NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


AGÊNCIA SENADO


Astronauta Marcos Pontes diz que Alada ajudará a desenvolver tecnologia aeroespacial brasileira

Criação da Alada, nova empresa pública dedicada à navegação espacial, poderá desenvolver tecnologias aeroespaciais e comercializar voos a partir da Base de Alcântara. Confira nesta edição do programa Argumento.

Da Redação | Publicada em 19/12/2024 15:33

Criação da Alada, nova empresa pública dedicada à navegação espacial, poderá desenvolver tecnologias aeroespaciais e comercializar voos a partir da Base de Alcântara. Confira nesta edição do programa Argumento. 

PORTAL AEROIN


Instituto Tecnológico de Aeronáutica celebra superação de expectativas com o satélite ITASAT em órbita há 6 anos


Murilo Basseto | Publicada em 19/12/2024 17:27

O Centro Espacial ITA (CEI), laboratório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), comemorou no dia 3 de dezembro um marco importante: um satélite desenvolvido no local completou seis anos de atividades na órbita terrestre.

Segundo reporta o ITA, o satélite, denominado ITASAT, lançado em 2018 a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX, foi desenvolvido em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e representa um marco na história nacional de tecnologia espacial, superando as expectativas de vida útil originalmente projetadas.

Concebido com fins educacionais, o ITASAT foi pioneiro ao introduzir tecnologias nacionais no espaço a partir do ITA, contribuindo significativamente para a formação de engenheiros aeroespaciais. Além de servir como plataforma para experimentos científicos, o satélite tem sido utilizado para o treinamento de operadores, na calibração de estações terrenas e em atividades educacionais com escolas, demonstrando a versatilidade e relevância contínua do satélite.

O Chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais do ITA, Professor Doutor Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa, destacou que o projeto ITASAT “tem atuado como uma ponte entre o setor acadêmico e a comunidade de radioamadores, contando com o valioso apoio desses entusiastas ao longo de sua trajetória”.

“No dia de seu aniversário, os sinais transmitido pelo ITASAT foram recebidos por radioamadores em várias partes do mundo, incluindo receptores em cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais, e até mesmo radioamadores na Holanda e Inglaterra. Essa interação ressalta o caráter colaborativo e acessível da missão”, disse.

LEGADO E INSPIRAÇÃO

Ao longo de seis anos, o ITASAT consolidou-se como um exemplo de inovação tecnológica e resiliência operacional, representando a capacidade do Brasil em desenvolver e operar tecnologias avançadas em um ambiente espacial desafiador.

Em uma ocasião especial que conectou o passado, presente e futuro, parte da equipe original da missão ITASAT reuniu-se com novos integrantes dos projetos ITASAT2 e SelenITA, satélites em desenvolvimento pelo ITA e que devem ser lançados em 2027 e 2028 respectivamente. O grupo acompanhou uma passagem do projeto cubesat junto ao radioamador Edson Pereira, de Pardinho (SP). O encontro simbolizou a continuidade do legado do ITASAT, unindo gerações de engenheiros em um momento de aprendizado e inspiração.

Durante a sessão, os veteranos compartilharam histórias e experiências do desenvolvimento de um dos primeiros nanossatélites do ITA, enquanto os novos integrantes refletiam sobre os desafios e possibilidades dos projetos futuros.

“Essa interação demonstrou o poder transformador da colaboração e da troca de conhecimento, reafirmando o papel do ITASAT como uma plataforma que não apenas explora o espaço, mas também inspira as mentes que moldarão o futuro da ciência e tecnologia no Brasil”, acrescentou o Professor Doutor Loures.

FUTURO

O sucesso do ITASAT impulsiona novos projetos em desenvolvimento pelo ITA, como o ITASAT2, que investigará tecnologias de geolocalização e navegação, e o SelenITA, que integrará a missão Artemis, da Agência Espacial Americana (NASA, na sigla em inglês), com o objetivo de realizar estudos na Lua.

Ao celebrar seu sexto aniversário, o ITASAT continua a simbolizar o compromisso do ITA com a inovação tecnológica, a formação de talentos e o avanço da ciência aeroespacial. Trata-se de uma conquista que ecoa não apenas no espaço, mas também no futuro do país como protagonista na exploração espacial.

