NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL O LIBERAL


Comissão de Aeroportos da Região Amazônica do Comando da Aeronáutica abre pss no Pará

As inscrições estarão abertas a partir do dia 24 de março de 2023

Luciana Carvalho | Publicada em 22/03/2023 13:54

A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) do Comando da Aeronáutica divulgou a reabertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, para a contratação temporária e formação de cadastro reserva, com possibilidade de atender aos projetos e obras de desenvolvimento de infraestrutura aeroportuária em cidades dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e Rio Grande do Norte, além de possíveis localidades que poderão ser atendidas diante da necessidade da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Comando da Aeronáutica (Comaer).

De acordo com o edital, as inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir do dia 24 de março de 2023 e seguem até o dia 11 de abril de 2023, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário de inscrição, disponível no site da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara).

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher  uma única localidade na qual deseja entregar sua documentação para a fase de avaliação curricular, caso seja selecionado para a referida fase. A localidade escolhida pelo candidato para exercer a sua função e a escolhida para a entrega de documentação poderão ser diferentes.

VEJA O EDITAL COMPLETO AQUI

Para concorrer às vagas é preciso possuir a habilitação exigida para a função, de nível médio ou superior, e demais qualificações exigidas no processo seletivo para o exercício da função.

As vagas ofertada no processo seletivo são para os seguintes cargos: 

Nível Auxiliar: Auxiliar de Cozinha; Auxiliar de Limpeza; Auxiliar De Manutenção Predial; Auxiliar de Mecânico de Autos; ; Armador De Estruturas De Concreto Armado; Borracheiro; Carpinteiro; Cozinheiro (Embarcações); Cozinheiro Geral; Detonador; Eletricista De Instalações (Edifícios); Eletricista De Instalações; Encanador; Lixador De Peças De Metal; Lubrificador De Veículos Automotores (Exceto Embarcações); Marceneiro; Marinheiro De Convés; Marinheiro Fluvial De Máquinas;Mecânico De Manutenção De Máquinas De Construção E Terraplenagem; Mecânico De Manutenção De Máquinas Em Geral; Mecânico De Manutenção E Instalação De Aparelhos De Climatização E Refrigeração; Mecânico De Manutenção De Motores Diesel (Exceto De Veículos Automotores); Mecânico De Manutenção De Veículos; Mestre Fluvial; Montador De Estruturas Metálicas De Embarcações; Motorista De Caminhão (Rotas Regionais E Internacionais) Categoria "D"; Motorista De Caminhão (Rotas Regionais E Internacionais) Categoria "E"; Motorista Operacional De Guincho; Operador De Betoneira; Operador De Britador De Mandíbulas; Operador De Compactadora De Solos; Operador De Compressor De Ar; Operador De Escavadeira; Operador De Jato Abrasivo; Operador De Máquinas De Construção Civil E Mineração; Operador De Máquina Perfuradora (Minas E Pedreiras); Operador De Martelete; Operador De Motoniveladora; Operador De Motosserra); Operador De Pá Carregadeira; Operador De Pavimentadora (Asfalto, Concreto E Materiais Similares); Operador De Trator De Lâmina ; Pedreiro; Piloto Fluvial; Pintor De Estruturas Metálicas; Pintor De Obras; Prático; Servente De Obras; Soldador; Soldador Elétrico; Tratorista Agrícola; Torneiro Mecânico; Vigia.

Nível Intermediário: Almoxarife; Apontador de obras; Assistente administrativo; Desenhista projetista de construção civil; Ferramenteiro; Mecânico de refrigeração; Mestre (construção civil); Mestre de soldagem; Inspetor de terraplenagem; Técnico de obras civis; Técnico de laboratório de análises físico-químicas (materiais de construção); Técnico de estradas; Técnico eletrônico; Técnico em eletromecânica; Técnico em manutenção de equipamentos de informática; Técnico em petroquímica; Técnico em segurança no trabalho; Técnico em telecomunicações; Topógrafo.
Nível Superior: Agrônomo; Arquiteto de edificações; Biólogo; Contador; Engenheiro ambiental; Engenheiro agrimensor; Engenheiro civil; Engenheiro civil (orçamentista); Engenheiro civil (edificações); Engenheiro civil (geotecnia); Engenheiro civil (hidráulica); Engenheiro civil (saneamento); Engenheiro eletricista; Engenheiro mecânico; Engenheiro naval; Engenheiro de minas; Geólogo; Supervisor de logística.

Segundo o edital, a carga horária  para os candidatos selecionados será de 40 horas semanais, e completado o período inicial, o contrato poderá ser prorrogado quantas vezes forem necessárias, com prorrogações de períodos sucessivos, dependendo da necessidade das obras ou dos serviços, por, no máximo, quatro anos, de acordo com a legislação vigente.

