NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL UOL


BLOG AVENTURAS NA HISTÓRIA - Há 110 anos, Raymonde de Laroche se tornava a primeira mulher a pilotar um avião sozinha

Uma das pioneiras da aviação, ela estabeleceu dois recordes de voo para mulheres e serviu como motorista durante a Primeira Guerra

Letícia Yazbek | Publicada em 22/10/2019 08:00

Elisa Léontine Deroche, nascida em Paris, em 1882, foi a primeira mulher a realizar um voo sozinha, em 22 de outubro de 1909. Em seguida, se tornou a primeira a obter uma licença de piloto.

Durante a juventude, Elisa se tornou atriz, usando o nome artístico Raymonde de Laroche. Passou a se interessar por motocicletas e automóveis e, em 1908, assistiu a uma demonstração de voo motorizado feita por Wilbur Wright.

Depois de conhecer alguns aviadores, como Léon Delagrange, um dos pioneiros da aviação, Raymonde decidiu que queria pilotar um avião sozinha.

Em outubro de 1909, ela pediu a Charles Voisin, aviador e construtor de aviões, que a ensinasse a voar. Depois de aprender a pilotar e taxiar pelo aeroporto, Raymonde voou por 270 metros antes de pousar. Como o avião de Voisin só tinha capacidade para um tripulante, Laroche operou a aeronave sozinha enquanto o aviador dava as instruções em terra.

Em 8 de março de 1910, ela recebeu sua licença de piloto, emitida pela Federação Internacional de Aeronáutica.

Raymonde de Laroche continuou pilotando, e participou de diversos encontros de aviação. Em julho de 1910, quando participava de um show aéreo em Reims, seu avião caiu e ela sofreu ferimentos graves. Dois anos depois, se recuperou e voltou a pilotar.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Raymonde serviu como motorista, conduzindo oficiais franceses até os campos de batalha.

Em junho de 1919, a pilota estabeleceu dois recordes de voo para mulheres: o de altitude, batendo os 4.800 metros, e o de distância, de 323 quilômetros.

No mês seguinte, quando planejava se tornar a primeira mulher pilota de testes profissional, Raymonde sofreu um trágico acidente. Ela atuava como copilota de um avião experimental que, ao se aproximar para pousar no aeroporto de Le Crotoy, no norte da França, mergulhou e caiu, matando os dois tripulantes.

Uma estátua foi erguida em sua homenagem no Aeroporto de Le Bourget, próximo a Paris.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Encarte - Homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira


Diário De Pernambuco | Publicada em 23/10/2019 05:00

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica realiza palestra sobre chefia e liderança para futuros Oficiais

Tenente-Brigadeiro Bermudez discorreu sobre a conduta dos militares no exercício do Oficialato e os valores da Força Aérea Brasileira

Da Redação | Publicada em 22/10/2019 06:45

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou palestra nesta segunda-feira (21) aos alunos do Estágio de Adaptação Técnico (EAT), no auditório da Seção Regular de Ensino, em Brasília (DF). O Oficial-General falou sobre chefia e liderança para 79 futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), que farão o compromisso à Bandeira Nacional na próxima sexta-feira (25).

“Esta é uma oportunidade de compartilhar com vocês, que agora ingressam na Força, as experiências adquiridas ao longo de 43 de anos de carreira”, disse o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Durante a palestra, o Comandante da Aeronáutica discorreu sobre a conduta dos militares no exercício do Oficialato e os valores - como disciplina, patriotismo, profissionalismo e comprometimento - que devem nortear a postura dos novos integrantes da Força Aérea. “A FAB espera que, como Oficiais, sejam também bons cidadãos e pautem suas condutas na ética, moral e competência profissional”, ressaltou.

A Estagiária de Serviços Jurídicos Leyza Ferreira Domingues disse que a palestra foi relevante para que pudesse compreender melhor os valores sociais, morais e éticos que formam a base do militarismo. “O que nos foi passado contribuiu para que possamos conduzir nosso trabalho com profissionalismo e dedicação, em cada uma de nossas especialidades, e aprimorar cada vez mais a missão da FAB”, frisou.

