NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Correios lança selo e carimbo personalizados para celebrar os 75 anos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR)


Murilo Basseto | Publicada em 22/12/2024 15:20

Com o objetivo de celebrar o 75º aniversário da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), foi realizado, no dia 12/12, o lançamento de um selo personalizado e de um carimbo comemorativo. Produzidas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), as peças foram criadas exclusivamente para marcar essa ocasião especial.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Ex-Comandante da Aeronáutica (2019-2021), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero; e o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira. Também participaram do evento Oficiais da FAB, além de professores e alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida pelo ato de obliteração do selo, conduzido pela Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ana Carolina de Souza Oliveira. “Hoje, celebramos a trajetória de uma Instituição fundamental para a formação de tantos jovens na Força Aérea Brasileira, promovendo valores como patriotismo e disciplina. Nesses mais de 360 anos de história, os Correios têm eternizado, por meio da filatelia, os fatos marcantes do Brasil, de sua cultura e de instituições como a EPCAR. Parabéns pelos 75 anos de excelência educacional”, destacou.

A arte do selo personalizado, uma peça filatélica com valor de porte real, foi criado pelo Coronel Intendente Alexandre Werneck Pfaltzgraff. Além de possibilitar a postagem de correspondências, o selo também divulga a imagem da EPCAR ao redor do mundo e serve como peça de coleção, eternizando a celebração.

“Agradeço à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por permitir a perpetuação da imagem da Nascente do Poder Aéreo. Encerramos as comemorações dos 75 anos da EPCAR reafirmando nosso compromisso com os valores, a ética e os princípios que norteiam a formação dos nossos alunos”, ressaltou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz.

O carimbo comemorativo, após 30 dias de uso na agência dos Correios, será incorporado ao acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF), como registro histórico e fonte de pesquisa.

Palestra

Ainda no dia 12/12, o Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou uma palestra para alunos, instrutores e professores da EPCAR, além dos familiares dos formandos do Terceiro Esquadrão. O evento contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz.

Como paraninfo da Turma Cavok, o Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez compartilhou sua experiência ao longo de 46 anos de serviços dedicados à Força Aérea. Ele destacou momentos importantes de sua trajetória e apresentou os desafios que os futuros Cadetes enfrentarão no Ninho das Águias, como é conhecida a Academia da Força Aérea (AFA). 

“Tive a oportunidade de compartilhar com os alunos minha vivência, os valores de hierarquia e disciplina, que sempre nortearam minha carreira e a importância de buscar constantemente o aprimoramento. Sinto grande satisfação e orgulho em ter sido escolhido como paraninfo da Turma Cavok”, declarou o Oficial-General.

PORTAL CAVOK


Caça F-5 da FAB é integrado a sistemas das forças armadas em simulação de conflito no RS

Exercício inédito conecta Marinha, Exército e Aeronáutica com dados e voz em tempo real, fortalecendo a defesa nacional

Fernando Valduga | Publicada em 22/12/2024 16:32

As Forças Armadas brasileiras alcançaram um marco inédito ao integrar, pela primeira vez, sistemas estratégicos de Comunicação, Comando e Controle (C4I) em uma simulação de conflito na Base Aérea de Canoas (BACO), no Rio Grande do Sul.

O exercício multidomínio, realizado nesta sexta-feira (20/12), uniu a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) em uma operação conjunta, a Operação Íris, conectando plataformas aéreas, terrestres e navais por meio do compartilhamento de dados e comunicação em tempo real.

O treinamento foi comandado pela FAB e faz parte do desenvolvimento final do sistema Link-BR2, um moderno sistema de comunicação segura que irá começar a equipar, em 2025, a frota brasileira, a começar pelos novos caças do país, os F-39 Gripen.

O Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues, recebeu o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, juntamente com outros Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, o Comandante da Sexta Divisão de Exército, General de Divisão Jayro Rocha Junior; o Chefe do Estado-Maior do 5º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Guilherme Conti Padão; o Presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, entre outros convidados militares e civis.