Etapas

O processo seletivo da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) será realizado em oito etapas. São elas:

- Inscrição eletrônica no site contendo informações pessoais e profissionais;

- Divulgação da lista da classificação preliminar dos candidatos selecionados para a avaliação curricular;

- Entrega da documentação para à avaliação curricular; avaliação curricular (análise documental) para os candidatos convocados para esta fase;

- Divulgação da lista com o resultado da avaliação curricular;

- Interposição de recursos; resultado dos recursos e;

- Divulgação da lista da classificação final do cadastro de reserva.

A divulgação dos candidatos classificados está prevista para o dia 26 de maio de 2023 na página da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara), por ordem de classificação e por pólo de seleção.

OUTRAS MÍDIAS


LITORAL NA REDE - Esquadrilha da Fumaça confirma retorno ao Festival de Balonismo de Torres

Demonstração contará com sete aeronaves e terá duração e aproximadamente 45 minutos

Da Redação | Publicada em 22/03/2023 14:22

Depois de seis anos, a Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), voltará ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A demonstração com as aeronaves A-29 Super Tucanos ocorrerá, mais uma vez, durante o Festival de Balonismo de Torres, que acontece entre 27 de abril e 1º de maio.

A apresentação única e gratuita contará com sete aeronaves e será realizada no Parque do Balonismo Odilo Webber Rodrigues. A data foi confirmada para 28 de abril, às 15h30. A duração da demonstração é de aproximadamente 45 minutos. A última vez da atração em Torres foi no Festival de 2017. Cada posição de voo tem uma função específica e as manobras são realizadas todos os sete aviões ou, em  determinados momentos do show aéreo, com quatro, três ou com uma aeronave.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), como é chamada a Esquadrilha da Fumaça, utiliza a tradicional fumaça branca, que é gerada a partir da queima de um óleo especial injetado no escape do motor do avião. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça foi confirmada, nesta semana, à Prefeitura de Torres.  O chefe de gabinete, Douglas Martins Rocha, recebeu os representantes da FAB, capitão André Nery Lima Bezerra; da Brigada Militar, capitão Stona; e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, tenente Rafael Alexandre de Souza e capitão Fernando Goulart da Silva.

O encontro serviu para ajuste dos detalhes da apresentação e visita técnica. Também estavam presentes os secretários de Turismo, Sotério Júnior e de Saúde, Suzana Machado.

NOTICIAS DO ACRE - Estado realiza terceiro transplante de fígado em 2023 na Fundhacre


Juliana Queiroz | Publicada em 22/03/2023 14:12

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), realizou na madrugada desta quarta-feira, 22, mais um transplante de fígado, sendo este o terceiro do ano. Agora somam-se 65 transplantes realizados desde o início do programa, em 2016. O órgão, que chegou por volta de meia-noite, com o apoio da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), é proveniente de Brasília.

O receptor, F.A.M.S, 69 anos, natural do município de Feijó, é portador de cirrose hepática por vírus da hepatite C e teve o quadro agravado devido evolução com hepatocarcinoma, aguardava na fila de espera por um fígado desde julho de 2022.

“O receptor internou aos cuidados assistenciais da equipe da Fundhacre, por volta de 14h da terça-feira, 21. A cirurgia, que ocorreu sem intercorrências, teve início de imediato, assim que o órgão chegou, e durou cerca de seis horas”, salienta a enfermeira Valéria Monteiro, coordenadora do Transplante Hepático na Fundhacre.

Com o término da cirurgia, o paciente foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde segue estável aos cuidados da equipe assistencial da UTI e da equipe de transplantes.

Ambulatório do Transplante Hepático

Os dois primeiros transplantados do ano tiveram alta médica e já passam pelo ambulatório do transplante hepático, que conta com uma equipe multidisciplinar especializada em transplantes, com atendimento de enfermagem, na área de psicologia e apoio administrativo para agendamento de exames. A receptora Francisca das Chagas Gomes, de 66 anos, de Rio Branco, recebeu o transplante no dia 10 de fevereiro. “Já estou no ambulatório, feliz e muito bem atendida. Agora vou ter mais saúde e mais tempo para viver com meus netos, filhos e família. Agora é uma vida nova”, afirma.

Para o transplantado Jonas Bezerra, 56 anos, natural do município de Ipixuna /AM que aguardava na fila de espera por um fígado desde outubro de 2019, o momento é de muita gratidão. “Quero agradecer a Deus, a toda equipe médica que participou da cirurgia, e as enfermeiras que sempre estão com a gente. Meus exames estão perfeitos. Está ocorrendo tudo bem. Agora é continuar tendo uma boa recuperação, voltar às atividades normais, tocar a vida com fé em Deus”, afirma Jonas.

Entenda o processo

Para viabilizar o processo de captação e transplantes é necessário a integração e envolvimento de uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) vinculada à Central Estadual de Transplantes, com a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) que viabiliza a distribuição e logística para a chegada do órgão.

A Força Aérea Brasileira (FAB) que entra com o suporte do transporte dos órgãos. Já a equipe da Fundhacre viabiliza toda estrutura, assistência técnica, logística para equipe de transplantes e receptores dos órgãos, além da viabilização de um grupo cirúrgico com excelência em procedimentos desse porte.