, se não o esporte. Atualmente, 540 atletas militares representam o Brasil, a Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira, em 30 modalidades.

Com esse olhar de unir pessoas por meio do esporte, hoje, 23 de junho, é comemorado o Dia Olímpico. O mundo inteiro celebra a data que marca o aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), criado em 1894, e tem como objetivo promover a cultura do esporte olímpico. É uma comemoração do esporte, da saúde e da união.

O sonho do atleta de alto rendimento é disputar os Jogos Olímpicos com as maiores potencias do esporte no mundo. O PAAR iniciou as atividades após os Jogos de Pequim, em 2008. Desde então, é possível acompanhar a evolução das conquistas do Brasil na competição e o quanto o programa tem contribuído para os feitos. Em Londres (2012), 259 atletas formaram a equipe brasileira, sendo 51 militares. Ao final, o País conquistou 17 medalhas; desse total, 5 foram obtidas por integrantes do PAAR.

No ciclo olímpico seguinte, Rio (2016), os atletas militares representam 145, dos 465 participantes do time Brasil. Em uma competição histórica, disputada em casa, os brasileiros alcançaram a marca de 19 medalhas, entre as quais 13 de atletas das Forças Armadas. Nos últimos Jogos, em Tóquio (21), não foi diferente. A equipe brasileira, formada por 302 atletas, sendo 92 militares, conquistou 21 medalhas, 8 obtidas por integrantes do PAAR.

Os atletas brasileiros preparam-se para mais uma edição dos jogos que ocorrerá ano que vem, 2024, em Paris. E as competições nacionais, internacionais, civis e militares têm contribuído como treinamento e classificação para o evento.

Conquistas em 2023 – Os resultados acontecem. O Brasil foi campeão do 54° Campeonato Mundial Militar de Vela do Conselho Internacional de Esporte Militar (CISM), realizado na cidade de Piraeus, na Grécia, de 7 a 15 de junho. O ouro brasileiro foi conquistado pelos 3° Sargentos da Marinha Geison Mendes, Tiago Quevedo, Gustavo Thiesen, Breno Kneipp e Georgia Rodrigues. O pódio do mundial foi formado com o Brasil em primeiro, a anfitriã em segundo, e a Itália em terceiro. A competição também contou com a participação de mais 6 países: França, Polônia, Dinamarca, Ucrânia, Canadá e Espanha. O mundial contou com a presença de atletas medalhistas olímpicos e com renome internacional, o que elevou o nível do campeonato e valorizou o feito brasileiro.

O 3º Sargento Geison é o mais experiente da equipe. Também esteve na conquista do Brasil, no Mundial, em 2017, 2018 e no ouro dos Jogos Mundiais Militares, em 2019, na cidade de Wuhan, China. O PAAR está em uma parte importante da história do militar, que ingressou em 2016, ano em que pensou parar de velejar. “Quando eu consegui entrar na Marinha, isso me permitiu permanecer na vela. Se não fosse o PAAR, talvez eu não estivesse velejando hoje. Como foi decisivo na minha carreira como atleta, tenho certeza que foi de muitos outros”, destaca.

No Exército, também houve conquistas importantes neste ano. Uma delas foi a da 3º Sargento Beatriz Souza, que ganhou medalha de bronze no Campeonato Mundial de Judô em Doha, no Catar, na categoria mais de 78kg. Ao levar a Bandeira do Brasil ao pódio, Beatriz Souza foi a responsável pelo melhor desempenho feminino do País durante a competição.

Na etapa da Croácia da Copa do Mundo de ginástica artística, neste mês de junho, os atletas levaram o nome do Brasil e da Força Aérea seis vezes ao pódio. O 3º Sargento Caio Souza garantiu quatro medalhas: ouro, na barra fixa; prata, no salto sobre a mesa; e bronze, nas paralelas e argolas. O Sargento Arthur Nory fez dobradinha brasileira com Caio, na barra fixa, e também esteve no pódio com a prata. Já o Sargento Arthur Zanetti ganhou a prata nas argolas. A competição é preparatória para o Campeonato Mundial, que ocorrerá em outubro.

PAAR - Desde 2008, em parceria com o Ministério do Esporte, a Defesa incorpora atletas às Forças Armadas, em caráter temporário, por até oito anos. O objetivo da iniciativa é promover a participação de militares atletas em competições nacionais e internacionais e, também, apoiar as equipes militares brasileiras nos eventos esportivos conduzidos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e pela União Desportiva Militar Sul-Americana (UDMSA).

