NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 052/2025 - 21/02/2025
Comandante da ESD participa de workshop internacional sobre liderança, no Paquistão
Da Redação | Publicada em 20/02/2025 07:11
A Comandante e Reitora da Escola Superior de Defesa (ESD), Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, está participando do 5º Workshop de Liderança e Estabilidade, promovido pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Análises Estratégicas (ISSRA). O evento, sediado na Escola de Defesa Nacional, em Islamabad, no Paquistão, teve início em 17 de fevereiro e segue até o dia 22. A atividade reúne lideranças de diversos países para discutir os desafios e as transformações no cenário de segurança global.
O workshop conta com a participação de executivos seniores, embaixadores, diplomatas, líderes de think tanks internacionais e especialistas em segurança e política internacional. A programação abrange temas estratégicos, com destaque para as discussões sobre o ambiente geopolítico global e regional e seus reflexos no desenvolvimento socioeconômico. Questões sobre o papel da informação, da mídia, da tecnologia e do progresso econômico também estão entre os tópicos abordados.
Sobre o ISSRA
O Instituto de Estudos, Pesquisas e Análises Estratégicas (ISSRA), vinculado à Universidade de Defesa Nacional do Paquistão, é uma referência em análises sobre segurança nacional, política externa e tendências estratégicas. Além de suas atividades de pesquisa, o ISSRA organiza simpósios, seminários, mesas-redondas e workshops, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e o debate sobre questões cruciais para a segurança e a estabilidade globais.
SEFA acompanha avanço da expansão do ITA no Ceará
Luiz Camões | Publicada em 20/02/2025
O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, acompanhado do Diretor de Administração da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis, e de outros Oficiais-Generais, visitou, no dia 13/02, as obras do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, que está em fase de implantação na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ).
Durante a visita, o Tenente-Brigadeiro Ary destacou a importância da nova unidade para o desenvolvimento educacional e econômico do país. “Essa expansão não apenas amplia as oportunidades de formação, mas também atende à crescente demanda por profissionais qualificados em áreas emergentes. Ao investir em educação de excelência, o ITA reafirma seu papel na inovação e no avanço tecnológico do Brasil, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e competitivo”, afirmou.
A primeira etapa do projeto foi iniciada em setembro de 2024, com a construção dos blocos de alojamento e das instalações dos cursos de engenharia. Já a segunda fase, aprovada em janeiro de 2025, contempla melhorias na infraestrutura e a modernização de edificações já existentes na BAFZ, incluindo o prédio administrativo e acadêmico, o hotel de trânsito, o rancho, o grupo de saúde e o bloco de apoio.
Campus avançado e cursos inéditos
Criado pelo Decreto nº 11.887/2024, o ITA Ceará é fruto de estudos técnicos que comprovaram a viabilidade da primeira expansão do instituto para além da cidade de São José dos Campos (SP). O novo campus oferecerá dois cursos inéditos: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas, ambos alinhados às demandas tecnológicas e sustentáveis do futuro.
Sobre o ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública vinculada ao Comando da Aeronáutica. Reconhecido internacionalmente pela excelência acadêmica, oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial. Além disso, proporciona alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos, mantendo um dos processos seletivos mais concorridos do país.
FAB intensifica preparativos para a COP-30 em Belém
Comitiva da SEFA e DIRAD realizou visita técnica à Guarnição de Aeronáutica de Belém para acompanhar obras e adequações
Da Redação | Publicada em 20/02/2025 11:25
A Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) recebeu, no dia 10/02, a visita técnica de uma comitiva da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD). A inspeção teve como objetivo acompanhar as obras e adequações em andamento para apoiar a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense.
A comitiva foi composta pelo Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, pelo Diretor da DIRAD, Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis, e demais autoridades. Após a recepção, o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, apresentou um briefing detalhado sobre as reformas e construções em andamento, destacando o planejamento orçamentário e o cronograma de execução das obras.
Entre as intervenções em curso estão a ampliação e o reforço estrutural das pistas de táxi e do pátio operacional da Base Aérea de Belém (BABE), além da criação de salas VIP temporárias para a recepção de Chefes de Estado e suas delegações. “Estamos nos estruturando para receber os dignatários com maior agilidade, atendendo mais de 80 aeronaves por dia. Todo esse esforço nos deixará um legado de longo prazo para a infraestrutura da Base”, ressaltou o Comandante do I COMAR.
As melhorias também abrangem a reestruturação de unidades habitacionais nos Hotéis de Trânsito e em um conjunto residencial, bem como a instalação de barracas climatizadas e banheiros, garantindo a acomodação de aproximadamente 900 participantes da conferência. “Estamos realizando adequações fundamentais na estrutura do pátio operacional e disponibilizando leitos para atender à demanda do evento”, acrescentou o Major-Brigadeiro do Ar Avellar.
Durante a visita, as autoridades percorreram as áreas das obras, verificando o andamento dos trabalhos e as condições das instalações. O Tenente-Brigadeiro Ary destacou a importância da atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na COP-30 e reforçou o compromisso da SEFA em garantir a execução do planejamento com êxito. “As obras foram iniciadas em tempo hábil, mas precisamos estar atentos aos desafios pelo caminho. A SEFA está pronta para oferecer todo o suporte necessário.”, afirmou.
