NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 357/2023 - 22/12/2023
Terceiro grupo de brasileiros deixa Gaza e aguarda voo da FAB no Egito
Thaís Augusto | Publicada em 21/12/2023 08:36 | Atualizado em 21/12/2023 13:10
Um novo grupo de brasileiros foi autorizado a deixar a Faixa de Gaza.
O que aconteceu
Os brasileiros e seus familiares já estão no Egito, confirmou ao UOL o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas. O translado, hospedagem e alimentação do grupo foi organizado pela Embaixada do Brasil no Egito até o embarque. Ao todo, 32 pessoas devem voltar ao Brasil. São 16 brasileiros e 16 parentes palestinos. Há 14 crianças no grupo.
Um voo da FAB partiu às 8h20 do Rio de Janeiro para repatriar o grupo. O governo também enviou ao Cairo um carregamento com seis toneladas de purificadores de água portáteis e kits voltaicos para garantir a autonomia de energia. A previsão é de que a aeronave chegue na Base Aérea de Brasília no sábado (23) às 8 horas.
Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro, o governo brasileiro resgatou 1.525 pessoas e 53 pets. A operação em Gaza exigiu articulação da representação brasileira em Ramala (Palestina), que organiza nomes, auxilia na emissão de documentos e providencia o traslado e trâmites na fronteira. A embaixada também atua na aprovação dos nomes com autoridades de Israel, do Egito e dos palestinos. Nota do governo brasileiro
Terceiro grupo de brasileiros deve deixar Faixa de Gaza nesta 5ª feira
Voo da FAB sairá do Egito; número de repatriados em meio à guerra entre Israel e Hamas passa de 1,5 mil
Camila Stucaluc | Publicada em 21/12/2023 08:00
Um terceiro grupo de brasileiros e familiares palestinos devem ser resgatados da Faixa de Gaza - palco central da guerra entre Israel e Hamas - nesta 5ª feira (21.dez). A informação foi confirmada ao SBT News pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas. Segundo ele, pelo menos mais 34 pessoas embarcarão para o Brasil.
O resgate acontece após Israel rever vetos aos pedidos de repatriação do Brasil. Na última operação da Força Aérea Brasileira (FAB), realizada no início de dezembro, 24 dos 102 brasileiros e familiares próximos que pediram autorização para deixar Gaza tiveram o aval negado. Caso permaneça em 34, o número de resgatados de Gaza subirá para 144.
Segundo a FAB, a aeronave responsável pelo resgate decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h20 de hoje, para o Egito. A bordo, está um carregamento com seis toneladas (purificadores e kits voltaicos). Após desembarcar o carregamento, os civis serão acomodados no avião. A previsão de pouso na Base Aérea de Brasília é para sábado (23.dez), às 8h.
O conflito entre Israel e Hamas completou três meses no último dia 8, resultando em mais de 19 mil mortos em ambos os lados da fronteira. Cerca de 80% dos civis em Gaza estão deslocados e continuam enfrentando escassez de água, comida e energia, mesmo com a abertura da passagem de Rafah, no sul da região, para a entrada de ajuda humanitária.
Até o momento, 1.525 pessoas foram resgatadas pelo Brasil - todos vindos de Israel, Cisjordânia e Gaza -, além de 53 animais. Em território nacional, os repatriados são enviados para abrigos ou acomodados em casas de parentes e amigos. Todos recebem auxílio para a emissão de documentos, bem como assistência médica e psicológica.
Avião da FAB parte rumo ao Egito para resgatar novo grupo de brasileiros da Faixa de Gaz
E ainda: Índia registra o maior volume de chuva em seis décadas
Redação | Publicada em 21/12/2023 11:30
O Itamaraty deu início hoje (21) à retirada do terceiro grupo de brasileiros e parentes que estavam na Faixa de Gaza. Mais de 30 brasileiros e parentes já cruzaram a fronteira com o Egito. Eles aguardam a chegada do avião da Força Aérea Brasileira, que saiu do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com 47 pessoas, também deixou o território palestino para ser repatriado. Em novembro, após mais de um mês de negociações, 32 pessoas formaram o primeiro grupo a deixar a Faixa de Gaza e voltar para o Brasil. Veja também: Índia registra o maior volume de chuva em seis décadas; autoridade ainda calculam mortes e prejuízos causados pelos temporais.