A incorporação de atletas é feita por alistamento, de forma voluntária, e a seleção leva em conta os resultados em competições nacionais e internacionais. Assim, as medalhas já conquistadas durante o histórico profissional transformam-se em pontuação no processo seletivo para preenchimento das vagas. Após incorporados, os benefícios são inúmeros, como soldo, 13º salário, férias, assistência médica (incluindo nutricionista e fisioterapeuta), além de todas as instalações esportivas militares adequadas ao treinamento, nos centros da Marinha (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – CEFAN), do Exército (Centro de Capacitação Física do Exército - CCFEx - e Complexo Esportivo de Deodoro) e da Aeronáutica (Universidade da Força Aérea – UNIFA).

 

 

 

 

 

PORTAL AEROIN


FAB celebra 76 anos da Aviação de Reconhecimento, os Olhos da Pátria na guerra e na paz


Juliano Gianotto | Publicada em 23/06/2023 12:00

As atividades de reconhecimento surgiram em meio às guerras Napoleônicas, Franco-Prussiana e Guerra do Paraguai, quando as missões eram realizadas por balões e os olhos eram os únicos sensores. Com o desenvolvimento do material bélico e de novas tecnologias, vieram os aviões de caça e de bombardeio adaptados e equipados para o reconhecimento aéreo.

Desde então, a Aviação de Reconhecimento desempenha um papel crucial em inúmeras operações militares ao redor do mundo, fornecendo inteligência valiosa sobre o terreno, posições inimigas e condições atmosféricas.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), as missões de reconhecimento nasceram em 24 de junho de 1947, quando aconteceu a primeira missão com a ativação do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv – Esquadrão Poker), e as metralhadoras de defesa das aeronaves de ataque A-20 foram substituídas por câmeras fotográficas. 

O atual Comandante do 1º/10º GAV, Tenente-Coronel Aviador Marcio Rassy Teixeira, declarou que o Esquadrão Poker, uma unidade altamente treinada e especializada, realizou no último ano uma missão extremamente desafiadora para a equipe.

“Em novembro de 2022, tivemos uma operação com o objetivo de reconhecer 64 alvos e locais de interesse, o que representou um marco significativo na história da Unidade Aérea, uma vez que foi cumprida com um total de 6h25 de voo ininterruptas, tornando-se o quinto voo mais longo da história da aeronave AMX A-1M na FAB”, contou o militar.

Em um cenário de evolução operacional na FAB, em 2017, surgiu o conceito IVR, uma aplicação integrada da Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, tanto em período de paz quanto em situações de conflito.

As aeronaves E-99 são empregadas em missões de Controle e Alarme em voo; as R-99 e RA-1, bem como as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) RQ-450, RQ-900 e RQ-1150, realizam diversas missões de Reconhecimento Aéreo e também se destacam nas atividades de vigilância, especialmente em Operações Conjuntas.

O Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Segundo Grupo de Aviação (1º/12º GAv – Esquadrão Hórus), Tenente-Coronel Aviador Ricardo Starling Cardoso, por sua vez, destacou que “o maior desafio desse tipo de sistema é o gerenciamento de tráfego aéreo e a implementação de tecnologias de detecção e prevenção de colisões avançadas para permitir uma coexistência segura e eficiente, no mesmo espaço aéreo, entre Aeronaves Remotamente Pilotadas e Aeronaves Tripuladas”.

Por fim, o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAv – Esquadrão Guardião) atua com o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) e é responsável por vigiar e proteger a Amazônia Legal, bem como planejar e executar ações de Controle e Alarme em Voo, além de Reconhecimento Aéreo. Nesse contexto, destacam-se as atuações do R-99 em diversas missões da FAB, a exemplo do Exercício Conjunto Tápio e das Operações Formosa, Samaúna, Brasil e Ágata.

Organizações Militares unem esforços para aprimorar rede ATN-BR de telecomunicações aeronáuticas


Murilo Basseto | Publicada em 23/06/2023 12:00

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que Representantes de organizações militares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) se reuniram em Brasília na semana passada, de 12 a 16 de junho, para um workshop especialmente dedicado à rede de telecomunicações aeronáuticas ATN-Br.