Formação

A palestra do Tenente-Brigadeiro Bermudez acontece na semana de conclusão do EAT para militares do Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCON). A formação dos novos Oficiais se iniciou em agosto. Durante dois meses, os alunos receberam instruções sobre a vida militar, legislação e rotinas administrativas, bem como participaram de um Exercício de Campanha com lições de sobrevivência na selva, dentre outras atividades.

Os militares do QOCON são voluntários à prestação do Serviço Militar em caráter temporário, que cumpriram requisitos específicos e parâmetros de qualificação profissional (avaliação curricular). Passam, ainda, por inspeção de saúde, concentração inicial e final, além de habilitação à incorporação.

 

FAB realiza exposição no Museu Nacional em Brasília

A exposição em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira ocorre de 22 a 27 de outubro

Da Redação | Publicada em 22/10/2019 10:50

Em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília (DF), recebe, entre os dias 22 e 27 de outubro, a Exposição "Semana da Asa". O evento celebra o primeiro voo do aparelho mais pesado que o ar, realizado por Alberto Santos-Dumont em 23 de outubro de 1906, na França.

A FAB programou três mostras para o período. Na exposição interna, fotografias e documentários retratarão, no salão principal do Museu, a história da vida de Santos-Dumont e o que a sua obra trouxe em benefício da sociedade brasileira. Entre as atrações estão maquetes de aeronaves utilizadas pela Força Aérea e a réplica do Demoiselle, um dos modelos de aeroplano do Pai da Aviação.

Já no pátio externo, será possível conhecer a réplica, em tamanho real, do novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen, que ficará exposto ao lado da rampa de acesso.

E nas noites de 22 e 23 de outubro, haverá projeções de imagens tridimensionais na parte externa da cúpula do museu.

JORNAL DE BRASÍLIA


113 anos da conquista dos céus

Dia do Aviador é comemorado hoje, 23, aniversário do primeiro voo do 14-Bis de Santos Dumont

Camilla Germano | Publicada em 23/10/2019 04:00

Há exatos 113 anos, um homem desenvolvia uma máquina que, hoje, é de extrema importância para o mundo. Na época, a invenção de um objeto mais pesado que o ar capaz de atingir esse feito era inimaginável — mas, em 23 de outubro de 1906, o sonho se tornou realidade. Naquele dia, o mineiro Alberto Santos Dumont entrou para a história como inventor do que viria a ser o avião, e passou a ser considerado o “pai da aviação”.

No Brasil, Santos Dumont se tornou padroeiro das Forças Armadas Brasileira (FAB) e, por isso, o dia do voo do aeroplano 14-Bis marca também o dia da FAB e também o dia do Aviador.

Para celebrar o dia, a FAB organizou uma exposição no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República até domingo (27). A exposição, dividida em três partes, conta a história de Santos Dumont e da aviação. Na parte interna do museu, há vários protótipos de aviões espalhados pelo salão. Já do lado de fora há uma réplica, em tamanho real, do novo caça da FAB, o F-39 Gripen.

Por fim, durante a noite, serão projetadas imagens tridimensionais na parte externa da cúpula do museu. Essas projeções aconteceram na noite de ontem e serão exibidas novamente apenas hoje à noite.

Esquadrilha da Fumaça

O Major Glauber Silva, 36, foi o primeiro da família a seguir carreira militar. Há 20 anos ele serve na Aeronáutica e, até o ano passado, fazia parte da Esquadrilha da Fumaça. Para ele, a exposição é uma ótima maneira de celebrar a data comemorativa.

“Aqui (na exposição), estamos mostrando a história da aviação, como surgiu e todos os acontecimentos com Santos Dumont, inclusive daquele dia no campo de Bagatelle, em Paris. Comemoramos a data no 23 de outubro justamente pelas conquistas dele”, diz o major.

As visitas à exposição interna do Museu Nacional acontecem entre 9h e 18h30.