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PORTAL R7


Veja o primeiro voo conjunto do Gripen com o KC-390 | R7 Brasil

Apresentação foi o destaque da cerimônia do Dia do Aviador, na Base Aérea de Brasília

Redação | Publicada em 23/10/2021 08:38

O Dia do Aviador é celebrado neste 23 de outubro. No mesmo dia, em 1906, Alberto Santos Dumont realizava seu voo mais longo a bordo do 14 Bis. Por cair em um sábado, a cerimônia na Base Aérea de Brasília - que teve a presença do presidente Jair Bolsonaro - foi maracada para a sexta-feira (22).

AGÊNCIA BRASIL


Primeiro voo há 115 anos: Santos Dumont aliou invenções à ciência

Gênio brasileiro conquistou a dirigibilidade, criou balões e avião

Luiz Claudio Ferreira | Publicada em 23/10/2021 07:20

O voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma distância de 60 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, marcou historicamente aquele 23 de outubro de 1906 e consagrou ainda mais o inventor. O aparelho subiu 2 metros de altura e foi o bastante para a humanidade olhar para cima e para o futuro de forma diferente.

O feito inédito que completa 115 anos neste sábado (23), porém, é "apenas" a parte mais famosa das conquistas, segundo apontam os pesquisadores da vida e das obras daquele mineiro que ficou conhecido como o Pai da Aviação.

Até aquela data (e depois também), o enredo é de uma história de coragem, perspicácia, generosidade e divulgação científica como rotina de vida. Característica, aliás, de um período de fascínio pela tecnologia e pelas descobertas. Autor de quatro livros sobre Santos Dumont, o físico Henrique Lins de Barros, especialista na história do gênio inventor, destaca que feitos anteriores foram fundamentais para que as atividades aéreas se consolidassem.

Ele cita que o brasileiro inventou e patenteou o motor a combustão para aviões, em 1898, o que viabilizou o sonho de um dia decolar. Uma característica de Santos Dumont é que ele criava, patenteava e liberava a utilização para quem quisesse. Três anos depois do motor, a conquista da dirigibilidade, também por parte de Dumont, foi uma ação revolucionária.  

"Ele aprendeu a voar de balão, fez os primeiros dirigíveis. Todos eles, até o número 6, têm inovações impressionantes, com mudanças conceituais. Ele sofreu diversos acidentes, mas aprendeu a voar. Foi assim que ele descobriu quais eram os problemas de um voo controlado.  Quando ele ganhou o Prêmio Deutsch, em 1901 [com o dirigível número 5], ele tinha domínio total. Em 1902, ele já tinha os dirigíveis até o número 10 construídos".

“Ele tem uma produção, em dez anos, em que ele idealiza, constrói, experimenta mais de 20 inventos. Todos revolucionários. Ele tem intuição para o caminho certo e criatividade para ir adiante. Os colegas deles inventores diziam que ele fazia em uma semana o que os outros demoravam três meses”, afirma Henrique Lins de Barros.

Voo sob controle

De acordo com o escritor Fernando Jorge, biógrafo de Santos Dumont, a descoberta da dirigibilidade, por parte do brasileiro, foi um marco decisivo para o que ocorreria depois. "Entendo que foi um momento supremo e culminante para a história da aeronáutica mundial."

Para o arquivista Rodrigo Moura Visoni, pesquisador dos inventores brasileiros e autor de livro sobre Santos Dumont, as fotos mostram detalhes da emoção que tomou conta das pessoas quando houve a conquista da dirigibilidade. "Santos Dumont foi convidado para rodar o mundo. Foi, sem dúvida, um grande feito. Para se ter uma ideia, o número de notícias sobre a conquista do Prêmio Deutsch supera a do primeiro voo [cinco anos depois]. Isso é explicado porque a busca pela dirigibilidade já tinha 118 anos. Ele resolve um problema secular. Além disso, a descoberta permitiu a era das navegações aéreas", afirma.

