NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Primeira tripulação portuguesa do KC-390 está sendo treinada pela FAB


Por Guilherme Wiltgen | Publicada em 21/09/2021 14:11

Uma tripulação composta por dois pilotos e dois mecânicos da Força Aérea Portuguesa, está recebendo formação na aeronave KC-390 Millennium, desde 14 de setembro, da Força Aérea Brasileira (FAB) na Ala 2, em Anápolis.

Esta será a primeira tripulação a ser qualificada no KC-390, adquirido por Portgal para equipar a sua Força Aérea.

A formação está sendo conduzida pelo 1º Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus da Força Aérea Brasileira (FAB), e compreende a parte teórica e prática do KC-390 Millenium.

A cooperação bilateral entre os dois países fica fortalecida pela troca de experiências. Enquanto a FAP adquire conhecimentos com a experiência acumulada da FAB no KC-390, em contrapartida, a FAB se beneficia da experiência portuguesa no transporte aerotático.

Portugal adquiriu cinco aviões Embraer KC-390 Millennium e um simulador, em 2019.

PORTAL DEFESANET


Operação Acolhida apoia recomeço de vida de venezuelanos no Brasil


Lane Barreto | Publicada em 21/09/2021 10:10

Diariamente, mais de 900 homens, mulheres e crianças, venezuelanos, entram no Brasil. Os estados de Roraima e do Amazonas recebem grande parte desse fluxo de imigrantes que buscam melhores condições de vida fora do seu país natal. Na terça-feira (14), comitiva do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e da Secretaria Geral do Ministério da Defesa esteve na capital roraimense para acompanhar as atividades da Operação Acolhida.D

A Operação contribui para o ordenamento da fronteira; viabiliza a regularização de documentos e do calendário de vacinas; assegura acolhimento com a oferta de abrigo, alimentação e atenção à saúde; além de movimentar venezuelanos a outros estados do país para auxiliar na inserção social e o recomeço de vida.

A visita teve inicio com palestra ministrada pelo Coordenador da Operação Acolhida e Comandante da Forca-Tarefa, General de Divisão Sérgio Schwingel. Na apresentação, realizada na 1ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército, ele contextualizou o cenário atual da missão humanitária.
 
“É uma operação complexa; conjunta; interagências; com diversos atores, órgãos governamentais, não governamentais, organismos internacionais, agências, integrantes da iniciativa privada e da sociedade civil”, relatou o General.

Desde abril de 2018, a iniciativa conta com o apoio de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica para distribuição de alimentos, aplicação de vacinas e para o bom funcionamento de abrigos, que acomodam cerca de 7 mil imigrantes. As ações têm a participação de 12 ministérios, além de dezenas de organizações da sociedade civil e de organismos internacionais.
 
Para o General Schwingel, a Operação, de caráter humanitário, reforça a necessidade de proporcionar condições de vida favorável àqueles que precisaram deixar sua pátria. “O foco principal da Operação é dar dignidade, esperança e inclusão socioeconômica aos nossos vizinhos venezuelanos”, disse.

Parcerias

O Oficial Sênior do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) Arturo De Nieves considera a interiorização, que é a transferência voluntária de venezuelanos para outros estados, um dos diferenciais da Acolhida.
 
“Um dos pontos mais importantes da Operação é a interiorização. No Brasil, não há campos de refugiados, diferente de outros lugares no mundo. O que há na Acolhida são abrigos temporários, porque a estratégia é que essas pessoas se integrem, efetivamente, à sociedade brasileira”, sublinhou De Nieves.
 
Desde o início da Operação, em 2018, mais de 59,0 mil venezuelanos foram interiorizados.

Regularização
 
Na capital Boa Vista, está situado um dos postos de interiorização e triagem. Lá, podem ser resolvidas pendências quanto à regularização migratória. No mesmo local, fica localizado o Centro de Coordenação de Interiorização (CCI), onde são desenvolvidas todas as etapas do processo de interiorização. 

Os atendimentos no CCI são feitos por cerca de 100 pessoas, entre militares, integrantes de agências e voluntários venezuelanos.

