NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Brasil e EUA reafirmam acordo sobre produtos e sistemas aeroespaciais - Prisma - R7 Luiz Fara Monteiro

Trabalhos de certificação militar realizados pelo Brasil e pelos EUA serão validados de forma mais ágil entre os dois países

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 20/07/2022 18:20

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o National Airworthiness Council (NAC), órgão dos Estados Unidos da América (EUA) que reúne as autoridades técnicas de aeronavegabilidade militar da US Air Force, US Navy e US Army (Força Aérea, Marinha e Exército dos EUA, respectivamente), assinaram a revalidação dos certificados de reconhecimento de Autoridade de Aeronavegabilidade Militar (AAM), proporcionando a manutenção da validação mútua de atividades de inspeção, certificação, produção e aeronavegabilidade continuada de produtos e sistemas aeroespaciais sob responsabilidade dos dois países.

O documento brasileiro foi emitido em 17 de julho de 2022, sendo assinado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior; e pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. O certificado americano, por sua vez, foi emitido em 22 de fevereiro de 2022, pelo Senhor Darrow Keith Robison, do US Army.

O trabalho de aproximação com o NAC iniciou-se ainda em 2015, e incluiu a análise de documentações técnico-administrativas e visitas técnicas. Já em 2016, uma equipe do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) visitou aquele órgão e realizou reuniões com seus integrantes, no intuito de iniciar o procedimento para o reconhecimento mútuo de atividades entre os dois países.

No ano seguinte, foi a vez de membros do NAC visitarem as instalações do IFI, em São José dos Campos (SP). Na oportunidade, verificou-se que o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial possuía processos, procedimentos, expertise, capacidades e autoridade necessária para que a FAB fosse reconhecida como Autoridade de Aeronavegabilidade Militar perante o governo norte-americano.

Como resultado das visitas, a FAB e o NAC assinaram, em 2018, os primeiros certificados de reconhecimento de AAM, dando início à cooperação bilateral no referido setor. Desde então, as atividades exercidas pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) e pelo órgão norte-americano passaram a ser reconhecidas mutuamente. Como as normas e atividades relacionadas a esse reconhecimento são revisitadas por ambas autoridades nacionais a cada quatro anos, periodicidade na qual o certificado é renovado, a FAB e o NAC executaram recentemente um processo de reavaliação bilateral destinado a renovar, ou não, o acordo.

Conforme o Diretor do IFI, Coronel Aviador Luiz Marcelo Terdulino de Brito, a revalidação demonstra a qualidade dos trabalhos de certificação realizados pela FAB, possibilitando maior inserção da indústria aeroespacial e de defesa do Brasil no mundo, especialmente no mercado norte-americano. “Além disso, facilita o intercâmbio de informações relativas aos produtos mutuamente operados, contribuindo para a garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de aeronaves operadas pelos dois países, como no caso do brasileiro A-29 Super Tucano”, ressaltou.

PORTAL AEROIN


Conheça a nova versão do Sistema SARPAS lançado pelo DECEA


Juliano Gianotto | Publicada em 19/07/2022

A partir de quarta-feira (20/07), os usuários de aeronaves não tripuladas poderão solicitar acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro através da nova versão do Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas, o SARPAS NG, um produto desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB).

A atual versão continuará funcionando normalmente até o dia 19 de agosto. Em seguida, apenas usuários já cadastrados poderão continuar acessando esta versão, que será encerrada de maneira definitiva no dia 17 de novembro. Com a desativação, o acesso ao histórico de voos ficará disponível via SARPAS NG.

O novo produto foi elaborado a partir de uma reformulação na tecnologia e arquitetura do sistema, para viabilizar a criação de um ecossistema a partir da integração automática de terceiros. Com esta evolução, o SARPAS NG trabalha em conjunto com o Sistema de Aeronaves não Tripuladas (SISANT) da Agência Nacional de Aviação Civil, possibilitando a inclusão dos dados de ambos os sistemas de forma automática.

