NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA
Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.
NOTIMP 201/2023 - 19/07/2023
BLOG - FAB realiza treinamento de combate a incêndio em voo com o KC-390
Após o treinamento, a Força Aérea Brasileira estará pronta para realizar a missão de combate a incêndio em voo com a aeronave KC-390 Millennium
Luiz Fara Monteiro | Do R7 | Publicada em 18/07/2023 17:24
O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, iniciou no último fim de semana, na Base Aérea de Campo Grande, o treinamento de Combate a Incêndio em Voo com a aeronave KC-390 Millennium. Após o treinamento, que será realizado até o dia 23/07, a Força Aérea Brasileira (FAB) estará pronta para realizar missões desse tipo com a aeronave multimissão.
O treinamento operacional representa um passo importante para as tripulações do 1° GTT e para as equipes de solo, capacitando-os para realizar uma operação segura, uma vez que os voos são conduzidos em zona de lançamento plana, lateral e em descida, simulando emprego nos mais diversos relevos, a uma altura aproximada de 150 pés ou 46 metros de altura.
A decolagem da aeronave equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System), fornece ao KC-390 Millennium a funcionalidade necessária para realizar a ação de Combate a Incêndio em Voo.
O Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira, afirma que o objetivo do treinamento é incorporar mais uma capacidade da aeronave. “Capaz de realizar os procedimentos específicos da Ação de Força Aérea referente ao Combate a Incêndio em Voo, essa é uma missão bastante desafiadora, em virtude de ter como característica lançamentos baixos, próximo ao relevo, o que exige muito da tripulação”, explica.
O equipamento MAFFS II conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões - aproximadamente 11.300 litros - de água em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos. Com este sistema é possível manter a aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer a performance do KC-390, sendo mais eficiente que o MAFFS de primeira geração. Além disso, o reservatório em solo - local utilizado para fazer o reabastecimento de água na aeronave - tem capacidade para 22 mil litros de água.
O MAFFS II pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. O sistema requer apenas energia elétrica da aeronave para seu funcionamento.
Vastamente empregado desde a sua entrada em operação, a exemplo das aeronaves C-130 Hércules da FAB, o MAFFS é avaliado como uma das mais simples, completas e funcionais ferramentas para combate a incêndios. Portanto, trata-se de um elemento altamente vantajoso em operações de enfrentamento a incêndios, visto que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível, devido à sua característica de modularidade.
Operação Ágata Sul soma R$38 milhões em ações contra crimes transfronteiriços e ambientais
Isabela Nóbrega E Carolina Militão | Publicada em 18/07/2023 13:25 | Atualizado em 18/07/2023 13:47
A Operação Conjunta Ágata Sul, coordenada pelo Ministério da Defesa, encerrou neste final de semana. No decorrer de 15 dias, desde 1º de julho, o prejuízo causado para o crime organizado superou os R$ 38 milhões. Entre as principais apreensões estão 68,3 toneladas de produtos agropecuários e de pesca ilegal, e 8,6 toneladas de drogas. A força-tarefa do Governo Federal teve participação inédita das Forças Armadas do Paraguai e do Uruguai, que atuaram simultaneamente em suas faixas de fronteira.
Para executar a Operação, cerca de 4 mil militares - da Marinha, do Exército e da Aeronáutica - e agentes de órgãos de segurança e de fiscalização atuaram na repressão do tráfico de drogas, de armas, de pessoas, descaminho e ilícitos ambientais. Na avaliação do Chefe do Estado-Maior Conjunto da Operação Ágata Sul, Contra-Almirante Cláudio Eduardo Silva Dias, os resultados foram positivos, “Nós atingimos o objetivo principal da Ágata que é tornar as nossas fronteiras mais seguras e trazer a sensação de segurança para a nossa população, além de integrar o trabalho das Forças Armadas com os órgãos de segurança pública e agências.”, afirmou.
A atuação das Forças Armadas em ações preventivas e repressivas, no combate a delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira, incluindo as águas interiores e a costa marítima, está amparada pela Lei Complementar nº 97, de 9 junho de 1999, e pelo Decreto nº 8.903, de 16 de novembro de 2016.
