NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 356/2024 - 21/12/2024
Forças Armadas integram sistemas estratégicos de Comunicações, Comando e Controle em simulação de conflito
Exercício de interoperabilidade multidomínio no Rio Grande do Sul conecta Marinha, Exército e Aeronáutica em fase final do desenvolvimento do Link-BR2 pela AEL Sistemas.
Luiz Padilha | Publicada em 20/12/2024 20:39
Em um marco para a defesa nacional, programas estratégicos do Ministério da Defesa comprovaram sua capacidade de integrar comunicações, comando e controle das operações do das três Forças Armadas, em uma simulação de cenário real no Rio Grande do Sul, fortalecendo a capacidade de resposta operacional do país. Durante o exercício, realizado pela primeira vez nesta sexta-feira, foram utilizados os sistemas Link-BR2, liderado pela Força Aérea Brasileira; RDS Defesa e GCB, operados pelo Exército Brasileiro; e Multi Data-Link Processor, coordenados pela Marinha do Brasil.
A campanha, baseada no êxito de ensaios do sistema Link-BR2, testou a robustez das tecnologias desenvolvidas nos programas estratégicos quanto ao compartilhamento de informações e mensagens, além do envio de ordens e comunicação por voz entre aeronaves, viaturas e embarcações militares, integradas por uma estação multidomínio de Comando e Controle. O evento teve a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e membros do Alto Comando da FAB.
Os testes fazem parte da fase final de integração do Link-BR2, sistema de comando e controle de tecnologia nacional, desenvolvido para a Força Aérea pela empresa AEL Sistemas. O ensaio simulou conflitos, integrando a quadro operacional entre os domínios aéreo, terrestre e naval, aumentando a consciência situacional, por meio do compartilhamento de dados e voz em altas taxas e em tempo real.
Rádios MARC foram instalados nas aeronaves e plataformas de solo da FAB. Já as viaturas do Exército receberam Rádios RDS-Defesa, do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), e o Tablet Robustecido Veicular “ETC”, integrando o Link-BR2 do domínio aéreo ao domínio terrestre por meio do Gerenciador do Campo de Batalha (GCB). No domínio naval, a Marinha, por sua vez, completa a comunicação com um rádio MARC instalado em uma Estação Data Link de Comunicação do Sistema Link-BR2, incluindo o Multi Data Link Processor (MDLP), desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). As tecnologias foram embarcadas no Navio de Apoio Oceânico Mearim, embarcada no litoral de Rio Grande (RS).
Simulação
O cenário para testar a comunicação entre as Forças foi dividido em eventos fictícios. No treinamento, um helicóptero consegue realizar um ataque para desinterditar e retomar pontes ocupadas. Caças abatem outras aeronaves invasoras. Um blindado do Exército pode receber um vídeo de um binóculo termal, com as imagens de tropas de Forças Especiais inimigas desembarcando no território. Por fim, ainda há uma simulação de neutralização de voo de helicóptero, interceptado por um caça. Todas essas situações são transmitidas em tempo real para o Comando Conjunto, de onde sai a ordem para a operação.
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comentou que o Link-BR2 é um sistema de comunicação que engloba todos os equipamentos, das três Forças, capitaneados pela Defesa. “Passamos uma fase muito importante com o desenvolvimento do sistema. Agora, a partir da certificação do produto, teremos a possibilidade de executá-lo em nossas Forças”, avaliou. Damasceno pontuou que o sistema já está previsto para todas as aquisições que ocorrem dentro do projeto F-39 Gripen. “Essa tecnologia já consta no contrato com a Saab, em interligação com a AEL Sistemas, para que a gente possa utilizar a tecnologia em todas aeronaves em breve”, sinalizou o Comandante.
O Presidente da AEL Sistemas, Gal Lazar, ressaltou que a demonstração coloca em prática a integração de projetos estratégicos de comunicação alavancados pelo Ministério da Defesa, com forte participação dessa indústria. “Nesse exercício podemos ver todos operando em conjunto, em um mesmo cenário operacional, demonstrando as capacidades de integração dos sistemas de comunicação e comando e controle, bem como a sinergia em um cenário complexo que reflete os desafios dos campos de batalha atuais”, comenta.
Para Gal Lazar, o Link-BR2 traz uma nova visão de guerra centrada em rede, trazendo mais potencialidades para o caça F-5 e conectando a FAB às tendências mundiais. “Por fim, temos ganhos também para as Forças Armadas como um todo, que irá operar em sintonia, e para o Brasil, que coloca sua indústria no estado da arte”, concluiu o Presidente da AEL Sistemas.