Segundo o que Visoni pesquisou, Alberto Santos Dumont disse, em várias entrevistas, inclusive pouco antes de morrer, que a maior felicidade dentre todas as emoções foi a conquista da dirigibilidade. "Isso é muito curioso. Ele dizia que o dia mais feliz não foi o dia em que ele faz a prova do Prêmio Deutsch, nem o 23 de outubro ou o 12 novembro de 1906 [em que ele faz o voo de 220 metros pela Federação Aeronáutica Internacional]. O dia mais feliz teria sido o 12 de julho de 1901, quando ele percebeu que resolveu o problema de dirigibilidade aérea. Foi uma demonstração impressionante. Ele vai aonde ele quer. Ele estava totalmente integrado ao dirigível."   

O Prêmio Deutsch (no valor de 100 mil francos) foi conferido a Santos Dumont por ele ter conseguido circular a Torre Eiffel em julho. Mas os juízes garantiram a vitória ao brasileiro somente em novembro daquele ano. Os 120 anos da dirigibilidade, assim, devem ser celebrados no mês que vem.

Na ocasião, o dinheiro foi distribuído para a equipe do aviador e para pessoas pobres da capital francesa. "Ele era um homem muito generoso", afirma o biógrafo Fernando Jorge. 

"Tomem cuidado!"

A série de demonstrações públicas que ele faz dos seus inventos devia sempre ser acompanhada da presença de repórteres. "Os jornalistas registravam e Santos Dumont publicava o que ele estava fazendo. Essa é uma característica impressionante. Ele divulga tudo. Tanto o que ele acerta como o que ele erra. Essa é uma característica impressionante dele. Quando ele erra, ele descreve e alerta: 'Tomem cuidado!'. Ele estava maduro na arte dos balões", afirma Lins de Barros. 

A postura de Santos Dumont não era apenas a de um inventor, mas a de um divulgador científico, explicam os pesquisadores. "Ele foi um divulgador honesto."

Entre 1901 e 1906,  Santos Dumont passou a entender o que era o voo do avião. "O 14-Bis ele fez em pouquíssimo tempo, pouco mais de um mês. Em setembro, por exemplo, ele experimenta e faz vários testes com o aparelho."

Em 23 de outubro, ele, após quatro tentativas, consegue voar os 60 metros. Assim ele mostra para todos os aviadores da época que era possível voar com o mais pesado que o ar. Uma revolução. A vitória significou o Prêmio Archdeacon. Bastaria voar 25 metros. Santos Dumont fez um percurso de mais que o dobro.

Demoiselle, a primeira de uma série

Depois do voo, outros inventores entenderam quais eram os problemas. Em 1907, Santos Dumont apresenta o Demoiselle (invenção número 20), um ultraleve. "No ano seguinte, Santos Dumont publica em uma revista popular o plano detalhado do Demoiselle para quem quisesse construir. Esse modelo passa a ser o primeiro produzido em série na aviação", explica Lins de Barros. O modelo foi vendido para um pioneiro da aviação na França, Roland Garros.

Santos Dumont x irmãos Wright

Nessa época, também, surge uma polêmica com dois norte-americanos, os irmãos Wright (Wilbur e Orville), que alegam terem sido os pioneiros do voo. Os pesquisadores explicam que os aviadores não têm registros de voos, com decolagem, dirigibilidade e pouso antes de 1906 sem uso de catapultas (que impulsionavam os aparelhos para o ar).

Em 1908, Santos Dumont, acometido por esclerose, abandonou o voo. O registro é de que ele se suicidou em 1932, em um hotel no Guarujá (SP). O biógrafo do aviador, Fernando Jorge, lamenta que o final da vida do genial brasileiro tenha sido de martírio diante da doença e da depressão. "Ele era um homem tímido e que revelava que não queria casar porque não queria deixar a esposa viúva. De toda forma, o que sempre me impressionou na personalidade dele foi a combinação impressionante da tenacidade, da coragem e da perseverança. Foi um gênio da humanidade."