Ágata
A Operação Ágata, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras do Governo Federal, ocorre em todo o país com a atuação das Forças Armadas e de órgãos governamentais. Os processos de planejamento, preparo e emprego praticados na operação são orientados pela Doutrina de Operações Conjuntas do MD. A Ágata Sul encerrou as atividades no dia 15 de julho, mas a Operação Conjunta Ágata Fronteira Norte continua com as ações coercitivas no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais no território Yanomami.
Santos Dumont 150 anos: inventor encantou os céus de Paris com voo do 14 Bis
Inventor desembarcou na capital francesa aos 19 anos e mudou os rumos da aviação
Da Redação | Publicada em 18/07/2023 18:49
Santos Dumont encantou Paris no início do século XX. Foi neste período que o inventor, que chegou ao país com 19 anos, encantou os ares da capital da França com as maiores invenções e até a mais famosa: o 14 Bis. Conheça mais da passagem de Dumont em Paris no segundo episódio da série que celebra os 150 anos do inventor.
O jovem aviador se mudou do Brasil para a França em um endereço nobre, na avenida Champs Elysées, já que vivia com a herança do pai. 150 anos depois, o endereço se tornou uma grande loja de tecnologia, mas a memória é preservada, lembrando o local onde o inventor morou. A primeira invenção de Santos Dumont na França foi o Balão Brasil, como explica a guia brasileira Vanessa Lin. “As invenções de Santos Dumont passaram a ter números em vez de nome e ganharam dirigibilidade, fundamental para ganhar um prêmio para quem conseguisse voar em torno da Torre Eiffel”, relembra.
Após muitas tentativas e quedas, em agosto de 1901, Santos Dumont acabou pendurado nos muros de um hotel com o dirigível nº 5. Apesar disso, ele não desistiu e em outubro do mesmo ano, Santos Dumont conseguiu o feito que lhe rendeu o prêmio Deusth e ganhou fama por fazer o percurso do Parc Saint Cloud até a Torre Eiffel por 30 minutos sem tocar o solo, ida e volta.
Santos Dumont não ficou com um centavo dos 100 mil francos, ele dividiu entre a equipe dele e pobres de Paris. Famoso, Dumont surpreendeu Paris ao criar novas versões dos dirigíveis, mas fascinou ainda mais o público com a apresentação do balão nº 14, que, depois de algumas experiências, transformou o aeroplano no famoso 14 Bis.
Foi em 23 de outubro de 1906 que o 14 Bis decolou do Parque de Bagatelle para uma plateia de 1000 pessoas, um voo de sete segundos e 60 metros. Após aprimorar o aeroplano, ele voou 220 metros e ganhou o prêmio do Aeroclube de Paris.
Exposição homenageia Santos Dumont e a história da aviação no Nordeste
Serão exibidos equipamentos e trajes utilizados pela FAB
Da Redação | Publicada em 18/07/2023 08:53
Entre os dias 20 e 22 de julho, o Shopping Guararapes no município de Jaboatão, receberá uma exposição em homenagem aos 150 anos do nascimento Santos Dumont, reconhecido como o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. As peças podem ser visitadas das 09 às 21h.
Promovida pela Força Aérea Brasileira (FAB), a exposição contará com peças do Centro de Memória do 2o Comando Aéreo Regional (II COMAR), além de equipamentos da instituição. A exibição é parte das celebrações da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) alusivas ao Sesquicentenário de Santos Dumont, celebrado em 20 de julho deste ano.
De acordo com o Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, a intenção é oferecer ao público um contato com o legado do Pai da Aviação até hoje, na atuação da FAB. "É motivo de muito orgulho para a FAB reverenciar o Marechal do Ar Santos Dumont como Patrono da Aeronáutica Brasileira e Pai da Aviação. No evento, temos o objetivo de apresentar ao público uma exposição sobre nosso herói e trazer um pouco da história desse visionário, cujos sonhos impactam até hoje nosso cotidiano.", afirmou.
Serão exibidas peças do acervo do II COMAR, destacando o trabalho dos pioneiros da aviação e da Guarnição de Aeronáutica de Recife, como a maquete do hidroaviáro Fairey F III-D no 17 Santa Cruz, utilizado na primeira travessia aérea do Atlântico Sul pelos portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922.
Além disso, as Organizações Militares sediadas no Recife trazem ao público um pouco do trabalho, como equipamentos utilizados pelo Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF) na Operação Covid -19.
Serão mostrados trajes operacionais utilizados pelo Grupo de Segurança e Defesa do Recife (GSD-RF) e um console utilizado por controladores de tráfego aéreo no 3o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III).
Serviço
Exposição: 150 anos de Alberto Santos Dumont Local: Shopping Guararapes
Data: de 20 a 22 de julho
Horaário: das 9h às 21h
ÁREA MILITAR - DIRAD inaugura Unidade Móvel de Venda de Fardamento
Força Aérea Brasileira | Publicada em 18/07/2023 15:36
A Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), sediada no Rio de Janeiro, inaugurou, nessa quinta-feira (13/07), a Unidade Móvel de Venda de Fardamento. Dentre os projetos de melhoria no atendimento aos militares, o projeto da Unidade Móvel de Venda de Fardamento cumprirá a missão de levar fardamento reembolsável àquelas Organizações Militares que não possuem postos de venda físicos em suas proximidades, como a Base Aérea de Santos e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu, por exemplo.
O projeto, licitado pelo Centro de Aquisições Específicas, foi idealizado pela Subdiretoria de Abastecimento (SDAB) para permitir um atendimento a um número maior de militares. A unidade tem capacidade para atender, pelo menos, 1.100 militares, transportando em torno de duas toneladas e meia de material, o que representa mais de 5.000 peças de fardamento, oferecendo fardamento padronizado e por preços mais acessíveis, da mesma forma que é possível encontrar disponível nos postos fixos.
Estiveram presentes no evento o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; o Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres; o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; o Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), Major-Brigadeiro do Ar Edson Fernando da Costa Guimarães; o Diretor de Administração da Aeronáutica (DIRAD), Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca e o Subdiretor de Abastecimento da Diretoria de Administração da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, entre outras autoridades.
Durante a inauguração da Unidade Móvel, o Brigadeiro Intendente Almeida Junior destacou a importância dessa iniciativa. “O objetivo sempre foi proporcionar qualidade ao atendimento e melhorar a entrega, principalmente para as Organizações que não têm posto de venda fixo, além de divulgar o Sistema de Fardamento Reembolsável (SIFARE) no âmbito do Comando da Aeronáutica”, afirmou.
TUPI FM - Museu Aeroespacial promove “Portões Abertos” em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont
Museu Aeroespacial estará celebrando o Sesquicentenário do nascimento de Alberto Santos Dumont
Redação Tupi | Publicada em 18/07/2023 15:45
Nos dias 29 e 30 de julho, juntamente com as comemorações do seu Jubileu de Ouro, de 50 anos de criação, o Museu Aeroespacial estará celebrando o Sesquicentenário do nascimento de Alberto Santos Dumont, um dos maiores inventores e pioneiros da aviação mundial, com evento dedicado para toda Sociedade Civil na cidade do Rio de Janeiro.
Esse evento comemorativo, mais conhecido como “Portões Abertos”, visa valorizar o grande pioneiro da Aviação, Santos Dumont, que foi o primeiro a alçar voo com um aeroplano “mais pesado que o ar” sem auxílios externos em 1906, em Paris (França). Nos dois dias de evento, o público contará com uma atmosfera familiar, alegre e festiva, podendo curtir apresentação de aeronaves civis e militares; exposição histórica de aviões, em particular da réplica do caça “Gripen” da FAB; oficinas educativas para todas as idades, praça de alimentação e muito mais. Especialmente, no dia 29 de julho, terá a demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.
Os visitantes poderão “explorar” todo o Museu Aeroespacial, que possui um amplo espaço expositivo com salas temáticas, as quais enaltecem fatos históricos e personalidades da História da Aviação como: a campanha da FAB na II Guerra Mundial, a atuação da Mulher na Aviação, a Indústria Brasileira de Aviação – EMBRAER, Santos Dumont, Primórdios da Aviação, entre outros. Nessa verdadeira viagem no tempo, as famílias terão a oportunidade de apreciar as mais de 70 aeronaves históricas expostas como exemplo: Caudron G-3, aeronave centenária de fabricação francesa; P-47, avião empregado em diversas missões reais durante a II Guerra Mundial; Pilatus, F-5, A-29 Super Tucano, B-25, C-47, Mirage III e Mirage 2000, C-130, Electra e muitas outras.
Pode-se ressaltar ainda que no evento organizado em parceria com a empresa promotora 2A Eventos, o público terá a disposição: ampla praça de alimentação com várias opções de refeições e lanches; parque de diversões; exibição de filmes históricos; demonstração dos cães do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) e das atividades da Guarda Municipal do Rio; exposição e venda de material temático relacionado à FAB e a Santos Dumont, como as várias lembranças exclusivas oferecidas pela loja mineira “Petit Dumont”; entre outros entretenimentos.
O MUSAL convida o público a praticar a solidariedade, levando um quilo de alimento não perecível, porém a entrada é gratuita. Os mantimentos serão doados ao Instituto “Casa Viva”, uma organização que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social.
Haverá estacionamento nas proximidades e um esquema especial de trânsito, sendo oferecidas vagas especiais para PCD (Pessoas Com Deficiência), estando todas essas informações disponíveis no site do Museu Aeroespacial: www.fab.mil.br/musal.
Serviço:
Data: 29 e 30 de julho de 2023
Horário: 9h às 17h
Local: Av. Mal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos – RJ
VOE NEWS - Santos Dumont: um visionário apaixonado que revolucionou a aviação mundial
Alexandre Faro Kaperaviczus | Publicada em 18/07/2023 17:04
A história da aviação mundial é marcada por nomes ilustres que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e progresso desse segmento de fundamental importância para a humanidade. Dentre esses nomes, destaca-se Alberto Santos Dumont, um brasileiro visionário que desempenhou um papel crucial na evolução da aviação. Dumont foi muito além de ser pioneiro em diversas conquistas aeronáuticas, quebrou o paradigma da mobilidade, deixando um legado que merece ser lembrado em seu aniversário de 150 anos. Para os apaixonados pela aviação ele será sempre uma inspiração, tendo levado a bandeira do Brasil ao seu ponto mais alto.
Nascido em 20 de julho de 1873, em Minas Gerais, Santos Dumont desde cedo demonstrou paixão pela mecânica e pelo voo. Sua curiosidade e dedicação o levaram a construir e pilotar seus próprios balões e dirigíveis. Em 1901, Dumont alcançou um marco significativo ao voar o Dirigível nº 6, contornando a Torre Eiffel a uma altura de 250 metros em pouco mais de 30 minutos, conquistando o Prêmio Deutsch de La Meurthe.
Dentre todas as suas conquistas cabe relembrar que foi o voo do 14 Bis, em 23 de outubro de 1906, em Paris, que o tornou mundialmente conhecido como o “Pai da Aviação”, sendo importante ressaltar o desenvolvimento de controles de voo em uma aeronave autopropulsada.
No ano em que se comemora os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, cabe deixar uma mensagem para as gerações futuras de um brasileiro cuja resiliência permitiu que atingisse o seu objetivo maior. Tal fato foi materializado ao voar com o segundo protótipo de número 14, o conhecido14 Bis. Assim, no caso de Santos Dumont, o sucesso foi atingido em anos de esforços na décima quinta tentativa. Desta forma, a inspiração de Santos Dumont é para persistirmos até conseguirmos atingir nossos objetivos mesmo que sejam 15 tentativas ou mais.
Para aqueles que iniciam a carreira na aviação ou em qualquer outro segmento profissional, fica a inspiração desse abnegado mineiro que nos inspira a vencer dificuldades e persistir na consecução dos objetivos profissionais e pessoais.
PORTAL AL.GO - Título de Cidadania ao marechal Eduardo Gomes foi entregue pelo Legislativo goiano há 55 anos
Da Redação | Publicada em 18/07/2023 10:27
Há 55 anos, era concedido, pela Assembleia Legislativa de Goiás, o Título de Cidadania Goiana ao Marechal do Ar Eduardo Gomes, que foi ministro da Aeronáutica nos governos dos presidentes Café Filho, Carlos Luz e Castelo Branco. Trata-se da Lei Estadual nº 6988, de 19 de junho de 1968, sancionada depois de aprovação em dois turnos pela Alego. No final de 1968, ele veio a Goiás para receber o título.
Eduardo Gomes nasceu em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro de 1896, e morreu em 13 de junho de 1981. Em 1972, foi proclamado Patrono do Correio Aéreo Nacional pelo Congresso Nacional. Em 1984, três anos após sua morte, foi homenageado com o título de Patrono da Força Aérea Brasileira.
Eduardo Gomes foi um dos sobreviventes da Revolta dos 18 do Forte em 1922, marco inicial do tenentismo. Ele foi duas vezes candidato à Presidência da República. A primeira vez em 1945, pela UDN, quando foi derrotado pelo general Eurico Gaspar Dutra, ministro da Guerra de Getúlio Vargas. Em 1950, foi novamente candidato à presidência da República pela UDN, sendo, dessa vez, derrotado pelo próprio Vargas.
Foi um dos líderes da campanha pelo afastamento de Vargas após o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, em agosto de 1954, e, com o suicídio de Getúlio Vargas, assumiu o ministério da Aeronáutica no governo de Café Filho (1954–1955). O doce brigadeiro foi assim batizado em homenagem a ele, durante a candidatura presidencial do militar pela UDN. O doce foi criado por um grupo de mulheres paulistanas do bairro do Pacaembu que eram engajadas na campanha do candidato e organizaram festas para promover sua candidatura. À época de sua primeira candidatura presidencial, sua patente militar era de brigadeiro.
MT DE FATO - Veja momento em que a “Esquadrilha da Fumaça” decola do aeroporto em Várzea Grande
Mt De Fato Redação | Publicada em 18/07/2023 16:32
Na manhã desta terça-feira (18), um espetáculo aéreo inesperado encheu os céus de Cuiabá com a presença da renomada Esquadrilha da Fumaça. As aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram um pouso estratégico na capital mato-grossense para abastecimento, atraindo a atenção e o fascínio de todos que presenciaram o evento. A chegada imponente das aeronaves e o famoso rastro de fumaça colorida que acompanha suas acrobacias deixaram os moradores e transeuntes encantados. Crianças, jovens e adultos se aglomeraram nas proximidades do aeroporto para testemunhar de perto o espetáculo da Esquadrilha da Fumaça, conhecida por sua habilidade e precisão nas manobras aéreas.
A visita surpresa da Esquadrilha da Fumaça a Cuiabá não apenas trouxe um momento de admiração e entretenimento, mas também serviu como uma oportunidade de aproximação entre a FAB e a população local. A possibilidade de observar de perto as aeronaves e interagir com os pilotos despertou o orgulho cívico e reforçou a importância da defesa e soberania nacional.
Além disso, o evento ofereceu uma excelente oportunidade para incentivar o interesse da juventude pela aviação e pelas carreiras militares. A Esquadrilha da Fumaça é reconhecida mundialmente pela excelência e pelo profissionalismo de seus pilotos, tornando-se uma inspiração para aqueles que sonham em seguir carreira nas forças armadas ou na aviação civil.
Após o abastecimento das aeronaves, a Esquadrilha da Fumaça deixou Cuiabá em um espetáculo de decolagens sincronizadas, proporcionando um último vislumbre de sua habilidade antes de seguir para o próximo destino. Os céus de Mato Grosso retomaram sua calmaria, mas a memória desse encontro único com a excelência e o talento da FAB permanecerá gravada nas mentes e corações de todos os presentes.
A breve visita da Esquadrilha da Fumaça a Cuiabá foi um momento de orgulho e admiração para a cidade e seus habitantes. Os céus foram preenchidos com o espírito patriótico e a sensação de que, mesmo por um instante, todos puderam fazer parte desse espetáculo aéreo grandioso. Que a Esquadrilha da Fumaça continue a encantar e inspirar a todos por onde passar, levando consigo a paixão e a dedicação que são marcas registradas desse grupo exemplar. Até o próximo encontro nos céus!
ÁERA MILITAR - Dia do Veterano é comemorado em cerimônia no Rio de Janeiro (RJ)
Da Redação | Publicada em 18/07/2023 18:10
Foi realizada, nessa segunda-feira (17/07), a cerimônia alusiva ao Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento ocorreu na Base de Recepção de Veteranos (BREVET), no lendário Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pela Diretora da Base de Recepção de Veteranos, Coronel Intendente Elaine Plaza Montenegro.
A Ordem do Dia foi lida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. “Hoje, comemoramos mais uma vez o fato de que aquela esperança tornou-se realidade, forjada com sangue e lágrimas de homens que ofereceram suas vidas em prol da paz. Lembramos, com especial gratidão, dos feitos heróicos dos Veteranos que compuseram o 1º Grupo de Aviação de Caça, audazes combatentes da Segunda Guerra Mundial”, destacou o Oficial-General.
O evento contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; de Oficiais-Generais da Aeronáutica, Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito de Organizações Militares; e de Graduados-Master das Guarnições de Aeronáutica do Rio De Janeiro, entre outros civis e militares.
“É com satisfação que externo a nossa honra por estarmos participando das comemorações relativas ao Dia do Veterano. É motivo de júbilo ver que a nossa Força Aérea reconhece publicamente o trabalho que os veteranos desenvolveram. As ações desenvolvidas no passado contribuíram para que as aspirações de hoje fossem realizadas”, opinou o Comandante da Tropa de Veteranos, Brigadeiro do Ar Clovis de Athayde Bohrer.
“Dia 16 de julho marca a chegada, em 1945, do Grupo de Caça vindo da Itália para o Rio de Janeiro, que foi acompanhada pela população carioca na Avenida Presidente Vargas até este local, onde está o Campo dos Afonsos, que é o berço da aviação militar no Brasil”, sublinhou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.
A solenidade também foi marcada por imposição da Medalha Militar de Tempo de Serviço. Quinze militares receberam a medalha de ouro, com passador de ouro, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 30 anos. Também houve uma homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, e a entrega de lembrança aos homenageados.
Ainda, foi entregue a Menção Honrosa Águias de Prata, conferida a militares veteranos ou civis aposentados do Comando da Aeronáutica (COMAER) que demonstraram extraordinário apoio ao Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica, com o propósito de entregar melhores resultados administrativos e/ou soluções inovadoras, proporcionando um melhor acolhimento aos usuários do Sistema.
Dia do Veterano da FAB
O Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira é comemorado no dia 16 de julho. A data é emblemática para a FAB pois, em 1945, este dia marcou o retorno daqueles que lutaram nos céus da Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Além dos heróis de guerra, a data é uma homenagem a todos os homens e mulheres que serviram à Força Aérea Brasileira. O objetivo é reconhecer aqueles que vestiram o azul aeronáutico com honra e dedicação, de modo a valorizar os profissionais que labutaram em prol do engrandecimento da FAB ao longo de toda a sua história. O termo “Veterano” é comumente utilizado para designar alguém experiente, e, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que se tornaram princípios que norteiam a Instituição.
ANTENADOS NA SKY E CIA - TV Cultura estreia a série documental `Santos Dumont, um Inventor por Esporte`
Antenados | Publicada em 18/07/2023 21:43
No dia 23 de julho, a TV Cultura estreia Santos Dumont, um Inventor por Esporte, que celebra os 150 anos do nascimento do aviador brasileiro. Em quatro episódios, a produção faz um mergulho na vida do homem que é considerado o pai da aviação. A série documental tem participação especial de Cassio Scapin e traz imagens raramente vistas. Vai ao ar aos domingos, às 22h.
Por meio de 40 entrevistas, gravadas no Brasil, França e Chile, a produção passeia pela infância, invenções, coragem e as tragédias vividas por Alberto Santos Dumont. E Cassio Scapin é quem dá vida ao pai da aviação, interpretando textos de livros que o aviador deixou. A produção, que é um voo jornalístico com espírito esportivo, também mostra como o aviador abria as patentes de suas criações, sem o menor ciúme. Era sempre apresentado como sportsman, por conta de suas atividades em competições, fosse participando ou patrocinando eventos. Não à toa, foi o primeiro brasileiro a ganhar a medalha do mérito do Comitê Olímpico Internacional.
EDIÇÕES ANTERIORES
130 de 10/05/2025
129 de 09/05/2025
128 de 08/05/2025
127 de 07/05/2025
126 de 06/05/2025
125 de 05/05/2025
124 de 04/05/2025
123 de 03/05/2025
122 de 02/05/2025
121 de 01/05/2025
120 de 30/04/2025
119 de 29/04/2025
118 de 28/04/2025
117 de 27/04/2025