NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Em iniciativa inédita, FAB ativa Zona de Restrição de Voo para drones durante a LAAD 2025 no Riocentro


Juliano Gianotto | Publicada em 04/04/2025

A segurança do tráfego aéreo na região do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), local onde aconteceu a LAAD Defense & Security 2025 durante essa semana, foi garantida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), com a ativação da Zona de Restrição de Voo (do inglês Flight Restriction Zone – FRZ).

A iniciativa, inédita na LAAD, restringe os voos de Aeronaves Não Tripuladas — também conhecidas como drones — que não estejam autorizadas e representem riscos para o tráfego aéreo na região.

“Os drones detectados dentro da área do Riocentro recebem uma abordagem inicial da FAB. Já os que são detectados fora da área de cobertura são encaminhados, por meio de uma coordenação com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, para atuação das polícias locais”, explicou o Comandante da Rádio Riocentro, Major Aviador Fernando Andrade Côrtes.

As normas vigentes para o voo de drones levam em consideração a segurança das pessoas. Por isso, preveem restrições para salvaguardar regiões densamente povoadas, áreas de segurança ou com infraestrutura crítica, edificações, vizinhanças de aeródromos, entre outras.

Para tanto, o DECEA criou um site especialmente dedicado ao tema. O Portal DRONE/UAS reúne documentações, informações, orientações e serviços voltados aos pilotos de drones. As solicitações de autorização de voo no país também podem ser feitas pelo portal, por meio do acesso ao SARPAS.

Além disso, na LAAD 2025, também está ativada a Zona de Informação de Voo (do inglês Flight Information Zone – FIZ), com o intuito de fornecer avisos e informações úteis para a realização segura e eficiente dos voos na região.

Por meio do FIZ, as tripulações de aeronaves em espaço aéreo “G” recebem, quando solicitado, informações relevantes para o voo, como, entre outras previstas na legislação do DECEA, mudanças na condição operacional dos auxílios à navegação, situação dos aeródromos e facilidades associadas, além das condições meteorológicas reportadas ou previstas nos aeródromos de partida, destino e alternativa.

O Comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Fabio Lourenço Barbosa, destacou que o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1°/1° GCC – Esquadrão Profeta) desempenha um papel fundamental para o sucesso do trabalho do CRCEA. Isso porque a equipe do Esquadrão Profeta, composta por cerca de 20 militares, instalou serviços de comunicação de última geração, alocados em um shelter operacional climatizado. O posto de comunicação foi equipado com uma estação de rádio VHF, uma central telefônica para os controladores e outros recursos essenciais.

“O apoio do 1° GCC, por exemplo, é o que permite que esse serviço seja prestado da melhor forma possível, garantindo a segurança dos céus durante a LAAD 2025”, concluiu o oficial.

REVISTA AERO MAGAZINE


DECEA e FAB reforçam controle aéreo na LAAD 2025

O DECEA ativou a Zona de Restrições de Voo (FRZ) na LAAD 2025 para controle do espaço aéreo.

Gabriel Benevides | Publicada em 04/04/2025 12:42

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) implementou medidas de segurança para o tráfego aéreo na região do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), durante a LAAD Defense & Security 2025.

A ação é coordenada pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e inclui a ativação da Zona de Restrição de Voo (Flight Restriction Zone - FRZ). A medida restringe o uso de Aeronaves Não Tripuladas (drones) sem autorização, mitigando riscos ao tráfego aéreo.

As regras para operação de drones visam garantir a segurança das pessoas, estabelecendo restrições em regiões densamente povoadas, áreas de segurança, infraestruturas críticas e vizinhanças de aeródromos. Para facilitar o acesso às normativas, o DECEA disponibiliza o Portal DRONE/UAS, que oferece informações e serviços aos pilotos. O pedido de autorização de voo também pode ser feito por meio do SARPAS.

Adicionalmente, durante a LAAD 2025, está ativada a Zona de Informação de Voo (Flight Information Zone - FIZ), que fornece avisos e dados para a segurança operacional dos voos na região. O FIZ permite que tripulações de aeronaves em espaço aéreo "G" obtenham informações sobre condições meteorológicas, alterações nos auxílios à navegação e situação operacional dos aeródromos.

"Os drones detectados dentro da área do Riocentro recebem uma abordagem inicial da FAB. Já os que são detectados fora da área de cobertura são encaminhados, por meio de uma coordenação com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, para a atuação das polícias locais", afirmou o Comandante da Rádio Riocentro, Major Aviador Fernando Andrade Côrtes.