PORTAL AEROIN


Força Aérea lança bonito vídeo neste Dia do Aviador, veja as belas cenas


Murilo Basseto | Publicada em 23/10/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um vídeo em homenagem à sua principal data comemorativa. Apresentado neste sábado, dia 23 de outubro, o produto transmite uma mensagem sobre as conquistas que nasceram do sonho de voar, mostrando a história, trajetória e composição da FAB.

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, avião criado por ele, em 1906, na França.

Veja a seguir o vídeo e, logo abaixo, confira também tudo que ocorreu ontem, 22 de outubro, na cerimônia oficial realizada em Brasília por conta da data comemorativa deste sábado, incluindo sobrevoos de aeronaves como o Embraer KC-390 e o Saab F-39 Gripen.

Com sobrevoos de aeronaves, presença de autoridades civis e militares, foi realizada na sexta-feira (22), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) com a imposição da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA).

O evento aconteceu na Base Aérea de Brasília (BABR) e a tropa foi formada por Oficiais e Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e militares da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR).

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a cerimônia acompanhado do Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; dos Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica; e do Comandante da Base Aérea de Brasília, Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva, além de diversas outras autoridades.

Durante a cerimônia, a FAB apresentou suas mais novas aeronaves, o KC-390  Millennium, da Aviação de Transporte que cumpre diversas missões, além do F-39 Gripen, o novo avião de caça, em que a primeira unidade está no Brasil, há um ano, para testes. O evento contou, ainda, com as manobras do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou todos os aviadores brasileiros pelo dia. “Hoje tivemos uma formatura bonita, aqui em Brasília, como em todas as nossas Organizações, com a oportunidade de vermos o Gripen voando com quatro F-5 que estão na Força Aérea desde 1975, todos na ala de um KC-390. Ou seja, estamos mostrando essa passagem de bastão, de uma frota antiga para aquela que vai ser a espinhal dorsal da FAB no futuro. Hoje não é apenas o Dia do Aviador da Força Aérea Brasileira, é do aviador civil, militar, aerodesportivo, da Força Aérea, da Marinha, das Polícias”, destaca o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

A incrível gravação de dentro de um avião da Esquadrilha da Fumaça nessa sexta


Murilo Basseto | Publicada em 23/10/2021 20:50

Temos visto desde ontem, 22 de outubro, as ações que têm sido feitas pelos céus do Brasil nas homenagens ao Dia do Aviador, comemorado em nosso país neste sábado, 23 de outubro.

Entre os voos especiais, vimos que diversos aviões militares se apresentaram em Brasília na sexta-feira, e entre eles esteve a admirada e querida Esquadrilha da Fumaça, como é popularmente conhecido o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB).

E se não bastassem as bonitas imagens que pudemos ver da demonstração dos aviões Embraer A-29 Super Tucano, a Esquadrilha aproveitou para fazer um vídeo registrando, de dentro do cockpit de um deles, incríveis cenas durante uma passagem baixa pela Base Aérea de Brasília.

A experiência única permite notar como os aviões ficam bastante próximos entre si durante os voos do EDA, denotando a extrema habilidade dos pilotos militares brasileiros. Também é bastante interessante observar a aeronave mudando de posição na formação bem no meio do vídeo, em plena curva.

Veja a seguir as lindas imagens e sinta-se a bordo no céu junto com a Esquadrilha da Fumaça:

PORTAL DEFESANET


O legado que move a Força Aérea do futuro

Nota do Comandante da Aeronáutica Ten Brig do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr

Da Redação | Publicada em 23/10/2021 14:00

Foi num 23 de outubro como hoje que o brasileiro Alberto Santos-Dumont alçou voo num avião “mais pesado que o ar”, deixando atônita uma multidão parisiense, testemunha de uma das maiores realizações da humanidade.

Com aquele pioneiro voo do 14-Bis, em 1906, ele mudava nosso destino e deixava exemplos de persistência, de vitória da inteligência humana e da possibilidade de sonhos serem fontes inesgotáveis de energia criadora. Por isso, nós, pilotos brasileiros, celebramos o Dia do Aviador como honra ao Patrono da Aeronáutica Brasileira, Santos-Dumont.

