NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL CAVOK


FAB marca avanço em inovação e parcerias durante a LAAD 2025

A 15ª edição da LAAD Defence and Security ocorreu de 1º a 4 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ)

Fernando Valduga | Publicada em 07/04/2025 08:22

A Força Aérea Brasileira (FAB) esteve presente na LAAD Defence & Security 2025, a maior e mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina, que aconteceu de 1º a 04/04 no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reuniu empresas, instituições e especialistas do setor para promover debates e parcerias estratégicas, impulsionando o desenvolvimento da indústria de defesa no Brasil e no mundo.

No estande da FAB, o público pôde conhecer de perto as maquetes das aeronaves F-39 Gripen e KC-390 Millennium, símbolos da modernização da frota da Força Aérea. Além disso, foi exibido o modelo do foguete espacial VSB-30, lançado pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A exposição reforçou o protagonismo brasileiro no setor aeroespacial e destacou a criação da ALADA (Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil), estatal voltada ao desenvolvimento tecnológico e à competitividade do país no mercado global.

O Engenheiro de Desenvolvimento da Embraer, Roberto Nepomuceno, visitou o estande da FAB e compartilhou suas impressões sobre as novidades do evento. “Comecei ontem a visitar os estandes e já pude ver muitas novidades e soluções interessantes voltadas para o ramo de segurança e vigilância. Estou muito contente por estar presente neste evento. Há muitas novidades e diversos estandes com soluções técnicas que podem contribuir muito com o nosso dia a dia, tanto para quem utiliza quanto para quem desenvolve produtos voltados à área de defesa”, contou.

Acordo para ampliar as capacidades do KC-390 Millennium

Durante a feira, a FAB, a Força Aérea Portuguesa (FAP) e a Embraer assinaram, na terça-feira (01/04), um acordo de cooperação para o estudo do emprego da aeronave KC-390 Millennium em missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). A parceria teve como objetivo ampliar as capacidades operacionais dos operadores do KC-390, integrando recursos avançados de IVR à aeronave, reforçando a cooperação entre Brasil e Portugal.

Contrato para desenvolvimento do Radar OTH 0200 Skywave

A FAB também oficializou, na terça-feira (01/04), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), um contrato com a empresa brasileira IACIT Soluções Tecnológicas para o desenvolvimento do Radar Além do Horizonte OTH 0200 Skywave.

 

 

Aquisição do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2

Também durante a feira, na quarta-feira (02/04), foi celebrado um marco significativo nas relações comerciais das Forças Armadas do Brasil: a assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) entre a FAB e a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) para a aquisição de milhares de unidades do Fuzil de Assalto IMBEL 5,56 IA2, que equiparão as unidades de Infantaria da Força. O acordo também incluiu a aquisição de diversos kits de manutenção de 1º, 2º e 3º escalões.

A LAAD Defence & Security é um evento estratégico para o fortalecimento do setor de defesa e segurança, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre empresas, governos e forças militares. Ao longo de sua programação, serão apresentadas novas tecnologias e soluções voltadas para a modernização das Forças Armadas e das instituições de segurança pública.

REVISTA FORUM


Caças Gripen da FAB vão receber “atualização” para serem capazes de atirar mísseis, diz jornal

Um programa de melhoria deve equipar os caças brasileiros da fabricante sueca com a função de lançamento de mísseis

Anne Silva | Publicada em 07/04/2025 10:16

Em 2013, o governo brasileiro anunciou a fabricante sueca Saab como vencedora do Programa F-X2, voltado à substituição da frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

O contrato, firmado em outubro de 2014, previa o fornecimento de 36 aeronaves Gripen à FAB — 28 unidades do modelo E (monoposto) e 8 do modelo F (biposto) — até 2027. Avaliado em 39,3 bilhões de coroas suecas (equivalente a R$ 21,6 bilhões à época), o acordo incluía ainda uma ampla transferência de tecnologia, com o objetivo de capacitar o Brasil a desenvolver, futuramente, seus próprios caças supersônicos.

Até novembro de 2024, a FAB já havia recebido oito unidades do Gripen E, todas de apenas um assento. Agora, a FAB pretende iniciar um programa de melhoria dos caças, que devem ser equipados com um sistemas de lançamento de mísseis após passarem por uma atualização no seu software.

A informação foi divulgada durante a LAAD Defence & Security, maior evento de exposição do setor de defesa da América Latina, realizada no Rio de Janeiro, e repercutida pelo jornal O Globo.

Essa atualização, chamada de Basic Capability Update (BCU), permitirá que as aeronaves utilizem armamentos reais em operações, incluindo seu canhão interno e os mísseis ar-ar Iris-T e Meteor. A intenção é "aumentar a autonomia militar" e a capacidade técnica da FAB.

Segundo a revista Sociedade Militar, até o momento, os caças podiam interceptar aeronaves inimigas, mas não tinham capacidade de efetuar disparos.

Além da atualização técnica para a inclusão da função de lançamento de mísseis, estão previstos também treinamentos específicos com manuais de operação para pilotos e uma revisão doutrinária da unidade aérea, já programados para ocorrer nas próximas semanas.

A preparação abrange tanto os pilotos quanto as equipes de solo, de forma a garantir a plena integração da nova configuração operacional dos caças ao cotidiano da FAB, afirma O Globo.