Governo Federal realiza nova operação de repatriação de 32 brasileiros e parentes em Gaza
Aeronave da Força Aérea Brasileira decolou nesta quinta do Rio de Janeiro para realizar o voo de resgate e levar 150 purificadores portáteis de água para ajuda humanitária na região do conflito
Redação | Publicada em 21/12/2023 08:27
Uma nova etapa da Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, está em curso nesta quinta-feira, 21 de dezembro, com a missão de resgatar 32 brasileiros e parentes da zona de conflito no Oriente Médio e levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. No grupo que cruzou a fronteira de Gaza com o Egito, estão 16 brasileiros e binacionais e 16 familiares palestinos. São 14 crianças, 11 mulheres e sete homens (três deles idosos). Uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 8h20 (horário local) desta quinta-feira (21/12), rumo ao Egito.
A bordo do avião, um carregamento com seis toneladas de purificadores de água portáteis e kits voltaicos. O destino é o Aeroporto Internacional do Cairo, em voo direto com previsão de 14 horas de duração. Na capital egípcia, a aeronave será usada para repatriar um novo grupo de brasileiros e familiares autorizado a cruzar a fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito.
Assim como nas ocasiões anteriores, a operação em Gaza exigiu articulação da representação brasileira em Ramala (Palestina), que organiza nomes, auxilia na emissão de documentos e providencia o traslado e trâmites na fronteira. A embaixada também atua na aprovação dos nomes com autoridades de Israel, do Egito e dos palestinos. Após o cruzamento da fronteira, a logística do traslado, hospedagem e alimentação é garantida pela ação da Embaixada do Brasil no Egito. A estimativa de retorno da aeronave ao Brasil, com aterrissagem na Base Aérea de Brasília, é para o próximo sábado (23/12), às 8h (horário local).
Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, a Operação Voltando em Paz já concluiu 11 voos de repatriação e resgatou 1.525 pessoas e 53 animais domésticos. Foram oito embarques saindo de Tel Aviv com brasileiros e parentes que estavam em Israel, um da Jordânia com resgatados da região palestina da Cisjordânia, e outros dois que decolaram do Cairo com repatriados da Faixa de Gaza. Com esse grupo de 32 passageiros da 12ª missão, o total de repatriados vai chegar a 1.557.
PURIFICADORES – O voo que decolou nesta quinta leva 150 purificadores de água portáteis, equipados com “kit” voltaico (painel solar, inversor veicular e controlador de carga) para ampliar sua autonomia de energia. Esta nova doação humanitária brasileira, a quarta desde o início do conflito no Oriente Médio (veja abaixo), soma-se aos esforços internacionais de assistência aos afetados pelo conflito naquela área. A doação humanitária será entregue aos cuidados do Crescente Vermelho Egípcio, organização responsável por fazer o transporte e entrega dos insumos que entram em Gaza.
Os purificadores de água portáteis têm capacidade aproximada de produção, por unidade, de mais de cinco mil litros de água por dia. Além dos equipamentos e do “kit” voltaico, estão sendo enviados, igualmente, itens de reposição suficientes para o funcionamento adequado dos equipamentos pelo período adicional de um ano.
Segundo Alessandro Candeas, embaixador da representação brasileira em Ramala, a escassez de água potável na Faixa da Gaza é crítica, especialmente na área norte, o que faz com que as pessoas apelem com cada vez mais frequência a fontes salobras ou poluídas. Em relatório recente, a ONU advertiu que a situação pode resultar na disseminação de doenças, como diarreia e até o cólera. “O acesso a quantidades suficientes de água potável é questão de vida ou morte, e as crianças em Gaza mal têm uma gota para beber”, disse a diretora-executiva do UNICEF, Catherine Russell.
A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, da Receita Federal, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Rodoviária Federal, da Embaixada do Brasil no Cairo e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
HISTÓRICO - No último dia 12 de dezembro, uma aeronave KC-390, fabricada pela Embraer, aterrissou no Aeroporto de Al Arish, no Egito, com 11 toneladas de alimentos não perecíveis. Em 18 de outubro, um VC-2 da Presidência da República pousou no Egito com equipamentos de filtragem de água e kits de saúde. A carga continha 40 purificadores de água com capacidade de tratar mais de 220 mil litros por dia e kits de saúde para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês, composto por medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, cada kit continha um total de 267 quilos de materiais.