Passados 115 anos, pela perspectiva de comandante da Aeronáutica, verifico com prazer que, a partir dos exemplos que nos legou nosso patrono, continuamos dando soluções inovadoras e eficientes aos desafios, seja com respeito à indústria aeronáutica, seja pela infraestrutura aeroportuária neste país continental ou, ainda, pelo gerenciamento da aviação civil, do controle de tráfego aéreo e da Força Aérea Brasileira (FAB), que igualmente celebra seu dia hoje, com as lembranças dos princípios que nos foram legados por seu patrono, marechal Eduardo Gomes.

O “Brigadeiro”, como gostava de ser chamado, que quase entregou a vida pelos valores patrióticos do “tenentismo”, da Revolta dos 18 do Forte e de outros movimentos em que empunhou a bandeira da democracia. Eduardo Gomes, pioneiro da FAB e do Correio Aéreo Nacional, duas vezes ministro da Aeronáutica, a quem rendemos nossa homenagem.

Sob o signo dos patronos, a Força mobiliza-se hoje e sempre para dar respostas ao país. Na defesa nacional, atua principalmente no ambiente aéreo, tendo como missão síntese “manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional com vista à defesa da pátria”.

Uma manifestação mais tangível dessa missão pode ser traduzida nas ações de defender e controlar, que representam as estruturas sistêmicas da Força Aérea:
1) o sistema de defesa, responsável pela manutenção da soberania no espaço aéreo adjacente ao nosso território, impedindo a prática de atos contrários aos interesses nacionais;
2) o sistema de controle, uma complexa estrutura, responsável por identificar e controlar todas as aeronaves que aqui voam, garantindo a segurança do nosso espaço aéreo.

A partir da prioridade representada pelo binômio defender e controlar, o integrar colabora para a soberania aeroespacial. É por meio dessa a ação que realizamos inúmeros apoios, diariamente, em prol da sociedade. É pelos rotores dos helicópteros da FAB que as localidades remotas recebem as urnas de votação, garantindo o direito ao voto. 

É pelas “Asas que protegem o país” que brasileiros afetados pela pandemia foram repatriados e têm tido acesso a tratamentos, oxigênio e vacinas. É com orgulho que mantemos aeronaves e tripulações de sobreaviso para o transporte de órgãos para transplante, a qualquer dia e hora. Rotineiramente, nossos profissionais de saúde levam atendimento a comunidades carentes e tribos indígenas, em ações cívico-sociais que, nos últimos dez anos, atenderam mais de 120 mil cidadãos. 

Temos tanto orgulho em cumprir essas missões em tempo de paz, como teremos em defender, se necessário com nossas próprias vidas, o povo brasileiro em tempos de crise. Ainda, sem jamais nos afastarmos de nossa principal atividade de defesa contra ameaças externas, buscamos ser uma Força moderna e dissuasória. Temos priorizado nossos programas estratégicos, como as aeronaves multimissão KC-390 Millennium, bem como os caças Gripen, que começam a ser incorporados à frota dentro de 30 dias.

Nesta data em que celebramos o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, pensar sobre o passado deve servir para focarmos no futuro que construiremos, com inteligência, firmeza de convicções e caráter inovador, como os heróis que foram nossos patronos.  A eles, nosso eterno respeito. Aos que nos sucederão, nosso eterno compromisso. 

Parabéns, aviadores! Parabéns, Força Aérea Brasileira!

PORTAL CAVOK


DIA DO AVIADOR: Parabéns aos aviadores e apaixonados pela aviação


Fernando Valduga | Publicada em 23/10/2021 11:21

Neste sábado, 23 de outubro de 2021, marca os 115 anos que o céu do campo de jogos de Bagatelle, em Paris, foi o palco de uma façanha inédita e extraordinária: o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar, fabricado por mãos humanas.

Era a criação de Alberto Santos Dumont, o brasileiro que inventou e pilotou o 14-Bis. A data foi escolhida como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

Nesta comemoração do Dia do Aviador, a equipe do Cavok, sempre apaixonada por aviação, deseja a todos que de alguma forma estão conectados ao meio aeronáutico, muitos voos e muitas alegrias nas suas conquistas.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


FAB lança vídeo em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira


Redação | Publicada em 23/10/2021 12:53

A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um vídeo em homenagem à sua principal data comemorativa. O produto transmite uma mensagem sobre as conquistas que nasceram do sonho de voar, mostrando a história, trajetória e composição da FAB.