Um desses colaboradores é Jesus Medrano, 18 anos, que deixou a Venezuela devido aos conflitos internos em seu país. “Lá, tinha muita falta de segurança e minha mãe começou a ficar nervosa”, explicou.
 
Medrano decidiu ser voluntário e ajudar os compatriotas, por influência da mãe, que foi beneficiada com a prestação de serviços ofertados pela Operação Acolhida. “Foi aqui que ela recebeu ajuda. Teve assistência médica e muitos outros atendimentos”, destacou.

Foi no Centro de Coordenação de Interiorização que o jovem, também, teve a oportunidade de fazer cursos de operador de caixa e de empreendedorismo. Atualmente, Medrano faz faculdade de design gráfico em Boa Vista.

Ordenamento
 
Situada no extremo norte de Roraima, a cidade fronteiriça de Pacaraima é a principal porta de entrada dos venezuelanos no Brasil. Eles são atendidos no Posto de Recepção e Identificação e no Posto de Interiorização e Triagem, ambos coordenados pela Operação Acolhida e por agências parceiras. Para acomodar o grande número de venezuelanos, a Operacao conta com uma casa de passagem e um abrigo exclusivo para indígenas.

Durante dois dias, a comitiva do Ministério da Defesa percorreu abrigos e instalações da Operação nas cidades de Boa Vista e Pacaraima. A ação conta com 12 abrigos em Boa Vista, sendo quatro deles destinados a indígenas. Em Pacaraima, um décimo terceiro abrigo, também, é destinado a indígenas.

“Vimos uma realidade muito difícil para o povo venezuelano que busca apoio no territorio brasileiro, mas apesar das dificuldades e do numero elevado de vulneraveis, constatamos a forma profissional e competente dos militares e civis na conducao da Operação Acolhida. Parabenizo o General Schwingel, a equipe da Acolhida e os integrantes das agências, que trabalham de forma integrada e harmonica. Isso possibilita que a missão seja muito bem cumprida”, relatou o Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

Participaram, ainda, da comitiva da Defesa o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; e o Vice-Chefe de Logística e Mobilização, General de Divisão Raul Rodrigues de Oliveira; entre outras autoridades militares.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


DECEA inaugura Projeto LANDELL – Força Aérea Brasileira


Da Redação | Publicada em 21/09/2021 16:14

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), situado no Rio de Janeiro (RJ), por meio do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), conduz a concepção e a implementação de diversos empreendimentos do Programa SIRIUS Brasil, dentre os quais, se destaca o Projeto LANDELL – a nova era das Comunicações Aeronáuticas no Espaço Aéreo Continental Brasileiro. O projeto foi ativado, simultaneamente, nos Centros de Controle de Área de Recife (ACC-RE) e Amazônico (ACC-AZ), sediados, respectivamente nos Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III e IV) – em Recife (PE) e Manaus (AM).

Advinda de um conceito aplicado desde 2009 e operado pelo Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO), a ferramenta de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados, chamada CPDLC (sigla em inglês para Controller Pilot Data Link Communications), acaba de ser trazida para a porção continental do Brasil. Uma cerimônia militar foi realizada e transmitida, ao vivo, para representantes de Instituições militares e civis e da comunidade aeronáutica que estiveram envolvidas em todo o processo de estruturação, desenvolvimento e implementação do projeto.

O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, falou da importância do mecanismo. “O sucesso deste empreendimento da Força Aérea Brasileira comprova que estamos estabelecendo um novo paradigma no cenário das comunicações trazendo maior segurança e operacionalidade para o Gerenciamento do Tráfego Aéreo nacional”, disse o Oficial-General.

O Comandante do CINDACTA III, Coronel Aviador Edson Luiz Vieira Neto, falou da contribuição do novo serviço. “O projeto contempla, neste primeiro momento, uma porção significativa da Região de Informação de Voo de Recife (FIR-RE) com uma implantação segura, porém desafiadora, que trará vários benefícios, como segurança operacional para aviação, redução da carga de trabalho dos pilotos e dos controladores, maior automação na troca de informações, melhor eficiência nas comunicações e redução de custos operacionais”, declarou.