Em 2 de novembro, um outro VC-2 da Presidência da República pousou no Aeroporto Internacional de Al-Arish, Egito, levando 1,5 tonelada de alimentos – arroz, açúcar, derivados de milho e leite – destinados à população da Faixa de Gaza, oferecidos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em nova ação de ajuda humanitária.
RESPOSTA IMEDIATA – O mundo ainda assimilava o choque dos atentados cometidos contra Israel no sábado, 7 de outubro, quando o Governo Brasileiro deu início à mobilização para estruturar a retirada de brasileiros da zona de conflito.
No mesmo dia dos ataques, foi montado um gabinete de crise e, uma vez acionadas, as embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), do Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) deram início à operação diplomática para identificar quem eram e onde estavam os brasileiros na região conflagrada. Em paralelo, a FAB era acionada para garantir que as aeronaves pudessem resgatar os cidadãos nacionais no mais breve prazo possível.
Por meio de formulário online, cerca de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil de Israel. Aqueles que não conseguiram lugares em voos de companhias aéreas privadas passaram a ser atendidos pela Operação Voltando em Paz, seguindo requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. Especialistas do Ministério da Agricultura foram envolvidos para garantir o repatriamento de animais domésticos. A operação também atuou para atender brasileiros na região da Cisjordânia e em Gaza.
KC-390 leva comitiva do GSI ao Centro de Lançamento de Alcântara, em visita institucional da FAB
Juliano Gianotto | Publicada em 22/12/2023
No último dia 12 de dezembro, um KC-390 Millennium levou uma comitiva do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, para acompanhar uma visita institucional promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB). O tema é importante para o GSI, pois o órgão tem entre suas competências o acompanhamento de questões referentes ao Setor Espacial Brasileiro, de acordo com a Lei 14.600, de 19 de junho de 2013, dentre outras atribuições.
Na oportunidade foi apresentada aos visitantes um panorama do Setor Espacial Brasileiro. O Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal, Diretor do CLA, explicou sobre o funcionamento geral e a estrutura do Centro de Lançamento. Adicionalmente, houve uma exposição por parte da FAB acerca da conveniência e da importância da proposta de criação da empresa pública Alada, com o objetivo de explorar atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais, além da exploração econômica direta e indireta da infraestrutura e das navegações do espaço aéreo.
Durante a visita foi enfatizado o grande potencial que o Centro de Lançamento possui para o desenvolvimento regional e para a geração de recursos, cruciais para o desenvolvimento aeroespacial brasileiro. Os participantes registraram positivamente suas impressões, destacando a importância do CLA no contexto da soberania aeroespacial brasileira, além de perceberem como o Centro de Lançamento exerce um papel relevante no desenvolvimento da região, atraindo possibilidades de investimento e de absorção de mão de obra local, e viabilizando mais oportunidades para os moradores de Alcântara.
A comitiva foi integrada pelo General de Divisão Ivan de Sousa Corrêa Filho, Secretário-Executivo do GSI, pelo Ministro de 2ª Classe Linconl Bernardes Júnior, Secretário-Executivo Adjunto do GSI, o Brigadeiro do Ar Marcos Aurelio Vilela Valença, Secretário de Coordenação e Assuntos Aeroespaciais do GSI, integrantes da FAB e por diversos representantes de ministérios e órgãos do governo federal.
COMARA celebra 67 anos de comprometimento com a soberania aérea na Região Amazônica
Juliano Gianotto | Publicada em 22/12/2023
A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) celebrou, na sexta-feira (07/12), o 67º Aniversário. A solenidade foi presidida pelo Subcomandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Coronel Aviador Celso Marques de Oliveira Neto, acompanhado pelo Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Tiago Cortat de Melo, e demais Oficiais.
