NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


IACIT assina contrato com a FAB para desenvolver radar de Além do Horizonte


Luiz Padilha | Publicada em 03/04/2025 20:25

A IACIT, empresa brasileira referência em tecnologia aplicada à defesa e controle do tráfego aéreo, e a FAB (Força Aérea Brasileira), por intermédio do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e da Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), oficializaram nesta terça-feira (1), durante a LAAD Defence & Security 2025, a assinatura do contrato para o desenvolvimento do Radar Além do Horizonte OTH 0200 Skywave.

A cerimônia de assinatura contou com as presenças do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Diretor-Geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; e do Presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), Major-Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

A parceria representa um avanço significativo para a soberania tecnológica do Brasil. Com este contrato, a IACIT se torna a única empresa brasileira a desenvolver e fabricar essa tecnologia avançada, consolidando sua posição como referência no setor de radares de longo alcance.

“Este contrato reforça o compromisso da IACIT com o avanço da tecnologia de defesa no Brasil. O Radar OTH 0200 Skywave representa um grande salto para a segurança nacional, permitindo vigilância contínua e em tempo real em áreas estratégicas. Estamos orgulhosos de liderar esse projeto inovador que fortalecerá a autonomia tecnológica do país”, destacou Luiz Teixeira, CEO da IACIT.

Defesa nacional

O Radar OTH 0200 Skywave é uma tecnologia inovadora que permite a detecção de alvos a milhares de quilômetros de distância, muito além da linha do horizonte. Com o emprego de um sistema avançado de ondas refletidas na ionosfera, o equipamento possibilita monitoramento contínuo e em tempo real de grandes áreas do oceano e do espaço aéreo.

Com a assinatura do contrato, o Brasil se posiciona entre os poucos países do mundo capazes de desenvolver e operar essa tecnologia de ponta. O Radar OTH 0200 Skywave amplia consideravelmente a capacidade de vigilância das fronteiras e do espaço aéreo. A tecnologia é fundamental para detectar aeronaves voando a baixas altitudes e em regiões não cobertas por radares convencionais, aumentando a capacidade de dissuasão contra ameaças potenciais.

Parceria estratégica

A CISCEA, responsável pela implantação e modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da infraestrutura de defesa do país. A parceria com a IACIT reforça o compromisso do Brasil com a inovação e o desenvolvimento de soluções estratégicas para a segurança aérea e marítima.

Para Luiz Teixeira, CEO da IACIT, este contrato é um muito significativo para a empresa e para o setor de defesa nacional. “Com o trabalho do DECEA através dos vários orgãos, como a CISCEA, o Brasil tem avançado continuamente, garantindo operações cada vez mais eficientes e protegidas e caminhando para se tornar um dos três melhores do mundo em segurança do espaço aéreo.”, declarou o CEO da IACIT.

PORTAL AEROIN


Projeto que diminui separação entre aviões no espaço aéreo oceânico avança no Brasil


Por Juliano Gianotto | Publicada em 03/04/2025

O projeto Comunicação e Vigilância Baseada em Performance (PBCS) integra o Programa SIRIUS Brasil e prevê a operacionalização do conceito na FIR Atlântico até 2026, com o objetivo de aumentar a capacidade daquele espaço aéreo. Seu desenvolvimento tem mobilizado profissionais tanto do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) quanto de outras instituições, em um trabalho multidisciplinar.

Nesta semana, entre os dias 24 e 27 de março, o Grupo AdHoc FIR Atlântico, pertencente ao Grupo de Estudos de Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), esteve reunido no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos.

O conceito PBCS—uma iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)—será aplicado no controle de tráfego aéreo e baseia-se no uso criterioso de tecnologias de comunicação e vigilância por enlace de dados, permitindo reduzir a separação entre aeronaves em espaços aéreos remotos.

O GAdHoc FIR Atlântico, em apoio ao projeto do DECEA, concentra atualmente seus esforços no desenvolvimento de estudos e na implementação do conceito, contando com a participação ativa da comunidade aeronáutica.

