NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 325/2024 - 20/11/2024
Décimo segundo voo da Operação Raízes do Cedro decola do Líbano com 204 passageiros e quatro pets
Aeronave KC-30 da FAB tem pouso previsto na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, na madrugada desta quarta-feira (20)
Da Redação | Publicada em 19/11/2024 14:56
O 12º voo da Operação Raízes do Cedro, montada pelo Governo Federal para repatriar brasileiros e familiares da zona de conflito no Líbano, decolou de Beirute nesta terça-feira, 19 de novembro, às 14h (horário de Brasília). O KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou o Líbano com 204 pessoas, incluindo três crianças de colo, e quatro pets.
Com isso, quando pousar na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, o que deve ocorrer na madrugada desta quarta-feira (20), a operação, iniciada em 5 de outubro, terá repatriado 2.513 pessoas e 33 pets. Trata-se da maior missão de repatriação de brasileiros de uma zona de conflito da história do Brasil.
RECEPÇÃO – Na chegada a Guarulhos, a operação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
NOVOS VOOS – O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, segue em contato com brasileiros e familiares para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novos voos de repatriação, a depender da demanda e das condições de segurança no terreno.
ORIENTAÇÕES – O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos, que procurem deixar o território libanês por meios próprios.
PRIORIDADE – O aeroporto de Beirute continua em operação, com a realização de voos diários da companhia libanesa Middle East Airlines. A empresa, após negociações com a Embaixada do Brasil em Beirute, está priorizando passageiros portadores de passaportes brasileiros em seus voos com destino a Madri, Frankfurt, Londres e Roma.
O QUE É – A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty.
JORNAL DO RIO: Espaço aéreo do Rio movimentado para os próximos dias
ádison Ramos | Publicada em 19/11/2024 20:46
Coronel da aeronáutica explica defesa aérea durante encontro do G20
Jussara Soares | Publicada em 19/11/2024 13:07
Célula de defesa aérea: entenda tática da FAB no RJ durante G20
Operação começou no domingo (17) e vai até quarta-feira (20)
Beto Souza | Publicada em 19/11/2024 15:54
Uma Célula de Operações Local (COL) de defesa aérea foi ativada para monitorar o espaço aéreo durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro. A operação começou no domingo (17) e vai até quarta-feira (20). O controle das operações ocorre no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ). Uma equipe de 19 militares monitora o espaço aéreo 24 horas por dia, utilizando radares, sistemas de comunicação e aeronaves de interceptação. O objetivo é garantir a segurança do evento e proteger o espaço aéreo brasileiro contra possíveis ameaças.
A COL, instalada no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), opera 24 horas por dia, com uma equipe de 19 militares especialistas em controle do espaço aéreo. Utilizando sistemas de radar de última geração, comunicação avançada e aeronaves de interceptação, a equipe monitora de perto todas as atividades aéreas nas áreas de exclusão estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
A principal missão da COL é proteger o espaço aéreo brasileiro contra possíveis ameaças e garantir a segurança dos líderes mundiais presentes na Cúpula do G20. Ao identificar qualquer atividade suspeita, a equipe pode acionar os procedimentos de segurança necessários para neutralizar qualquer risco.
A COL mantém contato direto com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e outras estruturas estratégicas, como a Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), localizado no Rio de Janeiro, e o Segundo Centro de Operações Aéreas Militares, em Curitiba. A integração garante a eficiência das operações e a rápida resposta a qualquer incidente.
PF abate 20 drones em área restrita durante G20
Cerca de 20 drones foram abatidos pela Polícia Federal por sobrevoar sem autorização na área restrita criada para a segurança de autoridades que participam do G20, no Rio de Janeiro.
Apesar disso, a PF diz que essas aeronaves não chegaram a ameaçar os locais do evento ou as autoridades estrangeiras. Em 24 horas, a Central de Monitoramento Antidrone, segundo a PF, identificou e atuou contra essas aeronaves que sobrevoavam na o espaços aéreos controlados pela PF durante o G20.
De acordo com a PF, as aeronaves que não tinha autorização e comunicação de plano de voo tiveram o sinal interrompido, que as obrigaram a pousar ou retornar ao ponto de decolagem.
Defesa aérea está garantindo segurança no G20 com ação de Célula de Operações Local no Rio de Janeiro
Juliano Gianotto | Publicada em 19/11/2024 08:40
A Cúpula do G20 está acontecendo de ontem até hoje, dias 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro (RJ). O evento reúne chefes de Estado e de Governo de 40 países, além de representantes de 15 organizações internacionais.