Link-BR2
O Link-BR2 é um sistema de C4I (Comunicação, Comando, Controle, Computação e Inteligência) tático desenvolvido pela AEL Sistemas para a Força Aérea Brasileira, projetado para oferecer comunicação, comando e controle de forma segura, confiável e interoperável em ambientes operacionais de alta complexidade. Ele utiliza criptografia no estado da arte para proteger as informações e garantir que elas sejam acessíveis apenas a usuários autorizados. O sistema suporta múltiplos modos de comunicação, incluindo voz e dados, e foi projetado para operar eficazmente em condições adversas, como um cenário de batalha. O sistema foi desenvolvido pela AEL Sistemas em parceria com a Kryptus Defesa e Segurança e a Aeromot Aeronaves. O Link-BR2 também se encontra em fase final de integração com a aeronave F-39 Gripen em parceria com a empresa Sueca SAAB.
Entre outras aplicações, essa tecnologia pode ser amplamente investida em missões reais como monitoramento de fronteiras, combate ao tráfico ou resgate em áreas remotas. Pode, ainda, ser instalada em vetores com sistemas de guerra eletrônica e radares de alta capacidade, como o avião E-99 da FAB. Em resumo, o Link-BR2 pode estar instalado nas mais diversas plataformas, expandindo a capacidade de comunicação, aumentando a consciência situacional e a eficiência nas mais diversas missões.
RDS Defesa
O RDS Defesa é um programa do Ministério da Defesa criado para desenvolver um Rádio Definido por Software para ser o meio de interoperabilidade de comunicações das operações das Forças Armadas. A AEL é a empresa responsável pelo desenvolvimento do RDS que é liderado pelo Exército Brasileiro por meio de seu centro tecnológico (CTEx – Centro Tecnológico. do Exército). O RDS Defesa recebe aplicações de Forma de Onda táticas desenvolvidas no Brasil, bem como algoritmos de criptografia de estado sendo o meio de comunicação mais apropriado para as redes táticas de defesa.
GCB
O Gerador de Campo de Batalha (GCB) é um sistema de Comando e Controle (C2), desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) do Exército Brasileiro, com foco no combate continuado, tem a finalidade de apoiar elementos embarcados em viaturas operacionais – Subunidades e suas frações, além de Posto de Comando Tático (PCT) de Unidades, possibilitando a formação de consciência situacional, por meio da localização de forças amigas e inimigas, bem como a comunicação entre as viaturas por mensagens de texto.
MDLP
O Multi Data Link Processor (MDLP) é um conjunto de gateways, desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) da Marinha do Brasil, que permite a troca de mensagens entre diferente enlaces de dados táticos (EDTs), como por exemplo entre os links táticos Yb e Sterna da própria Marinha, ou mesmo redes táticas empregadas durante Operações Conjuntas das Forças Armadas Brasileiras.
Governo do RS agradece apoio aéreo nas enchentes e discute cursos do ITA no Estado com chefe da Aeronáutica
Juliano Gianotto | Publicada em 20/12/2024 12:00
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reuniu-se na última quarta-feira (18), em Brasília, com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, para agradecer o apoio prestado pelas Forças Armadas durante as enchentes de maio e discutir outros temas de interesse do Estado.
Segundo informou o Governo do Rio Grande do Sul, no encontro, o comandante apresentou ao governador dados da “Operação Taquari”, conduzida pelos militares, que envolveu a mobilização de aeronaves e equipes para resgate e auxílio às comunidades afetadas pelas cheias. O trabalho da Aeronáutica, do Exército e da Marinha foi essencial para salvar vidas e levar esperança aos gaúchos. Agradecemos imensamente por essa parceria que fez a diferença para tantas pessoas”, afirmou Leite.
Além do balanço da operação, foram discutidas questões técnicas e de cooperação. Entre os assuntos abordados está a possibilidade de firmar um acordo para estudar a viabilidade de instalar no Rio Grande do Sul algum dos cursos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), referência em Ensino Superior no país. As tratativas sobre o tema serão conduzidas pelas áreas técnicas do governo estadual e da Aeronáutica. Também participaram da reunião o chefe de gabinete do governador, coronel Euclides Maria, e o secretário-executivo do RS Seguro, delegado Antônio Padilha.
