NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


CENIPA celebra 50 anos durante cerimônia em Brasília

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos está a frente das investigações de acidentes.

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 20/11/2021 12:55

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrou na quinta-feira, 18 de novembro, a cerimônia militar alusiva aos 50 anos de aniversário de criação. A solenidade, que aconteceu em Brasília (DF), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de autoridades civis, militares e convidados.

O CENIPA é o órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil e da Força Aérea Brasileira. As investigações são embasadas na Convenção Internacional de Aviação Civil da ICAO (do inglês, International Civil Aviation Organization), órgão de referência mundial, que normatiza as leis sobre aviação civil.

O ex-Chefe do CENIPA, Major-Brigadeiro do Ar Jorge Kersul Filho, destacou a emoção, por ter atuado a frente da Organização Militar e participar da celebração do Jubileu de Ouro.

“Comemorar 50 anos é muito importante. É a oportunidade de lembrarmos do trabalho que foi realizado por tantas pessoas para que chegássemos até aqui. De tudo, o que podemos citar, o mais importante é o homem. Aqueles que passaram aqui e deixaram seu sangue, seu suor e suas lágrimas, porque a gente, além de trabalhar, temos o envolvimento muito grande com o sentimento das pessoas, porque normalmente somos chamados nos momentos mais tristes da vida humana. O que nos move é saber que o nosso trabalho poderá evitar perdas futuras”, garante o Oficial-General.

Já o atual Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, ressaltou o compromisso com a comunidade. “É uma honra estar a frente de uma tão nobre Organização, onde a gente tem orgulho de trabalhar em prol da segurança de voo de toda a sociedade brasileira, até porque, todos somos usuários do sistema de transporte aéreo, sejam elas de viagens a lazer ou a trabalho. E, ainda, liderar valorosos homens e mulheres onde temos orgulho e podemos mensurar o impacto muito positivo que nosso trabalho tem na sociedade", destacou.

Como forma de comemorar os 50 anos do CENIPA, a Organização Militar realizou diversas homenagens, entre elas a entrega do Título Destaque do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), distinção conferida a todos aqueles que apresentaram desempenho notável na difusão e aplicação dos preceitos da segurança de voo nos ambientes em que atuam.

Os ex-Chefes do CENIPA também foram homenageados, como agradecimento a todos que dedicaram parcela de suas vidas na construção da história, que conduziram pelo exemplo e sedimentaram a cultura SIPAER nas ações. Para o Coronel Aviador Carlos Aureliano Motta de Souza, ex-Chefe do CENIPA no período de junho de 1975 a janeiro de 1976, o dia foi especial.

“Eu não esperava que a homenagem fosse essa. Pensei que fosse receber uma placa, mas foi muito mais que isso. Fiquei muito emocionado com o Comandante da Aeronáutica me entregando, o Brigadeiro Moreno me cumprimentando. Foi emocionante!", releva o homenageado.

PORTAL AEROIN


Veja a reação do piloto em teste extremo para voar o novo caça Gripen do Brasil


Juliano Gianotto | Publicada em 20/11/2021

A SAAB do Brasil publicou recentemente mais um vídeo de sua websérie “Colaboração Real 4”, que aborda a implementação do mais novo caça da Força Aérea Brasileira. Neste novo episódio, ela traz o treinamento dos pilotos de testes que irão comandar o F-39 Gripen.

A empresa sueca mostra os novos desafios trazidos para a operação do tecnológico caça brasileiro, com intensos e extensos treinamentos na Suécia para adquirir total conhecimento sobre os sistemas do caça.

Um dos pilotos de teste da FAB, o Major Escosteguy, fala um pouco sobre o treinamento que englobou três fases, incluindo a Centrífuga, equipamento simulador onde os pilotos de testes são colocados para serem submetidos a até 9 vezes a força da gravidade.

Na segunda parte, os militares são submetidos a testes de sobrevivência em alto mar realizado por uma empresa terceirizada, e, por fim, há o treinamento operacional na plataforma Gripen, na qual foram realizadas 40 surtidas que totalizam cerca de 35 horas de voo. Veja detalhes no vídeo a seguir:

Ainda no treinamento operacional, os pilotos são levados para a familiarização de sistemas, métodos e processos da SAAB relacionados ao desenvolvimento do Gripen na versão E.

Neste mês de novembro, a Saab iniciou a fase de entrega de aeronaves operacionais, com quatro unidades Gripen E para o Brasil. Formas inteligentes de trabalho, tecnologias de produção inovadoras e uma estreita cooperação com os clientes foram fundamentais para alcançar este importante marco do programa, que segue o cronograma acordado com o Brasil.