Durante o evento, realizado num dos laboratórios da empresa CISCO, consultores e especialistas em tecnologias de centros de dados e redes de acesso compartilharam conhecimentos e experiências, em busca de soluções que possam fortalecer a infraestrutura tecnológica da rede.

Participaram do evento profissionais do(a):

– Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ);

– Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II);

– Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III);

– Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE);

– Subdepartamento Técnico (SDTE) do DECEA; e

– Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

A rede ATN-Br desempenha um papel fundamental no SISCEAB, viabilizando a troca de informações críticas em tempo real entre os órgãos de controle e gestão do espaço aéreo. Com base em tecnologias avançadas de comunicação, essa rede utiliza redes de dados, protocolos específicos da aviação e sistemas de segurança robustos para garantir alta disponibilidade, confiabilidade e resiliência na transmissão de informações.

Conforme explica o DECEA, a busca contínua pelo aperfeiçoamento da rede de comunicação do controle do espaço aéreo reflete o comprometimento das organizações militares envolvidas em garantir a segurança e a eficiência das operações aéreas no Brasil. Essa iniciativa evidencia a importância de investimentos e esforços conjuntos para manter a excelência nas operações e adaptar-se às mudanças tecnológicas do setor.

PORTAL DEFESANET


Base Aérea de Anápolis recebe a primeira aeronave KC-390 com certificação FOC

Certificado de Capacidade Operacional Completa confirma que o KC-390 Millennium consegue realizar todas as missões para as quais foi projetado

Ricardo Fan | Publicada em 23/06/2023 12:00

Satisfação e orgulho. O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – incorporou o FAB 2858 com a sua Capacidade Operacional Completa (do inglês Full Operational Capability – FOC). O novo avião da frota foi entregue na sexta-feira (16/06), simbolizando um marco significativo para a Força Aérea Brasileira (FAB). Ao receber o FAB 2858, o 1º GTT reforça seu papel fundamental na execução de missões estratégicas e operacionais.

O KC-390 com certificação FOC é resultado de um intenso trabalho de desenvolvimento e de aprimoramento, iniciado em 2012 e encerrado agora em 2023. O processo de certificação da aeronave KC-390 contou com a participação de mais de 180 especialistas, incluindo pilotos, engenheiros e técnicos do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e de outras organizações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Comando de Preparo (COMPREP), além de especialistas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A aeronave KC-390 Millennium, com certificação FOC, representa a versão mais avançada e completa do avião, incorporando uma série de recursos e funcionalidades que ampliam ainda mais suas capacidades operacionais. Agora, com essa aeronave, será possível, por exemplo, realizar o Reabastecimento em Voo, no período noturno, e as missões de Combate a Incêndio em Voo. Também será possível utilizar os sistemas de missão avançados, incluindo uma suíte de aviônicos modernos, sistemas de comunicação de última geração e capacidades de autodefesa. Esses recursos garantem que o avião KC-390 possa operar em ambientes hostis, garantindo a segurança da aeronave e de seus tripulantes durante essas missões operacionais específicas.

Segundo o Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, com o recebimento do FAB 2858, a Força Aérea Brasileira fortalece sua capacidade estratégica e operacional, garantindo uma prontidão ainda maior para enfrentar os desafios do presente e do futuro. “O trabalho agora será intensificado. É preciso estabelecer e aprimorar novas táticas, técnicas e procedimentos operacionais para as novas Ações de Força Aérea que serão incorporadas, continuando o processo de implantação operacional deste importante meio aeroespacial na FAB”, destacou o Oficial.

O Comandante da BAAN, Coronel Aviador Renato Leal Leite, considera também de extrema importância a chegada dessa nova aeronave. “A certificação da configuração FOC pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial foi uma das etapas contratuais que compõem a aceitação contratual do produto pelo Comando da Aeronáutica (COMAER). O recebimento da primeira aeronave KC-390 Millennium, com certificação FOC, representará um salto doutrinário e operacional importante para a Força Aérea Brasileira, pois ampliará ainda mais as possibilidades de emprego desse vetor”, finalizou o Comandante da BAAN.

