NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Base Aérea de Santos sedia Campeonato de Paraquedismo das Forças Armadas


Juliano Gianotto | Publicada em 23/09/2021

A Base Aérea de Santos (BAST) realizou, de 10 a 16 de setembro, o 30º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas. O evento contou com a participação das equipes masculinas e femininas da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além de proporcionar o adestramento de militares em operações aeroterrestres, a competição funcionou como seletiva para compor a equipe que representará o Brasil no Campeonato Mundial Militar de Paraquedismo, a ser realizado em Doha, no Catar.

Com coordenação do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, e execução da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), as atividades foram abertas no auditório da BAST, pelo Gerente Executivo da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Coronel de Infantaria Leonardo Perdigão de Oliveira.

O Campeonato foi dividido em três provas: formação em queda livre com quatro integrantes mais um câmera (FQL4); precisão; e estilo.

Segundo o Comandante da BAST, Tenente-Coronel Aviador Dayve Moraes Piva, o evento foi recebido com alegria por todos os integrantes da Organização Militar. “Além de se concretizar uma excelente oportunidade para adestrar o efetivo nas atividades de suporte e apoio à operação, que é a nossa principal missão, o contato com militares das Forças irmãs proporciona uma experiência única de interoperabilidade a todos os participantes do evento”, enfatizou.

Campeonato Mundial Militar de Paraquedismo

Após os quatro dias de provas, foi apontada a equipe campeã e os campeões individuais em cada modalidade, que terão a responsabilidade de representar o Brasil no Campeonato Mundial Militar de Paraquedismo.

Na equipe feminina, as campeãs foram: a Sargento Isabella Castro Moreira; a Sargento Júlia Mira Pereira; a Sargento Mileide Cristiane Leite Ferreira; a Sargento Sabrina de Jesus Almeida; e a Sargento Bruna Ploner; além do Sargento Cristiano Leite Ramos, que irá para o Catar como câmera.

Já a equipe masculina será composta por: Capitão Arthur Augusto Ferreira Neves; Tenente Alcy Geraldo Vasconcellos Fraga Filho; Sargento Alexandre Neto Marques; Sargento Diego Vinicios da Silva Schweickardt; Soldado Fabrício Mitrano; e o Tenente Rodrigo Gonçalves, como quinto integrante.

PORTAL DEFESANET


FAB realiza curso em Anápolis (GO) para tripulantes portugueses do KC-390 Millennium

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea Portuguesa (FAP) participam de capacitação, em Anápolis (GO), de 14 de setembro a 5 de outubro

Da Redação | Publicada em 23/09/2021 09:09

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, de 14 de setembro a 5 de outubro, o Ground School para futuros tripulantes da aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP). Militares de ambas as Forças Aéreas participam do treinamento que tem como objetivo capacitar aviadores e mecânicos de voo. Após essa fase preliminar, inicia-se a atividade aérea. A previsão é de que a capacitação dure três meses. Portugal adquiriu cinco aeronaves e um simulador, com a entrega da primeira unidade a partir de 2023.

A capacitação está prevista na 10ª Reunião dos Estados-Maiores das Forças Aéreas do Brasil e de Portugal (10ª REMFA) e o treinamento foi coordenado entre o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e o Comando de Preparo (COMPREP).

A missão de formar os primeiros tripulantes está a cargo do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, subordinado à Ala 2, com sede em Anápolis (GO). A tripulação portuguesa é composta por dois oficiais e dois graduados.

Para a Força Aérea Portuguesa, a cooperação entre os dois países fica fortalecida pela partilha de experiências. "Enquanto a FAP adquire conhecimentos com a experiência acumulada pela FAB naquela aeronave, estes se beneficiam da experiência lusa no transporte aerotático", diz em nota.

Durante quatro semanas, o Ground School abordará aspectos técnicos e operacionais que, desde 2019, foram sendo acumulados e consolidados pelos pilotos do 1° GTT ao longo das variadas missões. Ao final de sete avaliações, os participantes terão os conhecimentos necessários para operar de forma segura o novo avião brasileiro de transporte.