“Este grupo é um braço forte do projeto PBCS, pertencente à PFF007. Nesta semana, trabalhamos na revisão e no aprimoramento do documento relacionado ao fluxo de dados para monitoramento de não conformidades PBCS, analisamos as críticas apresentadas no PRENOR do Conceito de Operações PBCS na FIR-AO, atualizamos o status da avaliação de Performance Data Link e demos continuidade ao plano de capacitação, entre outras atividades. Esses documentos serão fundamentais para as próximas etapas da implementação da separação reduzida de 30 milhas longitudinais e 23 milhas laterais no espaço aéreo oceânico brasileiro“, explicou o Chefe da Subdivisão Estratégica do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), Capitão Especialista Controlador de Tráfego Aéreo Eliseu Cavalcanti de Albuquerque.

Além do CGNA e do DECEA, a equipe multidisciplinar inclui militares da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e profissionais de órgãos externos, como companhias aéreas, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Agência Regional de Monitoração do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA), entre outros.

“A participação da CARSAMMA no grupo, junto às demais partes envolvidas no fluxo de dados para monitoramento do espaço aéreo PBCS, possibilita um melhor entendimento da harmonização dos processos de coleta, processamento e análise de dados no contexto da auditoria do espaço aéreo PBCS, além de contribuir para a avaliação quantitativa e qualitativa do desvio lateral e do erro longitudinal“, destacou o Chefe da CARSAMMA, 1º Tenente Especialista CTA Rodrigo Salviano Pinheiro Machado.

O PRENOR da Norma do Conceito de Operações do PBCS na FIR-AO está disponível até o próximo dia 11 de abril, por meio deste link. O sistema tem o objetivo de coletar sugestões da comunidade aeronáutica antes da publicação das novas normas do DECEA, atualmente em fase final de elaboração, conforme a CIRCEA 63-12.

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA MS: FAB abre processo seletivo para profissionais de nível superior


Erik Silva | Publicada em 03/04/2025

A Força Aérea Brasileira (FAB) está com inscrições abertas para um Processo Seletivo destinado à incorporação de profissionais de nível superior em caráter temporário para os anos de 2025 e 2026. Os candidatos selecionados serão designados para diferentes Organizações Militares (OM) em capitais e demais cidades do país. O prazo para inscrição eletrônica segue até as 23h59 do dia 23 de abril.

As vagas são direcionadas a diversas áreas de atuação, incluindo o Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados do Grupamento Técnico (QOCon Tec), Magistério (QOCon Tec MAG), Grupamento de Segurança e Defesa (QOCon Tec SED), Grupamento de Médicos (QOCon MED) e Grupamento de Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (QOCon FDV). O objetivo é convocar, incorporar e cadastrar profissionais no Banco de Dados da FAB.

Os interessados devem estar atentos à documentação exigida para comprovação dos requisitos específicos e dos critérios de qualificação. Além disso, será necessária a apresentação de exames médicos, laudos e atestados durante a fase de Concentração Inicial. A recomendação é que os candidatos providenciem antecipadamente toda a documentação necessária para evitar contratempos no processo.

Critérios de Seleção e Benefícios

Os profissionais incorporados serão declarados Oficiais e integrarão o Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados. Durante o estágio, os selecionados terão direito à remuneração e demais benefícios previstos no edital.

O processo seletivo será composto por diversas etapas, incluindo: Entrega de Documentos (ED); Validação Documental (VD); Avaliação Curricular (AC); Concentração Inicial (CI); Inspeção de Saúde (INSPSAU); Avaliação Psicológica (AP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Concentração Final (CF); Habilitação à Incorporação (HI).

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site de Convocação do Pessoal Temporário da Aeronáutica. No mesmo portal, os candidatos poderão cadastrar-se no sistema específico para esse tipo de recrutamento, desde que no período estipulado para a convocação. Mais detalhes sobre as exigências e o cronograma completo do certame estão disponíveis no edital oficial, publicado no site da FAB.