O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1°/1° GCC - Esquadrão Profeta) também desempenha papel fundamental no suporte às operações do CRCEA-SE. "A equipe do Esquadrão Profeta, composta por cerca de 20 militares, instalou serviços de comunicação de última geração, alocados em um shelter operacional climatizado. O posto de comunicação foi equipado com uma estação de rádio VHF, uma central telefônica para os controladores e outros recursos essenciais", destacou o Comandante do CRCEA-SE, Coronel Aviador Fabio Lourenço Barbosa.

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


SECURITY REPORT - Defesa Cibernética da Aeronáutica estabelece novo órgão com proteção de aplicações

O Coronel Silvio de Oliveira apresentou ao público do Security Leaders Brasília a jornada de criação do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica, que contou com a parceria da Cloudflare na criação de um ecossistema capaz de proteger as aplicações críticas do novo órgão

Mariana Nalesso Pó | Publicada em 04/04/2025

Em sua participação no Security Leaders Brasília, o Coronel Silvio de Oliveira, Chefe de Defesa Cibernética da Aeronáutica, apresentou o lançamento do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica, criado em julho de 2024. O projeto, que contou com a parceria da Cloudflare, tinha como objetivo responder à crescente demanda gerada pelas ameaças cibernéticas contra o Estado brasileiro e as empresas nacionais.

Segundo o Coronel, o Centro de Computação da Aeronáutica (CCA) era responsável integralmente pela área de inteligência de negócios e a parte de Segurança. Porém, como CCA era responsável também por outras funções, como Business Intelligence e controle de dados, houve uma demanda para a criação de um novo centro.

Assim, como os riscos do ciberespaço seguiam tomando maiores proporções, o foco da concepção do Centro de Defesa Cibernética envolvia, principalmente, garantir o uso mais efetivo dos recursos tecnológicos e financeiros do setor. Com isso, o Coronel explicou que, ao implementar a Cloudflare, o departamento passou a ter análise dos dados armazenados, o que anteriormente não era feito.

“A criação do Centro de Defesa Cibernética foi justamente para que as equipes se dedicassem exatamente a isso.  Saindo da missão do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília, para uma unidade dedicada e justamente para montar e fazer todo esse planejamento futuro para o comando da aeronáutica.”

O especialista disse que utilizar o painel da Cloudflare permitiu visualizar os domínios e status da Segurança, que antes não tinha a visualização completa pelo Centro de Computação. E apesar do limite de espaço da nuvem de 20 a 30 dias, a equipe conseguia fazer a extração desses dados para a base particular da Instituição.

“Então a gente criou essa API da Cloudflare e integrou com mais outras APIs. Por meio desse alinhamentos entre nossas aplicações, pudemos estabelecer uma visualização para o comando da Aeronáutica muito importante”, disse o Coronel sobre a instalação do sistema.

O especialista também reforçou sobre o motivo do centro militar ter adquirido a instalação da tecnologia em seu sistema de Segurança. “Ele tem tanto o acesso para CDN, como também o firewall de aplicação, e também a proteção de DDoS e também faz a questão de balanceamento de carga. Esses benefícios foram alguns dos grandes motivadores da utilização dessa plataforma”.

Outro fator implementado foi a possibilidade da criação a partir da análise dos dados, ou seja, a identificação da disponibilidade e saúde dos domínios, além da manutenção dos caches. O Coronel aproveitou para explicar que o uso de diferentes APIs permite identificar possíveis ataques, seus endereços de IP e a geolocalização.

O painel de controle estabelecido pelo projeto ainda é capaz de definir de onde vem o tráfego, junto de registro de cargas, taxa de acessos, disponibilidade de sites, quantidade de dados transferidos, entre outros. “Isso tudo já está integrado no painel. A partir dele conseguimos identificar visualizar tanto a parte de acessos, quanto a de ataques”, concluiu Oliveira.

O Case de Sucesso “Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER) e a Proteção de Suas Aplicações Críticas” foi apresentado durante o Security Leaders Brasília de 2025. A próxima parada da caravana de painéis de debates e estudos de caso do SL será Porto Alegre, no dia 9 de abril.

MARÍLIA NOTÍCIAS - Esquadrilha da Fumaça encanta Marília com show aéreo

Apresentação reuniu milhares de pessoas na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em Marília.

Alcyr Netto | Publicada em 05/04/2025 06:56

Os céus de Marília foram tomados por acrobacias e emoção na tarde desta sexta-feira (4), com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, um dos principais atrativos das comemorações pelos 96 anos do município. Milhares de marilienses se reuniram na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, em frente ao Bosque Municipal e próximo ao Aeroporto de Marília, para prestigiar o espetáculo aéreo.

Apesar do forte calor, o público contou com a sombra proporcionada pelas árvores do bosque, que ajudaram a tornar o ambiente mais agradável.

A programação teve início às 14h, com apresentações culturais, como o tradicional taikô e um animado grupo de pagode, aquecendo ainda mais o clima de festa.