Abaixo, confira também os dois primeiros episódios da websérie “Colaboração Real 4”, nos quais a SAAB mostra a preparação dos pilotos no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e também o treinamento operacional dos militares.

 

 

 

Exercício de preparação da Força Aérea Brasileira para a guerra soma 1.000 horas de voo


Juliano Gianotto | Publicada em 20/11/2021

Um cenário tático complexo e um objetivo a ser atingido: defender a soberania do espaço aéreo e atacar o território inimigo, em uma simulação de guerra convencional. Esse é o contexto do Exercício Conjunto Tínia 2021, o maior treinamento do ano realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O foco é adestrar os militares e as aeronaves da FAB para as missões aéreas compostas, chamadas também de COMAO, do inglês Composite Air Operation, que significa o envolvimento de várias aeronaves e Esquadrões em uma missão com diversas ações simultâneas. Um pacote COMAO é um grupo de aeronaves fortemente coordenado, que reúne várias funcionalidades, agindo em apoio mútuo e garantindo a superioridade aérea. 

Tradicionalmente, um COMAO pode variar de oito a mais de cem aeronaves. No Exercício Conjunto Tínia 2021, em cada Missão Aérea Composta estão sendo empregadas até 40 aeronaves, que juntas já somaram mais de mil horas de voo. A marca expressiva foi atingida no décimo dia do treinamento, que acontece de 8 a 26 de novembro, em Santa Maria (RS).

O Comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker, Tenente-Coronel Aviador Agnaldo dos Santos, e um dos pilotos de caça que participam do Exercício Tínia, destaca que esse significativo número de horas voadas durante o Exercício são por conta das Missões Aéreas Compostas.

“Esse marco expressivo só é possível porque a FAB, durante esse exercício, faz uma reunião dos vetores para a realização dos COMAO, que é uma missão onde buscamos ter superioridade aérea momentânea para que as aeronaves de ataque possam atuar sem se preocupar com a defesa aérea. Nesse cenário, reunimos uma quantidade muito grande e expressiva de aeronaves para atuar como força aérea”, completou.

A terceira edição do Exercício Tínia também tem com um dos objetivos treinar o Mission Commander, ou seja, o piloto que planeja e coordena toda a missão. “O Mission Commander é responsável por gerenciar a execução de uma missão estabelecida. É responsável por desenvolver e empregar táticas para o melhor sucesso de uma missão que foi previamente estabelecida pelo comando superior”, explicou o Major Aviador Peterson Flávio Lima de Souza, piloto do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro.

Outra peça fundamental nos COMAO é a Célula de Avaliação de Desempenho Operacional (CADO). A Sargento Larissa Cristina Teixeira Resende, auxiliar do Esquadrão Poker, conta que sua função é avaliar o desempenho do piloto durante o voo de pacote. “Para isso, usamos o MMC, que é um cartão de memória, onde são gravados os vídeos e os dados do voo do piloto. Em seguida, nós integramos todos esses vídeos e dados em uma planilha onde concluímos fazendo a crítica vídeo”, explica.

Depois disso, é a vez de outra equipe entrar em ação. O Sargento Vagner dos Santos Ribeiro, auxiliar da CADO, é um dos responsáveis por avaliar e validar o desempenho dos aviadores de todos os Esquadrões que participaram da Missão Aéreo Composta. Segundo o avaliador, o desempenho dos pilotos nas missões tem sido satisfatório. “Os militares têm obtido êxito tanto nos ataques quanto nos lançamentos de mísseis. Conseguimos saber disso através da Célula de Estatística. Através dela compilamos os dados de todos os tiros e empregos. E, assim, damos um feedback com o resultado geral para os pilotos por meio de gráficos e planilhas”, esclarece.

Exercício Conjunto Tínia

A terceira edição do Exercício Conjunto Tínia, que ocorre a partir da Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria (BASM) até o dia 26 de novembro, reúne mais de 1.200 militares, 50 aeronaves e 24 Unidades Aéreas e de Infantaria, em uma simulação de guerra convencional, também chamada de guerra regular, ou seja, quando há um conflito entre forças armadas de dois países ou alianças de Nações.  Pela primeira vez, concomitantemente ao EXCON Tínia, ocorre o Adestramento Conjunto Meridiano – Fase Ibagé, sob coordenação do Exército Brasileiro, e a Operação Escudo Antiaéreo, sob responsabilidade do COMAE, ambas realizadas entre os dias 10 e 14 de novembro.