Já o Comandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador Alexander Santopietro de Sousa, falou da relevância do projeto. “É uma ferramenta para que possamos minimizar as diferenças e trazer mais eficiência e, principalmente, segurança para essa comunicação. Podemos dizer que o Projeto LANDELL, englobado pelo Programa SIRIUS, trará segurança e eficiência muito melhores do que as que já temos hoje, proporcionando um serviço de qualidade ainda melhor, como todos esperamos”, finalizou. 

Fotos: Luiz Eduardo Perez, Soldado Wesley, Fábio Maciel

Jornalista da FAB recebe homenagem da Força Aérea Colombiana


Publicada em 22/09/2021 02:25

A Tenente Jornalista Raquel de Souza Alves foi agraciada como destaque da célula de Comunicação Social durante o Exercício Cooperación VII, treinamento realizado de 28 de agosto a 10 de setembro em diferentes regiões da Colômbia. A militar representou a Força Aérea Brasileira (FAB) atuando no treinamento como Public Information Officer  (PIO) – que significa Oficial de Informação Pública.

De acordo com a Tenente Raquel Alves, a missão do PIO é promover a informação e divulgar a sequência dos eventos para a imprensa e para o público em geral. “Um dos pontos fortes do nosso trabalho foi a divulgação  da atuação da FAB e do KC-390 Millennium obedecendo a todos os critérios determinados pelo Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas (SICOFAA)”, completou.

A Tenente Raquel Alves disse, ainda, que atribui a conquista à sua vontade de querer divulgar a atuação da FAB e a interoperabilidade entre as Forças da melhor forma possível. “Fiquei extremamente feliz por esse reconhecimento em uma missão internacional”, frisou.

Sobre a militar

Natural do Rio de Janeiro (RJ), a Tenente Jornalista Raquel Alves formou-se em jornalismo em 2007 e ingressou na FAB em 2014, atuando desde então no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Exercício Cooperación VII

Sob o lema “Unidos para salvar vidas”, militares do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Honduras, México e República Dominicana, entre outros países, participaram do Exercício que permitiu um treinamento próximo ao real, combinando as capacidades das delegações em operações humanitárias de grande escala.

FAB realiza cerimônia militar do 125º aniversário do Marechal do Ar Eduardo Gomes


Força Aérea | Publicada em 21/09/2021 23:01

O mês de setembro é marcado pela celebração do nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes. Natural de Petrópolis (RJ), ele nasceu em 20 de setembro de 1896 e tornou-se aviador, militar e político brasileiro, além de Ministro da Aeronáutica nos governos de Café Filho, Carlos Luz e Castelo Branco. Por conta de sua trajetória, foi condecorado Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB).

Para lembrar a data, aconteceu nessa segunda-feira (20), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ), uma solenidade militar em homenagem aos 125 anos de seu nascimento. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares

No pátio da formatura, estavam em local de destaque uma aeronave K-263 “Curtiss Fledgling”, que protagonizou em 1931, o início das atividades do Correio Aéreo Nacional, e o automóvel modelo Itamaraty executivo, que, em 1967, atendeu ao então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes. As peças fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL) e simbolizam a história do Patrono da FAB.

Ainda como parte das homenagens, foi realizado o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar pelo Suboficial Helio Carlos Lima de Abreu, militar do efetivo da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos.

Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica fez a aposição de flores no busto do Patrono da FAB. "Ao celebrarmos o nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, exalto tudo que esse notável e exímio militar representou e destaco a necessidade de refletirmos acerca de nossas responsabilidades e de como podemos contribuir para o constante aprimoramento da Instituição que nos foi herdada. Por fim, convoco a todos a continuarem expandindo ainda mais exemplos de profissionalismo e de fé na missão, para que a nossa e as futuras gerações mantenham enraizado o valor autêntico do patriotismo em nossa Instituição, da forma com que nosso Patrono sonhou. Parabéns, Marechal do Ar Eduardo Gomes, pelos seus 125 anos! Parabéns à Força Aérea Brasileira! Asas que protegem o País!", concluiu o Comandante.

Ao término da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica.

Confira o vídeo da homenagem.

Clique aqui e leia a Ordem do Dia alusiva ao Aniversário de Nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes.


Fotos: Sargento Bianca / CECOMSAER
Edição: Soldado A.Soares/ CECOMSAER