ABORDAGEM NOTÍCIAS - Paraguaçu Paulista irá receber a Esquadrilha da Fumaça com 7 aeronaves A-29 Super Tucano
Da Redação | Publicada em 20/02/2025 11:40
A EDA possui mais de 70 anos de história e mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e exterior. E a história continuará também no próximo dia 12 de março, quando a Esquadrilha da Fumaça se apresentará em Paraguaçu Paulista, no aniversário de 100 anos do município. Ontem (18), o prefeito Antian Sasada recebeu, na Prefeitura, o capitão Fontoura e o tenente João Paulo, da Força Aérea Brasileira (FAB) para os detalhamentos da demonstração aérea.
Um espetáculo surreal!
A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.
Com as aeronaves North American T-6, eram executadas manobras de precisão como "Loopings" e "Tounneaux" com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro.
Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de "Esquadrilha da Fumaça". A primeira escrita foi a sigla "FAB", nos céus da praia de Copacabana.
Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios. Diante do elevado número de pedidos de demonstração, dava-se, então, o início da função de Comunicação Social da Esquadrilha, aumentando cada vez mais o número de cidades que passavam a conhecer a FAB por seu intermédio. Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada em "Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira", única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969.
Naquele ano a Fumaça recebeu sete jatos Super Fouga Magister que, por suas limitações técnicas, operaram até 1972. Como não haviam abandonado o velho T-6, continuaram as apresentações até que, em 1976, após 1.272 demonstrações, o então Ministério da Aeronáutica resolveu não utilizar mais a aeronave. A partir daquela data, a Fumaça cessou suas atividades por um breve período.
Alguns anos mais tarde, já na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, o seu Comandante incentivou a reativação da Fumaça. Após selecionar alguns instrutores, que passaram a treinar com os T-25 Universal que equipavam o Esquadrão de Instrução Aérea, colocou no ar o "Cometa Branco", o qual incorporou os procedimentos de segurança e a doutrina da antiga Fumaça.
A 10 de julho de 1980, aconteceu a primeira demonstração daquele grupo de instrutores, durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes que, naquele ano, haviam ingressado na AFA. Após 55 demonstrações, os "Tangões" passaram a incorporar a famosa Fumaça e, em 21 de outubro de 1982, era criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).
Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os EMB-312 Tucano da EMBRAER, aeronave utilizada até março de 2013. Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram. Embora com uma estrutura bastante diferenciada do início, a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo, procurando resguardar, hoje, os princípios que lhe deram sustentação ao longo da sua existência.
Seguindo sempre os últimos avanços em sistemas aviônicos, em março de 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano. As cores da Bandeira do Brasil continuam a compor a pintura do novo avião, que ganhou tonalidades mais fortes e marcantes: a própria Bandeira Nacional é destacada na cauda do A-29, ressaltando o alto grau tecnológico da indústria brasileira e o excelente profissionalismo dos pilotos da Força Aérea, além de evocar o sentimento patriótico do público.
Em julho de 2015, a Fumaça retomou sua agenda de demonstrações e realizou uma apresentação na Cerimônia Militar de Entrega de Espadins da Turma Jaguar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP. O voo histórico no “Ninho das Águias” foi mais uma confirmação da forte ligação existente entre a Fumaça e os Cadetes, uma vez que a instituição foi criada para incentivá-los a confiarem em suas aptidões. O momento marcou a retomada das demonstrações após a conclusão do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA)".
Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça possui mais de 70 anos de história e mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e exterior. Diante do reconhecimento nacional e internacional, o EDA concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.
GEOCRACIA - ICA lança primeiro anuário estatístico de geoinformação aeronáutica
Da Redação | Publicada em 20/02/2025
O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) realizou semana passada a cerimônia de lançamento do primeiro anuário estatístico de geoinformação aeronáutica. O evento, que contou com a presença de autoridades do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), foi presidido pelo Diretor-Geral do órgão, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi. A publicação reúne dados sobre a produção cartográfica e a evolução da qualidade dos serviços prestados pelo ICA à aviação civil e militar.
Durante a solenidade, um vídeo foi exibido com os principais números do anuário, destacando a extensa produção de cartas aeronáuticas para diferentes operações. Entre as informações apresentadas, evidenciou-se o suporte oferecido pelo ICA à Operação Taquari 2, com a emissão de 303 NOTAM nacionais e 80 internacionais, garantindo a segurança aérea no Rio Grande do Sul. Também foram mencionados os trabalhos desenvolvidos para o Exercício CRUZEX e a Reunião de Cúpula do G20, reforçando a importância do instituto para a navegação aérea.
O Diretor do ICA, Coronel Aviador Devilan Dutra Paulon Júnior, ressaltou que a publicação representa um avanço na gestão de dados aeronáuticos. Segundo ele, a compilação das informações permite um novo estágio na análise e predição de tendências, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O anuário, conforme enfatizado pelo Coronel, fortalece o planejamento estratégico do setor e aprimora a tomada de decisões.
Encerrando o evento, foi realizada uma homenagem aos profissionais envolvidos na elaboração do anuário, seguida da entrega simbólica do documento ao Diretor-Geral do DECEA. Em sua fala, o Tenente-Brigadeiro Barbacovi elogiou a iniciativa e reafirmou a relevância do trabalho do ICA para a comunidade aeronáutica e para a segurança operacional no país. “Parabéns pela confecção do anuário estatístico e pela excelência dos serviços prestados. É um trabalho de extrema importância para o nosso país”, concluiu.
EDIÇÕES ANTERIORES
107 de 17/04/2025
106 de 16/04/2025
105 de 15/04/2025
104 de 14/04/2025
103 de 13/04/2025
102 de 12/04/2025
101 de 11/04/2025
100 de 10/04/2025
099 de 09/04/2025
098 de 08/04/2025
097 de 07/04/2025
096 de 06/04/2025
095 de 05/04/2025
094 de 04/04/2025