NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Espetáculo no céu

DF2 Edição de Sexta-feira 22/07/22

Da Redação | Publicada em 22/07/2022 20:00

DEFESA AÉREA & NAVAL


Jornada de Medicina Militar 2022


Guilherme Wiltgen | Publicada em 22/07/2022

A  Academia Brasileira de Medicina Militar (ABMM), uma associação de médicos, cirurgiões dentistas e farmacêuticos, militares e civis e que tem por objetivo incentivar o estudo das Ciências da Saúde em geral e em suas aplicações na Medicina Militar, cooperar com os poderes públicos em assuntos de saúde nas atividades militares, catástrofes e o interesse público, estará promovendo a Jornada de Medicina Militar 2022 da ABMM, que este ano terá como temática principal “A MEDICINA MILITAR EM RESPOSTA A CALAMIDADES – LIÇÕES DA PANDEMIA DE COVID 19”, no dia 28 de julho de 2022, na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro.

A jornada objetiva, sob uma visão acadêmica e técnico científica, estudar elementos condicionadores do planejamento, preparo e emprego da Função Logística Saúde em situações calamitosas, intercambiando experiências e lições aprendidas em missões reais e na Pandemia de Covid 19.

O evento contará com a participação dos setores mais representativos da Saúde Militar do Ministério da Defesa, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Forças Auxiliares do Estado do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

A ABMM estará representada entre os palestrantes pelos Acadêmicos Titulares Alte. José Luiz de Medeiros Amarante Jr., Cel. BM Médica Simone Aparecida Simões e pelo Membro Correspondente Estrangeiro Prof.Dr. Antônio Marttos Jr., da Universidade de Miami.

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


MCTI participa de cerimônias da Marinha e Aeronáutica

Eventos destacaram a comemoração do 149º Aniversário de Nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont e a passagem de cargo do coordenador do Orçamento da Marinha do Brasil

Da Redação | Publicada em 22/07/2022 18:12

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações participou na manhã da sexta-feira (22), na Base Aérea de Brasília, da cerimônia de imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont, uma condecoração brasileira criada para homenagear civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, por destacados serviços prestados à Força Aérea Brasileira ou em reconhecimento de suas qualidades e valor em relação à aeronáutica. A cerimônia coincide com o 149º aniversário do cientista e inventor Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.


Já no período da tarde, o ministro participou no Salão Nobre no Edifício Sede do Comando da Marinha, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, do evento de passagem de cargo do coordenador do Orçamento da Marinha do Brasil. Quem ocupa esse cargo tem entre as tarefas supervisionar as atividades relacionadas à captação de recursos orçamentários e financeiros para viabilização de projetos e os respectivos acordos administrativos decorrentes e supervisionar as atividades relacionadas com orçamento, economia, finanças, contabilidade e os serviços técnicos e administrativos das diretorias especializadas sob sua subordinação.

REVISTA AERO MAGAZINE


Aviões da FAB voam juntos em homenagem ao Santos Dumont

Aniversário de 149 anos do nascimento de Santos Dumont teve presença dos aviões brasileiros da FAB que voaram sobre Brasília

Da Redação | Publicada em 22/07/2022 14:44

Os principais aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) produzidos no Brasil voaram juntos hoje (21) em homenagem aos 149 anos de nascimento do Alberto Santos Dumont.

Eram aproximadamente 10h20, quando aeronaves da FAB iniciaram os sobrevoos na base aérea de Brasília, com a formação liderada pelo Embraer KC-390, escoltado inicialmente por um F-5M (modernizado pela Embraer) e um A-1 AMX, enquanto o um segundo grupo foi formado pelo E-99, R-99 e ERJ 135.

Na cerimônia, que contou com a presença do comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro Baptista Jr, foram entregues 157 Medalhas do Mérito Santos Dumont. A premiação é concedida a militares e civis que prestam serviço à Aeronáutica brasileira, ou por suas qualidades ou seu valor, em relação ao meio aeronáutico.