Para garantir a segurança, foi ativada uma Célula de Operações Local (COL) de defesa aérea no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), unidade operacional do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).
A COL, que iniciou suas atividades no domingo (17), funcionará 24 horas por dia até quarta-feira (20). Com uma equipe de 19 militares, a célula monitora os movimentos aéreos nas áreas de exclusão estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O trabalho é realizado com o apoio de sistemas de radar, comunicação e aeronaves de interceptação, com o objetivo de proteger o espaço aéreo contra incursões não autorizadas nessas áreas.
“Os militares estão em prontidão para atuar, se necessário, no controle das medidas de policiamento do espaço aéreo. Entre as responsabilidades do COL estão o gerenciamento do tráfego aéreo militar e o suporte às defesas antiaéreas”, explicou o Gerente do COL e especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Major Fábio Nunes de Oliveira.
A célula mantém comunicação direta com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e outras estruturas estratégicas, como a Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), localizado no centro do Rio, e o Segundo Centro de Operações Aéreas Militares, em Curitiba (PR). Essa rede de telefonia e troca de informações garante integração e eficiência na condução das operações.
“O COL desempenha um papel essencial em eventos de grande porte, como o G20. Sua atuação é fundamental para proteger o espaço aéreo brasileiro, reforçando a segurança e a soberania nacional em momentos de relevância internacional”, destacou o Major Fábio Nunes de Oliveira.
Grandes cargueiros C-17 Globemaster da USAF são recebidos com apoio da FAB no Galeão durante o G20
Juliano Gianotto | Publicada em 19/11/2024 09:50
No último dia 09/11, a Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, e o Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) desempenharam um papel estratégico no apoio ao descarregamento de materiais destinados à missão precursora de inspeção da Força Aérea dos Estados Unidos (United States Air Force – USAF), em preparação para o Fórum Internacional do G-20.
O CTLA coordenou a operação e o descarregamento de 17 pallets de duas aeronaves C-17 Globemaster III, pertencentes à USAF, em uma missão que envolveu a progressão minuciosa de recursos e pessoal para garantir que o processo ocorresse com precisão e dentro do cronograma previsto.
Atuando em colaboração com as equipes da USAF, o CTLA garantiu o desembarque seguro e eficiente dos materiais essenciais para a missão de inspeção da delegação norte-americana. Os pallets transportados pelas aeronaves C-17 continham equipamentos de apoio e itens logísticos fundamentais para a segurança e o funcionamento das operações da USAF durante o evento.
Essa operação faz parte dos preparativos para o encontro de cúpula do G-20, programado para os dias 18 e 19/11 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento, de grande relevância internacional, destaca o papel do Brasil como anfitrião de discussões voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável, estabilidade econômica e cooperação internacional.
O Diretor do CTLA, Coronel Aviador Leandro Fernandes da Silva Roman, ressaltou a importância desse tipo de operação para a Força Aérea Brasileira. “Ao apoiar a missão precursora da USAF, o CTLA reforça sua capacidade de atuar em missões logísticas de alta complexidade e importância estratégica, demonstrando o compromisso e a excelência da FAB em contribuir para eventos de dimensão internacional, como o G20”, afirmou.
A participação do CTLA na preparação logística do G-20 é mais um exemplo de sua competência no gerenciamento de operações complexas que exigem alta coordenação e precisão. Com uma equipe de profissionais especializados e recursos técnicos avançados, o CTLA reafirma seu papel essencial no Sistema de Correio Aéreo Nacional (SISCAN), garantindo que o Brasil esteja plenamente preparado para receber os líderes globais em um evento de alto nível.
Acompanhe o voo do avião KC-30 da FAB que decolou do Líbano nesta tarde, fazendo o 12º voo de repatriação
Murilo Basseto | Publicada em 19/11/2024 15:59
Mais um voo de repatriação feito com um avião KC-30 (Airbus A330-200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do Líbano nesta tarde de terça-feira, 19 de novembro, como pode ser acompanhado em tempo real no rastreamento da plataforma AirNav RadarBox.
A aeronave KC-30 de matrícula FAB 2902, empregada na Operação “Raízes do Cedro”, do Governo Federal, decolou de Beirute, no Líbano, às 14h (horário de Brasília) desta terça-feira.