As mudanças do novo sistema já começam no acesso com a viabilidade do uso de login e senha únicos do Governo Federal. Ao acessar a página do SARPAS o usuário será direcionado para realizar a identificação com a conta gov.br. Outro destaque é a integração ao Airspace System Analysis (ASA), um produto digital desenvolvido pelo DECEA, que utiliza o motor de análise desse sistema para tratar as solicitações recebidas.

“Esta integração permitiu o desenvolvimento de um novo SARPAS com ferramentas mais avançadas para viabilizar a solicitação de acesso ao espaço aéreo. A nova versão também conta com um mapa mais informativo e com diversos recursos para o usuário, como a localização baseada no navegador, a ferramenta de medição à distância, o aperfeiçoamento da ferramenta de desenho da área – que possibilita o contorno exato da área de voo através de polígonos e contribui para a otimização do espaço aéreo – dentre outras”, explica o Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares.

Desde 2016, ano de lançamento do SARPAS, a demanda de solicitações de voo é crescente. Atualmente, o sistema possui 90 mil usuários cadastrados e registrou um aumento de 40% no último comparativo anual referente aos anos de 2020 (172.230 solicitações) e 2021 (243.961 solicitações). Com isso, o DECEA observou a necessidade de aprimorar o sistema e de entregar um produto mais moderno, que atenda a demanda de forma mais prática.

“A praticidade do SARPAS NG, certamente, irá gerar um novo crescimento no número de cadastros no sistema pelo terceiro ano seguido. E o DECEA, segue acompanhando a evolução do setor para proporcionar a todos os usuários um serviço de qualidade”, afirma o Oficia-General.

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


FAB apresenta potencialidades do KC-390 Millennium na RIAT 2022


Da Redação | Publicada em 19/07/2022

O KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), avião operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT), “Esquadrão Gordo”, da Base Aérea do Galeão (RJ), esteve entre os dias 15 a 17 de julho em exposição na Royal International Air Tattoo (RIAT 2022). A feira de aviação realizada em Fairford, na Inglaterra reuniu militares de dezenas de países, além de visitantes, convidados corporativos e parceiros globais.

Além da presença do vetor de transporte tático e logístico e de reabastecimento em voo, desenvolvido e fabricado pela Embraer, empresa brasileira, a FAB enviou uma comitiva com oficiais-generais e Oficiais para conhecerem as novidades do setor, bem como realizarem a troca de experiências.

Sobre a feira

 A feira, que não ocorreu nos anos anteriores em razão das restrições da pandemia da COVID-19, foi retomada este ano com o objetivo de reunir curiosos e amantes da aviação que acompanham atentos nos céus os sobrevoos e manobras, Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecerem uma exposição com centenas de aeronaves de todas as formas e tamanhos, épocas e países do mundo, como os aviões militares da Força Aérea Real, Americana, Francesa, Italiana dentre outras.

A RIAT tem este nome em alusão às imagens que as aeronaves formam nos céus com a fumaça durante as manobras que realizam, criando símbolos, formas, círculos, isto é, fazendo uma espécie de “tatuagem ou desenho no céu”.

FAB na RIAT 2022

O comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, integrou a comitiva que participou do evento. Antes da RIAT, o oficial-general esteve na Conferência de Comandantes de Forças Aéreas e Forças Espaciais (GASCC, do inglês Global Air & Space Chief’s Conference), onde assinou a Declaração de Intenção para a Colaboração das Forças Aéreas Globais em Mudanças Climáticas.

O tenente-brigadeiro Baptista Junior, acompanhado de demais militares da FAB, participou ainda de reuniões e visitou diversos estandes para conhecer as novidades tecnológicas do setor da aviação. “São nessas oportunidades que trazemos os produtos brasileiros, o que estamos fazendo em nosso país e com a nossa Força Aérea. Temos aqui um KC-390, produto da indústria brasileira, fruto de uma parceira entre a Embraer com a Força há mais de dez anos, não mais um protótipo, mas um avião de série que está operando na Base Aérea do Galeão com nossa tripulação. Isso gera uma integração com as outras Forças Aéreas que estão pensando em como serão substituídas suas aeronaves de transporte dessa classe, de 20 a 24 toneladas”, comentou.