PORTAL AEROFLAP


Projeto da UFRN pretende desenvolver blindagem para helicóptero H-50 Esquilo


Pedro Viana | Publicada em 20/11/2021

O Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) – Esquadrão Gavião, localizado em Parnamirim (RN), recebeu, no dia 4 de novembro, a mestranda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Juliana Jeniffer Fernandes de Souza Rego, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial da UFRN e o professor Dino Lincoln Figueirôa Santos.

A dupla é responsável pelo projeto de desenvolvimento de novos materiais baseados em kevlar que irão gerar novas blindagens mais leves e resistentes do que as atuais para a aeronave H-50 Esquilo.

A pesquisa tem o propósito de criar um sistema de blindagem balística para o Esquilo utilizando materiais compostos. Inicialmente, o kevlar foi escolhido devido ao fato de ser uma fibra já conhecida e que possui altas propriedades de absorção de impacto balístico. Sendo assim, foi realizado um projeto de modelagem em 3D, tanto da aeronave quanto das placas balísticas.

Após este estudo, os projetos serão confeccionados e seguirão para a fase de testes onde se pretende obter uma resistência ao calibre 7,62mm. Também serão estudadas a influência do peso do material na configuração da aeronave e suas possíveis consequências nas configurações de voo, como peso, alteração no centro de gravidade, dentre outras.

Segundo Dino Lincoln, orientador do projeto, a Força Aérea Brasileira tem colaborado ativamente com os estudos e, inclusive o Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, Comandante da Ala 10, participou da banca de avaliação do projeto.

“Acreditamos que essa parceria entre UFRN e Força Aérea Brasileira é muito positiva, pois são instituições que estão dando retorno para a sociedade por meio da criação de novas tecnologias que são estratégicas para o contexto nacional, as quais visam preservar o patrimônio público e preservar vidas”, afirmou o Professor.

Para Juliana, o projeto é importante para aproximar as Instituições.

“Com esta pesquisa, tive a oportunidade conhecer melhor a instituição militar, algo que pouco tempo atrás era bem distante e só conhecia pela televisão. Isso ajudou a realizar a integração da parte acadêmica com a parte militar”, concluiu a pesquisadora.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


V COMAR recebe filhas de heróis de Guerra


Publicada em 20/11/2021 11:46

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), localizado em Canoas (RS), recebeu, no dia 11 de novembro, a visita de Leonor Moura, filha do Patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura; Regina Moura, filha do Tenente Danilo Moura; do Coronel Aviador Antonio Ricieri Biasus, representante da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC) no Rio Grande do Sul, e de Ricardo Moojen Nacul, curador do “Museu da Vitória – Nero Moura”. O grupo foi recebido pelo Comandante do V COMAR, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e sua esposa, a historiadora Adriana Iop Bellintani.

O encontro teve por objetivo estreitar laços e relembrar a trajetória dos grandes heróis brasileiros. Na oportunidade, Regina apresentou o projeto de uma obra que abordará as marcantes passagens do Tenente Danilo Moura na Campanha da Itália e que conterá diversos documentos históricos inéditos sobre o Primeiro Grupo de Aviação de Caça e a “Fuga do Danilo”, eternizada em forma de ópera, sendo um dos mais significativos exemplos de culto às tradições da Aviação de Caça no Brasil.

A pesquisa, em franco progresso, contém fotos da formação de Danilo Moura no Aeroclube do Rio Grande do Sul no final dos anos 30, em Canoas, local que atualmente sedia o V COMAR, bem como diversos documentos que serão inseridos no livro. Regina destacou: “Meu pai falava muito pouco sobre a guerra conosco, entendo que a divulgação desse rico material será muito importante”, destacou.

Na ocasião, o Brigadeiro Bellintani colocou a estrutura do V COMAR à disposição para colaborar nas pesquisas documentais e enfatizou que “o amplo conhecimento sobre os feitos de nossos heróis da Segunda Guerra fortalece os valores morais na tropa, na certeza de que eles sempre serão lembrados”.

A história

A Ópera do Danilo narra a saga do Tenente Danilo Marques Moura. Após ter o P-47 Thunderbolt abatido pela artilharia antiaérea alemã na Itália, o aviador percorreu uma jornada de 340 quilômetros caminhando durante 30 dias. Passando despercebido pelas Forças do Eixo e contando com a ajuda da população italiana, ele conseguiu chegar à base aliada em Pisa, 19 quilos mais magro do que partira. A história da fuga foi composta e encenada pelos próprios colegas dele, logo após o regresso e relatos das aventuras pelo território inimigo. Até hoje, a aventura é tradicionalmente repetida por militares da Aviação de Caça.

