NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Tecnologia brasileira PropHiper para voos hipersônicos foi tema de workshop do Instituto de Estudos Avançados


Murilo Basseto | Publicada em 17/02/2025 15:22

O Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), informou na última sexta-feira que promoveu, entre os dias 03 e 07 de fevereiro, em São José dos Campos (SP), um workshop dedicado ao projeto de Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), iniciativa que visa a impulsionar o desenvolvimento de um veículo hipersônico para acesso ao espaço.

O evento reuniu servidores e colaboradores da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica (EAH), representantes das empresas Orbital e Mac Jee, além de alunos de pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) cujas pesquisas estão diretamente relacionadas ao Projeto.

O workshop também teve o intuito de apresentar os avanços e desafios das várias linhas de pesquisa do PropHiper, como a experimental, a de simulações computacionais e os estudos envolvendo ciência dos materiais. O encontro promoveu a todos uma visão integrada do projeto, bem como possibilitou deliberar sobre melhores rotas para seu desenvolvimento.

O Diretor do IEAv, Coronel Aviador Charlon Goes Cunha, destacou aspectos importantes do workshop.

“Esse tipo de evento é de suma importância para homogeneizar os conhecimentos e orientar os esforços e fundamentos técnicos dos nossos pesquisadores e indústria nacional para concretizar a ambição do voo hipersônico”, disse.

Em complemento, o Gerente do Projeto PropHiper 14-X, Tenente-Coronel Aviador Lucas Galembeck, ressaltou que o workshop teve como objetivo aumentar a sinergia entre pesquisadores, alunos e empresas envolvidas no projeto.

“Isso permitirá que as ferramentas, metodologias e soluções aplicáveis ao veículo hipersônico brasileiro possam ser utilizadas de maneira otimizada, para lidar com os desafios técnicos e a corrida contra o tempo para a obtenção dessa nova tecnologia”, destacou.

A troca de conhecimentos e a interação entre os Institutos, a indústria nacional e o setor governamental reforçaram a importância da colaboração multidisciplinar para o avanço das tecnologias hipersônicas no Brasil. O workshop permitiu, ainda, um alinhamento entre as equipes, o refinamento das diretrizes do projeto e um planejamento mais robusto para os desafios futuros.

Por meio de iniciativas como o PropHiper, o país se posiciona na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento de veículos hipersônicos, promovendo avanços significativos no setor aeroespacial e de defesa.

Realizado pela 1ª vez um pouso em pista curta com visão noturna com o Embraer KC-390 da FAB


Murilo Basseto | Publicada em 17/02/2025 17:53

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa hoje, 17 de fevereiro, que o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – realizou, na quarta-feira (12/02), o primeiro pouso em pista curta da aeronave KC-390 Millennium com o piloto utilizando óculos de visão noturna (NVG – do inglês Night Vision Goggles).

A operação, que também envolveu o emprego de sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), ocorreu durante a 1ª fase do Exercício Técnico Coruja Verde na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás.

Os NVGs, capazes de amplificar a luminosidade ambiente em até 50 mil vezes, garantem operações seguras em condições de baixa iluminação. Já os sensores EO/IR garantem visibilidade sem iluminação a longas distâncias. Essa tecnologia amplia a versatilidade do KC-390 Millennium para missões noturnas, incluindo infiltração, exfiltração, ressuprimento e reabastecimento em voo.

Segundo o Comandante do 1° GTT, Major Aviador Daniel Elias Souza, a missão teve como objetivo aumentar o escopo de atuação da aeronave no ambiente noturno.

“O pouso em pistas curtas, com a utilização desses equipamentos, representa um aprimoramento doutrinário considerável e um aumento na possibilidade de emprego do KC-390 em cenários complexos com baixa visibilidade, além de proporcionar uma visualização antecipada do cenário”, pontuou o oficial.

O treinamento foi conduzido com a aeronave de matrícula FAB 2858, priorizando o pouso de assalto em pista curta, uma manobra que demanda alta precisão e habilidade dos pilotos. Essa conquista marca um avanço operacional significativo para a FAB, reforçando sua prontidão para atuar em cenários complexos, dia e noite.

Informações do 1º GTT

 

 

 

 

 

 

REVISTA AERO MAGAZINE


Tecnologia de visão noturna amplia capacidades do KC-390 da FAB

Com óculos de visão noturna, FAB realizou o primeiro pouso noturno em pista curta com o Embraer KC-390 Millennium

Redação | Publicada em 18/02/2025 08:21

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) – Esquadrão Zeus – realizou, na última quarta-feira (12), o primeiro pouso em pista curta com a aeronave KC-390 Millennium utilizando óculos de visão noturna (NVG) e sensores ópticos e infravermelhos (EO/IR). A operação ocorreu durante a 1ª fase do Exercício Técnico Coruja Verde, na Base Aérea de Anápolis.

Os NVGs, que amplificam a luminosidade ambiente em até 50 mil vezes, garantem operações seguras em condições de pouca luz. Já os sensores EO/IR permitem visibilidade em completa escuridão e a longas distâncias. Essa tecnologia aumenta a versatilidade do KC-390 Millennium para missões noturnas, incluindo inserção e extração de tropas, abastecimento e reabastecimento aéreo.

O treinamento foi conduzido com a aeronave de matrícula 2858, concentrando-se no pouso de assalto em pista curta – uma manobra que exige precisão e habilidade dos pilotos. Esse marco reforça a prontidão da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar em cenários desafiadores, tanto de dia quanto à noite, consolidando o Brasil como um dos líderes no uso de tecnologias avançadas na aviação militar.

Segundo o Comandante do 1° GTT, Major Aviador Daniel Elias Souza, a missão teve como objetivo aumentar o escopo de atuação da aeronave no ambiente noturno. "O pouso em pistas curtas, com a utilização desses equipamentos, representa um aprimoramento doutrinário considerável e um aumento na possibilidade de emprego do KC-390 em cenários complexos com baixa visibilidade, além de proporcionar uma visualização antecipada do cenário", pontuou o oficial.

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


NOVA ERA NEWS - APUCARANA: Aeronave da FAB e do BPMOA realizam transporte aéreo de órgão para transplante em Barretos


Junior Dias | Publicada em 17/02/2025 12:20

Na manhã desta segunda-feira, 17 de fevereiro, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), por meio da Base Norte, prestou apoio à Central de Transplante de Órgãos em uma operação de alta complexidade e fundamental para salvar uma vida.

O helicóptero Falcão 01 realizou o transporte de um coração e da equipe de cirurgiões responsáveis pela captação do órgão de Apucarana para Londrina. O órgão vital foi captado no Hospital da Providência, em Apucarana, e, em seguida, encaminhado para Barretos, no Estado de São Paulo, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

A rapidez e a precisão no transporte são fatores determinantes para o sucesso de um transplante de coração, dada a urgência em preservar a vitalidade do órgão. Operações como essa ressaltam a importância da colaboração entre diferentes instituições de segurança e saúde, garantindo que pacientes em estado crítico tenham uma nova chance de vida.

O BPMOA tem desempenhado um papel essencial em missões aeromédicas em todo o Paraná, atuando em situações de emergência, resgates e no apoio ao transporte de órgãos, reforçando seu compromisso com a vida e o bem-estar da população.

A identidade do receptor do órgão não foi divulgada, em respeito às normas de sigilo e privacidade que regem os procedimentos de transplante no Brasil.