Força Aérea Brasileira e Museu Asas de um Sonho criam Museu Aeroespacial Paulista
Com a assinatura do contrato, FAB e MAS dão passo para a criação de um espaço dedicado à aviação brasileira, o MAPA
Da Redação | Publicada em 20/12/2024 11:00
A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Museu Asas de um Sonho (MAS) deram um importante passo para a preservação do patrimônio aeronáutico nacional com a assinatura de um contrato que viabiliza a criação do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), a ser instalado no Campo de Marte, em São Paulo. A cerimônia de assinatura da parceria, realizada no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), nesta quinta-feira (19/12), contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. “A criação do Museu Aeroespacial Paulista é uma iniciativa que reafirma o compromisso da Força Aérea Brasileira com a preservação do patrimônio aeronáutico e com a educação das futuras gerações. Este novo espaço será uma grande contribuição para a aviação no Brasil”, destacou o Comandante da Aeronáutica.
O contrato firmado prevê a cessão gratuita, em regime de comodato, de aeronaves pertencentes ao acervo do Museu Asas de um Sonho para preservação e exposição no MAPA. O acervo será composto por mais de 80 aeronaves, proporcionando aos visitantes uma experiência rica e imersiva sobre a história da aviação brasileira. Durante a cerimônia, o presidente do MAS, Marcos Amaro, exaltou a parceria. “Essa cooperação, com a contribuição de 40 peças de cada parte, é um passo significativo para valorizar a história da aviação no Brasil. Apostamos no sucesso do MAPA, que será um importante centro de preservação e difusão desse legado”, disse. Com vigência inicial de cinco anos, o contrato de comodato poderá ser prorrogado por mútuo acordo, garantindo a continuidade e o fortalecimento dessa parceria, contribuindo para que o MAPA seja um marco na valorização do patrimônio aeronáutico nacional.
A solenidade contou com a presença de Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica, do diretor financeiro do MAS, Hugo Leonardo Amaro, além de conselheiros e representantes do Museu e outras autoridades do setor aeronáutico.
Sobre o Museu Asas de um Sonho (MAS)
O Museu Asas de um Sonho é uma das principais instituições dedicadas à preservação da aviação na América Latina. Com um acervo de mais de 110 aeronaves históricas, muitas em condições de voo, e centenas de itens de memorabilia de grande valor histórico, o museu oferece uma experiência única para seus visitantes. Recentemente, o MAS reabriu suas portas com a exposição “Santos Dumont: Pioneiros da Aviação”, reafirmando seu compromisso com a valorização do legado aeronáutico. Além disso, investe continuamente na restauração de aeronaves, logística e infraestrutura, ampliando sua capacidade de exibição e programação cultural.
CRUZEX 2024: ‘Walkaround’ no caça Saab F-39E Gripen da FAB
Valter Andrade | Publicada em 20/12/2024 17:00
Durante a edição de 2024 da CRUZEX, o principal exercício multinacional realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), os visitantes e participantes tiveram a oportunidade única de realizar um walkaround no caça F-39E Gripen. Esta atividade permitiu uma visão detalhada da aeronave mais moderna em operação na América Latina, destacando sua tecnologia avançada.
Durante o exercício CRUZEX 2024, o caça F-39E Gripen desempenhou um papel de destaque ao demonstrar suas capacidades operacionais avançadas em uma variedade de missões.
O walkaround no Gripen F-39E permitiu verificar de perto o design aerodinâmico, o motor General Electric F414-GE-39E, os avançados sensores integrados, o armamento e muitos outros detalhes.
FAB: Base Aérea de Natal forma 92 novos Pilotos de Combate
As solenidades de encerramento do Programa de Especialização Operacional 2024 aconteceram nos dias 16 e 17/12, em Parnamirim (RN)
Fernando Valduga | Publicada em 20/12/2024 12:00
A Base Aérea de Natal (BANT) realizou, nos dias 16 e 17/12, em Parnamirim (RN), solenidades de encerramento do Programa de Especialização Operacional (PESOP) 2024. A programação celebrou o esforço e a dedicação de 92 aviadores da Turma Orthrus, sendo 12 formandos na Aviação de Asas Rotativas; 17 na Aviação de Caça; 10 na Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR); e 53 na Aviação de Transporte.