Durante a ocasião, foram prestadas homenagens aos civis e militares padrão do ano de 2023, sendo entregue certificados ao Sargento Especialista em Eletricidade Márcio Antônio Barreira Travassos; ao civil Aderaldo Luciano F. dos Santos; ao Soldado Serviços Administrativos Paulo Matheus Coutinho e para a civil Maria do Socorro Oliveira.
O Vice-Presidente da COMARA agradeceu aos colaboradores que, de forma direta e indireta, ajudam a alavancar os trabalhos da COMARA e destacou as atuais ações. “Atualmente, a COMARA está plenamente atuante com três obras ativadas: na Base Aérea de Natal; na construção de pátio de aeronaves categoria F (aviões pesados) e cerca operacional na pista de pouso do Centro de Lançamento de Alcântara (MA); e a substituição do pavimento asfáltico da pista de Coari (AM), entre outras. Tudo isso reforça que a COMARA mantém a sua postura de prontidão na integração da região amazônica com o foco na soberania do Brasil e no desenvolvimento sustentável”, explicou.
Para o Coronel Aviador Cortat é necessário haver um foco para executar as atividades que estão por vir. “Podemos contemplar os muitos desafios e precisamos estar atentos à capacidade de logística multimodal integrada, de projeção e construção de obras complexas em locais inóspitos, assim como realizar ações pontuais e táticas em caso de colapso de infraestruturas aeronáuticas críticas, e nos apresentar de forma integrada às localidades em que estamos presentes”, completou.
No evento, também houve a entrega de medalhas por tempo de serviço, em reconhecimento ao excelente trabalho prestado por Oficiais e Graduados de 10 e 20 anos à Força Aérea Brasileira.
Com as festas chegando, DECEA alerta pilotos de drones sobre cuidados especiais durante o período
Juliano Gianotto | Publicada em 21/12/2023 16:00
As festas de fim de ano se aproximam e, junto delas, a crescente popularidade do uso de Aeronaves Não Tripuladas, conhecidas como Drones, para registrar momentos especiais. O avanço da tecnologia tem proporcionado vídeos panorâmicos e imagens aéreas em alta resolução, tornando-se uma prática comum em reuniões familiares e confraternizações.
No entanto, é fundamental destacar a importância da cautela, atenção e o estrito cumprimento das normas de tráfego aéreo para garantir a segurança da aviação e das pessoas no solo.
De acordo com dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo controle do espaço aéreo não tripulado no Brasil, foram contabilizados aproximadamente 346 mil voos de drones solicitados de janeiro a dezembro de 2023.
Com a proximidade das festividades de final de ano, a expectativa é de um aumento significativo nesses números. Nesse contexto, o DECEA emite alerta aos pilotos de drones, enfatizando a necessidade de seguir as melhores práticas para operações seguras e responsáveis.
Um dos pontos destacados pelo DECEA é a importância de observar as diretrizes sobre a utilização das radiofrequências para evitar interferências nas telecomunicações aeronáuticas. Além disso, os pilotos devem cumprir rigorosamente as legislações dos órgãos reguladores, utilizar o Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (SISANT) e o sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS). Manter o cadastro das aeronaves válido e ativo é uma prioridade para garantir a conformidade com as normas vigentes.
O DECEA destaca que, em caso de dúvidas, os usuários podem recorrer ao Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) do órgão e consultar as informações aeronáuticas disponíveis no site AISWEB.
Além disso, o Portal DRONE UAS, oferecido pelo DECEA, proporciona recursos como legislações atualizadas, tutoriais educativos e documentações para os Pilotos Remotos, além do acesso facilitado ao SARPAS e outros serviços.
Novo grupo de brasileiros repatriados de Gaza deve chegar no sábado
Operação Voltando em Paz trará um terceiro grupo com 33 brasileiros e parentes palestinos que conseguiram deixar Gaza nesta quinta
Mariana Andrade | Publicada em 21/12/2023 09:03
O governo federal informou, nesta quinta-feira (21/12), que um novo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar cidadãos brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza, dentro da Operação Voltando em Paz, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 8h20, em direção ao Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito.
Mais cedo, o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, antecipou a informação de que um terceiro grupo com 33 brasileiros e parentes palestinos conseguiu deixar Gaza nesta quinta. A informação foi confirmada por fontes do Itamaraty e do Palácio do Planalto. Este grupo já teria atravessado a fronteira com o Egito.
