NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


Repórter Aventura - 17/11/2024 - Cruzex 2024


Redação | Publicada em 17/11/2024 08:38

DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB informa sobre restrições do espaço aéreo durante G20


Luiz Padilha | Publicada em 17/11/2024 12:14

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizou, nesta quinta-feira (14/11), em Brasília (DF), uma coletiva de imprensa para explicar as Medidas de Controle do Espaço Aéreo (MCEA) que serão adotadas durante a Reunião da Cúpula dos Líderes do G20, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos dias 18 e 19/11, onde chefes de Estado e de Governo aprovarão acordos e debaterão desafios globais.

“Vocês estão presentes, agora, na Sala de Decisão, onde nós estaremos a postos e de prontidão permanente, vinte e quatro horas, como sempre fizemos e sempre atuamos nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano aqui no Brasil. Vocês podem ver os ativos que nós temos, de controle. Essa síntese também é distribuída para centros regionais que nos ajudam nessa identificação e classificação de todos os tráfegos aéreos dentro do território nacional e adjacências”, destacou o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, ao apresentar a estrutura de coordenação das atividades de defesa aérea durante a Reunião do G20.

O COMAE ficará encarregado de planejar, coordenar, executar e monitorar as ações de Força Aérea necessárias para assegurar a defesa aeroespacial na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), criada especificamente para garantir a segurança durante a ‘Operação G20’.

A FAB, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), publicou a Circular de Informação Aeronáutica (AIC) 28/24, que estabelece restrições e procedimentos específicos para o evento. Já a restrição específica, que proíbe a operação de aeronaves em voos no período de 00h00 do dia 17/11 até 23h59 do dia 20/11, foi divulgada por meio de um NOTAM (Notice to Airmen) emitido pelo DECEA em 08/11, juntamente com o Decreto Presidencial Nº 12.253, de 13 de novembro de 2024. O NOTAM é um aviso utilizado para informar pilotos e operadores de aeronaves sobre alterações temporárias, condições ou restrições no espaço aéreo.

A coordenação entre o COMAE, o DECEA e outros órgãos públicos configura um modelo de decisão colaborativa, por meio da troca de informações e pronta resposta de todos os participantes. A iniciativa visa garantir que as operações ocorram com segurança e eficiência, minimizando riscos e assegurando o bom andamento do evento.

Restrições do Espaço Aéreo: Áreas de Exclusão

Entre as medidas para o controle do espaço aéreo apresentadas no Plano de Coordenação do Espaço Aéreo estão as Áreas de Exclusão. Essas são áreas com dimensões definidas, datas e horários de ativação estabelecidos, com regras específicas quanto à utilização e restrições ao tráfego aéreo. Sua finalidade é proporcionar um nível gradual de segurança no espaço aéreo em relação aos locais dos eventos. Essas áreas também contribuem para a pronta resposta da Defesa Aeroespacial diante de uma ameaça.

Durante o período de ativação das Áreas de Exclusão, as aeronaves que desrespeitarem as restrições e proibições estarão sujeitas a intervenção, persuasão e destruição, conforme previsto nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

PORTAL CAVOK


CRUZEX: Piloto de caça F-15 elogia o poder incomparável do F-39 Gripen


Fernando Valduga | Publicada em 17/11/2024 23:11

No dia 16 de novembro de 2024, Mike “Hänsel” Scott, piloto do F-15C da Guarda Aérea Nacional dos EUA que estava na Cruzex 2024 em Natal, elogiou as capacidades do novo caça F-39E Gripen do Brasil. Seus comentários nas redes sociais destacam o crescente reconhecimento da tecnologia militar avançada do Brasil. Como esses jatos modernos se comparam aos seus equivalentes americanos?

O caça Saab F-39E Gripen se destacou aos olhos do experiente piloto dos EUA durante o exercício CRUZEX 2024. Mike Scott destacou as impressionantes capacidades de radar, que ele acredita superarem as dos jatos dos EUA. Este reconhecimento abre um diálogo sobre o cenário em evolução da tecnologia da aviação militar.

“Foi uma surpresa voar com os mais novos caças da Força Aérea Brasileira, o Saab F-39E Gripen construído pela Suécia. O Brasil tem esse jato há menos de dois anos e o Cruzex 2024 é o primeiro grande exercício do qual ele participou. Nós gostamos de voar juntos todos os dias e aprender uns com os outros em alguns voos desafiadores, mas divertidos, nas últimas duas semanas”, disse Scott nas suas redes sociais.

“Bem, infelizmente seus jatos ainda não estão autorizados a combate aproximado. Mas fiquei muito impressionado com as suas capacidades de radar – ele faz coisas que eu gostaria que os caças dos EUA fizessem!”, adicionou Scott. Os insights do exercício CRUZEX 2024 são cruciais para entender os avanços militares internacionais. Os pilotos dos EUA podem aprender com as inovações do Brasil, aprimorando estratégias de defesa cooperativa.

O F-39E Gripen, um caça moderno, está em operação no Brasil há menos de dois anos. Seu desempenho durante o CRUZEX 2024 demonstrou seu potencial contra aeronaves experientes como o F-15C Eagle, quando nos primeiros dias do exercício os Gripens brasileiros superaram o “imbatível” F-15 em combates simulados. 

Scott destacou as capacidades excepcionais de radar que podem aprimorar as aeronaves dos EUA, a tecnologia avançada dos mísseis Meteor, embora este armamento não tenha sido testada neste exercício. “Míssil fod#$%. Mas não estávamos treinando para isso aqui. O radar deles também é incrível – algo que deveríamos ter em nossos jatos”, afirmou Scott. O piloto norte americano também deu um feedback positivo sobre o desempenho geral e o design do caça sueco

O F-39E Gripen representa uma atualização significativa para a Força Aérea Brasileira. Com tecnologia e design avançados, ele oferece capacidades operacionais aprimoradas. Os comentários de Scott refletem um respeito crescente pelos avanços militares do Brasil, sugerindo que o Gripen pode desempenhar um papel vital em futuros exercícios e colaborações internacionais.

A participação em exercícios multinacionais como o CRUZEX 2024 fornece aos pilotos dos EUA insights valiosos sobre tecnologia militar estrangeira. A troca de ideias e experiências pode levar a estratégias e inovações aprimoradas dentro da Força Aérea dos EUA, destacou Scott, que também tem experiência de voo no F/A-18 Super Hornet e no F-5E Tiger II.