Segundo o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, essa ocasião é um marco para a FAB. "O treinamento mostra que a implantação do Projeto KC-390 alcançou um nível de maturidade no qual podemos capacitar uma Força Aérea parceira para operar, de forma segura, essa nova aeronave multimissão brasileira de alta tecnologia e de grande capacidade”, informou.

De acordo com o Coordenador Operacional do Projeto KC-390 da FAP, Tenente-Coronel Paulo Jorge Pereira Martins, a parceria entre os dois países, de longa data, é agora ainda mais fortalecida com o programa KC-390 utilizando experiência já acumulada pela Força Aérea Brasileira na exploração deste Sistema de Armas. "Para nós, este é um marco importante para a futura implementação do KC-390 em Portugal e vai criar sinergias no futuro para partilha de experiências e evolução do conceito de operação desta aeronave”, frisou.

Além dos tripulantes da FAP, também marcam presença no treinamento pilotos do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro (RJ), que prepara-se para receber unidades do KC-390 para a melhor otimização de missões de transporte nos pontos críticos do País.

Departamento de Controle do Espaço Aéreo inaugura projeto LANDELL

O projeto representa a nova era das Comunicações Aeronáuticas no Espaço Aéreo Continental Brasileiro

Decea | Publicada em 23/09/2021

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), situado no Rio de Janeiro (RJ), por meio do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), conduz a concepção e a implementação de diversos empreendimentos do Programa SIRIUS Brasil, dentre os quais, se destaca o Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações Aeronáuticas no Espaço Aéreo Continental Brasileiro. O projeto foi ativado, simultaneamente, nos Centros de Controle de Área de Recife (ACC-RE) e Amazônico (ACC-AZ), sediados, respectivamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV) – em Recife (PE) e Manaus (AM).

Advinda de um conceito aplicado desde 2009 e operado pelo Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO), a ferramenta de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados, chamada CPDLC (sigla em inglês para Controller Pilot Data Link Communications), acaba de ser trazida para a porção continental do Brasil. Uma cerimônia militar foi realizada e transmitida, ao vivo, para representantes de Instituições militares e civis e da comunidade aeronáutica que estiveram envolvidas em todo o processo de estruturação, desenvolvimento e implementação do projeto.

O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, falou da importância do mecanismo. "O sucesso deste empreendimento da Força Aérea Brasileira comprova que estamos estabelecendo um novo paradigma no cenário das comunicações trazendo maior segurança e operacionalidade para o Gerenciamento do Tráfego Aéreo nacional”, disse o Oficial-General.

O Comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto, falou da contribuição do novo serviço. "O projeto contempla, neste primeiro momento, uma porção significativa da Região de Informação de Voo de Recife (FIR-RE) com uma implantação segura, porém desafiadora, que trará vários benefícios, como segurança operacional para aviação, redução da carga de trabalho dos pilotos e dos controladores, maior automação na troca de informações, melhor eficiência nas comunicações e redução de custos operacionais”, declarou.

Já o Comandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa, falou da relevância do projeto. “É uma ferramenta para que possamos minimizar as diferenças e trazer mais eficiência e, principalmente, segurança para essa comunicação. Podemos dizer que o Projeto LANDELL, englobado pelo Programa SIRIUS, trará segurança e eficiência muito melhores do que as que já temos hoje, proporcionando um serviço de qualidade ainda melhor, como todos esperamos”, finalizou. 

Exercício conjunto integra tropas de operações especiais das Forças Armadas


Redação | Publicada em 23/09/2021 09:30

O preparo para ações de possível enfrentamento com elevado nível de estresse faz parte da rotina de treinamento das tropas de operações especiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Trata-se de militares, criteriosamente, selecionados, capacitados e especializados para atuar em operações de alto risco. Para atingir excelência na profissão, esse seleto grupo das Forças Armadas é submetido, constantemente, a treinamentos.

Nesse sentido, o Ministério da Defesa apoia a execução do Adestramento Conjunto – Combate em Ambiente Confinado, no período de 13 a 24 de setembro.


As atividades ocorrem no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais e no Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), ambas Organizações Militares situadas no Rio de Janeiro.