BARBACENA ONLINE


Alberto Santos Dumont será reverenciado no dia 20 de julho em sessão solene


Da Redação | Publicada em 23/06/2023 12:00

Na data de seu aniversário, 20 de julho (quinta-feira), oportunidade em que completaria 150 anos, Alberto Santos Dumont será homenageado numa sessão solene conjunta envolvendo a Câmara Municipal de Barbacena, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) e a Academia Barbacenense de Letras (ABL). As conversas entre a Câmara Municipal e a EPCAr já estavam ajustadas e na última quarta-feira (21), o Presidente da Casa Legislativa de Barbacena, Professor Nilton Cezar de Almeida recebeu os Acadêmicos Amarílio Augusto de Andrade e Ricardo Salim, da ABL, para os ajustes finais e definição de alguns pontos.

Caberá à EPCAr, dentro do cerimonial, apresentação da Banda de Música como principal atração. Há expectativa de que seja colocado um telão e cadeiras em frente à Câmara Municipal para que a população possa acompanhar a Sessão Solene. Já à Academia de Letras, caberá a indicação do orador oficial de noite.

O Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, é Patrono da Força Aérea Brasileira e também Patrono da Academia Barbacenense de Letras.

 

 

OUTRAS MÍDIAS


Roraima em Foco - ALE-RR fará Sessão Especial em homenagem a Santos Dumont na próxima segunda-feira


Anderson Caldas | Publicada em 23/06/2023 12:06

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoverá uma sessão especial em comemoração aos 150 anos de nascimento de Albert Santos Dumont, renomado inventor brasileiro e pioneiro da aviação. O evento ocorrerá na segunda-feira, 26, às 14h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

A sessão especial vai contar com a presença de autoridades do Estado, representantes da Aeronáutica e entusiastas da aviação. Durante o evento, serão entregues moções de aplausos em homenagem ao inventor brasileiro, bem como aos bons serviços prestados pela Base Aérea de Boa Vista.

A proposição para a realização da homenagem foi apresentada pelo deputado Armando Neto (PL), por meio do Requerimento n° 48/2023, que pretende reconhecer a relevância histórica e o legado de Santos Dumont para o desenvolvimento da aviação mundial. O parlamentar ressaltou a necessidade de valorizar as suas contribuições.

“A homenagem ao aniversário de 150 anos de Santos Dumont é justa, pois, além de brasileiro, ele é o pai da aviação. Militares da Base Aérea de Boa Vista me procuraram e conversamos sobre esse importante reconhecimento, pois foi por causa do sonho dele em criar o avião que hoje a Aeronáutica faz a defesa do nosso espaço aéreo, bem como proporciona tantos outros benefícios para a nossa sociedade”, afirmou Neto.

O coronel aviador Côrte Real, comandante da Base Aérea de Boa Vista, ressaltou que o evento promovido pela ALE-RR será um momento significativo para reafirmar a relevância desse ícone brasileiro e ressaltar o papel dele na história da aviação mundial.

“A importância de Dumont para a aviação é incalculável, porque ele foi fundamental para o desenvolvimento, por exemplo, do modal aéreo. São aeronaves essenciais para o que hoje conhecemos como formas de transporte aéreo em todo o mundo, destacando também a magnitude deste feito para um país com dimensões continentais, a exemplo do Brasil”, enfatizou o coronel.

A vida do inventor brasileiro

Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu – local que, em 1890, passou a pertencer ao município de Palmyra (mais tarde rebatizado de Santos Dumont), em Minas Gerais. Ele era filho de Francisca Santos Dumont, de tradicional família portuguesa vinda para o Brasil com D. João VI, em 1808, e de Henrique Dumont, engenheiro civil de obras públicas e, mais tarde, cafeicultor em Ribeirão Preto (SP).

Aos 18 anos, emancipado pelo pai, Santos Dumont foi para Paris completar os estudos e perseguir o sonho de voar. Ao chegar à capital francesa, o jovem se admira com os motores de combustão interna a petróleo que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis e compra um para si, investigando todo o seu funcionamento. Logo estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis na Cidade-Luz.

Aos 24 anos, Dumont teve a primeira decolagem bem-sucedida a bordo de um balão livre alugado. Um ano depois, em 1898, projeta e constrói, com a ajuda de operários e construtores de balões franceses, seu primeiro balão livre: o “Brésil” (Brasil, em francês), o menor balão tripulado já feito, homenageando o próprio país. Logo em seguida, associando os leves motores de combustão interna a petróleo a seus leves balões e construindo engenhosos lemes, Santos Dumont inventa os balões dirigíveis.