Durante o treinamento, sistemas como o Link-BR2, liderado pela Força Aérea, o RDS Defesa e o Gerador de Campo de Batalha (GCB), do Exército, e o Multi Data Link Processor (MDLP), da Marinha, foram postos à prova. A integração foi coordenada por uma estação multidomínio de Comando e Controle, que permitiu a transmissão de mensagens, ordens e comunicação de voz entre diferentes plataformas militares.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, comentou sobre o exercício, destacando, em especial, a importância de estar na Base Aérea de Canoas. “Hoje tem um significado muito importante por estarmos aqui, em Canoas, onde, neste ano, dedicamos grande parte de nossos esforços em apoio à sociedade gaúcha, com a atuação conjunta das nossas três Forças, na Operação Taquari. Falando em três Forças, outro ponto que considero essencial é justamente a interoperabilidade. Estamos colocando em prática a integração das Forças Armadas em uma operação conjunta. O exercício de hoje reflete isso: aeronaves F-5 voando em conjunto com o helicóptero, a aeronave E-99 compondo o cenário, o veículo Marruá na operação terrestre e o navio da Marinha contribuindo com a criação do cenário naval, tudo interligado com o cenário aéreo e o terrestre, que vimos aqui nas imediações da Base, durante esta operação simulada”, destacou o Oficial-General.

Demonstração tecnológica

O exercício simulou cenários de combate fictícios para avaliara interoperabilidade das tecnologias. Entre as simulações, helicópteros realizaram ataques para recuperar pontes ocupadas, caças interceptaram aeronaves invasoras e blindados do Exército receberam imagens ao vivo de binóculos termais, revelando tropas inimigas. Todas essas ações foram monitoradas em tempo real pelo Comando Conjunto, que enviou ordens de neutralização diretamente às forças operacionais.

No episódio final, uma aeronave E-99M detectou a decolagem de um helicóptero inimigo, levando à interceptação por um caça A-29 da FAB. Esses testes não só comprovaram a eficácia dos sistemas, mas também reforçaram a capacidade de resposta integrada das Forças Armadas em cenários complexos.

Sistemas em destaque

O Link-BR2, desenvolvido pela AEL Sistemas em parceria com a Kryptus e a Aeromot, é um sistema nacional de C4I projetado para operar em ambientes de alta complexidade. Ele oferece comunicação segura e criptografada, além de suportar voz e dados em condições adversas. A tecnologia está sendo integrada às aeronaves F-39 Gripen e E-99 da FAB, expandindo seu uso para missões como monitoramento de fronteiras e combate ao tráfico.

“O projeto Link-BR2 foi concebido pela Força Aérea como um projeto estratégico de comunicação, comando e controle. Ele tem como objetivo dotar a FAB de um sistema que permita uma troca de dados eficaz e em tempo real entre diversas plataformas, incluindo meios aéreos e terrestres, para consolidar o entendimento do cenário operacional. Com isso, a FAB contará com uma ferramenta extremamente importante para compreender o cenário operacional de forma mais ampla e tomar as melhores decisões para o emprego dos recursos, garantindo que os resultados das ações sejam muito mais efetivos”, afirmou o Gerente Operacional do Link-BR2 na AEL Sistemas, Fernando Mauro.

Avanços para a defesa nacional

Segundo Presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, o exercício demonstra a evolução da integração tecnológica promovida pelo Ministério da Defesa. “Ver todas as Forças operando juntas em um mesmo cenário mostra o avanço das nossas capacidades de comunicação e comando, além da sinergia em cenários que refletem os desafios dos campos de batalha modernos”, declarou.

Projeções para o futuro

A tecnologia testada durante o exercício tem potencial para ampliar a eficiência das operações militares em missões reais, como resgates em áreas remotas, patrulhamento marítimo e defesa de fronteiras. Com os resultados obtidos, o Brasil se posiciona como um dos líderes regionais na aplicação de soluções integradas de C4I, fortalecendo sua soberania e capacidade de dissuasão.

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, falou sobre a importância do projeto. “O projeto Link-BR2 foi concebido pela Força Aérea Brasileira com o objetivo de aumentar a interoperabilidade entre as três Forças Armadas, aprimorar a consciência situacional de nossos pilotos e melhorar o controle dos voos. Com esse projeto, conseguimos elevar as capacidades de comando e controle das três Forças a um patamar significativamente superior, alinhado às exigências de um cenário de conflito moderno. Com a demonstração realizada hoje, concluímos o desenvolvimento de um trabalho iniciado há 12 anos. Trata-se de uma grande conquista para a Força Aérea, para a indústria nacional e para a base industrial de defesa, que contou com a participação da AEL e de várias outras empresas. Acima de tudo, é uma vitória para o Brasil, que, agora, possui essa capacidade. O Link-BR2 une as três Forças e possibilita a comunicação em tempo real sobre tudo o que ocorre no teatro de operações”, disse o Diretor.

