NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL MIDIAMAX (MS)


Carona com a FAB? Saiba como viajar de graça em voos de Mato Grosso do Sul

Opção tem vantagens e desvantagens, de acordo com o itinerário

Da Redação | Publicada em 16/11/2024 09:18

Viajar de avião é uma experiência que pode ser distante para muitos brasileiros diante do valor das passagens aéreas. Contudo, o que poucos sabem é que é possível viajar de graça com a FAB (Força Aérea Brasileira), através do CAN (Correio Aéreo Nacional).

Qualquer pessoa pode viajar com militares através de voos de missões da FAB. Contudo, as viagens estão condicionadas à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar de embarque e desembarque.

Em Mato Grosso do Sul, para participar do programa, é necessário comparecer ao posto do CAN mais próximo. Em Campo Grande, a Base Aérea está na Avenida Duque de Caxias, 2905, bairro Santo Antônio. Também é possível pedir detalhes do benefício pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3368-3126.

Existe um prazo para solicitar?

A solicitação para viajar com o CAN deve ser realizada com antecedência, em coordenação com o posto CAN mais próximo de sua residência, com os documentos de identificação e comprovante de residência. No entanto, a viagem está condicionada à disponibilidade de vagas e de aeronaves com destino ao local requerido.

A viagem ocorre em aproveitamento de alguma missão previamente planejada e o embarque de passageiros não representa custo algum.

Não há limite imposto para usar as aeronaves da FAB. A viagem está condicionada apenas à disponibilidade de vagas e de aeronave com destino ao lugar requerido.

Vantagens e desvantagens

A vantagem no serviço é que ele é feito gratuitamente após um cadastro, de forma segura. Outra vantagem será poder conhecer de perto como funciona as operações da FAB, diferentes do embarque convencional das companhias aéreas.

Entretanto, o benefício não é uma passagem com data e hora marcada, podendo variar de dias a semanas. Ou seja: paciência é fundamental. Outra desvantagem é que as viagens podem ser canceladas ou alteradas de última hora, exigindo flexibilidade dos passageiros.

Os interessados podem se inscrever nas unidades da Força Aérea Brasileira distribuídas pelo país. Confira algumas delas:

Região Sul:

Canoas/RS – (51) 3462-5166

Florianópolis/SC – (48) 3229-5021

Santa Maria/RS – (55) 3220-3309

Curitiba/PR – (41) 3381-1132

Região Sudeste:

Pirassununga/SP – (19) 3565-7025 / (19) 3565-7205

Rio de Janeiro/RJ – (21) 2138-4205 / 2157-2317 / 2138-4020

São Paulo/SP – (11) 2465-2038 / 2465-2039

Lagoa Santa/MG – (31) 3689-3526

Região Centro-Oeste:

Brasília/DF – (61) 99988-8740

Campo Grande/MS – (67) 3368-3126

Anápolis/GO – (62) 3329-7572 / 3329-7573 / 3329-7047 / 3329-7048

Região Norte:

Belém/PA – (91) 3182-9517 / 3182-9519

Boa vista/RR – (95) 4009-1036 / 3194-1036 / 3194-1088

Manaus/AM – (92) 3614-1651

Porto Velho/RO – (69) 3211-9722 / 3211-9725

Região Nordeste:

Natal/RN – (84) 3644-7135 / 3644-7136

Recife/PE – (81) 2129-8421

Salvador/BA – (71) 3377-8225

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PORTAL AEROIN


No Museu Aeroespacial – MUSAL, mais de 18 mil pessoas estiveram presentes devido à Corrida da Bandeira 2024


Murilo Basseto | Publicada em 16/11/2024 09:43

No domingo passado, dia 10 de novembro de 2024, o Museu Aeroespacial (MUSAL) foi sede da Corrida da Bandeira 2024, realizada pela All Running Eventos Esportivos em celebração antecipada ao Dia da Bandeira, comemorado tradicionalmente em 19 de novembro.

A corrida, que aconteceu no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, onde fica localizado o MUSAL, reuniu um público de 18.665 visitantes, entre familiares, amigos e equipes de apoio de cerca de 7 mil competidores e teve como um dos seus objetivos destacar o papel do esporte na integração social e na valorização dos símbolos nacionais, como a Bandeira Nacional, promovendo o civismo e patriotismo entre os presentes.

A competição incluiu uma prova de 5 km, que teve início pontualmente às 8h, seguida de uma caminhada de 3 km.