O ponto alto da festa foi, sem dúvidas, a apresentação das sete aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). A Esquadrilha impressionou o público com uma sequência de manobras ousadas e perfeitamente sincronizadas.

Entre as acrobacias mais aplaudidas, o looping coletivo – em que todas as aeronaves desenham um grande círculo no céu – e o parafuso invertido, que surpreendeu pela precisão.

Outras manobras como o cruzamento duplo em alta velocidade e o voo em formação de diamante deixaram o público encantado, em especial as crianças, que vibravam a cada movimento.

A emoção tomou conta da plateia, que acompanhava o som dos motores e os rastros de fumaça deixados no céu.

As manobras sincronizadas e ousadas arrancaram aplausos e olhares atentos de todas as idades. Entre os admiradores estava Ana Carolina Reis Escaquette, que veio da cidade vizinha de Garça especialmente para assistir ao show aéreo.

“Foi emocionante, um espetáculo inesquecível. As crianças ficaram encantadas. Fazia mais de 10 anos que eu não via. Tinha muita gente e acho que todo mundo aproveitou e conseguiu curtir”, afirmou Ana Carolina.

A professora Juliana Cabrini Vieira Nonato também levou a família para conferir a apresentação. Ela esteve acompanhada com o marido Guilherme e os filhos Maria Luiza e Lorenzo, que aprovaram o desempenho da equipe aérea.

“Foi um dia muito gostoso. Passamos em família e vimos essa maravilha dos aviões da Esquadrilha da Fumaça. Meus filhos adoraram, principalmente, o Lorenzo”, disse Juliana.

O evento contou com a presença de autoridades locais e nacionais. O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) prestigiou a comemoração, assim como o presidente da Câmara Municipal, Danilo da Saúde (PSDB), e os vereadores Wilson Damasceno (PL) e Elio Ajeka (PP).

O senador Marcos Pontes (PL) também participou da celebração e destacou a relevância do Aeroclube de Marília para a cidade, além de enaltecer o trabalho da Esquadrilha da Fumaça.

“Para quem não sabe, eu comecei a sonhar em ser piloto no Aeroclube de Bauru, há 50 anos. Eu ficava olhando os aviões. Hoje a Esquadrilha da Fumaça está aqui. Fui piloto da FAB, astronauta e hoje senador. Você pode ser tudo que quiser na vida, desde que você estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”, finalizou Marcos Pontes.

HORA H NOTÍCIAS - Milhares de pessoas acompanham desfile do aniversário de Marília e Esquadrilha da Fumaça


Hailton Medeiros | Publicada em 04/04/2025 18:51

Avenida Sampaio Vidal ficou simplesmente lotada de pessoas nesta 6.a feira 4, desde 8h, para o desfile de aniversário de Marília. Poucas vezes se viu tanta gente como dessa vez no desfile, que marcou os 96 anos da cidade. O mesmo aconteceu, mais tarde, com a apresentação dos aviões da Esquadrilha da Fumaça – primeiro houve uma demonstração surpresa pela manhã, que não estava prevista e, à tarde, a exibição tradicional.

O desfile marcou também a remodelação do entorno da Prefeitura, que há muito precisava de uma revitalização na jardinagem. A comemoração teve início às 8h com o hasteamento das bandeiras pelo prefeito Vinicius Camarinha, o vice Rogerinho, vereadores, secretários municipais e representantes das forças de segurança, TG e sociedade civil. “Nossa cidade passou por oito anos de abandono que afetaram as finanças, infraestrutura e, acima de tudo, nosso espírito comunitário”, discursou Vinicius, afirmando que agora “esses dias ficaram para trás”.

Logo após, uma surpresa: a apresentação inesperada com sobrevoo do centro da cidade pelos aviões Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça. Às 9h teve início o desfile com mais de 170 delegações, entre as quais as escolas marilienses, entidades da sociedade civil e destaques como a Marinha do Brasil – Comando do 8.o Distrito Naval; o 37.o Batalhão de Infantaria Mecanizada de Lins; e a frota renovada da Prefeitura. Teve ainda apresentação da Banda Musical Antônio Marangão de Garça etc.

Ainda teve distribuição de 6 mil pedaços de bolo gelado, biscoitos e refrigerantes para as pessoas presentes às festividades do aniversário na Sampaio Vidal, fazendo a alegria principalmente das crianças. À tarde, seis aviões da Esquadrilha da Fumaça se apresentaram em acrobacias aéreas por sobrevoos na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, entre o aeroporto e o Bosque Municipal. Em palco montado em frente ao Bosque, teve apresentação de Taikô e do Grupo KN4; o local contou com praça de alimentação, estande para autógrafos dos pilotos da Esquadrilha e brinquedos infláveis.