O oficial-general destacou, ainda, a oportunidade de estar próximo de representantes da indústria, além de interagir, desenvolver confiança com aliados e apresentar o material necessário para que a FAB continue planejando os próximos programas, sempre com o foco na evolução da Instituição.

Para o comandante do Comando-Geral de Apoio, tenente-brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, que também esteve na feira, o evento torna-se de relevância ímpar, especialmente pelo momento atual, operacional e logístico, que a FAB se encontra. “Estamos vivendo um momento único na FAB, com o recebimento dos novos projetos como o KC-390 Millennium, Gripen e felizes com a aquisição de duas aeronaves que serão os futuros reabastecedores estratégicos, os A-330. Essas novidades exigem um complemento tecnológico que uma feira dessas facilita muito o nosso conhecimento”, acrescentou.

RIAT 2022: Treinando a Força Aérea da próxima geração

Neste ano, a RIAT 2022 tem como tema central “Treinando a Força Aérea da próxima geração”. Com intuito de ampliar os conhecimentos, o comandante da FAB convidou militares que atuam na formação e na especialização dos pilotos da Força Aérea, entre eles o comandante da Academia da Força Aérea (AFA), brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso; o comandante do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAv) – Esquadrão Gavião, tenente-coronel Aviador Everson Lousano Galvão; o comandante Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv) – Esquadrão Rumba, tenente-coronel Aviador Rosemberg Gomes da Silva; e o comandante do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea da AFA, major Aviador Guilherme Gonçalves Herculian.

O comandante da AFA, organização de ensino da FAB responsável pela formação dos Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, comentou a participação na RIAT 2022. “Estar aqui é uma excelente oportunidade de conhecer os novos conceitos, técnicas e doutrinas voltados à instrução aérea primária e básica da formação do piloto militar, praticados nas demais Forças Aéreas participantes da RIAT, com o propósito de estudar eventuais aprimoramentos na formação do Oficial Aviador do futuro”, destacou o oficial-general.

Já o comandante do Esquadrão Gavião, tenente-coronel Galvão, que atua na especialização dos pilotos na FAB, ressaltou a oportunidade da participação na feira. “É de suma importância para agregar conhecimento e fomentar a busca pela excelência no preparo dos futuros pilotos de combate da FAB”, acrescentou.

O comandante do Esquadrão Rumba, tenente-coronel Rosemberg também comentou sobre o evento. “Estar presente na RIAT é uma grande oportunidade de ter contato com a doutrina mais atualizada de outros países, que nos possibilitam reflexões sobre a nossa e quem sabe um aprimoramento ou manter o que já está sendo feito”, salientou.

O KC-390 Millennium da FAB

O KC-390 Millennium, em exposição na RIAT 2022, é uma aeronave de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil.

O comandante do KC-390 Millennium na missão, capitão aviador Romulo dos Santos Pinto, destacou a importância da participação na feira e sua satisfação profissional pela oportunidade de mostrar as potencialidades operacionais da FAB fora do Brasil, por meio do KC. “O grande diferencial dessa aeronave é que ela consegue, em curto espaço de tempo, ser configurada para realizar vários tipos de missões como tática, navegação a baixa altura, lançamento de carga e de pessoal, combate a incêndio, reabastecimento em voo, busca e salvamento. E, para mim, é um privilégio ter essa oportunidade de participar da feira, não estamos apenas mostrando as capacidades da aeronave, mas também a capacidade do Brasil e do povo brasileiro que é altamente competente, tem desenvolvimento para produzir uma aeronave dessa capacidade e mostrar para o mundo o todo, até porque ela não perde para nenhuma outra que está aqui, ela se destaca sendo uma referência na Royal International Air Tattoo”, finalizou o oficial.