Ao longo deste ano, os 92 aviadores participaram de 9.000 horas de voo e uma série de instruções práticas e teóricas. No dia 16/12, a cerimônia de diplomação reuniu autoridades civis e militares e destacou a conclusão de uma jornada intensa e desafiadora. Em seguida, foi realizado um culto ecumênico, promovendo um momento de espiritualidade e reflexão em agradecimento pelo êxito alcançado ao longo do ano. Foi realizada, ainda, a premiação dos cursos de Especialização Operacional na Aviação de Caça (CEO-CA), na Aviação de Asas Rotativas (CEO-AR), na Aviação de Transporte (CEO-TR) e na Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), que reconheceu o empenho e a excelência dos instrutores e estagiários que mais se destacaram no PESOP 2024. Entre os prêmios, foi entregue o Troféu COMPREP, que simbolizou o reconhecimento máximo aos primeiros colocados de cada curso, destacando o esforço e a dedicação dos formandos. À noite, foi apresentada a tradicional Ópera do Danilo, que emocionou o público com a saga heroica do Tenente Danilo Moura, símbolo de espírito de bravura e superação da FAB durante a Segunda Guerra Mundial.
No dia 17/12, a programação contou com diversas palestras importantes, que tiveram como objetivo incentivar os formandos a honrarem o compromisso com suas aviações. Em seguida, foi realizada a solenidade militar de encerramento, presidida pelo Comandante de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira; e o Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo.
Em seu discurso, o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Rezende, destacou o valor histórico da FAB, relembrando a bravura dos pioneiros, que escreveram páginas gloriosas da aviação militar, e reforçou a responsabilidade dos novos pilotos de combate na defesa e na integração do território nacional. “Formandos, vocês levarão em suas asas a esperança, a presença do Estado e a confiança de 212 milhões de brasileiros, que acreditam na Força Aérea para defender os céus e integrar nosso vasto território nacional”, pontuou.
Durante a cerimônia, também foram entregues as honrarias de Instrutor e Estagiário Padrão 2024, em reconhecimento ao empenho e à excelência dos instrutores e estagiários que mais se destacaram durante o Programa. Além das premiações, os estagiários receberam os distintivos de suas respectivas aviações e prestaram o juramento do Piloto de Combate. A solenidade foi finalizada com o tradicional grito de guerra da Turma Orthrus: “Que por vencidos, jamais nos conheçam!”. Os novos pilotos de combate, agora prontos para defender a soberania nacional, seguirão para suas unidades em todo o país, levando consigo o conhecimento adquirido e os valores fundamentais que sustentam a Força Aérea Brasileira.
O prêmio Instrutor Padrão 2024 foi entregue ao Capitão Aviador Nathan de Souza Oliveira, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião; ao Capitão Aviador Bruno Mendes Martins, do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba; e ao Tenente Aviador Kaio de Carvalho Pereira, do Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAV) – Esquadrão Joker. “Tudo o que falamos e fazemos impacta diretamente na vida desses jovens pilotos. É uma responsabilidade imensa, mas também uma honra sem tamanho”, destacou o Capitão Aviador Natan. O prêmio Estagiário Padrão 2024 foi entregue ao Tenente Aviador Matheus Coelho Salomão, do Esquadrão Gavião; ao Tenente Aviador João Vitor Montes Melo, do Esquadrão Rumba; e ao Tenente Aviador Adenilso Marcos Rosalem Junior, do Esquadrão Joker.
93 FM - Em Barbacena, Epcar lança selo comemorativo de 75 anos
Da Redação | Publicada em 20/12/2024 12:00
No último dia 12 de dezembro, durante as celebrações do septuagésimo quinto aniversário da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), juntamente com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou o selo personalizado e o carimbo comemorativo, produzidos exclusivamente para a ocasião. Estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica do período de janeiro de 2019 a abril de 2021, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alvez Ferreira, além dos oficiais, alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e professores.
Durante a cerimônia, o público presente cantou o hino nacional brasileiro, e o ato de obliteração do selo foi conduzido pela Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ana Carolina de Souza Oliveira. O selo personalizado é uma peça filatélica que possui real valor de porte. Com arte de autoria do Coronel Intendente Alexandre Werneck Pfaltzgraff. Assim, quando usada para postagem de correspondências, divulgará a imagem da EPCAR em todas as partes do mundo e, por eternizar a data celebrada, figura também como peça de coleção. O carimbo comemorativo após 30 dias de utilização na agência dos correios, passará a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirá como fonte de pesquisa e registro do acontecimento no contexto histórico e sociocultural do nosso país.
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