A data

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, avião criado por ele, em 1906, na França.

Assista aqui ao vídeo e conheça mais sobre a nossa Força Aérea Brasileira.

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA BV - FAB realiza exposição em comemoração ao Dia do Aviador

A data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam eles comerciais, de transporte ou privados

Folha Web | Publicada em 23/10/2021 11:07

Para celebrar o Dia do Aviador, comemorado neste sábado, 23, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará uma exposição, em um shopping da zona Leste de Boa Vista. O evento ocorre das 10 às 22h e é aberto ao público.

Durante a exposição, os visitantes poderão conferir as atividades desenvolvidas pela instituição no Estado. Além de estáticas de motores de aeronaves, assentos ejetáveis, material bélico, equipamentos de voo, apresentação de cães de guerra, entre outros itens.

AGÊNCIA AMAZONAS - Em parceria com a Aeronáutica, Secretaria de Educação inaugura laboratório de informática em escola estadual de Manaus

Na ocasião, foram homenageados os alunos medalhistas da OBMEP e o ex-gestor da unidade

Da Redação | Publicada em 23/10/2021 16:42

A Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, localizada na zona sul de Manaus, ganhou, neste sábado (23/10), um novo espaço para apoiar as atividades pedagógicas. Fruto de parceria entre a Secretaria de Educação e Força Aérea Brasileira, por meio do Comando Aéreo Amazônico, a unidade inaugurou o novo Laboratório de Informática da instituição. O espaço foi mobiliado e adequado para os 1.150 estudantes da instituição.

A unidade é gerida por meio de cooperação entre o Comando Aéreo Amazônico e a Secretaria de Educação. Neste sábado (23/10), também foi assinado um Termo Aditivo de Convênio para prolongar a parceria entre as instituições e atualizar as cláusulas do convênio.

“Eu só posso parabenizar e me colocar à disposição, para que a gente possa avançar e que a qualidade da educação cada vez mais se aprimore. Estar à frente da Secretaria de Educação é uma satisfação, por saber que só existe um caminho, que é a educação”, afirmou Kuka Chaves, titular da pasta.

O gestor da unidade, Marcos Vinicius Meirelles, destaca que o laboratório de informática é fruto da parceria com o Comando Aéreo Amazônico.

“O laboratório de informática funciona o dia todo, praticamente. Aqui, os alunos podem estudar, o professor pode solicitar pesquisas, orientá-los a virem para cá, usarem no contraturno, porque oferecemos preparatórios para as olimpíadas escolares. Hoje também homenageamos o Marcos Alvim, que é um ícone aqui da escola, passou 20 anos aqui e hoje é um marco histórico para nós”, enfatiza Meirelles.

Reconhecimento – Durante o evento, foram premiados os estudantes com as melhores notas na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A iniciativa foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

O incentivo da escola para a participação em atividades como as olimpíadas é constante.

O professor de Matemática, suboficial Alexandre Duarte, diz que a escola já tem tradição em premiações. “O aluno que traz a medalha se destacou nacionalmente, concorreu com alunos do Ceará, de São Paulo. Aqui, nós temos a preparação com aulas específicas, metodologia diferente, porque ele não tem que resolver uma equação, mas entender e resolver o problema. Todos os anos temos medalhistas, menções honrosas e vamos em busca de mais”, frisa.

Para João Pedro Barbosa, medalha de ouro nas duas últimas OBMEPs, a preparação e as olimpíadas fizeram diferença em sua formação.

“O conhecimento que obtive nas olimpíadas exigia um pouco mais do que em sala de aula, então acabei adquirindo um conhecimento acima da média e pude me sair bem nos vestibulares”, conta o jovem, que hoje cursa o 4° período de Engenharia no Instituto Federal do Amazonas (IFAM).