Na categoria masculina, Fabiano Moura dos Santos conquistou o primeiro lugar com o tempo de 15 minutos e 53 segundos. Fabiano destacou que utilizou o evento como parte de seu treino para uma maratona. “Usei essa prova para melhorar meu ritmo, já que venho de um treinamento de maratona, que é uma prova mais longa. Surpreendentemente, me senti rápido, mesmo treinando para maratona. Vi que minha velocidade está boa”, comentou.

Ele ressaltou ainda a importância do evento realizado no Museu Aeroespacial, especialmente em celebração ao Dia da Bandeira, e destacou que, além do percurso, a organização foi excelente, tornando o evento ainda mais especial. “Participo dessa prova desde jovem e, sempre que posso, faço questão de estar presente. O ambiente e a organização são ótimos, e o tempo colaborou, com uma leve refrescada quando o sol diminuiu um pouco. Foi perfeito!”, concluiu o corredor, confiante e grato pelo desempenho.

Na categoria feminina, Adriana Linhares surpreendeu ao conquistar o primeiro lugar com o tempo de 20 minutos e 23 segundos. “Foi uma surpresa. Vim com expectativa de chegar ao menos em quinto, mas dei o melhor de mim”, relatou a atleta.

Ela também destacou a importância de comemorar o Dia da Bandeira através do esporte. “Acho muito importante. Vejo que o brasileiro, aos poucos, tem deixado de lado essas comemorações, como o Dia da Bandeira e o Dia da Independência. É ótimo ver tanta gente participando e celebrando juntos. O Dia da Bandeira é algo que precisa ser lembrado, especialmente para que as novas gerações conheçam sua importância”, afirmou Adriana, emocionada e orgulhosa por seu desempenho.

O evento também incentivou a participação de atletas com deficiências (PCD), como o corredor Rafael de Souza, atleta deficiente visual, que completou o percurso com o auxílio da corredora guia Neia Senna. “Foi tranquilo, gostei bastante. É a minha primeira vez participando aqui no Museu, e achei um percurso tranquilo e um evento muito bem organizado”, afirmou Rafael.

Sua corredora guia, Neia Senna, também compartilhou a experiência de participar do evento. “Correr aqui no Museu Aeroespacial é especial. O clima e o apoio do público fazem a diferença”, afirmou Neia, valorizando o ambiente e a recepção calorosa do público. Ela também ressaltou a rotina de treinos de Rafael. “Ele se prepara diariamente e está sempre bem condicionado”, disse Neia.

A Corrida da Bandeira homenageou, ainda, os corredores com mais de 75 anos, evidenciando o esporte como símbolo de saúde e longevidade. João Batista Barbosa e Julia Ribeiro Mendonça, primeiros colocados nas categorias masculina e feminina dessa faixa etária, celebraram suas conquistas com tempos de 25 minutos e 14 segundos e 25 minutos e 24 segundos, respectivamente.

A All Running e o Museu Aeroespacial já se preparam para a próxima edição, a Corrida de Natal, marcada para o dia 8 de dezembro, mantendo viva a tradição de promover o esporte e o espírito de confraternização entre os participantes.

“Deveríamos ter o radar dele em nossos caças; é incrível”, diz piloto de F-15 sobre o Gripen da FAB


Carlos Martins | Publicada em 16/11/2024

Um piloto americano do lendário caça F-15 Eagle teve a oportunidade de conhecer os novos F-39 Gripen da FAB, e elogiou o novo avião do Brasil.

Durante o exercício aéreo CRUZEX 2024, o maior da América Latina, tripulações de vários países tiveram a oportunidade não apenas de voar junto e fazer combates simulados, mas também trocar experiências.

Dentre estas oportunidades está de conhecer o caça F-39E Gripen, que pela primeira vez está participando de um exercício multinacional, marcando a estreia da nova geração de caças suecos no cenário internacional.

O piloto Mike Scott, da Guarda Aérea Nacional da Lousiana e de codinome Hänsel, teve a oportunidade de subir a bordo de um dos novos Gripens da FAB.

Apesar do caça brasileiro não ter participado de nenhum dogfight, que é o combate “mano a mano” apenas com regras visuais e de maior proximidade, o F-39 fez missões BVR (engajamentos além do alcance visual) utilizando mísseis Meteor, durante a CRUZEX 2024, fazendo intenso uso do seu radar Leonardo Raven ES-05

Hänsel comentou em seu Instagram sobre o que achou do caça e seu desempenho: “Infelizmente, eles não puderam fazer dogfights, mas eu fiquei bastante impressionado com a capacidade do seu radar, faz coisas que eu queria que os caças americanos fizessem, o Meteor é um míssil f*!”.