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


RDM ONLINE - Central Estadual de Transplantes realiza captação de órgãos em Cuiabá


Da Redação | Publicada em 22/12/2024 12:00

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, neste sábado (21.12), uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Graças à solidariedade da família doadora, cinco pacientes de três Estados do Brasil terão novas chances de vida.

A captação teve início às 22h e foi realizada com o apoio de equipes do Distrito Federal; o procedimento possibilitou a doação de um fígado, dois rins e duas córneas.

A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e a logística para a execução do procedimento teve o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, parabenizou a dedicação dos profissionais envolvidos na força-tarefa da captação de órgãos.

“Sabemos que esse procedimento de captação de órgãos é complexo e parabenizo o empenho e a dedicação das dezenas de profissionais envolvidos na ação, seja em Mato Grosso ou em outros Estados. Uma família escolheu salvar vidas e somos muito gratos por esse gesto”, declarou.

A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, reforçou o reconhecimento à família doadora. Ela explica que as equipes técnicas da Central Estadual de Transplantes trabalham na conscientização sobre a doação de órgãos.

“Em um momento difícil, essa família escolheu doar órgãos e salvar vidas. Esse gesto precisa ser reconhecido e enaltecido. As equipes da Central Estadual de Transplantes trabalham na conscientização sobre o processo de doação de órgãos, na medida em que investem na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado”, acresentou.

Essas ações visam a ampliação do número de captações de órgãos no Estado. A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, informou que Mato Grosso já realizou 13 captações de órgãos em 2024, número consideravelmente maior ao registrado em 2023, que obteve sete captações.

“Com a ação deste sábado, podemos dizer que realizamos 13 captações em 2024 e trabalharemos para que esse número seja ainda mais expressivo em 2025. Temos nos dedicado na conscientização dos profissionais da saúde e de familiares que podem fazer a escolha pela doação. Às famílias doadoras, nossos profundos sentimentos de gratidão e respeito”, concluiu.

Transplantes em Mato Grosso

Atualmente, Mato Grosso realiza transplantes de córneas e tecidos. Os pacientes que precisam de transplante de órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) para outros Estados. Os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela SES-MT.

O Estado também realiza o processo de retomada dos transplantes de rim, após o credenciamento do Hospital São Mateus, em Cuiabá. Em breve, o transplante renal voltará a ser realizado em Mato Grosso.

Click Petróleo e Gás - Instituto Tecnológico de Aeronáutica está com inscrições abertas em NOVOS cursos gratuitos online (EAD)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, oferece cursos gratuitos com certificados por meio da plataforma de ensino online Coursera, escolha o seu e se inscreva agora

Flavia Marinho | Publicada em 22/12/2024 10:43

Em um cenário dinâmico de evolução tecnológica, o ITA, instituição de ensino superior do Comando da Aeronáutica, em parceria com a renomada plataforma de ensino Coursera, eleva a experiência educacional oferecendo uma gama de cursos online e gratuitos, proporcionando certificados reconhecidos para candidatos de todas as idades e regiões do Brasil. Não perca tempo, garanta já a sua vaga!

A plataforma Coursera é um ambiente privilegiado para adquirir conhecimentos, oferecendo mais de mil cursos online e gratuitos provenientes de instituições de prestígio global. É um convite para mergulhar em áreas como “Controle de Sistemas”, “Desenvolvimento Ágil com Java” e “Orientação a Objetos com Java”.

Os participantes têm a vantagem de acessar uma plataforma com 12 milhões de usuários e mais de mil cursos provenientes de instituições globais.

Essa iniciativa, promete transformar o panorama educacional e ampliar o conhecimento em tecnologia e programação, proporcionando certificados valiosos para qualificação profissional valorizados pela Aeronáutica! Além disso, com a flexibilidade do curso online, é possível aprimorar habilidades conforme a disponibilidade de cada estudante.