Além de palestras, integrou o cronograma do exercício instrução de atendimento pré-hospitalar tático e atividades para uniformização de táticas, técnicas e procedimentos de combate em ambientes confinados terrestre e marítimo.

“Nós buscamos sempre, no nível do Ministério da Defesa, a interoperabilidade entre as Forças Armadas e a melhor maneira de alcançá-la é atuando de forma conjunta”, sublinhou o Comandante Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Claudio Eduardo Silva Dias.

Combate urbano

Uma das ações realizadas durante o treinamento foi a entrada em ambiente confinado. Na situação, militares com armamento individual adentram em um compartimento modular dividido por paredes de borracha e percorrem os cômodos ocupados com alvos e bonecos, que representam opositores e vítimas.

A inserção de alvos armados e não armados no recinto tem o intuito de tornar as representações mais próximas da realidade.

“Numa missão, você nem sempre encontra pessoas armadas. Poderá encontrar pessoas desarmadas, pessoas da família. Então, a identificação do alvo é algo que julgamos o mais importante para não termos nenhum efeito adverso”, explica um dos operadores especiais da Marinha.

Durante as progressões, há situações que eles atiram nos alvos, conforme as orientações passadas, anteriormente, pelos orientadores.

“Procuramos realizar uma progressão mantendo a segurança da tropa, prioritariamente. Tentamos evitar qualquer canto, qualquer exposição do militar”, relata um operador especial do Exército.

A performance das equipes é avaliada na sala de crise, localizada ao lado desse compartimento. Lá, monitores exibem as imagens das ações ocorridas no interior de cada cômodo. Ao término das progressões, os integrantes das equipes assistem às filmagens para avaliar a atuação, aprimorar e uniformizar os procedimentos.

“Os ensaios são constantes, para que, na hora que você entre, analise a situação rapidamente e vá desenvolvendo as ações para cumprir a missão”, disse um dos operadores especiais da Força Aérea Brasileira.

As ações empregam munição simulada e real, explosivos e podem ocorrer em ambiente com visibilidade reduzida, dependendo do estágio do treinamento.

Coordenado pelo Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), o treinamento conjunto teve a participação de militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero), do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), do 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC) do Exército e do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS/PARA-SAR) da Força Aérea.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Comandante da Aeronáutica recebe visita do Comandante do Comando Sul dos EUA


Agência Força Aérea | Publicada em 23/09/2021 19:30

Nessa quarta-feira (22), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu em seu gabinete, em Brasília (DF), a visita do Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos (U.S. Southern Command – Southcom), Almirante Craig. S. Faller.

O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação militar e a interoperabilidade entre Brasil e Estados Unidos. Na oportunidade, foi discutida a possibilidade de parcerias no setor espacial, bem como de exercícios combinados multidimensionais envolvendo os dois países, com a participação de Forças aeroespaciais, navais, de superfície e cibernéticas.  

A reunião contou, também, com a presença do Assessor Civil do Comandante do Southcom, Francisco Palmiere; Subsecretário Assistente de Defesa para o Hemisfério Ocidental, Daniel Erickson; Diretor de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, General Calvert L. Worth; Adido de Defesa dos EUA no Brasil, Coronel Lorenzo Harris; Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5) do Comando Sul dos EUA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; e Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior.

Segundo o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, a reunião foi importante para consolidar as relações entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Southcom. Além disso, o Oficial-General ressaltou que a cooperação militar entre os dois países tem sido fortalecida no período em que o Almirante Faller está à frente do Comando Sul dos Estados Unidos. Nesse sentido, o Comandante da Aeronáutica destacou os cargos que o Brasil ocupa atualmente no Southcom. Para o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, tais posições mostram a importância da parceria entre a FAB e o Southcom. No caso, a Força Aérea Brasileira está representada pelo Major-Brigadeiro David, que é o Vice-Diretor do Diretório de Estratégia, Política e Planos (J5), e pelo Coronel Aviador Juliano Barros Cota, Oficial de Ligação FAB junto à Décima Segunda Força Aérea dos EUA, componente aéreo do Comando Sul dos Estados Unidos.