A previsão é de que os novos repatriados cheguem ao Brasil no próximo sábado (23/12), às 8h (no horário de Brasília).
O avião transporta um carregamento com seis toneladas de purificadores e kits voltaicos, fornecidos pelo governo federal por meio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Outras repatriações
A primeira leva de brasileiros deixou a Faixa de Gaza em 12 de novembro. A lista era composta por 32 pessoas, que desembarcaram em Brasília em 13 de novembro. Já no início do mês, 9 de novembro, o segundo grupo, com 47 pessoas e familiares, conseguiu deixar o territótio em conflito após receber autorização de autoridades de Israel e Egito.
Maior avião da FAB, KC-30 vai ao Egito buscar mais brasileiros que deixaram a Palestina
Gabriel Centeno | Publicada em 21/12/2023 13:00
Um Airbus KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã desta quinta-feira (21) com destino ao Egito, em mais missão da Operação Voltando em Paz. Neste, que é mais um dos voos da operação de repatriação de brasileiros afetados pelo conflito entre Israel e Hamas, o maior avião da FAB também está transportando material de ajuda humanitária.
A aeronave de matrícula FAB 2902, operada pelo Esquadrão Corsário, saiu da Base Aérea do Galeão (RJ) às 08h20, tendo como destino a capital egípcia, Cairo. Lá, a aeronave será embarcada com um grupo de 32 brasileiros – 14 crianças, 11 mulheres e sete homens – evacuados da Faixa de Gaza, onde Israel realiza uma operação militar contra o grupo terrorista Hamas. O grupo é composto por 16 brasileiros de dupla nacionalidade, com mais 16 familiares palestinos.
O jato deixou o Brasil com um carregamento de seis toneladas de purificadores de água portáteis equipados com “kit” voltaico (painel solar, inversor veicular e controlador de carga) para ampliar sua autonomia de energia.
Segundo a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), são 150 purificadores de água portáteis, cada um com capacidade aproximada de produção de mais de cinco mil litros de água por dia. Além dos equipamentos e do “kit” voltaico, estão sendo enviados, igualmente, itens de reposição suficientes para o funcionamento adequado dos equipamentos pelo período adicional de um ano.
Esta é a quarta remessa de material transportada pela Força Aérea desde o início do conflito. A doação humanitária será entregue aos cuidados do Crescente Vermelho Egípcio, organização responsável por fazer o transporte e entrega dos insumos que entram em Gaza.
A Operação Voltando em Paz já concluiu 11 voos de repatriação, a maior parte deles cumpridos pelos KC-30, resgatando 1.525 pessoas e 53 animais domésticos. Foram oito embarques saindo de Tel Aviv com brasileiros e parentes que estavam em Israel, um da Jordânia com resgatados da região palestina da Cisjordânia e outros dois que decolaram do Cairo com repatriados da Faixa de Gaza. Esta é, portanto, a maior operação de repatriação já realizada pelo Brasil.
A iniciativa é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), com apoio do Ministério da Defesa, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, da Receita Federal, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Rodoviária Federal, da Embaixada do Brasil no Cairo e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
A aeronave deve retornar ao país no sábado (23), com previsão de pouso às 08h00 na Base Aérea de Brasília.
PORTAL AGÊNCIA GBC: Saiba quem deve assumir o Comando da Base Aérea em 2024
Ele já foi Tenente-coronel aviador do Esquadrão Pampa
Redação | Publicada em 21/12/2023 11:38 | Atualizado em 21/12/2023 12:26
Após realizar o último voo como Comandante do 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2020, o Tenente-coronel aviador Thiago Romanelli Rodrigues, de 44 anos, está de volta ao Rio Grande do Sul para assumir o comando da Base Aérea de Canoas (BACO), a partir de 12 de janeiro de 2024. Ele estava a frente do planejamento estratégico da FAB, em Brasília.