Após esse sucesso, Santos Dumont partiu para outra linha de pesquisa: queria, agora, voar com um veículo mais pesado que o ar. O aviador construiu um sistema de cabos inclinados para testar a dirigibilidade do 14-Bis: um inovador simulador de voo.

Em 1905, na plateia de uma corrida de lanchas num quente verão em Cote D’Azur, Santos Dumont avista uma potente lancha com motor Antoinette de 24 HP e começa a planejar “o mais pesado que o ar”. Aproveitando o sucesso dos planadores e, em especial, o planador cubo de Hargraves, o inventor constrói o primeiro avião, o 14-Bis, com o motor Antoinette, usando o balão nº 14 para testes de estabilidade.

Foi no dia 7 de setembro de 1906 que o 14-Bis deu um primeiro salto no ar, mas faltou potência. Já em 23 de outubro, com motor Antoinette de 50 HP, o 14-Bis voou, decolando, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura, e aterrissou. Era o primeiro voo homologado do “mais pesado que o ar” para uma multidão de testemunhas eufóricas no campo de Bagatelle, em Paris.

No dia seguinte, toda a imprensa francesa louvou o fato histórico, o triunfo de um obstinado brasileiro, que, pelo feito, conquistou o prêmio Archdeacon oferecido pelo Aeroclube de França. O dinheiro do prêmio foi distribuído para seus operários e os pobres de Paris, como era costume do inventor.

A história de vida, as obras e os valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira são fontes de inspiração não apenas no Brasil, mas em várias regiões do planeta. Suas inovações e contribuições para a aviação são celebradas até hoje.

 

 

 

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – SEFA realiza Ciclo de Palestras sobre nova Lei de Licitações e Contratos


Da Redação | Publicada em 23/06/2023 12:00

O Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), realizou  o Ciclo de Palestras sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, no Observatório da SEFA, em Brasília (DF), entre os dias 20 e 22 de junho.

O evento aconteceu de forma virtual e teve a finalidade de atualizar ordenadores de despesas e gestores que atuam nas áreas de licitações e contratos no âmbito do COMAER, com foco nos processos licitatórios, de dispensa e de inexigibilidade sob o amparo da Lei nº 14.133/2021, cujo início da vigência foi adiado para o final deste ano.

Na abertura do Ciclo de Palestras, o Vice-Secretário da SEFA, Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, destacou a importância da atividade para atualização dos gestores. “Esta é uma oportunidade para fazer um fórum de discussão sobre vários aspectos da nova lei de licitações, cuja entrada em vigor foi adiada, e deu um fôlego a mais para que todos pudessem se adaptar e se preparar para essa nova normativa”, disse.

O Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca, também participou da abertura e falou sobre a iniciativa. “Enfrentar uma nova legislação nunca é fácil. São muitas dúvidas, muitos questionamentos e precisamos estar alinhados com os posicionamentos externos. Então qualquer avanço é de fundamental importância. A Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), responsável por diversos sistemas que movimentam parcelas significativas do nosso orçamento, normatiza temas importantes na área de licitações e está aqui para agregar junto às possibilidades e aprender novas ideias”, declarou.

O Subdiretor de Contratos e Convênios da DIREF, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, orientou, em sua explanação, sobre controles internos. “Com esse momento de transição de leis, o gestor pode escolher, baseado numa análise de risco, qual legislação utilizar. Para tanto, existem vários cuidados e prazos a serem cumpridos, além de existir a própria análise de risco fundamental para a condução dos processos da melhor forma possível, seja na lei antiga, seja na lei nova”, completou.

O Subdiretor de Apoio Administrativo da DIRAD, Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis, palestrou sobre o Processo de Manutenção de Bens Imóveis e destacou a importância de haver padronização e eficiência na gestão. “Essa Nova Lei de Licitações, buscando diversas outras legislações que falam a respeito do administrativo, da gestão orçamentária e financeira, deve proporcionar a minimização de riscos durante a execução da firma, do não cumprimento de prazo de qualidade ou da interrupção de serviço. Eu acredito que essa é a grande questão e reforço da nova legislação”, finalizou.

A programação ofereceu, ainda,  palestras do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), da Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica (COJAER), da Advocacia-Geral da União (AGU), de coordenadores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e de outros palestrantes reconhecidos publicamente.