PORTAL CAVOK


Força Aérea e Museu Asas de um Sonho criam Museu Aeroespacial Paulista

Com a assinatura do contrato, FAB e MAS dão passo para a criação de um espaço dedicado à aviação brasileira, o MAPA.

Fernando Valduga | Publicada em 19/12/2024 21:41

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Museu Asas de um Sonho (MAS) deram um importante passo para a preservação do patrimônio aeronáutico nacional com a assinatura de um contrato que viabiliza a criação do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), a ser instalado no Campo de Marte, em São Paulo.

A cerimônia de assinatura da parceria, realizada no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), nesta quinta-feira (19/12), contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

“A criação do Museu Aeroespacial Paulista é uma iniciativa que reafirma o compromisso da Força Aérea Brasileira com a preservação do patrimônio aeronáutico e com a educação das futuras gerações. Este novo espaço será uma grande contribuição para a aviação no Brasil”, destacou o Comandante da Aeronáutica.

O contrato firmado prevê a cessão gratuita, em regime de comodato, de aeronaves pertencentes ao acervo do Museu Asas de um Sonho para preservação e exposição no MAPA. O acervo será composto por mais de 80 aeronaves, proporcionando aos visitantes uma experiência rica e imersiva sobre a história da aviação brasileira.

Durante a cerimônia, o presidente do MAS, Marcos Amaro, exaltou a parceria. “Essa cooperação, com a contribuição de 40 peças de cada parte, é um passo significativo para valorizar a história da aviação no Brasil. Apostamos no sucesso do MAPA, que será um importante centro de preservação e difusão desse legado”, disse.

Com vigência inicial de cinco anos, o contrato de comodato poderá ser prorrogado por mútuo acordo, garantindo a continuidade e o fortalecimento dessa parceria, contribuindo para que o MAPA seja um marco na valorização do patrimônio aeronáutico nacional.

A solenidade contou com a presença de Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica, do diretor financeiro do MAS, Hugo Leonardo Amaro, além de conselheiros e representantes do Museu e outras autoridades do setor aeronáutico.

Sobre o Museu Asas de um Sonho (MAS)

O Museu Asas de um Sonho é uma das principais instituições dedicadas à preservação da aviação na América Latina.

Com um acervo de mais de 110 aeronaves históricas, muitas em condições de voo, e centenas de itens de memorabilia de grande valor histórico, o museu oferece uma experiência única para seus visitantes.

Recentemente, o MAS reabriu suas portas com a exposição “Santos Dumont: Pioneiros da Aviação”, reafirmando seu compromisso com a valorização do legado aeronáutico. Além disso, investe continuamente na restauração de aeronaves, logística e infraestrutura, ampliando sua capacidade de exibição e programação cultural.

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA DE BARBACENA - EPCAR e Correios lançam selo comemorativo pelos 75 anos da Nascente do Poder Aéreo

O selo é personalizado e comemorativo para a comemoração dos 15 anos da EPCAR.

Da Redação | Publicada em 19/12/2024 10:16

Para celebrar e eternizar o 75º aniversário da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), na última quinta-feira (12/12), a EPCAR e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançaram o selo personalizado e o carimbo comemorativo, produzidos pelos Correios exclusivamente para a ocasião.

Estiveram presentes o Comandante da Aeronáutica do período de janeiro de 2019 a abril de 2021, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alvez Ferreira, além dos oficiais, alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e professores.

Durante a cerimônia, o público presente cantou o hino nacional brasileiro, e o ato de obliteração do selo foi conduzido pela Superintendente dos Correios em Minas Gerais, Ana Carolina de Souza Oliveira. “Hoje, celebramos a trajetória de uma instituição fundamental na formação de tantos jovens para Força Aérea Brasileira e para promoção de valores como patriotismo e disciplina. Nesses mais de 360 anos, os Correios têm eternizado por meio da filateria os fatos marcantes da história do Brasil, da nossa cultura e de instituições como esta. Parabéns a EPCAR pelos 75 anos levando excelência educacional ao ensino brasileiro”, afirmou.