Segundo reporta a FAB, a bordo do KC-30, operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, estão 204 resgatados e 4 pets.
O décimo segundo voo tem previsão de pouso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), na madrugada desta quarta-feira (20/11), para desembarque na Base Aérea de São Paulo (BASP).
Até o 11º voo, a FAB contabilizava 2.309 pessoas e 29 animais de estimação trazidos. Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com os Ministérios da Saúde e da Defesa, a operação tem também levado apoio humanitário e resgate em resposta ao agravamento do conflito no país.
Sob a cooperação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB mantém as missões regulares utilizando aviões KC-30, operado pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário – sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), Rio de Janeiro (RJ), e KC-390 Millennium, operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – da Base Aérea de Anápolis (BAAN).
F-39E Gripen destaca-se na CRUZEX
A estreia mundial do F-39E Gripen em um exercício multinacional de alta complexidade superou as expectativas
Ricardo Fan | Publicada em 19/11/2024 16:02
Quase dois anos após ser incorporado ao serviço ativo na Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39E Gripen concluiu sua participação na CRUZEX 2024.
“As expectativas foram superadas, especialmente em relação à disponibilidade. Trouxemos sete aeronaves, conforme planejado, e praticamente todos os dias tivemos os sete caças disponíveis na linha de voo. As missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO) envolveram quatro F-39E Gripen pela manhã, além de outro voo menor à tarde, com mais duas aeronaves”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Atuando tanto como Força Aliada quanto como Força Oponente, a integração e o desempenho dos sistemas, demonstrando as capacidades do F-39E Gripen como uma moderna plataforma de armas, foram excepcionais.
“Os sistemas de guerra eletrônica, detecção de ameaças, o radar de varredura eletrônica ativa (Active Electronically Scanned Array, AESA) e o sensor passivo de busca por infravermelho (Infra-Red Search and Track, IRST) funcionaram perfeitamente. Conseguimos simular lançamentos de mísseis com excelentes resultados”, completou o Tenente-Coronel Fórneas.
A interação do caça com outras aeronaves da mesma formação também ocorreu sem problemas, garantindo superioridade aérea e proteção às formações de aviões de transporte e ataque nas missões aéreas compostas (COMAO), que reúnem dezenas de aeronaves voando simultaneamente no mesmo espaço aéreo.
HORA DA VELOCIDADE: Ayrton Senna foi convocado para pilotar avião da Força Aérea
Guilherme Porto | Publicada em 19/11/2024 16:25
Ayrton Senna é considerado por muitos como um dos maiores pilotos na história da Fórmula 1 e do automobilismo mundial, com três títulos mundiais da F1 conquistados ao longo da sua carreira. Ele poderia ter conquistado ainda mais títulos, porém sua passagem pela principal categoria do automobilismo mundial teve um fim trágico em 1994, quando o brasileiro sofreu um gravíssimo acidente durante do Grande Prêmio de San Marino.
Ao longo da sua vida, Senna tinha vários hobbies que ele fazia quando estava fora das pistas. Um dos principais está relacionado a aviação. Ele tinha várias miniaturas de aviões e helicópteros em sua coleção pessoal, sendo que vários ainda estão sob posse da família do piloto e sequer foram tiradas da caixa. Além de colecionar, ele também gostava de pilotar aeronaves. Isso fez com que ele fosse convidado pela Força Aérea para pilotar um avião.
Ayrton Senna foi responsável por pilotar avião da Força Aérea
Ayrton Senna cresceu bem perto da aviação por causa do seu pai, que era piloto. Isso fez com que ele também tomasse gosto por essa área. Em 1993, Senna tirou a habilitação para pilotar helicópteros. Ao todo, teve dois aviões, o Hawker 800 e o King Air F90, que diminuiam o seu tempo de deslocamento entre as corridas. Além de ter aviões, onde contratava pilotos, Senna também teve a oportunidade de pilotar aeronaves da Força Aérea brasileira.
Em 1987, o ex-McLaren pilotou o caça F-5B. Anos mais tarde, em 1989, o piloto brasileiro foi mais uma vez convidado para pilotar um caça. Desta vez, o modelo escolhido para que Senna pilotasse foi um Mirage III. Inclusive, esse modelo está exposto no museu Aeroespacial do Rio de Janeiro e a fuzelagem tem gravado o nome do brasileiro na sua fuzelagem.
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