Pai da Aviação

No Brasil, Santos Dumont é reconhecido como Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, justamente por seus feitos aeronáuticos na França.

Antes mesmo do lendário voo do mais-pesado-que-o-ar, com 14 Bis em 1906, Santos Dumont já impressionava a todos com suas conquistas ousadas. Em 19 de outubro de 1901, o aeronauta brasileiro fez um histórico voo com um dirigível em volta a Torre Eiffel, solucionando uma equação que aprecia impossível, a dirigibilidade dos balões. Os trabalhos com dirigíveis foram seus feitos mais simbólicos e desafiadores.

Depois de vários estudos e "missões" com balões e dirigíveis, Santos Dumont focou no desafio de viabilizar o voo com um veículo mais-pesado-que-o-ar. Depois de muitas pesquisas e testes fracassados, o brasileiro construiu uma aeronave com uma fuselagem longa, com a nacele do balão número 14 na parte de trás, um motor de oito cilindros de apenas 50 hp, e para as asas escolheu uma estrutura em caixa e adotou uma configuração similar aos biplanos. 

A primeira tentativa de voo ocorreu em 21 de agosto de 1906, mas sem êxito. Foi necessário buscar um motor melhor e realizar alguns pequenos refinamentos no projeto. No dia 13 de setembro, um novo voo, mas um violento pouso logo após sair uns centímetros do chão acabou por danificar o trem de pouso e a hélice da aeronave.

Finalmente no dia 23 de outubro, no Campo de Campo de Bagatelle, nos arredores de Paris, foi realizado o primeiro voo do 14 Bis, que voou por 60 metros e fez um pouso perfeito. Estava comprovado na França que a ideia de voar com uma máquina mais-pesada-que-o-ar era viável.

 

 

PORTAL DEFESANET


FAB participa da 20ª REPID no Centro Tecnológico do Exército

Evento tem a finalidade de ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a Base Industrial de Defesa, por meio da apresentação e discussão de projetos

Publicada em 22/07/2022 10:45

A Força Aérea Brasileira (FAB), representada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), participou de 11 a 13/07, da 20ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID), organizada pelo Ministério da Defesa (MD). A Reunião foi realizada no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no Rio de Janeiro, e teve a finalidade de ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a Base Industrial de Defesa, por meio da apresentação e discussão de projetos.

O evento contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, do Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD) e Presidente da REPID, Marcos Degaut, além de Diretores dos Órgãos de Direção Setoriais de CT&I da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

Na ocasião, a DCTA apresentou alguns dos projetos do Comando da Aeronáutica (COMAER), considerados integradores ou interoperáveis, no âmbito da REPID, além de buscar maior interação e sinergia com a Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa (ICTMD), da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Maurício Augusto Silveira de Medeiros, falou sobre a importância do evento. “A REPID é mais do que uma oportunidade de discutir projetos, é um meio de conhecer as particularidades e formas de se obter, junto aos órgãos de fomento de pesquisa e desenvolvimento, como FNDCT/FINEP e EMBRAPII, fontes de financiamento de recursos indispensáveis para nossos projetos de CT&I, além da chance de trocar lições aprendidas frente aos desafios de desenvolver produtos e aplicações de defesa, permeados de tecnologias críticas e, geralmente, não disponíveis no Parque Industrial Brasileiro”, ressaltou.

REPID

A Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID), ocorre anualmente sob a coordenação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) do Ministério da Defesa. O evento conta com a participação de autoridades do MD, bem como das Forças Singulares e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A realização da REPID é feita em rodízio pelas três Forças Singulares. A próxima edição será sediada pela Força Aérea Brasileira, em julho de 2023, nas instalações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP).

DEFESA EM FOCO


FAB promove reunião com Comandantes de Forças Aéreas que operam o Gripen


Da Redação | Publicada em 22/07/2022 20:40

O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que cumpre agenda na Inglaterra, participou nesta quarta-feira (20/07), da Conferência com Comandantes de Forças Aéreas – Grupo de Operadores do Gripen (do inglês, Gripen User’s Group – Air Chiefs Conference). O evento aconteceu na Embaixada do Brasil, em Londres.

O encontro é feito, exclusivamente, com Comandantes de Forças Aéreas que operam o Gripen, sendo eles Suécia, Major General Carl-Johan Edström; República Tcheca, Major General Petr Mikulenka; Hungria, Major General Nándor Kilián;Tailândia, Air Chief Marshal Napadej Dhupatemiya; África do Sul, Lieutenant General Wiseman Mbambo; e, agora, o Brasil, que recebeu recentemente duas aeronaves da Saab, que futuramente passarão a integrar a frota de aviões de caça da FAB. As reuniões são realizadas a cada dois anos. Neste ano o Brasil foi o país anfitrião do encontro.

Conforme o Comandante da FAB, a realização do encontro em 20 de julho, foi especial, pois marca o aniversário de Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. “É enriquecedor receber os Comandantes de Forças Aéreas que já operam o Gripen, já que eles são experientes e nós estamos começando, ou seja, podemos absorver todo conhecimento operacional, logístico e de montagem de uma Unidade Aérea. Uma atividade importante que traz todas as propostas dos grupos de trabalhos, na qual decidimos, no mais alto nível, o futuro do projeto Gripen de todas as nações envolvidas”, explica o Oficial-General.

O Embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda, recebeu o grupo de Comandantes, e comentou sobre o encontro. “Para nós é motivo de orgulho receber este encontro, pois há muita ciência envolvida no setor aeronáutico e, também, a FAB tem aqui, no Reino Unido, um grande respeito, com prestígio extraordinário e é sempre bom que haja um estreitamento dos laços entre a Força Aérea Brasileira e as demais Forças”, completa.

Para o Comandante da Força Aérea da República Tcheca, Major General  Pter Mikulenka, esse encontro faz com que se tenha uma maior conhecimentos sobre as demais Forças Aéreas. “Esta é uma excelente oportunidade para trocar experiências entre a família Gripen. E, claro, depois disso, é também uma excelente oportunidade de conhecer a áreas específica de cada uma delas relatando as experiências e mostrando plataformas de operações do Gripen. Então, é muito bom saber o que iremos fazer no futuro e assim, continuar o progresso do sistema”, disse.

Já o Comandante da Hungria, Major General Mándor Kilián, salientou, a importâncias de conhecer as funcionalidades do Gripen. “É essencial mostrar as informações operacionais e, neste encontro podemos debater e ter um controle sobre tudo o que acontece. Claro, são também questões importantes para o futuro porque poderemos mostrar quais são os benefícios do Gripen”, explica.

E o Comandante da Força Aérea da África do Sul, Tenente General Wisenan Mbambo, relatou que reuniões como essas são de grande valia para Força Aérea da África, porque assim se pode contabilizá-los.

Conforme o Secretário do Gripen User’s Group, Magnus Nilsson, a importância desse encontro é discutir o que podemos melhorar e como podemos trabalhar juntos para encontrar pequenas maneiras de aumentar nossas responsabilidades que são essenciais para esse encontro.

Objetivos da Gripen User’s Group
A reunião tem o objetivo de tratar acerca de questões técnicas e operacionais do Gripen, bem como é um momento em que os Comandantes de Forças Aéreas têm a oportunidade de discutir outros assuntos de interesse comum, além de problema e soluções, treinamentos e possibilidade de desenvolvimento do avião, incrementando características, capacidades e equipamentos.

A coordenação da reunião foi feita pelo Presidente do GT – Grupo de Trabalho para a Implementação Operacional do Gripen da FAB – Tenente-Coronel Aviador Felipe Bombarda Guedes, que destacou a necessidade da conferência. “Este encontro traz o grande beneficio de aprender com a experiência dos outros, então isso poupa não só para a gente que somos da FAB, mas para cada nação que opera o Gripen. Com isso, dividimos conhecimentos e aprendemos, além de fazer o trabalho de cooperação para novas ideias e decisões para o futuro do novo caça que vamos operar, fazendo um produto melhor para todos’, finaliza o Oficial.

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


FOLHABV - Helicópteros e aviões transportarão urnas ao interior de Roraima

No total são 24 comunidades em sete municípios que vão precisar de transporte aéreo no pleito eleitoral

Cyneida Correia | Publicada em 22/07/2022 15:01

Com apenas 336 mil eleitores, Roraima tem o menor colégio eleitoral do País, mas prepara uma operação de guerra para garantir o voto de índios e ribeirinhos no dia 2 de outubro. As urnas eletrônicas das aldeias ingaricó, na terra indígena Raposa Serra do Sol, e dos wai-wai, no extremo sul do Estado, serão transportadas por helicópteros e aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército Brasileiro.

Os helicópteros também serão usados para levar as urnas para cerca de 24 localidades dos municípios de Boa Vista, Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima e Uiramutã além das comunidades ribeirinhas situadas ao longo do baixo Rio Branco, onde o acesso só é feito por barco ou avião. Nas outras regiões, o transporte será feito de carro.

Aviões e helicópteros farão ainda o transporte dos servidores da Justiça Eleitoral e das urnas eletrônicas que serão usadas no dia 02 de outubro nas áreas de difícil acesso. As aeronaves retornarão para Boa Vista na segunda-feira, 03, trazendo as urnas eletrônicas e os servidores que atenderam essas regiões.

Apesar da distância, a tecnologia permitirá que se conheça o resultado da votação nestes locais antes mesmo que em Boa Vista, a capital do Estado. Ao fim da votação, os dados da apuração serão transmitido por telefone celular conectado via satélite para os computadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A previsão é que os 15 municípios roraimenses conheçam seus novos deputados e governador até as 22 horas do dia 2 de outubro. 

EDITAL CONCURSOS BRASIL - Concurso Aeronáutica tem 225 vagas com salários de quase R$ 4 mil

O concurso público da Aeronáutica terá abertura das inscrições entre os dias 26 de julho e 19 de agosto. Homens e mulheres podem participar.

Gabriela Penha | Publicada em 22/07/2022 18:20

A Aeronáutica divulgou o edital para o novo concurso público. São 225 vagas com salários que chegam a quase R$ 4 mil. É exigido que o candidato tenha ensino médio completo e idade entre 17 e 25 anos. Confira como se inscrever no novo concurso público. Os aprovados vão fazer parte da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) por meio do curso de Formação de Sargentos para o segundo semestre do ano que vem. São nove funções e todos os cargos podem ser preenchidos por homens e mulheres.

Concurso público da Aeronáutica

Depois da formação, os alunos serão graduados como terceiro-sargento. E a remuneração é de R$ 3.825. As inscrições no concurso público da Aeronáutica devem ser feitas no site oficial entre os dias 26 de julho e 19 de agosto. Para participar é cobrada uma taxa de R$ 80. Os candidatos de baixa renda com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) têm o direito de pedir a isenção da cobrança.

A prova do concurso público da Aeronáutica é composta de 96 questões e será aplicada no dia 6 de novembro. Por isso, durante a inscrição, o candidato deve selecionar o local de prova mais perto da cidade onde mora – são 15 opções. Quem for aprovado no concurso terá que passar também pela inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e autenticação dos documentos.

As vagas para o concurso da Aeronáutica estão divididas da seguinte forma:

Controle de Tráfego Aéreo: 96 vagas;

Suprimento: 23 vagas;

Comunicação: 20 vagas;

Eletricista e Instrumentista: 20 vagas;

Meteorologia: 20 vagas;

Informações Aeronáuticas: 12 vagas;

Eletromecânico: 12 vagas;

Estrutura e Pintura: 12 vagas;

Guarda e Segurança: 10 vagas.