O caçador americano também destacou o profissionalismo e receptividade dos brasileiros, e inclusive falou que o F-5EM Tiger II da FAB, apesar de ser um dos caças mais antigos no Exercício, é bastante capaz “quando operado como força azul”, que é o time que pode usar todas as ferramentas disponíveis e sem restrições durante o combate simulado.

O próprio Hänsel já pilotou caças F-5 nos EUA, onde a USAF emprega eles exatamente para a função de força atacante/agressora em treinamentos de combate aéreo.

Com caças Gripen voando, Ministro da Defesa da Suécia visitou o Brasil durante a CRUZEX 2024


Carlos Martins | Publicada em 17/11/2024 07:00

O maior exercício aéreo da América Latina recebeu uma ilustre visita do Ministro da Defesa da Suécia, que veio acompanhar os caças Gripen. Pål Jonson é o atual ministro sueco das Forças Armadas, e veio acompanhado de Jonas Wikman, Comandante da Força Aérea da Suécia e que também é piloto de caças Gripen em seu país.

Ambos vieram acompanhar de perto o desempenho do caça Gripen, que está sendo utilizado pela primeira vez no mundo em um exercício multinacional, e também dar apoio aos militares suecos que participam da CRUZEX 2024 em condições de observadores.

As autoridades suecas chegaram à Base Aérea de Natal na manhã de sábado, dia 09, a bordo de um Gulfstream G-IV da Força Aérea Sueca, que saiu de Estocolmo e fez escalas nas Ilhas Canárias antes de pousar no Rio Grande do Norte.

Também aconteceu um encontro com José Múcio, o Ministro da Defesa do Brasil. Neste encontro, inclusive e dentre outros temas, houve conversas sobre a situação atual dos Gripens na FAB, que estão com cronograma atrasado e em renegociação devido à falta de pagamento dentro dos prazos estabelecidos anteriormente.

Caças F-39E Gripen da FAB estiveram em todos os treinamentos planejados durante exercício de guerra


Carlos Ferreira | Publicada em 17/11/2024 07:40

Voos de familiarização com o cenário operacional, integração com membros de países estrangeiros e participação em missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO) foram algumas das atividades realizadas pelo F-39 E Gripen do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) durante a primeira semana da Operação CRUZEX 2024.

“O Grupo participou e cumpriu todas as missões planejadas pela Direção do Exercício, compondo tanto as Forças Aliadas quanto a Força Oponente,” explicou o Major Aviador Vitor Bombonato, Oficial de Operações do 1º GDA.

Na primeira semana, foram realizados dois COMAO, a operação mais complexa da CRUZEX. Esses voos ocorrem pela manhã, enquanto outros treinamentos de menor complexidade também são realizados à tarde.

“Ao longo da semana, iniciamos com os voos de COMAO, que envolvem cerca de 60 aeronaves decolando em curto intervalo para atuar em um mesmo cenário. Além disso, realizamos alguns voos com um número menor de aeronaves para treinar as rotas de ida e volta da área de instrução e os primeiros voos de combate Além do Alcance Visual (BVR), onde aplicamos táticas e usamos mísseis de longo alcance de forma simulada,” completou o Major Aviador Raphael Kersul, piloto de caça no 1º GDA.

Os voos de treinamento da CRUZEX, organizada e liderada pela FAB na Base Aérea de Natal, aconteceram até dia 15 de novembro.

PORTAL PODER AÉREO


Piloto de F-15 elogia capacidades do caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira na CRUZEX 2024


Da Redação | Publicada em 16/11/2024 13:40

O piloto Mike “Ha?nsel” Scott do caça F-15C Eagle da Guarda Aérea Nacional dos EUA da Louisiana, que participou do Exercício Multinacional CRUZEX 2024, deixou comentários nas redes sociais elogiando as capacidades do novo caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira:

“Bem, infelizmente seus jatos ainda não estão autorizados a combate aproximado. Mas fiquei muito impressionado com as suas capacidades de radar – ele faz coisas que eu gostaria que os caças dos EUA fizessem!”

“Míssil fod#$%. Mas não estávamos treinando para isso aqui. O radar deles também é incrível – algo que deveríamos ter em nossos jatos”

“Tem sido incrível voar com os caças mais novos da Força Aérea Brasileira, o Saab F-39E Gripen, fabricado na Suécia. O Brasil tem esse jato há menos de dois anos, e o #cruzex2024 é o primeiro grande exercício em que ele participa. Aproveitamos muito voar juntos todos os dias e aprender uns com os outros em voos desafiadores, mas divertidos, nas últimas duas semanas.”

VÍDEO: O piloto de F-15 conhecendo o cockpit digital do F-39 Gripen

 

 

 

PORTAL DEFESANET


Coordenação e precisão: O planejamento das missões na CRUZEX 2024


Ricardo Fan | Publicada em 16/11/2024 12:11

Um olhar detalhado nas fases cruciais do planejamento das missões.
Antes da decolagem das dezenas de aeronaves para as missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO), os esquadrões participantes da CRUZEX 2024 realizam um planejamento criterioso e altamente detalhado das operações que serão executadas contra o “inimigo” no cenário de treinamento do exercício.

“Inicialmente, fazemos uma preparação que envolve tanto as unidades aéreas da FAB quanto as das demais nações integrantes da CRUZEX 2024. Dessa forma, o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) mantém uma interação muito estreita com os vários esquadrões envolvidos,” comentou o Major Aviador Vitor Bombonato, Oficial de Operações do 1º GDA.

Esse planejamento abrange os líderes das formações das esquadrilhas dos diversos aviões que atuarão no cenário simulado de conflito e inclui o detalhamento de rotas de voo, altitudes, tarefas de cada aeronave e diversos outros dados críticos para a missão.

“Após essa etapa que acontece de forma conjunta com as demais unidades aéreas, iniciamos a preparação específica entre os pilotos de F-39E Gripen que participarão da missão. Nessa fase, trabalhamos de forma integrada com os Elementos de Suporte à Missão (Mission Support Element, MSE) do 1º GDA, profissionais indispensáveis nesse planejamento”, acrescentou o Major Aviador Raphael Kersul, piloto de F-39E Gripen no 1º GDA.

Dependendo da missão e de sua complexidade, o envolvimento pode incluir até quatro caças F-39E Gripen.

“Mesmo fora de sede, aqui na Base Aérea de Natal, dispomos de todos os recursos necessários, como estações portáteis de planejamento, para o carregamento completo dos dados da missão e, em seguida, para a transferência correta na aeronave”, finalizou o Major Aviador Kersul.

 

 

PORTAL CAVOK


FAB: CRUZEX 2024 consolida estratégias de defesa e fortalece laços internacionais

Com sentimento de missão cumprida, laços e alianças fortalecidas, CRUZEX 2024 chega ao fim.

Fernando Valduga | Publicada em 16/11/2024 20:57

Na sexta-feira (15/11), a Base Aérea de Natal (BANT) se despediu da CRUZEX 2024, o maior exercício de guerra simulada da América Latina. Em sua nona edição, a CRUZEX reuniu forças aéreas de 16 países, que, por duas semanas, conduziram intensos treinamentos e trocaram experiências em operações de alta complexidade, nas quais nações aliadas compartilharam conhecimentos para fortalecer suas capacidades de defesa.

Para o Diretor da CRUZEX 2024, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, os resultados alcançados superaram todas as expectativas iniciais. “Com todo planejamento iniciado em 2022, nosso objetivo foi criar um ambiente de simulação de alta complexidade e, ao mesmo tempo, promover uma integração que fosse além dos aviões no céu. Estamos falando de uma rede de defesa internacional, onde a confiança e a coordenação são a chave”, afirmou.

Ao longo do Exercício, foram registradas cerca de 1.500 horas de voo, mais de 450 paraquedistas lançados, 160 alvos atacados e mais de 800 missões cumpridas. A eficiência operacional alcançou os 98%, refletindo o alto nível de preparo das equipes participantes.

“Além dos números, a CRUZEX 2024 foi um marco na troca de conhecimentos sobre técnicas, táticas e procedimentos que podem salvar vidas e melhorar a resposta das forças aéreas em situações reais”, acrescentou o Brigadeiro Rezende.

Cooperação internacional e aprendizado mútuos

Um dos maiores triunfos da CRUZEX 2024 foi a sinergia entre os militares de diversas nacionalidades, como Canadá, Equador e África do Sul, que participaram como observadores das sessões de planejamento e debriefing, analisando cada etapa do treinamento e compartilhando suas perspectivas, visando a uma participação com meios aéreos na próxima edição do Exercício. Essa troca de experiência foi crucial para que as equipes aprimorassem suas operações e construíssem uma rede sólida de cooperação internacional.

Para o Coordenador Operacional da CRUZEX, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, a edição de 2024 demonstrou como a colaboração internacional eleva o nível de prontidão. “As melhorias no planejamento das missões aéreas, com briefings mais detalhados e um processo mais dinâmico de análise dos resultados, garantiram um ambiente de treinamento que reflete as demandas modernas”, explicou o Oficial, destacando ainda a inclusão de cenários cibernéticos e espaciais como diferenciais nesta edição.

A força da aviação brasileira

A CRUZEX também foi um grande palco para o desenvolvimento das capacidades aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB), que contou com um variado e competente conjunto de aeronaves. Na Aviação de Caça, o Comandante do Grupo de Defesa Aérea (GDA), Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Forneas, destacou o desempenho do caça F-39 Gripen. “Tivemos a oportunidade de praticar missões complexas de combate aéreo, nas quais nossos pilotos puderam desenvolver táticas avançadas e aprimorar a coordenação com esquadrões estrangeiros, o que nos trouxe um importante ganho operacional”, afirmou.

Na Aviação de Transporte, o Tenente-Coronel Umile Coelho Rende elogiou o desempenho do KC-390 Millennium, essencial nas missões de reabastecimento em voo, ressuprimento aéreo, evacuação aeromédica e ajuda humanitária. “O KC-390 provou ser uma aeronave versátil e eficiente, operando em diversos cenários simulados e reforçando seu papel estratégico na Força Aérea Brasileira,” disse.

Já na Aviação de Reconhecimento, o Tenente-Coronel David Dantas da Silva ressaltou o valor das missões com o R-99 e o E-99, essenciais para a coleta de dados em tempo real. “O reconhecimento estratégico foi fundamental para o sucesso das operações. Pudemos fornecer informações detalhadas do cenário de combate, permitindo uma tomada de decisão ágil e precisa”, destacou.

Defesa integrada e cenários de futuro

Um dos pontos altos desta edição foi a integração de operações cibernéticas, que permitiu às forças participantes enfrentarem, em tempo real, ameaças digitais em paralelo com os desafios físicos. “O treinamento cibernético aplicado à simulação de combate aéreo foi um divisor de águas. Avaliamos como nossas forças podem reagir a cenários modernos e, mais do que isso, como podemos nos apoiar mutuamente em tais situações”, afirmou o Tenente-Coronel Aviador Tiago Josue Diedrich, Chefe da Célula de Operações Cibernéticas, apontando para um futuro em que a defesa cibernética ocupará um papel cada vez mais relevante.

Um legado para o futuro

Para o Comandante do Grupo Operacional (GOP) da BANT e Chefe da célula Exercise Support (EXSUP), Coronel Aviador Paulo Cezar Fischer da Silva, a CRUZEX foi também um compromisso com a segurança global, uma vez que o Exercício representa um esforço coletivo para criar um espaço aéreo mais seguro e bem coordenado.

“É gratificante ver o trabalho de dois anos de planejamento se concretizar nessa importante edição da CRUZEX. Graças ao esforço conjunto de todos os Órgãos de Direção Setorial do Comando da Aeronáutica, a Base Aérea de Natal pôde proporcionar a melhor estrutura de suporte aos participantes, criando um ambiente propício para a troca de experiências entre as diversas nações. O empenho de todo o time de suporte ao Exercício viabilizou a consecução plena dos objetivos da CRUZEX 2024”, relatou.

Com a CRUZEX 2024 encerrada, fica a certeza de um exercício bem-sucedido que deixou um legado de aprendizado e cooperação internacional. “Este cenário multinacional e complexo permitiu que nossos pilotos passassem por um treinamento operacional muito próximo de situações reais, contribuindo para o aperfeiçoamento da prontidão e da capacidade de resposta da Força Aérea Brasileira”, concluiu o Brigadeiro Rezende.

O Exercício deixa seu marco como um exemplo de integração e aprimoramento contínuos, pavimentando o caminho para futuras edições. A próxima CRUZEX já desperta expectativas, prometendo unir novamente as forças aéreas de diversas nações para um objetivo comum: a construção de uma defesa global forte e solidária.