História
Até os 13 anos, Romanelli sonhava em ser jogador de futebol, jogando como zagueiro nas categorias de base do Grêmio. No entanto, durante uma viagem de avião para um torneio em Minas Gerais, ele teve uma revelação: seu verdadeiro desejo era se tornar um piloto de avião. Apesar dos altos custos para estudar Ciências Aeronáuticas, ele descobriu a possibilidade de ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) durante o Ensino Médio no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre. A partir desse momento, Romanelli decidiu dedicar-se para realizar seu sonho de se tornar um aviador.
PORTAL ÁREA MILITAR - EPCAR forma 171 alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar
Agência Força Aérea | Publicada em 21/12/2023 17:00
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), realizou nessa sexta-feira (15/12) a cerimônia militar de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) dos alunos da Turma Hércules, que ingressaram em 2021. A EPCAR tem como missão preparar seus alunos para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).
O evento foi presidido pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, recebido pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. Estiveram presentes Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica e demais autoridades civis e militares.
Em seu discurso, o Comandante-Geral do Pessoal parabenizou os alunos pela conquista e ressaltou que lembrassem do código de honra aprendido e absorvido em sua essência, o qual abrange os valores morais e éticos constituintes dos fundamentos da EPCAR. “Parabéns aos formandos da Turma Hércules por galgarem mais esse degrau em suas vidas, concitando a todos para continuarem batalhando para alçar voos ainda mais altos”, enalteceu o Oficial-General.
O primeiro colocado da turma, aluno José Arthur Marques de Medeiros, que passou a condução do estandarte da EPCAR e a liderança do Corpo de Alunos ao aluno mais antigo do segundo esquadrão, aluno Pedro Renó Pintos, destacou o esforço e a dedicação para concluir com destaque essa primeira etapa em sua carreira militar. “Foram três anos de muita luta e muito sacrifício. Sou muito agradecido por chegar até aqui e por todos que estiveram comigo nessa caminhada. Foi uma honra conviver nesse período com pessoas incríveis e poder seguir para a Academia da Força Aérea junto a elas”, ressaltou.
Emocionada, a senhora Lúcia Carla Olegário da Silva, que veio da cidade do Rio de Janeiro para aplaudir a conquista do filho, o aluno Nicson Alexandre Olegário dos Santos, afirmou que a resiliência foi o fator determinante para que esse momento chegasse. “Uma emoção imensa porque só nós sabemos o que passamos para estarmos aqui nessa realização do sonho. É muito gratificante ver meu filho formando na melhor Escola Preparatória do país”, afirmou.
A cerimônia contou, ainda, com a entrega de distintivos aos formandos, pelos padrinhos e madrinhas, com o desfile da tropa em continência ao Comandante-Geral do Pessoal e o tradicional “fora de forma”, em que, pela última vez na condição de alunos da “Nascente do Poder Aéreo”, a turma Hércules entoou o seu grito de guerra.
Ao entardecer do dia anterior (14/12), a Turma Hércules, que teve como patrono o Professor Doutor Fernando Victor de Lima e Costa e como paraninfo o Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo, realizou o descerramento da placa e deixou seu nome registrado para sempre nos muros da EPCAR.
Entrega de certificados
No mesmo dia à noite (14/12), o público presente assistiu à entrega de premiação aos alunos que se destacaram e à sonhada entrega de certificados de conclusão do CPCAR. A solenidade militar foi prestigiada por autoridades do Comando da Aeronáutica, militares e civis do efetivo da EPCAR, além das honrosas presenças dos familiares e amigos dos formandos.
O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, em suas palavras, disse que a EPCAR entrega à sociedade brasileira 171 jovens cidadãos que representam todos os valores cultivados na “Nascente do Poder Aéreo”. “Façam jus à frase gravada na borda do emblema da Turma, voem com suas próprias asas, denotando a iniciativa e a destreza características do Piloto da Força Aérea Brasileira”, afirmou.
Finalizando o evento, em homenagem aos formandos e ao sesquicentenário do nascimento de Alberto Santos Dumont, o público presente foi presenteado por um emocionante sarau, quando alunos do CPCAR e professores narraram a história de vida de Alberto Santos Dumont de uma forma eclética e criativa, encantando todos os espectadores.
EDIÇÕES ANTERIORES
134 de 14/05/2025
133 de 13/05/2025
132 de 12/05/2025
131 de 11/05/2025
130 de 10/05/2025
129 de 09/05/2025
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025