O selo personalizado é uma peça filatélica que possui real valor de porte. Esta arte é de autoria do Coronel Intendente R1 Alexandre Werneck Pfaltzgraff. Assim, quando usada para postagem de correspondências, divulgará a imagem da EPCAR em todas as partes do mundo e, por eternizar a data celebrada, figura também como peça de coleção.

“Agradeço à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos por permitir a divulgação e perpetuação da imagem da Nascente do Poder Aéreo. Finalizamos o ciclo de comemorações dos 75 anos da EPCAR reforçando que os valores, a ética e os princípios que balizam a formação dos alunos permanecerão inabaláveis em nossa Instituição”, destacou o Brigadeiro do Ar André Luiz.

O carimbo comemorativo após 30 dias de utilização na agência dos correios, passará a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirá como fonte de pesquisa e registro de tão importante acontecimento no contexto histórico e sociocultural do nosso país.

Palestra Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez

No mesmo dia (12/12), o Comandante da Aeronáutica do período de janeiro de 2019 a abril de 2021, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, ministrou uma palestra para os alunos, instrutores e professores do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), além dos familiares dos formandos do 3º Esquadrão.

O evento contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira.

Durante seu discurso, o paraninfo da Turma Cavok discorreu principalmente aos formandos sobre sua carreira e os seus 46 anos de serviços dedicados à Força Aérea. O oficial-general fez uma breve linha do tempo de sua trajetória, além de apresentar novos desafios que os futuros cadetes da Aeronáutica deverão enfrentar no Ninho das Águias, como é conhecida a Academia da Força Aérea (AFA), e ao longo de toda sua carreira. “Nessa apresentação tive a oportunidade de dissertar aos alunos sobre minha experiência de vida, sobre os 46 anos de caserna vivenciando, intensamente, os principais valores que aqui temos, hierarquia e disciplina. O objetivo principal foi repassar o dever de sempre está se aprimorando, crescendo e demonstrando interesse pelas ações da nossa Força Aérea. Satisfação e, acima de tudo, orgulho de poder ter sido escolhido por eles como paraninfo da Turma”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro do Ar Bermudez.

REGIONALZÃO - VÍDEO: Novo caça da FAB realiza manobra de treinamento em Uberlândia


Redação | Publicada em 19/12/2024 16:34

Na tarde de quarta-feira (18), o caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma rara demonstração no Aeroporto de Uberlândia.

A imagem, publicada pelo Insta @uberlandiavip, foi feita por Alisson Augusto.

A aeronave, fabricada pela sueca Saab, está em processo de incorporação à frota da FAB e considerada a mais avançada da América Latina.

O Gripen executou uma manobra chamada TGL (Touch-and-Go Landing), que envolve uma aproximação para pouso, o toque na pista e a decolagem imediata com os motores em plena potência.

Potência e tecnologia

O caça F-39 Gripen se destaca pela sua capacidade de atingir Mach 2 (cerca de 2.500 km/h), superando a velocidade de aeronaves comerciais.

Ele é capaz de alcançar essa velocidade em altitudes de até 16 mil metros, posicionando-se como uma das aeronaves mais rápidas e avançadas do mundo.

Desenvolvido para missões de combate e treinamento, o Gripen conta com tecnologias de última geração, como sensores avançados, radares de alto desempenho e sistemas de guerra eletrônica, o que o torna um elemento essencial para a defesa aérea brasileira.

Principais características

O F-39 Gripen possui uma série de atributos que o tornam um dos caças mais modernos da atualidade. Entre suas principais características estão:

Alcance de 4.000 km: Ideal para missões de longo alcance.

Reabastecimento em voo: Proporciona maior autonomia para operações prolongadas.

Capacidade ampliada de combustível: A versão mais recente carrega 40% mais combustível que a anterior.

Motor F414G: Potência de até 22 mil libras, garantindo alta performance.

Operação em pistas curtas: Pousa em apenas 600 metros, o que permite o uso de rodovias ou pequenos aeródromos.

Agilidade em solo: O Gripen pode ser reabastecido e rearmado em cerca de 10 minutos.

Facilidade de manutenção: Dispensa o uso de escadas para acesso aos componentes principais da aeronave.