Cursos gratuitos com certificados valorizados pela Aeronáutica que turbinam o seu currículo e elevam a sua Carreira

Introdução ao Controle de Sistemas: explora fundamentos e aplicações na sociedade moderna, destacando realimentação. Descubra sua presença no cotidiano, natureza e tecnologia, e adquira base teórica para análise, projeto e otimização de sistemas de controle.

Controle Usando a Resposta em Frequência: Neste curso você aprenderá a obter a resposta em frequência de um sistema Linear e Invariante no Tempo (LIT) e a usá-la para projetar controladores que atinjam requisitos de reposta transitória e em regime estacionário. Você aprenderá a obter o diagrama de Bode a partir de dados de amplitude e fase de entradas e saídas senoidais. Também será capaz de esboçar o diagrama de Bode de um sistema dada a sua função de transferência. Outrossim, será capaz de representar a resposta em frequência na carta de Nichols-Black.

Controle a Tempo Discreto: O objetivo deste curso é apresentar o assunto de Controle a Tempo Discreto para sistemas lineares e invariantes no tempo. São apresentadas técnicas para lidar com implementação de controladores por computador, requerendo a consideração da discretização do tempo inerente aos seu uso.

Controle de Sistemas no Plano-s: Após esse curso você será capaz de esboçar o Lugar Geométrico das Raízes (LGR – Root Locus) do denominador da Função de Transferência em Malha Fechada a partir dos polos e zeros da Função de Transferência em Malha aberta.

Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto: O objetivo deste curso é oferecer a você um aprofundamento em técnicas de programação orientadas a objetos pelo uso de padrões de projeto no contexto de desenvolvimento ágil.

Desenvolvimento Ágil com Java Avançado: O objetivo deste curso é enriquecer sua experiência com conceitos avançados de Java, programação de aplicações Web e acesso a banco de dados no contexto de modelagem ágil.

Introdução ao Controle Moderno: Você aprenderá como representar a dinâmica de um sistema no espaço de estados, como analisar um sistema no espaço de estados, como projetar uma realimentação de estado e como projetar um observador de estado. A partir desde conhecimento básico você já será capaz de realizar a análise e o projeto no espaço de estados e poderá avançar em seus estudos no controle moderno.

Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software: O objetivo deste curso é expor você às principais técnicas e princípios de desenvolvimento ágil, em especial aos que se popularizaram pela sua utilização no framework Scrum e na metodologia XP (Extreme Programming). Apresentamos o Scrum&XP, uma combinação apropriada do framework Scrum com a metodologia XP – Extreme Programming, sem no entanto afirmar que você estará aprendendo tudo sobre Scrum ou sobre XP.

TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes: Este curso terá um grande foco em atividades hands-on, permitindo a você captar todos os aspectos práticos da técnica e facilitar a sua aplicação quando estiver projetando e desenvolvendo software de maneira ágil nos próximos cursos.

Orientação a Objetos com Java: O objetivo deste curso é fazer você compreender os princípios de orientação a objetos por meio da linguagem Java e saber como eficientemente aplicar esses princípios na prática quando projetando e desenvolvendo software de maneira ágil.

Os cursos online do ITA, além de serem gratuitos, oferecem certificados valiosos, destacando-se no mercado de trabalho. Com disciplinas que vão desde “Introdução ao Controle de Sistemas” até “TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes”, os participantes adquirem habilidades específicas, certificadas por uma instituição de renome na área de aeronáutica.

Inscrições:

Para aqueles que buscam adentrar no fascinante mundo da aeronáutica e tecnologia, as inscrições para os cursos gratuitos do ITA estão abertas. Acesse os links disponíveis em cada título ou NESTE LINK, e garanta sua vaga nesse voo de conhecimento e inovação.

Com inscrições para os cursos online são acessíveis a todos, independentemente da idade ou localização geográfica, o ITA reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento, proporcionando uma jornada educacional que transcende fronteiras.

Ao investir nos cursos online e gratuitos oferecidos pelo ITA e validada pela Coursera, os participantes não apenas ampliam suas habilidades técnicas, mas também se posicionam de forma estratégica em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Invista em sua carreira na aeronáutica e decole rumo a novos horizontes de sucesso e inovação.