 

 

 

 

 

Colégio da FAB em Belém comemora 80 anos de criação


Da Redação | Publicada em 19/11/2021 17:14

O Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Belém (PA), comemorou 80 anos de criação em 2021. Iniciando os trabalhos lá em 6 de setembro de 1941 com 45 estudantes, a Unidade de Ensino Militar homenageia o Tenente Aviador Raymundo Nonato do Rêgo Barros, que com apenas 23 anos de idade faleceu em um acidente aéreo na Baia do Guajará (PA), no dia 1º de junho de 1941.

A CTRB nasceu com o objetivo de destinar um espaço dentro da Base Aérea de Belém (BABE) para alfabetização e instrução de militares e de seus dependentes, permanecendo no mesmo local até o final de 1961. Em 1962, foi transferida para as instalações da Escola Nossa Senhora das Fátima, em Val-de-Cães (PA). Já em 1963, a escola foi novamente remanejada para a Capela Nossa Senhora das Graças, dentro do Parque de Material Aeronáutico de Belém (PAMABE) até o dia 12 de maio de 1965, quando finalmente teve a sua instalação ao lado da Vila dos Oficiais da Aeronáutica de Belém, permanecendo até os dias de hoje. Em 5 de janeiro de 1969, a instituição obteve uma mudança de categoria, tornando-se Grupo Escolar Tenente Rêgo Barros, atendendo alunos do ensino fundamental.

Após a reestruturação, em 1973, nos modelos educacionais brasileiros, o Grupo Escolar se tornou Escola Tenente Rêgo Barros, contemplando 1º Grau e Supletivo, e retornou à administração da escola ao Comando da 1ª Zona Aérea. Atualmente, a Instituição está subordinada à Diretoria de Ensino (DIRENS), agora como Colégio Tenente Rêgo Barros, atendendo a 1.116 alunos.

Ao longo dos anos, o Colégio vem se consolidando como uma Instituição de Ensino, de nível Fundamental e Médio, oferecendo ensino de caráter assistencial para os dependentes de militares e civis ligados à Guarnição de Aeronáutica de Belém. A identidade dos alunos da região, forjada na hierarquia e na disciplina militar, é exemplo de dedicação, superação e sucesso, sobretudo no que diz respeito aos resultados ao longo de todos esses anos no cenário nacional e internacional.

Assista aqui ao vídeo que conta a história da Unidade de Ensino da FAB.

 

MTAB-Bolívia promove evento em homenagem ao Dia do Controlador de Tráfego Aéreo


Da Redação | Publicada em 21/11/2021 13:40

A MTAB-Bolívia, com o apoio do Instituto de Nacional de Aviação Civil (INAC) e o Comando de Segurança e Defesa Aérea (COSDEA), Instituições da Bolívia, realizou nos dias 3 e 4 de novembro de 2021, na cidade de Cochabamba, no auditório do INAC, um evento em comemoração ao Dia Nacional do Controlador de Tráfego Aéreo na Bolívia.

Foram apresentadas sete palestras com os seguintes temas: Projeção da Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) da Bolívia para 2022, Projeto Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (SIDACTA), Defesa Aérea no Brasil, Simulação ATM no SISCEAB – Brasil, Expectativas com o Serviço de Vigilância Radar na Bolívia, Tipos de Radares na Bolívia e Gerenciamento do Risco – Brasil.

 

O Gral. Fza. Aé. ARISPE, Diretor do DGAC, máxima autoridade da Aviação Civil da Bolívia e maior autoridade do país presente, realizou a abertura do evento e ressaltou a importância do apoio do Brasil, por meio da MTAB-Bolívia, na melhoria contínua da prestação dos serviços de navegação aérea e na defesa aérea da Bolívia, assim como, agradeceu a organização e realização do evento pela MTAB-Bolívia para comemorar a data e estimular a interação entre os principais agentes envolvidos no projeto de reestruturação do serviço de tráfego aéreo da Bolívia.

Estavam, também, presentes ao evento o Vice-Cônsul do Brasil de Cochabamba, o Segundo Secretário da Embaixada do Brasil e integrantes do DGAC, do INAC, da empresa Boliviana de Aviação (BOA), do COSDEA, do SIDACTA e da Aviação do Exército da Bolívia.

Ao final de cada dia de apresentação foram realizados os debates entre os palestrantes e a audiência, sendo realizadas várias perguntas sobre os temas de interesse, demonstrando que os participantes se envolveram e que as palestras trouxeram conhecimento fundamental às atividades desenvolvidas por cada participante.

