NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Meteorologia aeronáutica e a importância da previsão do tempo para a segurança dos voos


Juliano Gianotto | Publicada em 22/03/2025

No próximo dia 23, celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia, data que marca a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM) em 1950. No contexto da aviação, a meteorologia é parte integrante da tomada de decisões para garantir a fluidez das operações aéreas e a segurança das aeronaves.

No Brasil, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é responsável pela previsão e vigilância meteorológica por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

As condições climáticas podem variar abruptamente, afetando o desempenho das aeronaves, a visibilidade e até a capacidade de manobra. Por esse motivo, a interação entre os órgãos de controle de tráfego aéreo e de previsão meteorológica é essencial para garantir a segurança operacional e otimizar o uso do espaço aéreo.

O CIMAER tem um papel fundamental na integração dos dados meteorológicos, utilizando informações provenientes de diversas fontes, como radares meteorológicos, Estações Meteorológicas de Superfície, Estações Meteorológicas de Altitude, entre outras. A unidade é a mais nova do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com cinco anos de existência.

Com o avanço das tecnologias, os sistemas meteorológicos utilizados para apoiar as operações de controle do espaço aéreo tornaram-se mais sofisticados. As previsões hoje permitem antecipar fenômenos meteorológicos e adaptar as rotas dos voos para evitar áreas de risco. O uso de modelos de previsão numérica e o monitoramento constante do clima ajudam a fornecer dados mais detalhados e em tempo real.

A Meteorologia Aeronáutica é uma atividade estratégica para o SISCEAB. A sinergia entre a meteorologia aeronáutica e o controle de tráfego aéreo é um pilar da aviação moderna e essencial para garantir o bom andamento da navegação aérea no Brasil.

Informações do DECEA

 

 

 

 

 

Militares do 1º GCC apoiam Exercício de Inteligência e Vigilância com Radar e Comunicação no Rio Grande do Sul


Juliano Gianotto | Publicada em 22/03/2025:00

Militares do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) prestam apoio, desde o dia 8 de março, no Rio Grande do Sul, ao Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025), considerado um dos mais importantes treinamentos do Comando de Preparo (COMPREP).

O 1º GCC, por meio do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC), montou dois sítios técnicos-operacionais para apoiar as demandas necessárias à realização do treinamento.

Além do radar TPS-B34, na cidade de Santa Maria (RS), foram disponibilizados pontos de comunicação via rádio VHF e HF, serviços de telefonia e estações de visualização radar, que também estão instaladas na cidade de Rosário do Sul (RS), com o emprego de 20 militares deslocados para estas localidades.

O radar permite que as aeronaves sejam monitoradas em tempo real, garantindo operações seguras e coordenadas. Com isso, as aeronaves não apenas se comunicam, mas são observadas e gerenciadas de maneira precisa, assegurando maior eficácia na condução das missões.

O Comandante do 1º GCC, Major Aviador Renan dos Santos Cardozo, destacou a importância do preparo da equipe para oferecer os meios e uma coordenação eficiente entre as diversas aeronaves, visando manter a segurança e fluidez das operações.

“A integração dos sistemas de comunicação é fundamental para o sucesso da missão, permitindo uma resposta rápida e precisa em tempo real. O comprometimento e a competência de todos os envolvidos são essenciais para o êxito do exercício”, pontuou.

Exercício Operacional IVR 2025

A Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul, sedia, entre os dias 10 e 24 de março, o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (EXOP IVR 2025). A manobra reúne cerca de 350 militares das três Forças Armadas em um treinamento conjunto voltado para o aprimoramento da capacidade de monitoramento e análise do Teatro de Operações.

 

 

 

 

 

PORTAL CAVOK


FAB realiza inédito reparo em F-5 no PAMA-SP

O Northrop F-5 Tiger II é um caça tático projetado para combate ar-ar e ataque ar-solo, operando na FAB desde 1975

Fernando Valduga, Via Agência Força Aérea | Publicada em 22/03/2025 11:20

A aeronave F-5FM FAB 4808 foi entregue ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), no dia 10/03 na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), após passar por um detalhado e inédito serviço de reparo no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).

A aeronave ingressou no PAMA-SP em 27 de abril de 2022 para a realização da Inspeção de Nível Parque Programada (INPP). Em operação na FAB desde 1982, o FAB 4808 acumula 4.900 horas de voo e passou por sua quarta inspeção de 1.200 horas.

Durante a manutenção, a equipe de Ensaios Não Destrutivos (NDI) identificou trincas em quatro longarinas próximas ao cockpit, demandando reparos estruturais altamente complexos. A substituição dessas peças exige elevado nível técnico, envolvendo conhecimentos em Engenharia, Desenho Técnico, Usinagem, Manutenção Estrutural, Metrologia e Inspetoria. Apenas centros de manutenção com expertise e infraestrutura adequadas são aptos a realizar esse tipo de reparo.

Desafio Técnico e Solução Inovadora

Diante da complexidade do problema, a equipe do PAMA-SP desenvolveu um processo inovador para a substituição das longarinas. O serviço exigiu dedicação extrema, pois a troca simultânea poderia comprometer a estrutura da aeronave. Entre os desafios estavam a dificuldade de acesso às peças, o risco de danificar outros componentes, a necessidade de usinagem precisa e o uso de um torno CNC (Computer Numeric Control) moderno para garantir a fabricação das novas longarinas com especificações idênticas às originais.

A Seção de Desenho Técnico, subordinada à Subdivisão de Engenharia (TENG) do PAMA-SP, elaborou os desenhos de fabricação utilizando medição tridimensional para capturar as dimensões exatas da peça original. A análise da liga metálica permitiu identificar o tipo Longarina fabricada no PAMASP (esquerda) e longarina original removida (direita)de alumínio e o tratamento térmico adequado. Concluído o projeto, a Seção de Usinagem conduziu a fabricação das novas longarinas, empregando um centro de usinagem automatizado, capaz de realizar operações de desbaste, fresamento, furação e mandrilamento com alta precisão.

Como as longarinas estão localizadas em uma área pressurizada, todos os rebites de fixação foram selados para evitar vazamentos de ar. Após a instalação, um teodolito foi utilizado para medir o alinhamento da aeronave, garantindo a simetria e o desempenho ideal em voo.

Reconhecimento e Impacto

A substituição das longarinas estruturais do caça F-5 foi realizada com sucesso pela primeira vez no PAMA-SP, reforçando sua capacidade de enfrentar desafios estruturais complexos. O trabalho minucioso, aliado à expertise da equipe e ao uso de tecnologia, garantiu a segurança e a operacionalidade da aeronave.

“O intenso e minucioso trabalho de troca das longarinas da ANV 4808 exigiu o conhecimento da Technical Order (TO) pelos militares mais experientes e impulsionou o aperfeiçoamento técnico dos mais novos. O envolvimento da equipe foi total, dada a necessidade de disponibilizar uma aeronave biplace para a Força Aérea Brasileira”, afirmou o encarregado da Subdivisão de Oficinas (TOFI) do PAMA-SP, Mecânico de Manutenção Aeronáutica Reinaldo Ribeiro da Silva.

“O inédito reparo estrutural que trouxe o F-5FM 4808 de volta aos ares comprova a capacidade do PAMASP em executar serviços complexos com excelência, exigindo inclusive nível fabril na fabricação de peças aeronáuticas. A entrega dessa aeronave simboliza o profissionalismo dos homens e mulheres do PAMA-SP e reforça nosso compromisso com a missão da Força Aérea Brasileira”, destacou o Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Wagner Takemi Motoyama.

O Legado do F-5 Tiger II

O Northrop F-5 Tiger II é um caça tático projetado para combate ar-ar e ataque ar-solo, operando na FAB desde 1975. A versão biplace é essencial para a instrução de novos pilotos de caça. O “Tigre” consolidou-se como um pilar da aviação de caça da FAB, contribuindo para o desenvolvimento de táticas e procedimentos de combate.

Após meses de dedicação, a aeronave foi devolvida ao 1º GAVCA em um momento emblemático: o mês que marca os 50 anos da chegada dos primeiros F-5 à FAB. Pilotado pelo Major Aviador Fábio Guimarães de Mello Júnior, o FAB 4808 decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) às 15h15 e pousou na BASC às 15h55, pronto para cumprir sua missão.