Durante o período de visitação, entusiastas de aviação conheceram a aeronave e comentaram sobre a oportunidade de estar próximo a uma aeronave fabricada no Brasil e que cumpre diversas missões pela FAB.

“É uma satisfação muito grande a gente estar aqui e ver uma aeronave dessa, com todos brasileiros e a gente conversar sobre o Brasil, mata a saudade e isso nos orgulha de sermos brasileiros”, comentou o visitante, natural de Goiânia, mas que mora na Inglaterra há pouco mais de cinco anos, Giovanni Paolini.

“Acredito que o KC-390 vai ser uma grande adição para a Real Força Aérea Holandesa, que vai nos suprir bem transportando os suprimentos que precisamos e também é um avião muito moderno. Então, acredito que vai nos servir bem”, opinou o Militar da Real Força Aérea Holandesa, Jacco Weidenaar.

A RIAT foi encerrada nesse domingo (17/07) e, assim, a comitiva seguiu na segunda-feira (18) para outra feira, a Farnborough International Airshow (FIA 2022), realizada no Aeroporto de Farnborough, cidade localizada a cerca de 15 minutos de voo a bordo do KC-390, que também estará em exposição para militares, empresários e visitantes de todo o mundo.

 

DEFESA EM FOCO


Militares da FAB conquistam medalhas no Pan-Americano de Ginástica


Da Redação | Publicada em 19/07/2022

O Brasil sediou, de 14 a 17/07, o Campeonato Pan-Americano de Ginástica, realizado na Arena Carioca 1, localizada no Parque Olímpico da Barra, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A competição, que teve por objetivo selecionar atletas para competirem no Campeonato Mundial de Ginástica Artística – 2022, que acontecerá em Liverpool, no Reino Unido, entre os meses de outubro e novembro deste ano, contou com a conquista de medalhas por militares integrantes do Time Brasil, representando a Força Aérea Brasileira (FAB).

Na disputa, a Sargento Flávia Lopes Saraiva conquistou ouro no individual geral feminino, ouro na trave e prata no solo; o Sargento Caio Souza conquistou ouro no individual geral masculino, ouro no salto, prata na barra fixa, prata nas argolas e bronze nas paralelas; o Sargento Zanetti conquistou ouro nas argolas; o Sargento Nory conquistou bronze na barra fixa; e o Sargento Lucas Bittencourt conquistou o quarto lugar no individual geral masculino.

Além disso, no dia 17/07 a equipe feminina composta pelas Sargentos Saraiva, Oliveira e Mercer conquistou o título inédito de campeã por equipe no Pan-Americano juntamente com as demais atletas da seleção brasileira, Rebeca, Júlia e Cristal. No mesmo dia, os Sargentos Zanetti, Nory, Caio Souza, Bittencourt, Soares e Corrêa conquistaram o título de vice campeões por equipe masculina.

Por fim, o Sargento Caio Souza recebeu o Prêmio Desportivo que destaca três valores principais: excelência, respeito e amizade, por suas vitórias e por respeito às regras e ao jogo limpo.

Com os resultados, as duas equipes, masculina e feminina, conquistaram vaga para o Mundial de Ginástica Artística. O objetivo do Time Brasil é, também, aprimorar as técnicas e os fundamentos com foco no Ciclo Olímpico visando as Olimpíada de Paris em 2024.

Time da FAB

No Campeonato Pan-Americano de Ginástica, a Força Aérea contou com a participação e representação dos atletas que fazem parte o efetivo da Comissão de Desporto da Aeronáutica (CDA) desde o ano de 2016: Sargentos Arthur Naberrete Zanetti, Arthur Nory Oyakawa Mariano, Francisco Carlos Barreto Junior, Caio Campos Souza, Lucas de Souza Bittencourt e Luis Guilherme Cavalleri Porto. Além disso, o Time FAB contou com a participação dos novos sargentos que foram incorporados no final de junho deste ano: Patrick Sampaio Correa, Diogo Brajão Soares, Gabriel Faria Barbosa, Leonardo Matheus Santos de Souza, Diogo Giuseppe Speranza Paes, Rankiel Santos Neves, Lorrane dos Santos Oliveira, Jade Fernandes Barbosa, Carolyne Mercer Winche Pedro e Flávia Lopes Saraiva, pertencentes ao Quadro de Sargentos Convocados do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Todos os atletas da equipe masculina fazem parte do PAAR da Força Aérea.