O piloto da BOA, em sua palestra, destacou a importância de uma integração entre as instituições responsáveis para elaborar as mudanças na circulação aérea do espaço aéreo boliviano. Sugeriu que a equipe de engenharia da BOA poderia colaborar com procedimentos de emergências para as aeronaves pousarem com mais segurança e com a confecção de procedimentos de rotas otimizadas para economia de combustível.

O palestrante da empresa Thales apresentou os tipos de radares que a Bolívia adquiriu junto a empresa e destacou a diferença entre eles, bem como a finalidade dos radares. Comentou sobre os quatro Controles de Aproximação (APP) e o novo Centro de Controle de Área (ACC) Cochabamba, que vai funcionar no mesmo edifício, recém-construído, pertencente ao projeto para dotar a Bolívia da prestação de um serviço de vigilância ATS.

O palestrante do projeto SIDACTA apresentou os objetivos do projeto e o quanto estavam avançando as ações do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, destacando as novas instalações do COSDEA.

Ele convidou toda audiência e palestrantes para conhecer as novas instalações, mediante coordenação com a equipe da Thales que estava no prédio novo cuidando dos softwares e hardwares. Houve um deslocamento dos participantes do Seminário, através de um ônibus cedido pelo Subcomandante da II Brigada de Força Aérea, em Cochabamba, e a visita agregou maiores conhecimentos à audiência.

Ao final do evento, o Coronel Rodrigues, Chefe da MTAB-Bolívia, realizou um resumo sobre os dois dias de evento, agradeceu ao Diretor do INAC o apoio disponibilizado, além de destacar a importância da integração e amizade entre o Brasil e a Bolívia e declarou o evento encerrado.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL FAB - Esclarecimento sobre voo de aeronave da FAB aos Estados Unidos


Assessoria De Imprensa | Publicada em 21/11/2021 00:20

Sobre os comentários levianos e irresponsáveis relativos a um voo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para os Estados Unidos, no dia 13 de novembro, que têm circulado nas redes sociais, a Instituição reitera que não transportou qualquer passageiro, incluindo o Sr. Olavo de Carvalho, no trecho em questão. Apenas os tripulantes que cumpriam a missão estavam a bordo.

A FAB repudia e não aceita a suposição de que teria participado de algum transporte de passageiro de maneira irregular ou oculta. Todos os atos da Instituição são balizados pela observância às leis e sob a ótica da transparência. A divulgação de inverdades, sem a devida apuração, deve ser combatida, por contribuir para a desinformação da sociedade.

A FAB reitera que cumpre o estabelecido pelo Decreto n° 10.267, de 5 de março de 2020, que dispõe sobre o transporte aéreo de autoridades em aeronaves do Comando da Aeronáutica. Ao contrário do que tem sido mencionado sobre o transporte no dia 11 de novembro, a FAB não requisitou sigilo algum aos voos designados para o transporte de Ministros de Estado com intuito de omitir a
visualização em sites de monitoramento, que é perceptível mediante a presença, nas aeronaves, do equipamento ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – ou, em português, Sistema de Vigilância Aérea Automático).

Embora as missões dos dias 11 de novembro para São Paulo e 13 de novembro para os Estados Unidos tenham feito uso da aeronave com registro FAB 2582, não há qualquer relação de planejamento entre as duas missões, sendo totalmente incoerente concluir que foi realizado em forma de outros proveitos.

Sobre o planejamento da missão de forma geral, o pouso no aeroporto Mac Arthur em Long Island foi o primeiro realizado nos EUA e programado por motivo de restrição de pátio no aeroporto JFK, que por ser um local de grande movimentação, as autoridades americanas solicitam que o tempo de permanência no solo de aeronaves que não operam regularmente naquela localidade seja de, no máximo, 2 horas, o que inviabilizaria o trajeto direto a este aeroporto.

O pouso em Long Island foi então considerado pelo fato de já ser um local comumente utilizado como base de suporte pela FAB em viagens para Nova York e que o aeroporto está apenas a 32 milhas náuticas, que equivalem a aproximadamente 59 quilômetros e cerca de 10 minutos do destino. Somou-se ainda à decisão do pouso no aeroporto Mac Arthur o fato de possibilitar todo o processo de imigração dos tripulantes e também de não ter passageiros a bordo da aeronave.

A Instituição permanece diuturnamente à disposição da sociedade brasileira, trabalhando para ser uma Força Aérea de grande capacidade dissuasória, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais. Com o labor ininterrupto de seus militares e civis, atuando de forma transparente, permanece sendo uma das mais respeitadas Instituições do País.

Brasília, 20 de novembro de 2021.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica