NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


FAB monta gabinete para monitorar espaço aéreo do RJ durante encontro do G20

Agência Nacional de Aviação Civil, Polícia Militar, Defesa Civil e Ministério das Relações Exteriores participam da força tarefa

Redação | Publicada em 18/11/2024 22:06


A FAB montou um gabinete para monitorar o espaço aéreo do Rio de Janeiro durante o encontro do G20 para garantir a segurança das autoridades internacionais reunidas na cidade. A sala-mestre tem agentes da Agência Nacional de Aviação Civil, Polícia Militar, Defesa Civil, Ministério das Relações Exteriores e de outras forças de segurança. Um planejamento que durou o ano todo.

PORTAL AEROIN


Com participação da LATAM, Esquadrilha da Fumaça realizou palestras de segurança de voo a todo o Esquadrão


Murilo Basseto | Publicada em 18/11/2024 11:16

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), também conhecido como a Esquadrilha da Fumaça, informa que teve um dia repleto de palestras a respeito de segurança de voo no auditório de seu hangar, baseado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, interior de São Paulo.

Temas como ocorrências de solo, fadiga, desorientação espacial e investigação de acidentes aeronáuticos foram debatidos no Esquadrão de Demonstração Aérea. Membros da equipe de segurança da LATAM Airlines enriqueceram o Safety Day com estudos de caso do dia a dia da companhia.

Para o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, Oficial de Segurança de Voo (OSV) do EDA, que falou sobre prevenção de ocorrências de solo, o Safety Day é imprescindível na agenda do Esquadrão:

Quando a gente envolve não só os pilotos, mas todos os militares do efetivo – compreendendo Soldados, Cabos, Sargentos de diversas especialidades entre mecânicos e administrativos, e Oficiais não aviadores – é possível elevar o nível de atenção em todas as esferas, seja para a nossa rotina em sede ou mesmo em missões em outras cidades”.

A Tenente Sheila Rodrigues Souza, médica do EDA, enfatizou a importância do gerenciamento de fadiga pelos militares, a relevância do fator humano para a atividade aeronáutica, o gerenciamento do estresse e o descanso adequado: “Em um mundo atribulado de atividades e informações, o luxo hoje é ostentar saúde mental, evitar fadiga e sobrecarga autoprovocada”.

Noites mal dormidas, má alimentação, tabagismo, excesso no consumo de álcool e estresse, são alguns fatores pontuados pela Oficial que contribuem para uma sobrecarga autoprovocada, e que o militar deve evitar e, se preciso for, procurar ajuda para sanar esses possíveis problemas.

O tema Aeronautical Decision Making (ADM), que trata da estrutura do processo de tomada de decisão, desenvolvido pela Federal Aviation Administration (FAA), foi explanado pelo Major Aviador Alfonso Maria Garcia Bittencourt Filho. O piloto, que voa na posição de número #4 na Esquadrilha da Fumaça e também é piloto de helicóptero formado pela Força Aérea Brasileira, usou um estudo de caso a respeito do acidente de helicóptero envolvendo o ex-jogador de basquete Kobe Bryant que, infelizmente, o levou a morte juntamente com sua filha e os demais passageiros e tripulante:

“Na atividade aeronáutica existem muitos fatores que o piloto deve se atentar antes e durante o voo. Negligenciar qualquer um que seja, pode custar a vida de quem está a bordo, pois, a tomada de decisão tem de ser rápida e precisa.”

A segurança aeronáutica começa no solo, com a movimentação das pessoas no entorno da aeronave, no manejo daquele avião, em sua manutenção, etc. O fator mantenedor também está atrelado à segurança. O trabalhador necessita estar totalmente atento à sua atividade, pois uma distração pode ser um problema sério para a aeronave, para a companhia ou mesmo para quem irá pilotar e estiver a bordo.

Dentro deste aspecto, a LATAM faz um trabalho sério para manter sua frota realizando viagens diariamente no Brasil e no mundo. Dentro de um sistema chamado Cultura Justa, o mantenedor é acompanhado e avaliado em suas atividades. Caso algo tenha saído fora do esperado e ocasionado um problema para a aeronave, ou mesmo para a companhia em um aspecto externo, existe uma série de avaliações para investigar o ocorrido antes de julgar o trabalhador de maneira precoce e tomar uma decisão quanto ao fato.

“Estamos lidando com pessoas, ninguém sai de casa para prejudicar a companhia, todo mundo tenta fazer o seu melhor. Seja qual for o problema, vamos avaliar e dar um grau de relevância para o ocorrido. Isso nos ajuda a sermos justos e, certamente, contribui para o bem-estar dos colaboradores”, disse Lucas Serrano, Coordenador Safety LATAM.

“Pudemos ter conversas abertas com todo o efetivo e o pessoal de manutenção do Esquadrão, trocamos ideias a respeito de treinamentos, visitas, cursos e tudo que envolve nosso trabalho em comum. Foi muito valorosa essa troca de experiência”, avaliou Rony Alexandre, Consultor de Qualidade LATAM.

Velhas Águias da FAB foram recebidas na CRUZEX 2024 em evento de homenagem e reconhecimento


Juliano Gianotto | Publicada em 18/11/2024 23:10

A Base Aérea de Natal (BANT) recebeu, na última terça-feira (12), os veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecidos carinhosamente como “Velhas Águias”, em uma programação especial no contexto da CRUZEX 2024, o maior exercício de adestramento militar da América Latina. O evento reforçou o respeito e a valorização àqueles que dedicaram suas vidas à defesa do Brasil.

A comitiva de veteranos foi acompanhada por autoridades como o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; e o Comandante da BANT e Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende.

Os veteranos foram recepcionados ao som da Banda de Música da BANT e participaram de uma foto oficial ao lado da aeronave KC-390 Millennium, símbolo da modernidade e da inovação tecnológica do Brasil. Em seguida, assistiram a um briefing no auditório, como gesto de boas-vindas e reconhecimento.

Durante a visita guiada, as Velhas Águias percorreram áreas operacionais estratégicas da Base, conhecendo de perto a infraestrutura e os equipamentos que sustentam as operações.

Para o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Almeida, o evento foi uma oportunidade de reconhecer a dedicação de muitas gerações. “É o reconhecimento do trabalho de muitas pessoas. A Força Aérea não alcança o nível da CRUZEX 2024 sem um trabalho prévio de preparação cultural, doutrinária e profissional, em tudo que envolve uma operação desse tipo. Hoje é uma oportunidade de receber os veteranos para acompanharem nossas atividades. É muito gratificante ver que todos eles contribuíram para chegarmos a esse ponto. Estamos muito felizes com essa oportunidade”, salientou.

No período da tarde, os veteranos acompanharam decolagens de treinamento da CRUZEX. A oportunidade de ver a Força Aérea em ação reforçou, para as Velhas Águias, o orgulho de pertencerem a uma instituição que continua a evoluir e a honrar seu legado.

O veterano e Presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), Brigadeiro do Ar Teomar Fonseca Quírico, destacou a importância da ocasião como uma atualização das conquistas da FAB. “É fantástico, pois é uma oportunidade ímpar que a Força Aérea nos oferece, uma chance de nos atualizarmos sobre o que ela está realizando. Temos uma noção superficial do que a instituição está fazendo, mas, quando estamos em campo e vemos a atuação ao lado de forças aéreas de países desenvolvidos, no mesmo nível, isso nos dá uma grande certeza de que o trabalho foi bem feito e que essa nova geração, que está assumindo agora, levará a Força Aérea para um futuro cada vez mais brilhante”, disse.

O Diretor do Exercício, Brigadeiro Rezende, expressou o orgulho de ver o retorno de amigos e antigos instrutores, celebrando o laço entre as gerações da FAB. “Vejo aqui amigos, antigos instrutores, comandantes, instrutores dos meus instrutores e amigos pessoais de meu pai. Isso é, para mim, motivo de grande honra e, como disse o Brigadeiro Farcic, é também uma honra para a Força Aérea Brasileira: honra aos que nos precederam e glória aos que nos sucederão”, discursou.

Visita de autoridades ressalta a cooperação internacional na CRUZEX 2024


Juliano Gianotto | Publicada em 18/11/2024 23:14

A Base Aérea de Natal (BANT) se transformou em um espaço de cooperação internacional durante o Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024. No sábado (09/11), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitaram o local para conhecer de perto o andamento das atividades e destacaram a importância do Exercício e do intercâmbio entre as forças aéreas do Brasil e de nações aliadas.

Com a presença de representantes de 15 países, além do Brasil, a CRUZEX 2024 se consolida como o maior treinamento militar de guerra aérea da América Latina.

Durante a visita, o Comandante da Base Aérea de Natal (BANT) e Diretor da CRUZEX 2024, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, ministrou um briefing sobre as ações de direção, suporte e controle do Exercício. Logo após, as autoridades visitaram a exposição estática, as salas das tripulações, as barracas de planejamento e participaram da foto oficial.

O Ministro da Defesa destacou a relevância do evento para fortalecer alianças estratégicas, ressaltando que a CRUZEX é um espaço essencial de aprendizado conjunto e aprimoramento das capacidades de resposta militar. “A CRUZEX 2024 é um símbolo do compromisso do Brasil com a paz e a segurança mundial, possibilitando que diferentes nações compartilhem seus conhecimentos, suas culturas e suas práticas de defesa”, afirmou.

O Comandante da Aeronáutica reforçou a importância do treinamento para a Força Aérea Brasileira, evidenciando o impacto positivo na capacidade de resposta e na interoperabilidade das Forças. “A CRUZEX nos permite trabalhar em sinergia com forças aéreas de diferentes partes do mundo, aprimorando nossas habilidades e aprendendo com as experiências que cada país traz consigo”, afirmou. Ele também mencionou a inovação desta edição, com a introdução do treinamento de cibersegurança no formato Capture The Flag (CTF), que desafia as equipes a desenvolverem habilidades em defesa cibernética, cada vez mais cruciais para a segurança global.

Ao final da visita, o Ministro e o Comandante da Aeronáutica reiteraram o valor da CRUZEX como um espaço de evolução conjunta, onde cada nação contribui para a construção de uma base sólida de cooperação internacional em defesa. A CRUZEX 2024 se diferencia pela diversidade de nações participantes e pelo intercâmbio cultural e técnico que proporciona. Cada país contribui com sua própria experiência, criando um ambiente de aprendizado no qual cada força aérea enriquece as demais.

Exercício de guerra aérea em Natal, CRUZEX 2024 encerra com recordes e cooperação internacional


Juliano Gianotto | Publicada em 19/11/2024

Á Base Aérea de Natal (BANT) se despediu, a última sexta-feira (15), da CRUZEX 2024, o maior exercício de guerra simulada da América Latina.

Em sua nona edição, a CRUZEX reuniu forças aéreas de 16 países que, ao longo de duas semanas, conduziram intensos treinamentos e trocaram experiências em operações de alta complexidade. Durante o exercício, nações aliadas compartilharam conhecimentos para fortalecer suas capacidades de defesa.

O Diretor da CRUZEX 2024, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, destacou que os resultados alcançados superaram todas as expectativas iniciais. “Com todo o planejamento iniciado em 2022, nosso objetivo foi criar um ambiente de simulação de alta complexidade e, ao mesmo tempo, promover uma integração que fosse além dos aviões no céu. Estamos falando de uma rede de defesa internacional, onde a confiança e a coordenação são a chave”, afirmou.

Ao longo do exercício, foram registradas cerca de 1.500 horas de voo, mais de 450 paraquedistas lançados, 160 alvos atacados e mais de 800 missões cumpridas. A eficiência operacional chegou a 98%, refletindo o alto nível de preparo das equipes participantes.

“Além dos números, a CRUZEX 2024 foi um marco na troca de conhecimentos sobre técnicas, táticas e procedimentos que podem salvar vidas e melhorar a resposta das forças aéreas em situações reais”, acrescentou o Brigadeiro Rezende.

Cooperação internacional e aprendizado mútuo

Um dos maiores triunfos da CRUZEX 2024 foi a sinergia entre os militares de diversas nacionalidades, como Canadá, Equador e África do Sul. Esses países participaram como observadores das sessões de planejamento e debriefing, analisando cada etapa do treinamento e compartilhando suas perspectivas, com vistas à participação com meios aéreos na próxima edição do exercício.

Essa troca de experiências foi crucial para o aprimoramento das operações e a construção de uma rede sólida de cooperação internacional.

O Coordenador Operacional da CRUZEX, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, enfatizou como a colaboração internacional elevou o nível de prontidão. “As melhorias no planejamento das missões aéreas, com briefings mais detalhados e um processo mais dinâmico de análise dos resultados, garantiram um ambiente de treinamento que reflete as demandas modernas”, explicou o oficial, destacando ainda a inclusão de cenários cibernéticos e espaciais como diferenciais desta edição.

A força da aviação brasileira

A CRUZEX também foi um grande palco para o desenvolvimento das capacidades aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB), que contou com um variado e competente conjunto de aeronaves.

Na Aviação de Caça, o Comandante do Grupo de Defesa Aérea (GDA), Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Forneas, destacou o desempenho do caça F-39 Gripen. “Tivemos a oportunidade de praticar missões complexas de combate aéreo, nas quais nossos pilotos puderam desenvolver táticas avançadas e aprimorar a coordenação com esquadrões estrangeiros, o que nos trouxe um importante ganho operacional”, afirmou.

Na Aviação de Transporte, o Tenente-Coronel Umile Coelho Rende elogiou o desempenho do KC-390 Millennium, essencial em missões de reabastecimento em voo, ressuprimento aéreo, evacuação aeromédica e ajuda humanitária. “O KC-390 provou ser uma aeronave versátil e eficiente, operando em diversos cenários simulados e reforçando seu papel estratégico na Força Aérea Brasileira,” disse.

Já na Aviação de Reconhecimento, o Tenente-Coronel David Dantas da Silva ressaltou o valor das missões realizadas com o R-99 e o E-99, essenciais para a coleta de dados em tempo real. “O reconhecimento estratégico foi fundamental para o sucesso das operações. Pudemos fornecer informações detalhadas do cenário de combate, permitindo uma tomada de decisão ágil e precisa”, destacou.

Defesa integrada e cenários do futuro

Um dos destaques desta edição foi a integração de operações cibernéticas, que permitiu às forças participantes enfrentarem, em tempo real, ameaças digitais paralelamente aos desafios físicos.

“O treinamento cibernético aplicado à simulação de combate aéreo foi um divisor de águas. Avaliamos como nossas forças podem reagir a cenários modernos e, mais do que isso, como podemos nos apoiar mutuamente em tais situações”, afirmou o Tenente-Coronel Aviador Tiago Josue Diedrich, Chefe da Célula de Operações Cibernéticas, apontando para o crescente papel da defesa cibernética no futuro.

Um legado para o futuro

Para o Comandante do Grupo Operacional (GOP) da BANT e Chefe da Célula Exercise Support (EXSUP), Coronel Aviador Paulo Cezar Fischer da Silva, a CRUZEX também representou um compromisso com a segurança global.

“É gratificante ver o trabalho de dois anos de planejamento se concretizar nesta importante edição da CRUZEX. Graças ao esforço conjunto de todos os órgãos de direção setorial do Comando da Aeronáutica, a Base Aérea de Natal pôde proporcionar a melhor estrutura de suporte aos participantes, criando um ambiente propício para a troca de experiências entre as diversas nações. O empenho de todo o time de suporte ao exercício viabilizou a consecução plena dos objetivos da CRUZEX 2024”, relatou.

Com a CRUZEX 2024 encerrada, fica a certeza de um exercício bem-sucedido que deixou um legado de aprendizado e cooperação internacional. “Este cenário multinacional e complexo permitiu que nossos pilotos passassem por um treinamento operacional muito próximo de situações reais, contribuindo para o aperfeiçoamento da prontidão e da capacidade de resposta da Força Aérea Brasileira”, concluiu o Brigadeiro Rezende.

O exercício deixa seu marco como um exemplo de integração e aprimoramento contínuos, pavimentando o caminho para futuras edições. A próxima CRUZEX já desperta expectativas, prometendo unir novamente as forças aéreas de diversas nações em prol de um objetivo comum: a construção de uma defesa global forte e solidária.

PORTAL DEFESANET


FAB e Força Aérea Sueca discutem cooperação e modernização de forças aéreas

Durante encontro, foram abordados planos de aquisição de aeronaves KC-390 e F-39, além do fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e Suécia em Defesa

Ricardo Fan | Publicada em 18/11/2024 13:03

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, no dia 12/11, o Comandante da Força Aérea Sueca, Major-General Jonas Wikman, que estava acompanhado do Adido de Defesa da Suécia no Brasil, Coronel Aviador Jan Marcus Björkgren.

Durante o encontro, o Major-General Jonas Wikman destacou a possibilidade de reaparelhar a Força Aérea Sueca com a aquisição dos aviões KC-390 Millennium, fabricados no Brasil. Ele ressaltou as qualidades da aeronave brasileira, incluindo sua versatilidade, capacidade operacional, logística e tecnológica. “São admiráveis o profissionalismo, a operacionalidade e a atitude demonstrados pelos pilotos e técnicos brasileiros envolvidos na implantação da aeronave”, afirmou.

O Comandante da Força Aérea Sueca expressou ainda a intenção de alcançar, até o início de 2026, o mesmo nível operacional, doutrinário e logístico alcançado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o KC-390, enfatizando o sucesso do programa da aeronave no Brasil.

Neste sentido, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno reafirmou o planejamento da FAB para a aquisição de 36 caças F-39 (Gripen E/F), já em andamento, além da intenção de aumentar em 25% o atual contrato. Ele também destacou a necessidade urgente de expandir a frota de aeronaves de caça da FAB, considerando as dimensões continentais do Brasil e os desafios impostos pelas instabilidades no cenário internacional.

“Vivemos um momento especial na Força Aérea Brasileira, com a conquista de elevados índices operacionais com as aeronaves F-39 Gripen e KC-390 Millennium, que foram evidenciados durante o Exercício Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, realizado em Natal de 3 a 15 de novembro. Esse Exercício marcou um grande avanço, especialmente no desempenho do projeto Gripen”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

Por fim, ambos os Comandantes concordaram sobre a importância de estreitar ainda mais a cooperação entre os dois países na área de Defesa, com ênfase no fortalecimento da colaboração científica e tecnológica, além de parcerias para a aquisição, capacitação e intercâmbio de conhecimentos em projetos estratégicos.

FAB realiza apoio logístico estratégico para operação da USAF no G-20

CTLA coordena descarregamento noturno de equipamentos da Força Aérea dos EUA no Galeão

Ricardo Fan | Publicada em 18/11/2024 14:36

No dia 09/11, a Base Aérea do Galeão (BAGL) e o Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) tiveram um papel estratégico no apoio ao descarregamento de materiais destinados à missão precursora de inspeção da Força Aérea Americana (United States Air Force – USAF), em preparação para o Fórum Internacional do G-20.

O CTLA coordenou a operação e o descarregamento de 17 pallets de duas aeronaves C-17 Globemaster III, pertencentes à USAF, em uma missão que envolve uma progressão minuciosa de recursos e pessoal para garantir que o processo ocorra com precisão e dentro do cronograma previsto. Atuando em colaboração com as equipes da USAF, o CTLA garantiu o desembarque seguro e eficiente dos materiais essenciais para a missão de inspeção da delegação norte-americana. As paletas transportadas pelas aeronaves C-17 continham equipamentos de apoio e itens logísticos fundamentais para a segurança e o funcionamento das operações da USAF durante o evento.

Essa operação integra os preparativos para o encontro de cúpula do G20, programado para os dias 18 e 19/11 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O evento, de grande relevância internacional, destaca o papel do Brasil como anfitrião de discussões voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável, da estabilidade econômica e da cooperação internacional.

O Diretor do CTLA, Coronel Aviador Leandro Fernandes da Silva Roman, ressaltou a importância desse tipo de operação para a Força Aérea Brasileira. “Ao apoiar a missão precursora da USAF, o CTLA reforça sua capacidade de atuar em missões logísticas de alta complexidade e importância estratégica, demonstrando o compromisso e a excelência da FAB em contribuir para eventos de dimensão internacional, como o G20”, disse.

A participação do CTLA na preparação logística do G20 é mais um exemplo de sua competência no gerenciamento de operações complexas que desbloqueiam alta coordenação e precisão. Com uma equipe de profissionais especializados e recursos técnicos avançados, o CTLA reafirma seu papel essencial no Sistema de Correio Aéreo Nacional (SISCAN), garantindo que o Brasil esteja plenamente preparado para receber os líderes globais em um evento de alto nível.

Conheça a atuação do Salão Operacional do CGNA durante o G20

A integração entre a Sala Master e o Salão Operacional é essencial para prover uma colaboração eficiente e fluida entre diferentes entidades no gerenciamento do evento

Ricardo Fan | Publicada em 18/11/2024

O controle do espaço aéreo brasileiro é realizado de forma ininterrupta no Salão Operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA),   unidade vinculada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Durante 24 horas por dia, equipes monitoram e gerenciam as operações no setor, garantindo a segurança e a eficiência do tráfego aéreo.

Durante a Reunião da Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro (RJ), o CGNA intensificou suas operações. Segundo o comandante da unidade, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, às demandas e informações apresentadas pelas entidades na Sala Master de Comando e Controle são analisadas e implementadas no Salão Operacional. Nesse espaço, ocorre a coordenação com órgãos de controle, aeroportos e companhias aéreas, utilizando um modelo de Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).

A interação entre o Salão Operacional e a Sala Master é essencial para encaminhar as informações recebidas aos representantes da defesa aérea, órgãos de segurança pública do Rio de Janeiro e nacionais. Esses dados, especialmente as estimativas de chegadas e partidas dos voos das comitivas, são fundamentais para as operações”, explica o Coronel Franklin.

Aumento de demanda no Aeroporto do Galeão

Segundo o CGNA, a chegada de chefes de Estado prevista para este domingo (17/11) deve gerar um aumento de até 10% na movimentação de voos no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. O crescimento da demanda será impulsionado também pela transferência temporária de operações do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão nos dias 18 e 19/11.

Além do volume adicional de tráfego, áreas restritas foram ativadas na Terminal de Controle do Rio de Janeiro (TMA-RJ) para reforçar a segurança do evento. “Essas restrições são fundamentais para garantir a proteção dos chefes de Estado e das comitivas. Isso exige um planejamento rigoroso e uma coordenação eficiente entre todas as entidades responsáveis pelo controle do espaço aéreo”, afirma o chefe da Seção de Análises Pré-Táticas do CGNA, Tenente André Luis Santos da Rocha.

Planejamento e coordenação integrada

O CGNA conduz análises pré-táticas até a véspera do início das operações, criando um panorama detalhado para a execução dos planos. A integração entre a Sala Master e o Salão Operacional é apontada como peça-chave na gestão do evento.

“A colaboração entre as diferentes entidades envolvidas é essencial para o sucesso de eventos de grande porte como o G20. Essa integração permite ajustes rápidos e uma gestão precisa do tráfego aéreo, garantindo a segurança e a eficiência das operações”, conclui o Tenente André Luis.

Com um planejamento minucioso e um modelo de decisão colaborativa, o CGNA reforça seu papel central na garantia da segurança e na organização do espaço aéreo brasileiro, especialmente em momentos de alta demanda e grande relevância internacional.

 

REVISTA ASAS


Aviação de caça da FAB de prontidão durante encontro do G20


Humberto Leite | Publicada em 18/11/2024 17:25

O encontro de lideranças de 19 países do chamado G20, hoje e amanhã no Rio de Janeiro (RJ), é um momento de forte mobilização da Força Aérea Brasileira (FAB). Desde as 00h do dia 17 até às 23h59 do dia 20, estão em vigor uma série de restrições sobre o espaço aéreo da capital carioca, incluindo áreas de voo proibido.

O espaço aéreo está segregado em cinco áreas de exclusão: Branca (reservada), Amarela (restrita) e duas Vermelhas (proibidas), com diferentes procedimentos para cada uma delas. No caso das áreas vermelhas, são dois círculos com quatro milhas náuticas que incluem a Praia do Leblon (ao sul), a ponte Rio-Niterói (ao norte), o estádio do Maracanã (oeste) e a praia de Icaraí, no município de Niterói (ao leste). Além dessas, há também a área de Supressão, que compreende o perímetro de hospedagem das delegações presentes no evento.

A FAB fez alterações em rotas de aeronaves e corredores de helicópteros. Também há restrições específicas para o aeroporto Santos Dumont. Aeronaves civis que descumprirem as regras estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). Serão consideradas hostis as aeronaves não identificadas e aquelas que, mesmo autorizadas a voar na Área Branca, modificarem suas rotas sem autorização, ingressando nas Áreas Amarela, Vermelha e de Supressão.

Sala Master

As ações de coordenação do tráfego aéreo são realizadas a partir da Sala Master, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro.

A Sala Master reúne, em sistema de plantão 24 horas, militares das Forças Armadas, representantes de órgãos federais, estaduais, municipais e entidades do setor de aviação para coordenar ações relativas ao espaço aéreo e aos aeroportos, por meio do gerenciamento de informações e do processo de tomada de decisão colaborativa, visando garantir a segurança dos chefes de Estado e de governo presentes no evento.

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA GOV - Célula de defesa aérea é ativada no aeroporto do Galeão para o G20

Posição funciona 24 horas por dia e conta com 19 militares monitorando os movimentos aéreos nas áreas de exclusão

Redação | Publicada em 18/11/2024 14:32

A Cúpula do G20 se reúne nos dias 18 e 19/11, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro (RJ). Na reunião estão presentes chefes de Estado e de Governo de 40 países, além de representantes de 15 organizações internacionais. Para garantir a segurança do evento, uma Célula de Operações Local (COL) de defesa aérea foi ativada no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), unidade operacional do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).

A COL, que iniciou a operação no domingo (17/11), funcionará 24 horas por dia até quarta-feira (20/11). Com uma equipe de 19 militares, uma célula monitora os movimentos aéreos nas áreas de exclusão criadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O trabalho é realizado por meio de sistemas de radar, comunicação e aeronaves de interceptação, com o objetivo de proteger o espaço aéreo contra possíveis incursões não autorizadas dentro dessas áreas.

“Os militares estão em prontidão para atuar, se necessário, no controle das medidas de policiamento do espaço aéreo. Entre as responsabilidades do COL estão o gerenciamento do tráfego aéreo militar e o suporte às defesas antiaéreas”, explicou o Gerente do COL e especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Major Fábio Nunes de Oliveira.

A célula mantém comunicação direta com o Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e outras estruturas estratégicas, como a Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), localizado na área central do Rio, e o Segundo Centro de Operações Aéreas Militares, em Curitiba (PR). Essa rede de telefonia e troca de informações garante a integração e a eficiência para a condução das transações.

“O COL desempenha um papel essencial em eventos de grande porte, como o G20. Sua atuação é fundamental para proteger o espaço aéreo brasileiro, reforçando a segurança e a soberania nacional em momentos de importância internacional”, destacou o Gerente do COL e especialista em Controle de Tráfego Aéreo.