O Ciclo foi uma oportunidade de capacitação e atualização do público-alvo, abordando assuntos como Governança das Contratações e Gestão de Riscos, Planejamento das Contratações, Gestão e Fiscalização de Contratos, Funcionalidade do Sistema Contratos.gov.br, Panorama de Regulamentação, Pesquisa de Preços, entre outros.

O evento também contou com a participação de militares da Marinha do Brasil (MB) e do Exército Brasileiro (EB).

 

Portal Giro - Primeira Oficial-General da Força Aérea Brasileira visita Quartel do Comando-Geral

A Brigadeiro Médica Carla Lyrio é diretora do Hospital da FAB do Galeão

Da Redação | Publicada em 23/06/2023 15:10

Nesta quinta-feira (22.06), o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, recebeu a visita da primeira mulher promovida ao posto de Oficial-General da Força Aérea Brasileira (FAB), Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, no pátio do Quartel do Comando-Geral.

Além de conhecer algumas viaturas e o ambiente dos bombeiros, o objetivo do encontro foi estreitar laços entre as instituições e deliberar sobre o projeto Contra Incêndio do HFAG – Hospital de Força do Galeão, que será resultado de uma parceria entre os órgãos.

– A integração entre as forças militares é uma soma de potências, cujo intuito é trazer benefícios para população. A cooperação entre os Bombeiros do Rio e a FAB vai render muitos frutos – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro. 

Na ocasião, a Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins esteve acompanhada do assessor de Relações Institucionais do III Comando Aéreo Regional (Comar), coronel aviador R1 Eduardo Almeida.

Portal Giro - Forças Armadas registram milésimo lançamento de cargas para indígenas Yanomami

O lançamento faz parte das atividades de ajuda humanitária junto aos indígenas em Roraima.

Da Redação | Publicada em 23/06/2023 15:06

O Comando Conjunto da Operação Ágata Fronteira Norte registrou, nesta quinta-feira (22/06), o lançamento da carga de número 1.000. Os lançamentos foram feitos no 4º Pelotão Especial de Fronteira em Surucucu (4º PEF Surucucu) por meio do 8º Contingente do Batalhão de Dobragem Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA) e da Força Aérea Brasileira. O lançamento faz parte das atividades de ajuda humanitária junto aos indígenas em Roraima.

Cada carga lançada no 4º PEF Surucucu é composta por cerca de 25 cestas básicas, com peso aproximado de 560 quilos. As cargas são montadas para as aeronaves C-105 – Amazonas e KC-390. Durante todo o período de lançamento das cargas, foram registradas cerca de 200 horas de voo.

O material lançado é preparado na Base Aérea de Boa Vista por uma equipe composta de fiscal de preparação de cargas e montadores, nas quais são colocados os equipamentos e os paraquedas sob as cargas montadas no método CDS (do inglês Container Delivery System).

No 4º PEF, a Equipe Terra, composta por um especialista DOMPSA, coordena trabalhos como a identificação do local do lançamento; análise da velocidade do vento de solo para a tripulação da aeronave; retirada dos indígenas da pista e das áreas de possível queda das cargas, entre outros. Todos esses procedimentos são adotados com a finalidade de fornecer a segurança adequada nos locais de impacto das cargas e garantir que sejam lançadas com precaução, sem colocar em risco a tripulação da aeronave, os indígenas ou a floresta.

Após o lançamento, a equipe de terra do B DOMPSA, com o apoio de funcionários FUNAI e dos militares do 4º PEF, recolhe os CDS com as cestas básicas e materiais lançados, e deslocam parte dos materiais para o PEF. Outra parte da carga embarca nos helicópteros do Batalhão de Aviação do Exército (BAVEX), da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, que decolam para fazer as entregas nas aldeias indígenas Paappiu, Auaris, Alomai, Onkioula, Palimiu, Halikatou, entre outras.

Desde o início do ano, trabalham conjuntamente para atender as demandas humanitárias dos Yanomami e de combate a crimes transfronteiriços e ambientais a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e outros órgãos governamentais.

As ações desenvolvidas por meio da cooperação entre Forças Armadas e demais instituições têm alcançado êxito no cumprimento de seus objetivos e no desempenho de suas atribuições legais.