Ingresso como atleta da FAB

Para o atleta ingressar no programa é necessário que participe voluntariamente do processo de seleção, por meio dos editais publicados nos anos vigentes no site da FAB.

Um dos requisitos é que o atleta tenha bons resultados e tenha participado de competições nacionais e internacionais em sua modalidade. Também é necessário participar de todas as etapas do cronograma do edital, tais como inscrição, concentração inicial, inspeção de saúde, concentração final e habilitação à incorporação. Após o parecer final apto em todas as etapas, o atleta iniciará o Estágio de Adaptação para Praças (EAP) com a duração de duas semanas, onde aprenderá sobre Regulamentos Militares, Ordem Unida, Mídia Training, Ética Profissional Militar, Estatutos Militares, História da Aeronáutica, Legislações Militares, entre outros assuntos.

Após o término do Estágio, o atleta torna-se Terceiro Sargento do Quadro de Sargentos da Reserva de Segunda Classe Convocados (QSCon), pertencente à Comissão de Desportos da Aeronáutica. Sendo assim, deverão cumprir com responsabilidade todas as missões da Instituição.

OUTRAS MÍDIAS


JCCONCURSOS - Concurso da Aeronáutica abre 225 vagas de nível médio; veja edital

Interessados poderão se inscrever no concurso da Aeronáutica a partir de 26 de julho. Chances são para admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS) no segundo semestre de 2023

Samuel Peressin | Publicada em 19/07/2022 14:13

Saiu o edital do concurso da Aeronáutica para admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS) no segundo semestre de 2023. A seleção, que abre inscrições em 26 de julho, oferece 225 vagas.

As oportunidades são destinadas a candidatos de ambos os sexos com ensino médio e idade entre 17 e 24 anos (completados até 31 de dezembro de 2023).

Os interessados podem escolher uma entre nove áreas para se especializar dentro da Força Aérea:

controle de tráfego aéreo (96 postos); comunicações (20); eletricidade e instrumentos (20); estrutura e pintura (12); meteorologia (20); suprimento (23); informações aeronáuticas (12); eletromecânica (12); guarda e segurança (10).

As inscrições serão recebidas até as 15h de 19 de agosto, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.ingresso.eear.aer.mil.br. O valor da taxa é de R$ 80.

Saiba como serão as provas do concurso da Aeronáutica

Marcada para 6 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física.

Haverá aplicação em diversas cidades espalhadas pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Confira os municípios:

Alcântara e São Luís (MA); Belém (PA); Recife (PE); Natal (RN); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte e Lagoa Santa (MG); São Paulo e São José dos Campos (SP); Campo Grande (MS); Canoas e Santa Maria (RS); Curitiba (PR); Brasília (DF); Manaus (AM); Porto Velho (RO); Boa Vista (RR).

As outras etapas do processo seletivo incluem: inspeção de saúde e avaliação psicológica, de 31 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023; e teste físico, de 10 a 14 de abril.

Treinamento

O curso de formação ocorrerá na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, no interior paulista, com duração de dois anos, em regime de internato.

Durante os estudos, a remuneração é de R$ 1.199. Os recrutas também ganham alimentação, alojamento, fardamento e assistências médico-hospitalar e dentária.

Depois de formados, já como terceiro-sargento, os militares recebem R$ 3.825, além de adicionais e gratificações, e podem ser designados pela FAB para servir em todo o território nacional.

Conheça mais sobre o trabalho da Aeronáutica